Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direitos Humanos 26/Jun/2015 às 19:36
46
Comentários

Por que reduzir a maioridade penal não deu certo em nenhum país do mundo?

“Nenhum país do mundo conseguiu provar que a redução da maioridade penal reduz a violência e a criminalidade”. Pesquisadora lembra o caso da Alemanha, que testou a redução da maioridade penal, mas voltou atrás. Ela assegura: vamos provocar uma situação de mais violência

redução maioridade penal brasil

A série “Sobre Crimes e Castigos” é um projeto documental promovido pela Ponte Jornalismo que apresenta diversos pontos de vista sobre as contradições da proposta de redução da maioridade penal em pauta no Congresso Nacional.

Em um dos vídeos da série [assista outros abaixo], a socióloga Julita Lemgruber fala que uma redução da maioridade penal para 16 anos vai provocar mais violência e destaca que os adolescentes são responsáveis por um percentual ínfimo da criminalidade letal no Brasil. Ela lembra também o caso da Alemanha, que testou a medida e recuou.

“A Alemanha que tinha reduzido a maioridade penal para 16 anos, voltou para 18 anos, porque eles perceberam que essa estratégia não contribuiu para reduzir criminalidade. Ao contrário. o que a gente vai é provocar uma situação de mais violência.”

Julita Lemgruber é ex-diretora do sistema penitenciário do RJ, ex-ouvidora de polícia do mesmo Estado, socióloga, pesquisadora e coordenadora da campanha “Da proibição nasce o tráfico”.

Vídeo:

Outros vídeos:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Felipe Postado em 26/Jun/2015 às 20:20

    Sou a favor da maioridade aos 14 para crimes hediondos, sequestro, estupro etc... Infelizmente nosso sistema não recupera ninguém e enquanto isso não mudar a população não pode ficar a mercê destes jovens cada mais agressivos e cruéis, se o estado começar a recuperar eu mudo de opinião.

  2. leonardo Postado em 26/Jun/2015 às 20:46

    E onde q a impunidade reduziu à criminalidade?

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 26/Jun/2015 às 21:00

    Eu particularmente penso que há uma questão tão importante quanto essa do texto, e que talvez deveria ser respondida primeiro: por que os defensores da redução estão CAGANDO E ANDANDO para o FATO ESTATÍSTICO de que essa patifaria chamada redução de maioridade penal não funcionou em nenhum lugar do planeta? Por que que quando esses vagabundos são confrontados com a matemática, com provas cabais de que não funciona, a resposta deles é "e daí? tem que reduzir assim mesmo..."? É inacreditável, é indefensável isso aí..

    • Felipe Postado em 26/Jun/2015 às 21:14

      A maior questão disso que VC disse é que a maioria dos países que não deu certo são países que conseguem dar um mínimo de suporte ao jovem onde a educação é infinitamente melhor que a nossa, onde a roubalheira é infinitamente menor e que na maioria das vezes há justiça. Falar que é contra e continuar assim TB não resolve o problema.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 26/Jun/2015 às 21:38

        """""""""""""Falar que é contra e continuar assim TB não resolve o problema.""""""""""" E por isso vamos aplicar uma técnica que sabidamente não resolve o problema, nunca resolveu o problema em país nenhum em que foi aplicada, e alem disso intensifica-o. É o velho "não resolve porcaria nenhuma, piora a porra toda, eu sei, mas vamos prender jovens pretos pobres assim mesmo...". Tá sertinho. Próximo por favor.

      • Felipe Postado em 26/Jun/2015 às 21:44

        Isso aí, alguma tem que ser feita se o governo não se movimenta a população faz, simples assim. É menos pior que ver cenas como aquelas onde o menor foi amarrado no poste, como eu disse a população não pode ficar refém disso pode ser preto branco verde azul rico pobre ou o que for o governo atual está aí a quase 15 anos e não fez nada o gov do estado no caso de SP a quase 20 e fez muito menos, aliás este ano houve redução no investimento em educação resolve muito mais assim.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 26/Jun/2015 às 22:02

        Compreendo. Entao basicamente a idéia é "vamos testar qualquer merda e foda-se". É essa a solução pra criminalidade brasileira...estamos salvos então...

      • Felipe Postado em 26/Jun/2015 às 22:08

        Ainda bem que vc entendeu, e nao são testes são atitudes desesperadas de um governo isso eu digo municipal estadual e federal que perdeu o controle dos jovens não investiu e nem vai investir em educação nem ressocialização é triste mas é a realidade.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 26/Jun/2015 às 22:16

        Que bom que não depende de você então. Se tu fosse médico o camarada chegaria no hospital com um aneurisma e você cortaria um dedo dele. Se fosse técnico de futebol diria que bastaria vestir o Flamengo de azul-grená para ele jogar igual o Barcelona. Bacana ver brasileiros como você realmente cagando e andando pra redução de criminalidade, o que querem é vingança e higienização de adolescentes pretos/pobres, "testa qualquer coisa aí, quero nem saber se não funciona, apenas tira eles da minha frente". Legal extrair uma confissão tão sincera.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 26/Jun/2015 às 22:21

        """"""""""nem vai investir em educação nem ressocialização é triste mas é a realidade.""""""""""" Mas o que é isso? Ressocialização? A redução da maioridade é o MAIOR INIMIGO da ressocialização, como assim um defensor da redução, um defensor do "faça aí aquilo que não funciona", quer falar de ressocialização? Se você quer falar de ressocialização NECESSARIAMENTE TEM QUE parar de falar de redução. Decida-se aí. Essa alopração ideológica é o resultado que se colhe desse clima de ódio generalizado, "sem partido, contra tudo que está aí"....

      • Felipe Postado em 26/Jun/2015 às 22:36

        VC disse disse e não disse nada não quer a redução e pronto dane-se quem esta morrendo estes jovens não merecem isso, seu discurso não é diferente do meu, diga o que foi feito nos últimos 20 anos para que a situação não chegasse a ponto??? Hoje os menores que matam são reincidentes, começaram a cometer crimes não foram punidos, e voltam a cometer crimes até que ficam maiores e são presos, o que te faz pensar que de 16 para 18 anos este menor vai parar de cometer crimes? Em dois anos aqueles que era assassino vira cidadão de bem?

      • Denisbaldo Postado em 27/Jun/2015 às 10:57

        Felipe, para conseguir uma mudança mínima é necessário pelo menos 1 geração, algo em torno de 20 anos, para perceber resultados concretos. Tenho certeza que nos próximos anos a violência ira diminuir muito devido aos programas sociais desenvolvidos pelo PT. Muitos daqueles que nasceriam condenados ao regime anterior desta vez puderam ter acesso ao mínimo vital e estão se tornando cidadãos melhores. Ontem mesmo uma pesquisa sobre a violência em SP demonstrou isso. É mais que notório que os investimentos em segurança pública tem diminuido em termos relativos em SP, portanto algo está acontecendo. Veja o link! http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/06/1647659-em-maio-estado-de-sp-tem-menor-taxa-de-homicidios-da-historia.shtml

      • Felipe Postado em 27/Jun/2015 às 11:15

        Denisvaldo, o PT não fez nada por SP não existe programa social por aqui, aquele que apóia o jovem e no caso da redução que não quer dizer menos violência e sim menos assassinatos é mérito do estado não do PT e volto a falar, não existe nenhum nenhum mesmo programa social voltado ao jovem nem por porte di gov federal nem estadual e bem municipal um pais que trata vergonhosamente seus professores jamais vai ter este tipo de redução entenda que a mudança sim vai levar tempo mas ainda nem começou. A primeira coisa que se deve fazer é trazer estes jovens a escola dando um ensino melhor moderno de qualidade com professor valorizado e investir na carreira daqueles que já tem seus 14 anos preparando para o mercado de trabalho e incentivando as empresas a cobtrata-los qua do fizer 16, hoje o jovem é jogado numa sala de aula onde o professor desmotivado nem liga se ele aprende ou não e por não ser atrativo logo este abandona o estudo ficando sem opção na vida a não ser ir para o crime, estamos muito longe de ter essa realidade alterada, infelizmente.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 27/Jun/2015 às 11:17

        Por favor, Felipe. Se o seu problema é com a omissão, seja mais inteligente. Se o Estado é omisso, ele continuará sendo omisso ao reduzir maioridade penal. Para voces, se não reduz a maioridade, é "omisso". Aí reduz e "deixa de ser omisso". Na verdade continua sendo omisso, mas ta tranquilo, porque reduziu e vocês ficaram felizes, afinal, tiveram uma resposta de alivio do Estado e foram vingados. Reduzir maioridade penal é atacar consequencia. Quem ataca consequencia é burro e não tem conversa. Aliás, talvez nem a consequencia seja atacada, uma vez que menos de 2% dos crimes são cometidos por menores. Porra. Raciocinem. Ficam condenando os excelentes programas Bolsa Familia e Mais Médicos por serem "demagógicos" e "medida eleitoreira" (sempre tiveram geladeira cheia e tomaram todas as vacinas...por isso criticam) e batem palma para a mais eleitoreira das medidas que é a redução da maioridade. E de novo: o defensor da redução é o último que pode reclamar sobre reincidência. Porque a redução, que não reduziu criminalidade em nenhum lugar do planeta onde foi aplicada, favorece a reincidência, sabidamente trabalhando contra a ressocialização. Pare com essa alopração ideológica, de atirar pra todo lado. Organize seus pensamentos.

      • Felipe Postado em 27/Jun/2015 às 11:55

        Eduardo esses 2% da sua cabeça não existem, nunca fizeram levantamentos nem mesmo a polícia sabe qual é esse percentual, bolsa família e mais médicos eu nunca critique até mesmo porque ajuda muito a população foram ótimos programas lembrando que o primeiro teve início com FHC VC julga as pessoas aqui como riquinhos mas saiba que a grande maioria como eu é pobre trabalha muito e ta de saco cheio dessas abobrinhas que vcs invesntam de um ficar contra o outro eu moro eu mum dos piores bairros de SP e sim sou muito feliz aqui, VC não responde o que até agora foi feito para.mudar essa realidade, vou te dar um exemplo em SO existe rodízio de veículos porque no passado não se deu preferência ao transporte público o que está sendo feito agora de forma bem discreta mas está sendo feito tem que atacar o sintoma e o problema não adianta fazer um e não fazer o outro pois realmente não vai adiantar nada cabe ao governo que elegemos fazer isso, reduzir a maioria penal e encontra partida trazer medidas para que se diminua a criminalidade entre os jovens para que está não se tornem adultos violentos.

      • Denisbaldo Postado em 27/Jun/2015 às 12:50

        Meu nick é Denisbaldo e não Denisvaldo. Eh óbvio que o PT criou programas sociais em SP, que são os mesmos criados no resto do Brasil: Bolsa família, Prouni, Minha casa minha vida, etc, etc e etc. Espere mais alguns anos e verá o resultado em todo o Brasil. 36 milhões de pessoas saíram da miséria e isso fará uma mudança no futuro próximo. Pode ficar aí negando o óbvio.

      • Denisbaldo Postado em 27/Jun/2015 às 12:53

        O cara tem a coragem de dar crédito ao bolsa família ao FHC!!!!!!Que piada de mau gosto.

      • poliana Postado em 27/Jun/2015 às 13:33

        eduardo, e se vangloria por ser evangélico, pois os evangélicos pregam o amor, tem obras sociais maravilhosas, e blá blá blá...q coisa, não?!

      • poliana Postado em 27/Jun/2015 às 13:39

        o bolsa família foi criação de fhc??????????????????????????????????????????????????????????????????????? OI???????????????????????? EU OUVI ISSO????????????????????????????? CARAMBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 29/Jun/2015 às 09:59

        "Bolsa Familia criação de FHC"................AHAUHAUHEUHAUEHA

      • Eduardo Ribeiro Postado em 29/Jun/2015 às 10:51

        """""""""""""tem que atacar o sintoma """"""""""""""...pqp...se vai atacar o sintoma, tenha ao menos a DECÊNCIA de faze-lo com algo que funcione. Você está com um cara com a perna fraturada e está tentando acalmar a dor dele com Viagra, meu filho...porra...redução da maioridade não funciona, piora o problema, você foi informado e já assumiu que está se lixando pro fato de não funcionar, e alem de não funcionar, piora o problema, "testa essa merda aí, testa qualquer coisa e manda ver...ao menos tira esses lixos da rua e estaremos vingados". É essa a minha questão original. Não ataca o problema, não ataca as consequencias do problema, nem como placebo essa merda funciona, e vocês insistem nisso aí. Tenham vergonha.

      • felipe Postado em 29/Jun/2015 às 11:22

        Vc só sabe responder com ódio a tudo que é contra o que vc pensa, mas uma vez vou me prender a pergunta que eu fiz: o que foi feito até hoje para se evitar a chegar neste ponto tão crítico a ponto da população em muitas casos querer fazer justiça com as próprias mãos? Fica do jeito que esta não dá.

      • felipe Postado em 29/Jun/2015 às 12:09

        Comentário mais do mesmo cheio de mimimi ódio e velhaco, a sua verdade cheia de ódio e sem nenhuma ideia de mudança é bem típica de uma pessoa tradicional que odeio mudanças e admitir as coisas, no dia que apresentar um bom argumento sem ofensas sem ódio e sem o modismo de sempre me chama para conversar, no mais é sempre o mesmo mimimi de todos os seus comentário que nem vale a pena discutir pela ignorância e sem nenhum argumento como sempre.

  4. poliana Postado em 27/Jun/2015 às 13:52

    por favor, felipe, se informe antes de falar besteira: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/10/bolsa-escola-nao-e-bolsa-familia.html

    • Felipe Postado em 27/Jun/2015 às 13:56

      Poliana entendo o seu amor ao PT mas veja o projeto de lei que criou o bolsa família e quem propôs o projeto que verá o que estou falabdo, e por favor o assubto aqui é outro esquece um pouquinho seu ódio e preconceito aos evangélicos e se matenha atenta ao assunto.

      • poliana Postado em 27/Jun/2015 às 14:10

        sei, sei..meu amor ao pt..tá "sertu".kkkkkkkkkkkkkkkk...o a sua opinião acerca da redução da maioridade penal apenas evidencia a sua hipocrisia enqto. evangélico. n tem como deixar isso de fora da discussão. impressionante os seus argumentos.

    • felipe Postado em 29/Jun/2015 às 10:17

      O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o Fica criado, no âmbito da Presidência da República, o Programa Bolsa Família, destinado às ações de transferência de renda com condicionalidades. Parágrafo único. O Programa de que trata o caput tem por finalidade a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal, especialmente as do Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Educação - Bolsa Escola, instituído pela Lei nº 10.219, de 11 de abril de 2001, do Programa Nacional de Acesso à Alimentação - PNAA, criado pela Lei n o 10.689, de 13 de junho de 2003, do Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Saúde - Bolsa Alimentação, instituído pela Medida Provisória n o 2.206-1, de 6 de setembro de 2001, do Programa Auxílio-Gás, instituído pelo Decreto nº 4.102, de 24 de janeiro de 2002, e do Cadastramento Único do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 3.877, de 24 de julho de 2001. Uma coisa é dizer que o PT fez esse programa o melhor sistema de distribuição de renda para pessoas mais pobres ok eu concordo foi muito bom mesmo, mas não negue que ela tenha nascido com a junção de programas sociais do gov FHC só pesquisar não tem segredo.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 29/Jun/2015 às 10:44

        Filho bonito é meu. Filho feio é seu. Quando era interessante, "ah, mas é eleitoreiro...é esmola...eu não pago imposto pra sustentar vagabundo...tinha que ser esses fdps do PT"....e quando o interesse mudou, "ah, mas é bom, ajuda milhões...Aécio tem que manter e ampliar, e ele vai fazer isso....inclusive foi FHC que criou". Eis a direita canalha desmemoriada nos brindando com mais um momento de ternura e intelectualidade.

      • felipe Postado em 29/Jun/2015 às 11:03

        Eduardo, não estou discutindo o que falam ou deixam de falar, apenas constatando um fato e se vc olhar meu comentário não fiz crítica nem elogio a partido e não entendo para que citar esse monte de abobrinha partidária porque não faz sentido nenhum. E este benefício tem que ser temporário ja que se dá o peixe e ensina a pescar e como eu disse acima o PT fez o programa crescer muito mas que mente mais fechada e partidária a sua...

      • Eduardo Ribeiro Postado em 29/Jun/2015 às 11:33

        Você não entende o porque citar a abobrinha partidária porque é um coxinha. E pros coxinhas, é tudo "ainnnn sem partido e sem bandeiras...", "ainnnn isso de PT/PSDB, direita/esquerda é muito ultrapassado, não existe mais...", "aiiinnnnn pra que discutir partidos politicos???". O analfabetismo político é fundamental para as pretensões da direita canalha, e um dos bons sintomas de fascismo é esse mimimi "ainnn odeio partidos políticos". Quem lida com fatos sou eu. Porque quando interessa, é eleitoreiro, é bolsa-esmola, é "sustentar vagabundo com dinheiro do contribuinte honesto". E quando "interessa", é muito bom, é tão bom mas tão bom que foi FHC que criou. O mero ato de CITAR o lixoso FHC num contexto de bolsa-familia é safadeza, menino. Não é nem pra cita-lo, quanto mais atribuir autoria, como se a efetividade do programa se devesse, nem que seja minimamente, a ele. NÃO, não deve nada. A efetividade do programa independe da existência do TRAIDOR DO PAÍS. E todo mundo sabe que num mundo ideal isso aí é temporário, não fale truísmos como se estivesse reinventando a roda.

      • felipe Postado em 29/Jun/2015 às 12:11

        Comentário mais do mesmo cheio de mimimi ódio e velhaco, a sua verdade cheia de ódio e sem nenhuma ideia de mudança é bem típica de uma pessoa tradicional que odeio mudanças e admitir as coisas, no dia que apresentar um bom argumento sem ofensas sem ódio e sem o modismo de sempre me chama para conversar, no mais é sempre o mesmo mimimi de todos os seus comentário que nem vale a pena discutir pela ignorância e sem nenhum argumento como sempre. E sim obrigado pelo elogio se me chamar assim me faz parecer diferente do que vc pensa Sr. Homem das Cavernas

  5. poliana Postado em 27/Jun/2015 às 13:54

    tem esse aki tb: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/08/fhc-rejeitou-duas-vezes-o-bolsa-familia.html

    • Felipe Postado em 27/Jun/2015 às 14:44

      Impressionante suas fontes...rs como vc não gosta muito de ler, veja na wikipédia que lá traz um grande resumo de como surgiu o bolsa família, falar que o PT fez o programa crescer está correto mas a autoria dele bem como o início dele foi com FHC não seja bitolada querida.... O PT teve grande papel social no país mas não menospreze o que foi anteriormente é muito feio e responda a minha hipocrisia com um bom argumento porque só criticar só te faz melhor que eu.

      • Denisbaldo Postado em 27/Jun/2015 às 14:54

        Quantas pessoas o tal "bolsa família" do FHC beneficiou? Para com isso cara! O PSDB NUNCA TEVE POLÍTICA SOCIAL SÉRIA NESTE PAÍS!!! NÃO VEM QUERER TER CRÉDITO DE ALGO QUE NUNCA FIZERAM! Não souberam governar direito e nunca mais voltaram ao poder, ponto final, aceita e ponto. O PSDB é tão sujo que já começou a fazer campanha agora com essa conversa mole de Aécio estar na frente de Lula nas pesquisas 3 ANOS E MEIO ANTES!!! QUE VERGONHA!!! EU TERIA VERGONHA DE CITAR UM VIRA LATAS IGUAL AO FHC!!!

      • poliana Postado em 27/Jun/2015 às 15:49

        WIKIPEDIA!!?? KKKKKKKKKKKKKKKKKK. TÁ, PAREI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E AINDA TEM A CARADE PAU DE QUESTIONAR "MINHAS FONTES".KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Felipe Postado em 27/Jun/2015 às 16:01

        Vdd Denisbando o Lula é um herói...rsrs eu disse q ele começou mas quem fez o programa crescer foi o PT qual o problema disso? A vdd é essa, Poliana se não está satisfeita com essa fonte entre no site do gov federal e verá a mesma informação só te aoegue ao que se pública aqui pois aqui é um site pró partido e nunca fala sobre a realidade garanto que a wikipédia é muito mais confiável que sua fonte aliás nunca vi nenhuma mentira nela se VC viu me aponte uma OK. E Denisbaldo não se apegue a partido nenhum deles prestam PT e PSDB são sujos e se merecem não caia na ladinha que um é melhor que o outro e nas próximas eleições tenho certeza que a população terá informação suficiente para não eleger nenhum destes partidos podres e para mim sim FHC foi um excelente presidente salvou o país com o plano real acabou com a inflação e começou programas socais que hoje o PT soube continuar e sim o PT teve méritos por fazer uma política social inclusiva nao entendo a dificuldade das pessoas de entender isso

      • poliana Postado em 27/Jun/2015 às 16:45

        incrível como odeiam o programa, torcem pelo fim dele, chamam de populista, voto de cabresto, mas qdo é conveniente, reclamam a sua paternidade e dizem q foi criação de fhc e do psdb. impressionante até onde vai a hipocrisia dos coxinhas.

      • Antonio palhares Postado em 28/Jun/2015 às 09:16

        Sr Felipe. Quem o criou o embrião que deu forma ao que chamamos hoje de bolsa familia foi o senador Suplicy do PT. O programa chama-se renda mínima. Que o PSDB detesta o povo e o Brasil isto tambem é notório.

  6. Felipe Postado em 27/Jun/2015 às 16:08

    Poliana caso tenha dificuldade em achar segue a fonte oficial desta não tem como desconfiar ne...rs http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.836.htm

  7. Doug Postado em 27/Jun/2015 às 18:15

    Ainda bem que a única coisa que esses coxinhas fazem é bostejar pela internet. Se dependessem deles já teríamos até pena de morte no Brasil. É bem provável que a redução não seja aprovada, então quando vejo esse tipo de anencefalia política na net não fico tão desesperado. Boa sorte na sua luta virtual por um país "melhor", Felipe e coxinhada.

    • poliana Postado em 27/Jun/2015 às 18:19

      doug, pior q no CN, com certeza será aprovada, pelo andar da carruagem. a esperança final é o stf derrubar essa excrescência e declarar a inconstitucionalidade dessa lei. creio q é o q acontecerá pelo perfil do supremo.

    • felipe Postado em 29/Jun/2015 às 10:14

      Obrigado Doug e boa sorte pra vc e seu cachorro costelinha na construção do seu país das maravilhas.

  8. Carlos Postado em 28/Jun/2015 às 10:26

    Um "menor" arrancou a cabeça de uma pessoa aqui na minha cidade, está solto kkkkk, só no Brasil.

  9. Luis Postado em 28/Jun/2015 às 20:27

    Graças a Deus a redução da maioridade penal será aprovada já que quem decide tais questões são os representantes do povo, não esquerdinhas amantes de assassinos, estupradores e psicopatas.

  10. Sena Postado em 29/Jun/2015 às 07:56

    Felipe, Carlos, Luís, Congresso Nacional... oohhh povinho burro de merda. Nunca devem ter encostado num jornal pra se informar.

    • felipe Postado em 29/Jun/2015 às 10:18

      Obrigado Sena por nos agraciar com seu grande intelecto nesse comentário cheio de cultura e conhecimento.