Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 28/Jul/2015 às 17:46
15
Comentários

Os 10 senadores mais faltosos em 2015

Dez senadores faltam a mais de um quarto das sessões deliberativas no primeiro semestre. Campeão de ausências não justificadas é um dos líderes da bancada evangélica que afirma combater a “ditadura gay” e lutar contra “ideologia de gênero”

magno malta faltas senado federal
Magno Malta (PR-ES) lidera o ranking, com 19 faltas em 50 sessões. José Maranhão (PMDB-PB) e Paulo Bauer (PSDB-SC) também ficaram entre os mais ausentes, mas tiveram razões médicas para isso (divulgação)

No primeiro semestre deste ano, dez senadores faltaram a 13 ou mais sessões deliberativas. Isto é, a reuniões do Plenário a que todos os 81 integrantes do Senado eram obrigados a comparecer para deliberar sobre a adoção ou alteração de normas legais.

O número de ausências desses parlamentares equivale a pelo menos 26% – ou mais de um quarto – das 50 reuniões nas quais a presença dos parlamentares era obrigatória. As informações são do Congresso em Foco.

O mais ausente foi José Maranhão (PMDB-PB). Dezoito das suas 22 faltas, porém, tiveram razões médicas. O senador, que completará 82 anos em 6 de setembro, teve dengue, doença que o impossibilitou de participar de grande parte das decisões tomadas pelo Senado desde o início do ano.

Assim, quem mais chamou atenção na liderança do ranking dos faltosos foi o segundo colocado, o senador Magno Malta (PR-ES), da bancada evangélica, com 19 ausências, ou seja, 38% do total de sessões realizadas. Quase todas as faltas (16) foram“justificadas”.

Justificativas?

Uma explicação é necessária aqui. As generosas regras do Senado e da Câmara permitem que praticamente tudo justifique as faltas dos senadores e deputados. Servem um seminário no exterior ali, um evento próximo aos redutos eleitorais acolá, bastando caracterizá-lo como “atividade parlamentar externa”ou “missão parlamentar”.

Também se tornaram frequentes, nos últimos anos, atividades itinerantes de órgãos permanentes ou temporários do Congresso, em diferentes cidades do país. Nesses casos, a orientação oficial é para que nenhuma atividade seja marcada em dia e horário de sessão deliberativa.

Somente em junho, Magno Malta deixou de comparecer a oito sessões seguidas. Sua assessoria alega que isso ocorreu em razão das reuniões que ele realiza pelo país afora, seja na condição de presidente da CPI das Próteses, seja como porta-voz de setores evangélicos que defendem a criminalização do aborto e a “ideologia de gênero”.

VEJA TAMBÉM: Os 5 senadores que não faltaram a nenhuma sessão em 2015

A expressão é usada pelo senador e sua equipe para designar aquilo que os movimentos de mulheres ou de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) chamam – no Brasil e em todo o mundo ocidental – de liberdades individuais. Um dos principais líderes evangélicos do Parlamento brasileiro, Magno Malta chegou a sonhar com a candidatura presidencial no ano passado.

Conheça quais foram os dez senadores que menos assinaram a lista de presença em 2015:

1. José Maranhão (PMDB-PB)
2. Magno Malta (PR-ES)
3. Roberto Rocha (PSB-MA)
4. Ricardo Ferraço (PMDB-ES)
5. Sérgio Petecão (PMN-AC)
6. Paulo Bauer (PSDB-SC)
7. Douglas Cintra (PTB-PE)
8. Ivo Cassol (PP-RO)
9. Zeze Perrella (PDT-MG)
10. Gladson Cameli (PP-AC)

Recomendados para você

Comentários

  1. Eva Postado em 28/Jul/2015 às 17:59

    Bom que o PT não está relacionado.

    • ira lucas Postado em 08/Aug/2015 às 02:58

      Esse picareta Magno Malta, vive cagando regra, sendo que não dar conta nem de seu trabalho, hipócrita.

  2. Luiz Souza Postado em 28/Jul/2015 às 18:59

    Falta por razões médicas não pode ser considerada. Sou de esquerda, mas nessa o site errou e feio. Não faço a menor ideia de quem seja José Maranhão, mas creio que ele foi difamado aqui.

  3. mazinho de souza Postado em 28/Jul/2015 às 19:42

    E desses merdas, que ganham uma fortuna por mes, que devemos cobrar trabalho e presenca, assim eficacidade. Na verdade os salarios de juiz e politicos assim que as mordomias que seguem deveriam serem reduzidas. Quando vamoster uma verdadeira reforma politica, colocando esses canalhas nos seus devidos lugares, e trabalahando pelo amor a patria? Enquanto houver dinheiro demais na bandeja, a fartura sera a mesma....

  4. poliana Postado em 28/Jul/2015 às 19:45

    toda vez q eu vejo esse PASTOR magno malta se manifestando no CN, é pra BERRAR sobre a redução da maioridade penal, e q criança é quem toma leite em mamadeira. por ele a maioridade penal seria reduzida pra 10 anos...esse cara é um psicopata! só fala berrando!

    • Deisi Postado em 29/Jul/2015 às 08:20

      Poliana pastor só consegue falar berrando, acham que Deus é surdo, também é uma tática para os fiéis se convencerem de que tudo que eles pregam é verdade absoluta, só que não. amor não vem ao caso.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 28/Jul/2015 às 20:09

    Parabens pro Magno Malta. Primeira vez que eu vejo alguem justificar (tanta) falta assim. "Eu faltei porque estava deveras ocupado disseminando preconceito, ódio religioso e intolerância sexual. Faltei porque sou um conservador, um reacionário retrógrado e estava espalhando minha ignorância Brasil afora". Coisa linda de ver.

    • Rodrigo Postado em 29/Jul/2015 às 14:19

      Pensando bem, é um bem que ele faz pro Senado faltar. Melhor seria colocar em seu lugar o suplente de uma vez... rs

    • João Ribett Postado em 28/Feb/2016 às 13:12

      Um vagabundo que infelizmente, foi eleito pelos evangélicos do ES

  6. Vanderlei Postado em 28/Jul/2015 às 20:21

    Huummmmmmm, AÉCIM não está na lista? Será?

    • Thiago Teixeira Postado em 31/Aug/2015 às 07:03

      A peixada assina por ele. Algo que ele deveria fazer nos seus tempos de menino rico de escola particular.

  7. Vinis Postado em 28/Jul/2015 às 21:02

    Mas em todo o lugar o senhor vem falar da Dilma, hein? Vai dizer que os senadores faltam por culpa da Dilma também?

    • Deisi Postado em 29/Jul/2015 às 08:29

      Vinis, a maria cesar souza tem ideia fixa, depois do dia 26 de outubro piorou muito, virou alucinação, não vê outra coisa, a não ser Dilma,PT, Lula, resultados das eleições, mesmo dormindo não esquece.

    • gloria Postado em 29/Jul/2015 às 20:10

      Kkkkkkkkkkkk

  8. José Ferreira Postado em 28/Jul/2015 às 22:43

    O Magno Malta não é um dos mais assíduos, mas é mais atuante do que esses políticos que vem trabalhar "todos os dias" (terça a quinta). Eu tenho alguns poréns com a religião evangélica, mas ele tem feito um bom trabalho contra a pedofilia e a ideologia de gênero.