Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 16/Jul/2015 às 09:49
24
Comentários

“Direita brasileira quer criminalizar Dilma e Lula”, afirma Mujica

Mujica faz alerta para tentativa de golpe no Brasil. "Há uma dura, frenética e pensada campanha da direita que procura criminalizar a senhora presidente e o ex-presidente Lula, porque não podem aceitar a liderança de homens e mulheres que não são da sua entranha", afirmou o líder uruguaio

Mujica Dilma Lula PT
Mujica afirma que extrema-direita brasileira promove campanha para criminalizar Dilma e Lula (Imagem: Roberto Stuckert Filho/PR)

O ex-presidente do Uruguai José Mujica disse nesta terça-feira (14) em seu programa de rádio que a extrema direita brasileira promove uma campanha para “criminalizar o PT porque não pode aceitar a liderança de homens e mulheres que não são da sua entranha”.

“Há uma dura, frenética e pensada campanha da extrema direita que procura criminalizar o PT, a senhora presidente (Dilma Rousseff) e Lula”, opinou Mujica, que acrescentou que essa conjuntura lembra a época de Getúlio Vargas (1930-1945 e 1951-1954), “esse grande presidente da história do Brasil”.

O ex-presidente assinalou que essa campanha de “criminalização começou há mais de dois anos, e usa toda a artilharia possível, naturalmente tendo como ponta de lança os grandes meios de comunicação que estão ao seu serviço”.

Para ele há um Brasil “conservador, reacionário, que pensa com um selo paulista como se São Paulo fosse uma nova metrópole, e que como tal o resto do país deve se subordinar”.

Nesse contexto, Mujica classificou como natural que se queira “obscurecer a façanha” que o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva significou porque “esse ranço capitalista do Brasil imperial não pode aceitar a liderança de homens e mulheres que não são de sua entranha, mas definitivamente tendem a ser e representar as imensas maiorias”.

“Tirar 40 milhões de cidadãos da miséria. É isso o que significou o governo do PT e principalmente o impulso de Lula, assinando talvez em termos quantitativos a maior façanha da história econômica da América Latina, se por façanha se entende como vivem as pessoas e não simplesmente números, papéis”, avaliou.

Além disso, Mujica sustentou que a política de inclusão social realizada pelo governo petista no Brasil desde 2003 não foi suficiente porque ainda há “diferenças internas avassaladoras que conseguiram diminuir, mas só diminuir”, e afirmou que ainda há “muito pela frente”.

“Este dilema político que está colocado hoje definirá a sorte de milhões de brasileiros que, conscientes ou não, ainda sofrem discriminação de caráter econômico nesse país continental, tão rico e tão importante para o resto dos latino-americanos”, ressaltou.

No final dos quase 10 minutos que dedicou a este tema na rádio local “M24”, o ex-presidente uruguaio disse que “está com aqueles que dentro do Brasil lutam pela igualdade, pelo desenvolvimento, por compartilhar a riqueza, por fazer crescer a justiça social e por multiplicar a irmandade entre os povos latino-americanos”.

“O outro é uma lição imperial que já conhecemos e naturalmente não podemos ser neutros”, concluiu.

VEJA TAMBÉM: A herança progressista de Mujica no Uruguai

Terra Magazine

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. CLÁUDIO LUIZ PESSUTI Postado em 16/Jul/2015 às 10:39

    Sempre lúcido o Mujica!

    • eu daqui Postado em 21/Jul/2015 às 08:50

      Lucido lá no Uruguai. De Brasil ele não entende nada !!!

  2. Ricardo Postado em 16/Jul/2015 às 11:17

    bah, já tô de saco cheio da esquerda achar que quando eles estão caindo fora do poder é golpe... Gosto do Mujica, de uma esquerda mais pragmática e democrática, mas as vezes ele viaja na Maionese...

    • poliana Postado em 16/Jul/2015 às 14:09

      quem está "caindo fora do poder"?! explica isso aí direito, cara...hahahahaha

      • Matheus Arievilo Postado em 16/Jul/2015 às 15:45

        Considerando os recentes movimentos de direita, os protestos de março e a falta de situação do PT no legislativo, o governo está realmente bem mais enfraquecido nesse do que em outros mandatos do PT. Não que a Dilma realmente vá cair do poder, mas há tempos ela já está se enfraquecendo, e isso se estende a todo seu partido...

    • Rogério Postado em 16/Jul/2015 às 17:50

      Para dizer que um governo eleito democraticamente está caindo fora, você só pode ser a favor dos golpistas.

    • Tiago Postado em 16/Jul/2015 às 19:54

      Mas a mulher tá fazendo 6 meses de mandato e já está saindo?! Ah, a esquerda brasileira realmente enche o saco. Caro Mujica, nada melhor que seu endosso em um assunto que adoro comentar, e agora tenho mais uma desculpa para fechar o ponto.

    • eu daqui Postado em 21/Jul/2015 às 08:51

      Eu sei é que de minhas entranhas é que essa petralhada não é. E nem a tucanalha. O mujica até poderia ser...

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 16/Jul/2015 às 11:21

    Poxa, Pai Mujica...parece que conheces o Brasil melhor que uns 70% dos brasileiros, e SP melhor que 95% dos paulistanos. Como consegues, estando no Uruguai, enxergar com tanta clareza o que significou para os brasileiros desfavorecidos o governo do PT? Ao contrário dos canalhas que ganharam voz nos últimos anos por aqui, que sempre tiveram geladeira cheia, dentição impecável, e adotam um discurso raivoso, odiento, egoista e alheio a realidade, "nhééé este país está uma merda para todos desde 2002"...pega leve com esses gabaritos, Pepe. Vai mais devagar.

  4. Karine Jung Postado em 16/Jul/2015 às 13:07

    Mujica sempre falando o que a maioria das pessoas gosta de ignorar. Grande pessoa, tem toda a minha admiração!

  5. Denisbaldo Postado em 16/Jul/2015 às 13:36

    Ah vá Pepito! Se você não falasse nada eu nem ia perceber! Hahahaha!

  6. Fábio Postado em 16/Jul/2015 às 13:41

    O Ricardo e o Eduardo fazem parte da entranha que não aceita a liderança e provavelmente não gostam de nordestinos. Gente burra e manipulada pela mídia é triste.

  7. poliana Postado em 16/Jul/2015 às 14:08

    pepinho, seu lindo!! te amo demais, cara! vc é meu ídolo! pronto, falei. rs

    • Deisi Postado em 16/Jul/2015 às 16:24

      E meu também, Poliana, inclusive vou fazer um curso de espanhol para visitar o Uruguai, mas na realidade se pudesse iria morar neste país, para fugir dos reaças.

  8. felipe Postado em 16/Jul/2015 às 14:19

    Bom vai ser quando a casa cair para esses e outros que a muito tempo roubam o povo aí quero ver o que os defensores da moral desse partido e do psdb vão dizer, a PF ta encima espero que dessa vez não acabe em pizza.

  9. Luciana Coelho Postado em 16/Jul/2015 às 14:47

    mariazinha: seus comentários desrespeitosos repetem jargões muito surrados, os quais nem o maior defensor da direita utiliza mais. Continue no yahoo, onde "bolivarianismo" e "guerrilheiros importados para a manutenção do comunismo no Brasil" ainda estão na moda.

    • Ivo Chagas Postado em 16/Jul/2015 às 18:27

      Exatamente, Luciana! Liberdade de expressão aqui não! Vamos julgar cada comentário de acordo com o que nós achamos que é aceitável e só então permitir que estejam aqui.

  10. Rodrigo Gomes Postado em 16/Jul/2015 às 15:16

    Certo, investiram muito em políticas sociais, porém permitiram a entrada de vários sanguessugas na política e nunca reajustaram os benefícios como o Bolsa Família. Agora a inflação está estourando, o PIB retrocedendo, desemprego crescendo e quem sobrevive as custas do governo está na pior, pois os preços subiram e os benefícios continuam sem reajuste. Estão no fundo do próprio poço que cavaram. Não há outra saída a não ser tirar o PT do poder assim como os sanguessugas que põem nossos impostos no bolso e não investem em nada.

  11. Marcio Galvão Postado em 16/Jul/2015 às 18:21

    Uma frase define o comentário infeliz do Mister Mujica mugiu. "Sabe nada inocente"

  12. alex Postado em 16/Jul/2015 às 20:08

    Desculpe Mujica mas é muita ingenuidade pensar que a Lava Jato quer atingir a Dilma e o Lula porque estamos na verdade diante de um PROJETO de sucateamento do Brasil . Esta investida travestida de idoneidade surge coincidentemente em ano eleitoral e acompanha a campanha política repercutida por Veja nas bancas e pela globo na TV. Curiosamente os tucanos cinematograficamente atônitos, demonstram perplexidade desmedida quase teatral durante a campanha, forjando um circo dos horrores certos que venceriam no final, no entanto alguma coisa deu errado e perderam, mas a parceria com o judiciário teria que ser mantida para não desvendar a armação. Os atores tiveram que rever seus scripts, e na reformulação do enredo o Juiz Tucano enrustido, ficou com a missão de acabar com o setor produtivo brasileiro. Mandou prender os maiores empresários do Brasil responsáveis no conjunto pela geração de milhões de empregos diretos e indiretos. Com os cabeças na cadeia as maiores empreiteiras do Brasil fecharão as portas a intenção do Juiz é provocar um efeito cascata que atinja por tabela todo o setor produtivo brasileiro, desempregando mais e mais brasileiros. Existem na literatura jurídica ferramentas que propiciam a proteção dos postos de trabalho dos empregados dessas empresas, no entanto nenhuma delas foi utilizada. Sinalizando que a intenção nitidamente é a de quebrar o setor produtivo escancarando o dolo em detrimento do povo. Cálculos conservadores estimam em mais de 200 bilhões em perdas e danos ao país decorrentes da operação Lava Jato em termos de obras canceladas, adiadas ou paralisadas, milhões de desempregados (direta e indiretamente) isto em apenas um ano de operação. O núcleo político ficou encarregado do desgaste da presidenta é normal no vocabulário dos líderes a palavra “sangrar sim, queremos ver a Dilma sangrar”. Nesta direção organizam seus senadores e deputados na direção do boicote parlamentar aprovando o inimaginável para sangrar a macroeconomia brasileira. Nos estados governados pelo PSDB promovem TARIFAÇO no intuito de aumentar a inflação e canalizar o desgaste em direção ao planalto. Eu arrisco a dizer que o golpe não é no Lula nem na Dilma a questão são as riquezas do Brasil acabar com o patrimônio brasileiro parq que no embalo da “Terra de Ninguém” o tucanato volte para vender o que restou do Brasil o projeto deles é para 2018, e a partir daí o que vier é lucro, a intenção é mesmo manter essa operação até quebrar o Brasil e se faltarem argumentos vão partir para outras estatais no intuito de afundar o país. Só o povo na rua para reverter este tetro dos horrores. Essa palhaçada toda perfeitamente poderia ser substituída por uma força tarefa para auditar contratos em todos os Estados desconsiderando a cor política dos seus governadores.

  13. João Postado em 16/Jul/2015 às 21:29

    Rapaz... gasta esse talento todo num romance, não desperdiça ele aqui não.

  14. Felipe Postado em 16/Jul/2015 às 22:26

    No dia que esse governo for 10% do que Mujica é teremos um governo espetacular, mau sabe Mujica nas falcatruas que estes estão envolvidos , tadinho do Mujica sua bondade não deixa ele enchergar o que é a esquerda no Brasil, se ele soubesse iria chorar de trsiteza.

  15. Mauricio de Souza Matos Postado em 18/Jul/2015 às 17:14

    Eles nao admitem que mesmo o governo Dilma estando passando por um periodo de crise, ainda e infinitamente melhor que o feles.

  16. Léo Bold Postado em 05/Aug/2015 às 13:07

    Se o próprio Mujica revelou em livro que o Lulla sabia do mensalão...