Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mídia desonesta 26/Jun/2015 às 12:00
12
Comentários

Folha assume erro no caso do habeas corpus de Lula

A Folha de S.Paulo errou ou foi premeditadamente desonesta no caso do factoide do habeas corpus envolvendo o ex-presidente Lula?

habeas corpus lula folha caiado
Jornal repercutiu tweet de Ronaldo Caiado (DEM-GO) como se fosse verdadeiro (reprodução)

O factoide envolvendo um suposto pedido de habeas corpus preventivo pelo ex-presidente Lula tomou as manchetes dos principais veículos de comunicação do Brasil nesta quinta-feira.

A notícia, aparentemente, foi criada com o intuito de atrair a atenção da opinião pública. Em nota publicada ainda ontem, o próprio Juiz Sergio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato, afirmou que não há investigações sobre Lula no âmbito da operação.

O site Consultor Jurídico revelou que o autor do HC, Maurício Thomaz, tem 150 ações no STF. O cidadão já entrou, por exemplo, com um Habeas Corpus em favor de Diogo Mainardi, quando ainda era colunista da revista Veja, em uma ação por injúria e difamação pelo blogueiro Paulo Henrique Amorim.

Na quarta-feira 24, a Justiça Federal no Paraná recebeu um pedido de habeas corpus preventivo em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Horas depois, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) divulgou, em primeira mão, o pedido de HC por meio das redes sociais. Não se sabe como, mas o parlamentar se antecipou a jornalistas que participam da cobertura da Lava Jato há meses e têm contato direto com as autoridades e advogados envolvidos nela.

Em seguida, a Folha de S.Paulo publicou notícia intitulada “Lula pede à Justiça para não ser preso por juiz da Operação Lava Jato”. Mais tarde, diante da negativa do Instituto Lula sobre a autoria do pedido, o jornal alterou o título de sua reportagem para “Habeas corpus preventivo pede que Lula não seja preso na Lava Jato”. Mais tarde, assumiu o erro (confira abaixo).

Em texto publicado no DCM, o jornalista Paulo Nogueira afirma que a Folha de S.Paulo agiu de maneira desonesta no caso do habeas corpus de Lula. “A Folha comprou a história de Caiado. E não se deu ao trabalho de checar nada, num trabalho pseudojornalístico nota zero com louvor”. Leia a íntegra da análise de Nogueira abaixo:

Mark Twain, um dos primeiros grandes críticos da imprensa, observou o seguinte, mais de um século atrás.

“Existem leis para proteger a liberdade da imprensa. Mas não existe nada decente para proteger as pessoas da imprensa.”

No Brasil destes tempos, esta é, ainda, uma verdade doída e revoltante.

Considere o caso do habeas corpus de Lula.

O senador Caiado, que mente todos os dias em sua louca cavalgada antipetista, colocou no Twitter que já havia um HC na justiça pronto para a decretação da ordem de prisão contra Lula por Moro.

Qual a credibilidade de Caiado? Apenas para lembrar, ele disse ter gravado o apedrejamento da perua em que estava ao lado de Aécio na Venezuela, e o vídeo jamais foi visto.

Num primeiro momento, ele culpou a internet venezuelana. Depois, já no Brasil e com a internet boa de que dispõe, não voltou ao assunto.

Mas a Folha comprou a história de Caiado. E não se deu ao trabalho de checar nada, num trabalho pseudojornalístico nota zero com louvor.

E repercutiu o HC.

Você pode imaginar o tom. Entre outras coisas, a Folha insistia numa tese dela mesma, não amparada em nenhuma fonte citada: Lula estaria dizendo aos amigos que seria o próximo alvo da Lava Jato, depois do presidente da Odebrecht.

É um retrato da imprensa brasileira contemporânea: Lula não fala com ela, mas ela não para de falar em Lula, nunca com fatos, mas sempre com especulações inteiramente desfavoráveis.

Você acredita mesmo que algum amigo de Lula passa para jornalistas da Folha, da Veja, da Globo confidências do ex-presidente?

Ou se trata de inimigos interessados, como Caiado, em forjar um noticiário anti-Lula?

Bem, depois veio o choque de realidade.

O autor do HC é um sujeito que parece fazer disso – habeas corpus – um estranho hábito.

Ele já fez 150, e sempre à revelia das pessoas que supostamente deseja proteger. Uma vez agiu em favor de Diogo Mainardi, então colunista da Veja, um pseudojornalista que ganhou sinistra notoriedade por ter sido precursor numa atividade que garante florescentes carreiras na imprensa: atacar sistematicamente Lula e o PT.

Os brasileiros não sabíamos, e a Folha não investigou o suficiente para informar, que qualquer pessoa pode impetrar um HC em nome de quem queira. (É apenas um sinal do funcionamento obtuso da justiça brasileira.)

E então, conhecidos os fatos, a Folha fez o que sempre faz em situações como a do caso do HC de Lula: deu a correção num espaço ínfimo chamado “Erramos”.

Na Dinamarca, onde a frase de Twain já não vigora há tempos graças aos avanços da sociedade, o jornal é obrigado a publicar a errata no mesmo espaço em que cometeu o erro. E com igual destaque.

Isso leva os jornais a serem bem mais cuidadosos que a Folha na hora de publicar notícias.

Algumas pessoas progressistas haviam saudado um editorial da Folha sobre Eduardo Cunha como um sinal de que o jornal estaria voltando a ser “plural”.

Ri sozinho. Sabia que era o triunfo da esperança sobre a experiência.

A Folha se enquadra numa frase de um outro grande crítico da imprensa, George Orwell.

“A imprensa é controlada por um pequeno grupo de homens ricos aos quais interessa tratar de forma desonesta assuntos delicados.”

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 26/Jun/2015 às 12:53

    "Em nota publicada ainda ontem, o próprio Juiz Sergio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato, afirmou que não há investigações sobre Lula no âmbito da operação".................................pronto, agora termos suicídio coletivo dos coxinhas!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Pedro Accioli Postado em 26/Jun/2015 às 13:23

      Sem duvida nenhuma! A coxinhada começará a xingar o Moro em 3, 2, 1... ahahahahahaahh

  2. poliana Postado em 26/Jun/2015 às 12:58

    e o pereira ainda diz q a folha de sp é de esquerda e pro pt!

    • Pedro Accioli Postado em 26/Jun/2015 às 13:23

      Ele é sem noção poliana! Não leve a sério o que ele fala!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 26/Jun/2015 às 14:38

      Essa é uma das minhas pereirices favoritas. "A midia é pró-PT, esquerdista, a favor de Dilma..."....Pereira é gênio da trollagem..

    • enganado Postado em 26/Jun/2015 às 21:35

      Cara poliana, o FHC diz é patriota, o çERRA a mesma coisa, ... e assim vai ... . Se alguém acredita que cavalo extrai raiz quadrada, é porque acredita que o PSDB/DEM são dois partidos nacionalistas e lutam pelo bem do BRASIL.

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 26/Jun/2015 às 14:37

    Falha de São Paulo.

  4. bexiga Postado em 26/Jun/2015 às 15:19

    Desculpem a nossa falha... De São Paulo.

  5. Deisi Postado em 26/Jun/2015 às 19:25

    A folha sem credibilidade, publica mentiras sobre o Lula, os coxinhas eufóricos espalham, tudo isso tem um nome, Lula 2018!

  6. enganado Postado em 26/Jun/2015 às 21:52

    O GAFE=gRoubo+abril+folha de são paulo+estadão e correndo junto a rede bunderantes estão lutando por melhorar o BRASIL, pode esquecer! O que esses facínoras querem é só poder para partilhar/entregar/trair/roubar o máximo/ ... para entregarem o BRASIL de quatro para os "Anglo-Semitas", com sede na AIPAC em N.Y (USA). As contas bancárias do pessoal do PSDB/DEM no exterior estão muito bem guardadas pela CIA/NSA/MOSSAD/NED/... , ou seja, não será retirado um centavo de dólar e nem NUNCA serão denunciados, ou será que alguém duvida? Lembrem se sempre, aqui é a República dos 5P's=Pobres/Putas/Pretos/Petistas/Professores agora vão para a cadeia, depois da tomada do poder, vão para as Guantânamo's criadas 'pelos novos dono+EUA/iSSraHell. Vamos ser amansados como os alemães e japoneses que já perderam a identidade como Povos e entraremos para o rol dos OCUPADOS=GAZA/CISJODÂNIA/IRAQ/AFGANISTÃO/KOSOVO/COLÔMBIA/PORTO RICO/CORÉIA DO SUL/TAIWAN/QATAR/... e finalmente Alemanha e Japão. Taí o nosso futuro que tanto desejam a Imprensa Empresa Press_tituta "Anglo-Semita" chefiada pela rede gRoubo. Aguardemos!

  7. jose savassa Postado em 26/Jun/2015 às 22:21

    Petista, Esquerdista, Socialista...... O que sou!, Desde que me entendo por gente, fui solidário para que nós trabalhadores, pobres, lutadores por liberdade de expressão, contra classe branca, contra ideologia dos ricos, contra o capitalismo excessivo, contra imposto junto aos menos favorecidos, contra os pigs, contra somente poderosos poderem ter direitos e deveres, e acessos as boas faculdades, hospitais, segurança, etc, etc....Fico desiludido com a situação, onde os paupérrimos começam a ter acesso a mídias, a internet, as noticias, outros meios de comunicação, e somos surpreendidos, pelos irreais salvadores da pátria neste mundo... Caiado, Aécio, Cunha, Renan, Globo, Moro, Veja, Estadão, dá vontade de chorar, com tanta armação e imbecilidade juntas. É brincadeira e de mal gosto, imaginar, que este povo, pensa no povo... Jesus, orai por nós –> crerem que Dilma, Genoíno, e até o Lula, são piores do que esta gente. Estes senhores citados, são defensores da extinção do pobre, da extinção do preto, da extinção do PT, da extinção das cotas, da extinção das bolsas, etc, etc. Pensem somente um pouquinho, onde estes senhores e outros governantes da classe branca do Brasil, querem chegar... Vamos voltar a escravidão, estudar ->só se Deus ajudar, a ter saúde -> só por ajuda divina, comida –> somente migalhas restantes e jogadas pelos muros dos castelos, moradia/escola/segurança –> fatalmente será segregada entre os ppps (pretos, pobres e petistas) x os brancos..... Pensem, esta gente não presta, caiam fora das suas insinuações... Caiado e muitos outros, nunca mais, eleitos pela compra dos votos apenas.

  8. Sueli Postado em 28/Jun/2015 às 02:42

    vocês perceberam a desonestidade no uso do reforço da informação e não no ""erramos" que passa desapercebido. isto não é jornalismo e tem que ser combatido seriamente.