Mailson Ramos
Colunista
Compartilhar
PSDB 26/May/2015 às 20:11
33
Comentários

O PSDB faz oposição ao Brasil

psdb aécio neves oposição direita elite brasil

Mailson Ramos*

O discurso foi latente e inflamado. Se não sufocou pela publicidade, exigiu dos telespectadores uma noção apurada do que está acontecendo. Na verdade está aí a chave mestra do entendimento sobre o programa do PSDB, exibido via rede nacional pela propaganda eleitoral gratuita, na noite de terça (19/05). A conjunção linear entre propaganda e sentimento mostrou expressões e rostos preocupados com o Brasil que vai do abismo abaixo. Cores negras, fundo cinza. Uma importante definição icônica da tragédia brasileira, porque como dizem os colunistas de uma revista oposicionista, isso aqui é a Banânia. Foi neste tom que o PSDB, através de seus políticos, atentou ao povo para a seguinte mensagem: não somos oposição ao Brasil; somos oposição ao governo e aos seus desmandos. Ora, que mentira mais ordinária.

O PSDB atira com as mesmas armas com que um dia foi alvejado. Não sabe, porém, que o marketing pode se voltar contra os seus políticos. Talvez a própria campanha do medo, desta feita, não obtenha bons resultados. O brasileiro não espera discursos e não está tão alheio à compreensão da política e da comunicação. O brasileiro precisa de uma oposição verdadeira que trabalhe em prol do país e não que o achincalhe no Waldorf Astoria, em Nova York. Estamos visualizando mais uma etapa da história brasileira em que o protagonismo da oposição foi trocado pela canalhice, afinal de contas, o governo brasileiro, um dia, já teve uma oposição ferrenha e não um arremedo como são PSDB e o DEM.

Leia aqui todos os textos de Mailson Ramos

“A presidente Dilma mentiu”. O discurso da rejeição está nas entrelinhas do texto lido pelos tucanos. Mas quem mente mais? Quem não se satisfaz ao mentir o tempo inteiro? Quem andou com as mãos nas calças com medo de ser investigado em esquema de corrupção comprovado pela justiça? Os erros do governo e da presidente, se são graves, devem ser denotados e questionados pela população que a elegeu – e até por aqueles que não a elegeram -, mas não devem ser jamais bandeira de ordem de um partido cujos políticos estão enterrados até o pescoço em falcatruas de variados gêneros.

Se os partidários do PSDB tivessem moral para questionar os erros do governo e se a oposição viesse organizada de um partido ético, por exemplo, não haveria motivo algum para refutar o discurso. Mas como é possível confiar que um oposicionista está lutando contra a corrupção do governo se ele recebeu 5,5 milhões de propina de uma estatal? Como é possível defender que o discurso de um sujeito é ético e responsável se ele deixou um rombo de 7,7 bilhões nos cofres do Estado que governava? Em nome de poder, o PSDB vai brigar com o governo até o fim de suas forças. E depois, já sobrevive com a ajuda de aparelhos… Televisores.

O PSDB se mostrou, nesta noite de terça-feira, feroz contra a corrupção. Mas esqueceu-se de citar que apoia as investigações da CPI do HSBC e da Operação Zelotes. Aliás, o amigo navegante tem ouvido falar destas duas investigações? Evidente que não. Porque interessa a muita gente varrer o lixo de um lado e escondê-lo do outro. Quem está a favor do Brasil defende investigação onde quer que seja e não apenas do outro lado do muro. De mentiras e mentiras, os tucanos revelam suas faces e seus gostos. Nada parecido com o que de fato são. O Brasil precisa sim de uma oposição para brigar com o governo. Mas é preciso dizer de antemão que ela não deve ter os mesmos vícios encarnados de quem um dia quebrou o país por três vezes.

*Mailson Ramos é escritor, profissional de Relações Públicas e autor do blog Nossa Política. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Salomon Postado em 26/May/2015 às 20:41

    Titãs e o Hino do PSDB: "A televisão me deixou burro muito burro demais, Oh! Oh! Oh! Agora todas coisas Que eu penso Me parecem iguais Oh! Oh! Oh!Oh! Cride, fala pra mãe Que eu nunca li num livro Que o espirro Fosse um vírus sem cura Vê se me entende Pelo menos uma vez Criatura! Oh! Cride, fala pra mãe!A mãe diz pra eu fazer Alguma coisa Mas eu não faço nada Oh! Oh! Oh! A luz do sol me incomoda Então deixa A cortina fechada Oh! Oh! Oh!....

  2. felipe Postado em 26/May/2015 às 21:20

    É muito triste um site que se diz a favor do Brasil não admitir críticas ai governo, o PSDB não é honesto como o PT não é mas tem sim o direito e dever de cobrar do PT o que prometeu e não fez. Quer dizer que se o PSDB se elegesse o PT não poderia criticar o governo? É de se lamentar como algumas pessoas justifiquem a corrupção desse governo em comparação com o outro, o pior é que muitos vão nessa onda e querem justificar tudo o que ha de ruim se comparando com o PSDB. O pt precisar acordar a Dilma está perdida sem nenhuma moral e o PMDB aos poucos dominando tudo e fazendo o que bem entende com tudo aos seus pés ate qua do isso? O PT em suas origens se encontrasse o PT de hoje sentiria repulsa pelo partido que se tornou.

    • Felipe Postado em 26/May/2015 às 21:30

      E antes de criticarem já digo que não voto no PSDB para mim nenhum dos dois presta já tiveram oportunidade e nada fizeram pelo pais usarem seus cargos en benefício próprio e não pela população.

  3. Marcelo Postado em 26/May/2015 às 22:01

    Corrijam ali... no último parágrafo: "Mas esqueceu-se de citar que NÃO apoia s investigações da CPI do HSBC e da Operação Zelotes" Faltou um "não" ali correto?

  4. C.Paoliello Postado em 26/May/2015 às 23:35

    A mulher mais poderosa da América Latina, segundo a Forbes: http://www.forbes.com/power-women/#tab:overall

  5. Rodrigo Postado em 26/May/2015 às 23:40

    Olha a cara de vítima do Aerocio! Hahaahaha! Vou mandar uma cesta básica, fica tranquilo amigo, eu sei que vc está necessitado e sofrendo neste país mal governado, não é mesm...?

  6. Pedro Accioli Postado em 27/May/2015 às 08:41

    Os tucanos não tem moral nenhuma para criticar o PT porque com certeza fariam muito pior se estivessem no poder, ou seja, retrocesso total na certa, como querem os coxinhas!

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 27/May/2015 às 10:23

    O PSDB é extremamente dependente da memória falha dos brasileiros que vivenciaram seu governo catastrófico, assim como é extremamente dependente da desinformação daqueles que desconhecem a catástrofe que foi o governo FHC. E em seu horário eles mostraram exatamente o contrário do que disseram: o PSDB é o partido que mente, que faz da mentira seu "modus operandi", e é o partido dos traidores do Brasil, o partido que trabalha CONTRA os brasileiros.

    • felipe Postado em 27/May/2015 às 11:17

      Pareceu o Lula falando agora...corrupção no PT? eu não sei de nada nunca vi isso aqui. Que o PSDB é ruim isso é fato que o PT é melhor eu discordo, nem pior nem melhor é o mesmo de sempre estão a tantos anos no governo e não vejo nada melhorar, a Dilma perdeu a mão no governo e o PMDB esta mandando geral. Difícil é ver um petista fervoroso falar a verdade do governo.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 27/May/2015 às 11:25

        Menino...eu disse PT aonde? Estou fazendo minha obrigação moral que é esculhambar o PSDB, o câncer do Brasil.

      • felipe Postado em 27/May/2015 às 12:23

        Exatamente, contra o PT você nao tem nada a dizer como sempre, uma pena que a sua obrigação é contra o PSDB a minha é contra aquilo que não é justo independente de partido.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 27/May/2015 às 14:32

        "Exatamente" o que, garoto? Eu sequer vejo um dialogo estabelecido. Com quem estás falando esse arsenal de estupidez anti-petista? A matéria é sobre o pronunciamento do PSDB. O comentário é em cima disso. Obviamente que quem VIVEU o governo FHC e tem a memória em dia, repudia o PSDB. Não há momento mais adequado para externar esse repúdio do que aqui. Provavelmente não é seu caso. Apesar de tentar emular neutralidade - "ainn eu ataco o que é injusto, não gosto nem de PT nem de PSDB, sou neutro" - , se apressou em cuspir no monitor e falar revoltadissimo de PT sem que eu sequer tivesse digitado a sigla, disparou todo desesperado um monte de ctrl-c ctrl-v anti-petista sem que eu sequer tivesse me identificado como um. De fato é um comportamento digno de quem é neutro realmente.

      • felipe Postado em 27/May/2015 às 14:52

        E de novo só fala asneiras, seu comentário é digno de pena e daqueles que acham só existe PT e PSDB nesse Brasil triste engano seu, ser contra os dois não é ser neutro é ter uma terceira opinião.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 27/May/2015 às 15:06

        Ok. Mas assim...contenha-se da próxima vez. Eu já entendi que você está incluido na histeria patológica anti-PT. Apenas se esforce da próxima vez em sacar seu ctrl-c ctrl-v anti-petista em uma matéria em que o PT esteja em discussão, ou em resposta a alguém que o tenha citado antes. Sair digitando "morra PT" igual um boi drogado em todo lugar independente do assunto além de judiar da sua credibilidade é algo que não te faz "neutro" nem "ainn...eu tenho uma terceira opinião". O que você teve aqui foi uma ejaculação precoce. Terrivelmente precoce. Fale com seu médico. Eu falaria.

      • felipe Postado em 27/May/2015 às 19:29

        Caro menino acredito que você tenha algum problema mental, se auto estima e muito provavelmente sexual pelo enxurrada de groselhas cheias de ódio que dispara por aqui como já disse de pessoas como você temos que ter dó.

    • poliana Postado em 27/May/2015 às 20:28

      eduardo, o mais desesperador e lamentável, é q por conta dessa falta de memória do povo brasileiro, recentemente surgiu um "movimento" gritando q fhc foi o melhor presidente desse país, vc acredita??!! do limbo político de onde ele jamais deveria ter saído, a melhor presidente do brasil. LAMENTÁVEL!!!!!!!!! PREOCUPANTE!!!!!!!!!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 27/May/2015 às 21:59

        Isso nao pode ser sério. Alguem falar isso do traste que quebrou o pais 3x....o maior trunfo de FHC é a memoria brasileira, que é fraca e facilmente manipulavel. Quem tem memoria funcionando nao digita 45 nem no telefone.

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 27/May/2015 às 10:31

    Olha essa cara de "cachorro pidão" de Aecinho...o olhar de "gato de botas do Shrek". A palavra "falsidade" ganha um novo significado. Não consigo imaginar o tamanho da tragédia que seria esse engodo ambulante sendo presidente do Brasil. Fora a tragédia, seriamos também chacota mundial. Uma nação sendo governada por um playboy, um moleque mimado.

  9. paulo Postado em 28/May/2015 às 09:38

    psdb é o PT gourmet! 2 partidos de esquerda safados! por isso estou apoiando o PARTIDO NOVO! precisamos de uma verdadeira DIREITA no país! e não a direita evangélica ou militar, mas sim a direita libertária! fora regulamentação do estado! ja pararam pra pensar que tudo que não presta no brasil! ou é do estado ou FORTEMENTE regulamentado por ele? (anatel por exemplo)

    • Eduardo Ribeiro Postado em 28/May/2015 às 09:49

      """""".........PSDB esquerda.........""""""""

  10. eu daqui Postado em 28/May/2015 às 11:32

    só o psdb faz oposição ao brasil? mas que inveja dessa gente tão otimista ! MORRA PETRALHA E LEVE A TUCANALHA JUNTO !

  11. paulo Postado em 28/May/2015 às 14:32

    verdade, PSDB e PT , são dois partidos populistas , se tramam do mesmo tipo de corrupção e aparelhamento do governo! a diferença foi que o psdb quando assumiu pela primeira vez o brasil estava quebrado e o pt assumiu o país inteiro! mas esse segundo mandato da dilma está igual ao primeiro do psdb! nao se enganem! unica diferença do psdb e pt , são que eles não conseguiram repartir o bolo entre si e ficam de richa!

  12. Eduardo Ribeiro Postado em 28/May/2015 às 15:19

    eita.....mais um delírio olavete...."estratégia das tesouras"....esse é um delirio olavete velho até...toma vergonha...a oposição à direita do PT é INCONTESTAVELMENTE o PSDB. Parceria socialista aonde, inconsciente? Nenhum dos dois é socialista. O que deu em vocês hoje? É o décimo comentário que eu leio sobre "PT socialista". Estão drogados? Essas Olavetes não tem nem vergonha nem amor próprio. Olavão, o astrologo e cartomante, disse que vocês são burros. Palavras dele. E vocês continuam o seguindo.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 28/May/2015 às 17:56

      Nossa, ficou confuso. Tinha desvio de dinheiro da "PetrobraX" na época do FHC? Mas vocês disseram que foi o Lula que inventou a corrupção no Brasil, que nunca ninguem roubou neste país antes de 2002. E não fui eu que disse que você é burro. Foi teu mestre, o astrologo-cartomante. "Meus seguidores, devotos, fiéis, militantes e cultores idolátricos. Todos iletrados e de baixissimo QI". Palavras do teu pai Olavão. Acho que ele tem razão, porque achar que PSDB é esquerda é brincadeira. Anote o gabarito: quem faz oposição À DIREITA do PT é o PSDB. Ponto final, menino. Mas nem por isso o PT está na extrema esquerda do espectro ideológico. Estar à esquerda do PSDB não implica em estar à esquerda no espectro ideológico. Agora imprima essa lição e leia toda noite até decorar.

  13. Rodrigo Postado em 28/May/2015 às 15:28

    (Outro Rodrigo) O Brasil é mesmo um país "sui generis": o PT diz que é pelo Brasil; o PSDB faz oposição contra o Brasil; e o PMDB faz oposição ao Governo. É mole?

  14. Carlos Prado Postado em 29/May/2015 às 21:04

    Realmente, o PSDB faz uma oposição tremenda ao Brasil. Ao PT que é bom nada, apoia-o em cada projeto estúpido de poder. E tem gente que ainda teima em tentar elevá-los a contraposição do PT.

  15. Salomon Postado em 26/May/2015 às 21:46

    Ô Naro Solbo, a arma com que o PSDB atira é a Mídia. O PSDB nunca foi alvejado pela Mídia. Isso até o mundo mineral sabe.

  16. Deisi Postado em 27/May/2015 às 09:04

    Salomon, nunca foi alvejado nem pela mídia, nem pelo PGR e muito menos pelo STF.Quando se trata de tucanos, os processos são engavetados!

  17. Denisbaldo Postado em 27/May/2015 às 10:16

    Verdade Naro, estão aparelhando todo o STF. Outro dia mesmo eu estava lá na porta e vi um montão de vídeo-cassete, cd player, 3 em 1 entrando lá. Ficou todo aparelhadão, da hora!

  18. Salomon Postado em 27/May/2015 às 21:23

    O 'argumento' da vez é o "aparelhamento do STF". Quanta pobreza de espírito dos "formadores de opinião". Qual é o nexo de causalidade entre a cúpula do Executivo e o Egrégio Tribunal?

  19. Cesar Postado em 12/Jun/2015 às 11:26

    Boa Salomão!!

  20. poliana Postado em 27/May/2015 às 20:21

    naro, uma "josta" ou não, dilma será a presidente da república até 2018! n adianta chorar, espernear, pedir impeachment! isso n ocorrerá e ela permanecerá no cargo até 2018! dá pra aceitar essa realidade e parar de mimimi??????

  21. poliana Postado em 27/May/2015 às 20:23

    e por falar em gestão de "josta", como vai o seu paraná de beto richa??!!a gestão dele sim é maravilhosa né???!!!!! faz-me rir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!