Redação Pragmatismo
Compartilhar
Esquerda 28/Jul/2015 às 15:36
21
Comentários

"O PSTU não propõe o impeachment da presidenta Dilma", esclarece Zé Maria

"Não queremos colocar nas mãos deste Congresso Nacional corrupto a solução da crise vivida pelo país. Tirar Dilma e colocar Michel Temer, ou gente como Eduardo Cunha, Aécio Neves no lugar?" Após polêmica em torno do impeachment, presidente nacional do PSTU divulga texto em que esclarece o posicionamento do partido sobre a questão

pstu zé maria impeachment dilma
Zé Maria, presidente do PSTU (Imagem: Sul21)

PS:. Texto de esclarecimento sobre o posicionamento do PSTU sobre o impeachment de Dilma Rousseff.

Por Zé Maria*

A revista CartaCapital publicou nota em seu site “informando” que o PSTU estaria se somando à proposta de impeachment da presidenta Dilma defendidos por setores à direita na sociedade (Pragmatismo Político também havia publicado a mesma informação).

Para informar corretamente seus leitores, melhor seria a revista ter ouvido o PSTU diretamente, ao invés de publicar opiniões de terceiros (PCO), sobre o que pensamos.

Vai aí a informação correta:

O PSTU não está propondo impeachment da presidenta Dilma. Não queremos colocar nas mãos deste Congresso Nacional corrupto a solução da crise vivida pelo país. Tirar Dilma e colocar Michel Temer, ou gente como Eduardo Cunha, Aécio Neves no lugar? O que mudaria?

O que nosso partido propõe é que os trabalhadores – que estão pra lá de revoltados contra este governo que não para de atacar os seus direitos – se organizem e lutem para derrubar o governo Dilma, mas também Aécio Neves, Eduardo Cunha, Michel Temer, e toda esta corja. Todos foram financiados pelos banqueiros e empreiteiras (olha aí a operação LavaJato). E estão todos unidos para jogar a crise econômica nas costas dos trabalhadores, com ajuste fiscal e eliminação dos nossos direitos para garantir o lucro dos bancos e das grandes empresas nacionais e multinacionais.

Por outro lado, defendemos e chamamos a CUT, a CTB, o MST, etc, a que rompam com o governo Dilma; que a Força Sindical rompa com seu apoio a Aécio e Eduardo Cunha, e que convoquem a Greve Geral que tem sido defendida pela CSP-Conlutas. Uma Greve Geral que enfrente o governo do PT, Eduardo Cunha e a oposição burguesa encabeçada pelo PSDB, pois só assim vamos derrotar efetivamente o ajuste fiscal e os ataques aos nossos direitos.

É por este caminho – na luta contra o governo do PT e contra as outras alternativas burguesas como Aécio (PSDB), Temer e Eduardo Cunha (PMDB) – que poderemos construir uma alternativa dos trabalhadores, sem patrões e sem corruptos que possa governar nosso país.

Fazer o jogo da direita não é chamar a lutar contra esse governo, do qual a direita faz parte, diga-se de passagem. Fazer o jogo da direita é tentar defender, fazer manifestações para blindar um governo que é repudiado, e com toda razão, pelos trabalhadores.

É isso que deixa nossa classe nas mãos dessa falsa oposição que aí está, e sujeita a participar e acreditar, equivocadamente, em manifestações e alternativas representadas por Aécio Neves e companhia.

Essa é a posição do PSTU.

*Zé Maria é metalúrgico e dirigente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)

Recomendados para você

Comentários

  1. CLÁUDIO LUIZ PESSUTI Postado em 28/Jul/2015 às 16:05

    O PSTU quer que os trabalhadores "se organizem".... E ele? Este PSTU e seu dono , este Zé Maria, é de amargar...Os caras tem nenhuma representatividade , ou quase nenhuma, pois não tem voto nem sequer uma prefeitura, nem sei se tem vereador em algum lugar do PSTU, mas acham que representam a "classe trabalhadora"....Vivem pendurado em sindicatos, se eternizando, treinando para ser líder, mas nunca entram no jogo rs!

    • Samuel Satrin Postado em 28/Jul/2015 às 16:21

      E espero que nunca entrem no jogo mesmo, Cláudio. O jogo não foi feito pra se ganhar, mas apenas para ilusão da maioria de que há um jogo. E por incrível que pareça esse seu jogo tem sempre os mesmos ganhadores, que nunca são os trabalhadores.

      • Pereira Postado em 28/Jul/2015 às 17:43

        Se reduzir o estado ao mínimo possível e acabar com direitos fictícios como carteira assinada, FGTS, seguro desemprego e outros; pode ser que um dia, os trabalhadores saiam ganhando.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 28/Jul/2015 às 21:06

        "aiinnnn eu quero estado mínimo...o estado tá inchado".........mimimimimimimimi-Mises...

  2. Denisbaldo Postado em 28/Jul/2015 às 16:17

    Esse é o discurso de todos eles, direita, esquerda, centro, em cima, embaixo. Ninguém tem coragem de assumir essa batata quente não meu amigo. Bando de falastrões.

  3. Denisbaldo Postado em 28/Jul/2015 às 16:18

    O Zé Mané adotou o mesmo discurso do Anésio e do Cunha: "Peraí, não é bem assim, estamos do lado do povo..."

  4. felipe Postado em 28/Jul/2015 às 16:28

    Até esses dias o PSTU era amigo da galera, agora virou o famoso fascista da moda kkkkkk esquerda ta confusa.

  5. Rafael Postado em 28/Jul/2015 às 16:36

    No fim das contas o esclarecimento dele foi 6 por meia dúzia. Destituir o PT com um Congresso extremamente conservador e reacionário, que a única representação da esquerda (praticamente) é o PSOL (!), além da alta que a direita vem tendo nos últimos tempos, é um tiro no pé (na verdade, praticamente na cabeça). Voltaríamos a uma Revolução Francesa.

  6. Pereira Postado em 28/Jul/2015 às 16:41

    Ufaaa !!! ainda bem.... Nunca quero ficar do mesmo lado desse bando de ignorantes políticos !

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 28/Jul/2015 às 16:59

    Esclarecimento muito bem vindo, absolutamente fundamental, conforme eu imaginava que viria mesmo. Bota um pouco as idéias no lugar e tira a impressão de aderência aos fascistas e aos interesses fascistas que levantam hoje a bandeira do impeachment, coisa que em nada combina com o histórico do grande Zé Maria.

    • Pereira Postado em 28/Jul/2015 às 17:39

      hehehehe !

  8. Pereira Postado em 28/Jul/2015 às 17:40

    Os caras tem medo de 6 dúzia de direitistas.... é um bando de covardes e blefadores esses esquerdopatas !

  9. mazinho de souza Postado em 28/Jul/2015 às 18:30

    Ate vc Pragmatismo, nao verifica as informacoes que anuncia?, ta me decepcionando!!!!!!, vamos trabalhar direito?

  10. Luiz Souza Postado em 28/Jul/2015 às 18:54

    Faltou o PSTU esclarecer o apoio ao EI + EEUU + sauditas + turcos contra Bashar Al Assad. Será que o PSTU pensou que a Primavera Árabe era composta por hippies velhos fãs de Renato Russo? Esquerda com lastro = PCB.

  11. Ladislau Neto Postado em 28/Jul/2015 às 20:29

    Ou talvez ele foi atacado injustamente por esse jornalzinho enviesado!? Dizer que o "povo tem que atacar o governo" é literalmente dizer "o povo deve pedir um impeachment" em 100% dos casos? É assim que funciona, então? Ah, não sabia. Não devo ser tão inteligente quanto os redatores deste jornal.

  12. Atila Jose Postado em 28/Jul/2015 às 21:54

    Na verdade o PSTU não propõe nada, pois ele é quase invisível.

  13. Hildebrando Dias santos Postado em 28/Jul/2015 às 23:06

    Repetiu o mesmo discurso; ficou pior a emenda que o soneto! Destituir Dilma, é fazer o jogo da elite! Por mais idealista que Zé Maria seja, dificilmente ele chegaria à presidência usando seu radicalismo suicida! Moral da história: ele estaria contribuindo para a devolução do destino do País, para o domínio da elite liberalista; concentradora de renda. E, multiplicadora da miséria.

  14. Deisi Postado em 29/Jul/2015 às 16:12

    Pelo menos o Zé maria é tudo que está aí, não é só contra o PT, como os coxinhas.

  15. Aristóteles Postado em 29/Jul/2015 às 16:39

    A verdade é que, não interessa que partido ou quem quer que seja que tenha pretensão de inviabilizar o Governo da Presidenta Dilma. Nós - povo trabalhador - votamos nela para que lá permaneça até o final de seu mandato legalmente constituído. O resto é golpe e, dos mais vulgares. Acho melhor não mexerem com a nossa Presidenta. Vivemos uma democracia, votamos foi nela e, vão caçar serviço seus vermes!

  16. Thiago Teixeira Postado em 30/Jul/2015 às 12:09

    "Esquerda pequeno burguesa" (Rui Costa Pimenta - PCO).

  17. Urso Malvado Postado em 28/Jul/2016 às 20:19

    o PSTU tem síndrome de Peter Pan... não aceita de maneira nenhuma crescer, amadurecer... alguém precisa falar para eles que aqui, no mundo real, não é como fazer política de Centro Acadêmico... o resumo da ópera do que o Zé Maria falou é: somos contra "isso tudo aí" (com gesto de mão abrangendo o universo todo)...