Redação Pragmatismo
Compartilhar
Geral 20/May/2015 às 19:22
52
Comentários

Multado em vaga de idoso ameaça agentes: "tenho o WhatsApp de ACM!"

Vídeo flagra desrespeito a vaga de idosos em Shopping de Salvador. Para justificar a infração, um dos multados reclama do fato de pagar R$ 450 em uma academia e não ter direito a manobrista. Insatisfeito, apela para que os agentes retirem a multa: “Eu tenho o WhatsApp de ACM Neto!”

multa vaga idoso salvador acm neto
Ao ser informado que os agentes de trânsito não têm autoridade para retirar a multa, motorista que estacionou em vaga de idoso apela para a proximidade com o prefeito ACM Neto (Reprodução)

Revista Fórum

O professor de Direito Henrique Quintanilha foi bastante criticado após a publicação de um vídeo no YouTube em que aparece reclamando da multa que levou por estacionar na vaga exclusiva para idosos em um shopping de Salvador.

Ao tentar argumentar, ele disse que cometeu a infração porque pagava R$ 450,00 em uma academia que não oferecia estacionamento ou manobrista. Quando os agentes de trânsito disseram que não teriam autoridade para retirar a multa, disparou: “E quem tem? O ACM Neto, que malha aqui? Eu tenho o WhatsApp dele!”.

Uma das agentes da Transalvador, responsável pela fiscalização, rebateu no vídeo os argumentos do professor universitário. “Nós criticamos tanto a postura errada, a corrupção, e o que é isso? Gente jovem, que não tem necessidade especial, e se locupleta de uma vaga dessa. Corrupção, fraude, falta de educação”, ressaltou.

O que talvez ela não soubesse é que Quintanilha é conhecido nas redes sociais por apoiar movimentos que se dizem contra a corrupção no país. Em seu perfil no Facebook, ele divulga com frequência cartazes de grupos como “Brasil Livre” e “Vem pra Rua”, critica o governo federal e se declara eleitor do ex-presidenciável Aécio Neves (PSDB).

“O povo está cansado de migalhas e de ser tratado como massa de manobra quando chega as eleições! Basta de PT #ForaDilma”, escreveu. Na internet, circula ainda um abaixo-assinado contra a renovação do contrato de Quintanilha na Universidade Federal da Bahia (UFBA), alegando que o profissional faltava às aulas, não cumpria horários e nem o programa correto das disciplinas.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. joão victor damião Postado em 20/May/2015 às 19:49

    Esse povo da classe média acha que pode fazer o que quiser e infelizmente ainda existe muito desrespeito aos idosos no Brasil! lamentável!

    • Alfredo Mascarenhas Postado em 20/May/2015 às 23:24

      Estacionamento de shoppings são locais privados porém de livre circulação pública, o que os torna suscetíveis a aplicação do CTB, inclusive notificações, professor de direito defecando pela boca (ele tem o whatsapp de ACM Neto!), podem pesquisar existe jurisprudência pacifica. ademais esse papo de que ele paga 400 reais de academia então supostamente ele tem isenção no cumprimento de regras? meu irmão, pague sua merda de academia e pare no lugar certo, vc mesmo se caracterizou como mal-educado, otário.

      • Fernando Postado em 21/May/2015 às 08:01

        Ele acha que a lei é aplicada em locais públicos, em locais privados não!! Já pensou se a moda pega, assassinar dentro de casa seria legal perante a lei, professor precisa voltar a estudar.

  2. Salomon Postado em 20/May/2015 às 20:46

    Antigamente eles diziam: sabe com quem você tá falando? Agora os filhos dessa gente têm dificuldade de respeitar os espaços públicos. Defeito de criação, de convivência e de solidariedade. É vaga de idoso? E daí? Tô indo protestar contra a corrupção!

  3. Rodrigo Postado em 20/May/2015 às 22:06

    (Outro Rodrigo) E foi multado do mesmo jeito. Devia ter aproveitado para tirar um selfie com os agentes e enviado pra" Netinho".

  4. Roger Rosato Postado em 20/May/2015 às 23:18

    Quanto mimimi dessa gentinha.................................................................................

  5. Daniel Chaves Postado em 20/May/2015 às 23:29

    E eu ainda acho que deveria ter mais: deveria ter rebocado os carros deles, além da multa! Porém como apareceram e retiraram seus veículos, não foi necessário. São errados querendo justificar o injustificável. Vem pra rua, né? Vai pagar multa pra aprender a respeitar!

    • Daniel Chaves Postado em 21/May/2015 às 00:02

      "Ressalva: ele está errado. Parou em uma vaga de uso especial e, portanto, deveria ter sido forçado a retirar seu carro dali. Isso sem contar o seu comportamento egoísta, prepotente e intimidador. No entanto, a multa é ilegal. A competência do agente de trânsito não se estende ao estacionamento do shopping. Se nós não desejamos um Estado policialesco (como eu acredito que seja o caso da maioria aqui) não podemos relativizar nossa posição política em função do tipo vítima do abuso. Muito me admira um suposto professor de Direito ficar recorrendo a uma contestação tão "baixa" perante o agente de trânsito quando a própria Lei está ao seu lado... Além de prepotente parece nem saber bem o Direito." - George Michel

    • Daniel Chaves Postado em 21/May/2015 às 00:02

      Há um Projeto de Lei (PL 460/11) que visa "Altera a Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro - para promover a fiscalização em edificações privadas de uso coletivo e dá outras providências." O PL é de 2011. Se já tivesse sido apreciado, votado e aprovado, as multas seriam mais que bom senso, seriam de acordo total com a lei. É só uma questão de tempo, espero eu.

  6. Sandra Postado em 20/May/2015 às 23:45

    Pior quem toma multa que vem da cabeça do agente e não tem como comprovar como cometeu. Levei uma multa em SP de um lugar que eu nunca fui, num dia que estava viajando fora do estado.. Pior que é a palavra do agente contra a minha. 128 reais e 3 pontos na carteira.. Muito mimimi de gente que está errada e sabe que está errada... Depois vai lutar contra a corrupção.. Não fizeram CFC? É obrigação do motorista saber que tem que usar placa de identificação de idoso...

  7. Rodrigo José Fernandes Postado em 20/May/2015 às 23:49

    Respeitar o próximo ninguém quer né? Agora me vem aí com mimimi de que são os agentes de trânsito que tão errados!?!? Toma essa multa muito bem dada no meio dessa cara-de-pau!

  8. José Ferreira Postado em 20/May/2015 às 23:53

    Quem garante que ele realmente tenha o número do ACM. Isso pode ser blefe.

    • Professora Postado em 21/May/2015 às 09:47

      Por esse raciocínio, se ele tivesse o numero do politico estaria tudo certo??? De fato, a corrupção, a busca de vantagem para si próprio começa no pensamento. E quando falamos (ou escrevemos, como é o caso) revelamos o pensamento acerca das coisas)

    • Rodrigo Postado em 22/May/2015 às 10:59

      (Outro Rodrigo) Entendi seu ponto, José, e faz sentido. A chamada da postagem faz equivocada conexão entre alegar ter contato de whatsapp de político com efetiva ação deste político no sentido de alguma ilegalidade (no caso, retirada de multa). Basta ler os comentários para ver que muitos são os que fizeram tal incorreta correlação. E, no mais, se o intuito é esse mesmo, basta acompanhar a multa, ver se vai ser retirada ou não e, caso o seja, o motivo de tanto. Foi retirada a multa? Pelo que vejo, foi, sim, devidamente mantida. P.S.: agora focando no "professor", se ele faz esse escarcéu num shopping, queria ver o que faria ele, ao ser multado dentro de eventual condomínio em que resida (também nos condomînios é aplicado o Código de Trânsito)...

  9. joelson Postado em 20/May/2015 às 23:55

    O ser humano, realmente, é uma piada. Só se interessa pelos próprios interesses, mas têm a cara de pau de falar em justiça. Justiça, no meu entender, é quando o direito de todos é preservado. Independentemente de interesses pessoais e egoístas.

  10. Tatiana Postado em 20/May/2015 às 23:58

    é sério q esse cara acha q a lei só vale na rua? ahahahhhaha pior é q vota gzuiz

  11. enganado Postado em 21/May/2015 às 00:32

    Sr. Quintanilha peça emprestada a Carteira da Polícia Federal-PF que o Aópio ganhou do vovô, que deverá server para estas horas. Como sabemos a PF_DB já tem um Partido de seu carinho e respeito e a reboque o DEM do ACM Neto (o CHAPINHA (alto e forte)-nome dado pelo ex-ministro Ciro Gomes que o tratou no Senado-Aí o vovô ACM mandou o sr. Ciro Gomes para a puta que pariu, lá no parlatório do Senado-Tá tudo gravado). Então Quintanilha, que feio hein! Dando carteirada em Seguranças e nos meganhas da PM. Quintanilha vá para S. Paulo que com certeza fará sucesso, pois sendo morador de S. Paulo, do PSDB/DEM; forte para distribuir porradas nos PETISTA/PRETOS/POBRES/PUTAS/PROFESSORES, aí vc pode estacionar até na Av. Paulista e ganhar de graça uma boa lavagem de graça no seu carro, de um lavador-pobre-preto-filho de uma prostitute-petista e namora uma professor de favela. Tá seu pilantra!

  12. Teresa Postado em 21/May/2015 às 00:51

    Esse povo e cego? Nao viu a pintura no chao? A placa ? E ainda acha um absurdo. Bom e nos Estados Unidos q se estacionar em vaga de cadeirante/idosos e 300 dolares de multa. E nao tem esse bate boce nao. Ele seria colocado no lugar dele nao hora.

    • Ricardo Postado em 22/May/2015 às 14:42

      Pois é, é isso que me irrita: querem "imitar" os EUA, mas só no que convém.

  13. Osvaught Postado em 21/May/2015 às 01:24

    Que legal.... vou abrir um estacionamento, e como sou EU quem controlo a sinalização la dentro, e não o poder publico, apareço com a sinalização proibitiva, chamo os agentes e depois divido com o prefeito... ja que posso sinalizar a "via" devo ter fé publica tb! Alias fecho as portas tb e os veiculos só sairam no guincho, direto pro patio... isso numa quinta vespera de feriado pros veiculos só poderem sair na segunda e pagarem 4 dias de estadia... só em terra sem lei mesmo...

    • Rodrigo Postado em 22/May/2015 às 16:10

      (Outro Rodrigo) Osvaught, lamento por você desconhecer a lei e achar que a aplicação de uma lei implica em a terra ser sem lei. Que pena... Leia o art. 2 e parágrafo único do Código de Trânsito Brasileiro e você se informará melhor e, sim, elogiará a correta aplicação da lei: " Art. 2º São vias terrestres urbanas e rurais as ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre elas, de acordo com as peculiaridades locais e as circunstâncias especiais. Parágrafo único. Para os efeitos deste Código, são consideradas vias terrestres as praias abertas à circulação pública e as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas.". Do shopping ao condomínio, aonde quer que haja circulação de veículos, ali será aplicável a lei, pois.

  14. José Postado em 21/May/2015 às 02:12

    Esperar o que de um eleitor do Aécio? Eles são assim, hipócritas e corruptos por natureza.

    • Humberto Postado em 21/May/2015 às 10:11

      concordo

    • poliana Postado em 21/May/2015 às 12:29

      é um coxinha baiano. infelizmente, aki tb temos essa praga!

  15. Sonia APL Postado em 21/May/2015 às 02:19

    O Infeliz não tem o zapzap do prefeito ACM NETO (DEM). Ué, é só ligar para o amiguinho que malha com ele na academia. Diga na cara dele, Prefeito Antonio Carlos Magalhães Neto, você é um ladrão, corrupto, esta roubando o cidadão baiano. Opa, ele não vai fazer isso! Pq o seu discurso é de arrogância e prepotência com funcionários que estão cumprindo ordens. Aquele discurso quase dizendo "VOCÊ SABE COM QUEM ESTA FALANDO?" Pq ele não coloca agora em seu face FORA ACM NETO???? Deveria

  16. disse o Henrique: Postado em 21/May/2015 às 06:27

    "mesmo previsto legalmente, para mim, é inconstitucional"

  17. Denisbaldo Postado em 21/May/2015 às 08:07

    Um puta barraco tentando justificar o injustificável e ainda por causa de 50 conto. O mentecapto citou até a CF/88 em suas teses absurdas. Pobres agentes de trânsito tendo que manter a calma diante de uma excrescência dessas.

  18. Ricardo Postado em 21/May/2015 às 08:09

    Claro... Classe média alta = Protesta contra o governo e votou (vota) em Aécio... Quanto maniqueísmo... Claro que o cidadão desta reportagem é um saco de lixo (para dizer o mínimo)... agora supor que ele é assim porque "vota no Aécio" é muita manipulação... peraí que vou achar uns leões de chacara que comem pão de Mortadela que vão em eventos da CUT para colocar por aqui...

  19. Vicente Postado em 21/May/2015 às 08:59

    Parabéns aos agentes que cumpriram com seu dever! A regra tem que ser pra todos, senão, não é regra. Como pode um professor universitário, e de direito ainda, ser tão inconsciente?

    • velhos baianos Postado em 23/May/2015 às 13:05

      parabéns !

  20. Camila Postado em 21/May/2015 às 09:04

    Interessante. É claro que o sujeito não tem razão em reclamar, pois estacionou onde não deveria, no entanto, o próprio idoso acabou sendo multado.. é, realmente sem sentido isso ai... Agora quanto a esses comentários, de esperar o que de um eleitor de Aécio, ahh quanta baboseira... não interessa em quem o sujeito vota, tá errado e pronto. Ficar aqui dizendo que ele é assim pq vota em Aécio? Como assim? Esse pessoal está onde mesmo hein? Toda a classe média desse país votou em Aécio? Essa discussãozinha ridícula de partidarismo, antipartidarismo é um dos problemas desse pais. Políticos são mentirosos, todos eles, não interessa partido e orientação (esquerda, direita). Todos são horrorosos!

  21. Riaj Postado em 21/May/2015 às 09:18

    Ricardo leva pra casa o eleitor do aécim, pois ambos se merecem. Quem é o playboy do aébrio que não fez bafômetro quando dirgia bêbado. Farinha do mesmo saco. E ainda o aécim vem falar no impitim.Vá chafurdar com essa gentalha.

  22. Bruno Postado em 21/May/2015 às 09:28

    Corrupção,fraude,falta de caráter são apenas alguns adjetivos dados a esses senhores,q são os piores e mais desleais seres humanos pois são esclarecidos possuem boas condições financeiras e querem levar vantagem em td....a cada dia minha vergonha aumenta de ser brasileiro

  23. Ilmar Postado em 21/May/2015 às 09:35

    A teoria desse idiota é igual aquela teoria de que "pombo não caga voando", ou seja , não serve pra porra nenhuma , pague a multa e cale-se seu FDP!!!!

  24. eu daqui Postado em 21/May/2015 às 09:37

    Mas se o cara foi ali pra malhar pq então não aproveitou pra ir a pé e já chegar com a parte aeróbica resolvida?

  25. Humberto Postado em 21/May/2015 às 10:09

    esse é o retrato do descaso da classe média brasileira, que não obedece as leis, argumentam com falácias, e acham que podem fazer o que quiser sem responder a ninguem.

  26. Eduardo Ribeiro Postado em 21/May/2015 às 10:16

    O playboy elitizado paga quase quinhentão (!!!!!!!!!!!!) de academia (eu pago 80,00 e acho caro), parou o carrão na vaga reservada, manda um mimimi eterno porque não quer pagar 1/10 da mensalidade da academia na forma de multa, multa essa que recebeu CIENTE de que estava errado, e justifica o erro "porque não tem manobrista". E ainda dá a "carteirada". E se sente injustiçado, pede moralidade, é tucano, "contra a corrupsaum fora PT"...é a cara da direita canalha brasileira, um digno ÍCONE DA DIREITA BRASILEIRA.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 21/May/2015 às 10:18

      Olha esse animal aos 7:10 do vídeo. "mimimi é uma situação que eu sei que está prevista em lei, mas em primeiro lugar....mimimi". SE SABE QUE ESTÁ PREVISTA POR QUE FEZ ERRADO E POR QUE DISCUTE? Eu não serviria pra esse trabalho, eu no lugar dos agentes (aliás, parabéns a eles) perderia a paciência.

    • poliana Postado em 21/May/2015 às 12:30

      eduardo, taí o coxinha baiano. n difere muito dos coxinhas de sp, né?!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 21/May/2015 às 14:02

        Tem jeito não, esse povo é tudo igual. Coxinhando Brasil afora.

  27. Verano Magalhães Postado em 21/May/2015 às 10:36

    Está precisando a transalvador fazer uma visitinha nos supermercados.

  28. Chico Caxias Postado em 21/May/2015 às 10:46

    Mas que cara de pau esse guarda, como vai multar um cara que tem watssap do ACM?Tá totalmente errado esse agente, o professor tá certissimo porque nesse país o errado tá certo e certo tá errado. Faz-me rir.

  29. Chico Caxias Postado em 21/May/2015 às 10:46

    Mas que cara de pau esse guarda, como vai multar um cara que tem watssap do ACM?Tá totalmente errado esse agente, o professor tá certissimo porque nesse país o errado tá certo e certo tá errado. Faz-me rir.

  30. João do Pé Postado em 21/May/2015 às 15:29

    Não sei se pior é a estupidez dos infratores ou a defesa proferida por alguns nesse espaço.

  31. Antonio Postado em 21/May/2015 às 15:39

    Qdo eu vou ao shopping, diversas vezes nao encontro vagas perto da entrada, somente as pra deficientes, o que eu faco? rodo e estaciono longe mesmo. Meu pai é idoso e nao anda direito por conta de uma operacao, fico imaginando se esses daí tivessem ocupando a vaga do meu pai. Respeito e educacao estao nas pequenas atitudes do dia-a-dia.

  32. Line Postado em 21/May/2015 às 18:29

    Na Bahia quem vota no dem e na dinastia Magalhães geralmente vota no psdb também. Os Magalhães também são donos da emissora filiada da rede globo por aqui. Não sei se ele tem o contato de acmneto ou se usou isso para intimidar os agentes de trânsito contando com o que resta do coronelismo local. Ele parece ser o típico classe mérdia metido a rico, pois se fosse rico de verdade não estaria chorando por pagar R$ 450,00 numa academia. Coisa que ele faz porque ele quer, afinal não tem ninguém obrigando ele a frequentar uma academia tão cara sem tem condições de pagar e deve fazer mais por exibicionismo e busca de status.

  33. Carlos augusto rodrigues Postado em 21/May/2015 às 18:55

    Tipico do carlismo, nada de novidade.

    • velhos baianos Postado em 23/May/2015 às 12:36

      E são essas malas que dizem querer "mudar" o país... Não mudam nem a eles mesmos... Típico da burguesia de Salvador...

      • eu daqui Postado em 25/May/2015 às 11:20

        E o proletariado doido ascender socilamente e fazer ainda pior........

  34. soda cáustica Postado em 23/May/2015 às 15:00

    Tô com dor no queixo de tanto rir !!! O que foi mais cômico: a pseudo aula de direito do playboy ou o coxinha pobre de direita ?

  35. Leonardo Postado em 26/Jun/2015 às 18:05

    Eu acho que essa história do carteiraço vai evoluir até chegar a um ponto onde irá virar uma bagunça, e sabe se lá que tipo de caos vai ser criado. O povo não vai mais acreditar na lei, não vai mais respeitar a constituição nem qualquer outra forma de lei. Vai ser tudo decidido na bala ou na faca... ou vai ser uma repressão geral, onde vai ter câmera até dentro do banheiro da casa de cada um. Pode parecer "Meu deus quanto drama", mas sempre dão um jeito de criarem formas de vigiarem o povo em todos os lugares sem que pareça absurdo... agora a EPTC vai usar câmeras para multar. Ok, tem o lado bom da segurança... mas aí que continua mais um pouco da sua liberdade sendo reduzida...

  36. Luiz Costa Postado em 28/Jun/2015 às 17:41

    É INACREDITÁVEL! Brasileiro não gosta de seguir a lei. Quando comete alguma infração ou delito USA A LEI A SEU FAVOR. Mas continua MAL EDUCADO. Outra coisa MALDITOS ADVOGADOS!!!