Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mídia desonesta 09/May/2015 às 15:07
26
Comentários

Mujica desmente factoide de O Globo sobre Lula e mensalão

Mujica desmente O Globo e afirma que nunca conversou com Lula nem com nenhum outro brasileiro sobre mensalão: “e olha que já falei com muitos brasileiros”. Ex-presidente uruguaio reiterou a admiração pelo brasileiro e falou também do difícil momento político enfrentado pelo governo Dilma Rousseff

mujica lula mensalão
“Lula jamais falou comigo sobre mensalão”, diz Mujica

O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, comentou neste sábado (9) a polêmica notícia criada pelo jornal O Globo e repercutida pelos principais veículos de comunicação do Brasil que dizia sobre a confissão de Lula sobre o mensalão.

Mujica afirmou que a pauta do mensalão jamais fez parte das conversas entre ele e Luiz Inácio Lula da Silva.

“Aparece o amigo Lula ali conversando comigo sobre o ‘mensalão’, mas nunca falei com um brasileiro sobre o ‘mensalão’, e olha que já falei com muitos brasileiros. Se os jornalistas escreveram isso, é por conta deles”, disse Mujica, referindo-se às suposições levantadas pelo texto do jornal O Globo.

De acordo com a biografia “Uma ovelha negra no poder”, Lula teria contado a Mujica no início de 2010, numa reunião em Brasília, que tinha que “lidar com muitas coisas imorais, chantagens” e que “esta era a única maneira de governar o Brasil”.

“Ele me falou das pressões e das chantagens. Mas nada de dinheiro ou de corrupção”, confirmou Mujica.

Questionado se também teria sofrido pressões semelhantes no Uruguai, Mujica foi direto: “Por sorte somos um país pequeno. Mas também tivemos de lidar com isso. No meu país, houve uma campanha para não termos maioria parlamentar, para que o governo não tivesse tanto poder. Sempre brigamos para ter a maioria. Do contrário, os governos ficam trancados”, enfatizou o ex-presidente à Agência Estado.

Admiração

Mujica fez questão de reforçar o seu apreço pelo ex-presidente Lula, chamando-o de ‘capitão político da América’.

“Tenho 80 anos e me atreveria a dizer que Lula é o maior presidente que o Brasil já teve. Tomo Lula como um modelo, um progressista que nunca procurou a tensão”, disse.

Governo Dilma

Perguntado a respeito das dificuldades que o atual governo da presidente Dilma enfrenta, com baixa popularidade e protestos nas ruas, Mujica considera que há muitos interesses escusos nos bastidores da política brasileira.

“Dilma está enfrentando meios muito poderosos. Mas pelo seu passado, a essa altura da vida, ela não tem um perfil de uma pessoa corruptível. O Brasil parece ter meios de multiplicar as pressões sobre os governos. Há uma técnica, teorizada inclusive, que está sendo aplicada no Brasil. É uma tática para atingir um governo civil sem usar a violência”, afirmou.

O ex-presidente uruguaio falou em ‘golpe sem armas’ para se referir ao conturbado momento político brasileiro.

“É um golpe sem armas. Sem usar a violência. Se aproveitam de falhas do caráter humano para poder derrubar um governo que acaba de ser reeleito”, finaliza.

Autor da biografia também desmente O Globo

Antes de Mujica, o jornalista Andrés Danza, um dos autores do livro Una Oveja Negra Al Poder (“Uma ovelha negra no poder”), já havia desmentido o factóide criado pelo jornal O Globo (veja aqui).

“Não, Lula estava falando sobre as ‘coisas imorais’ e não sobre o mensalão. O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é difícil governar o Brasil sem conviver com chantagens e ‘coisas imorais’”, afirmou Danza.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Herivelton Postado em 09/May/2015 às 15:52

    Um tomate podre,estraga uma caixa inteira.Reflita antes de falar ou escrever algo sobre alguém,isso é muito sério.

  2. Pinheiro Postado em 09/May/2015 às 16:38

    Mujica deveria fazer uma visitinha pro Aécio, Cunha e outros babacas do Congresso e de quebra acender um baseadão na cara daqueles otários.

    • Paulo Santos Postado em 10/May/2015 às 12:18

      Negativo. Antes de visitar estes (alvo errado) deveria visitar a extrema esquerda (psol, pstu, pc do B, e outros) que são os militantes (eu disse militantes) contra o Governo (e não só contra o PT). desvie sua flexa.

    • paulo santos Postado em 10/May/2015 às 12:30

      Será que ele levou cachaça para o outro lado? Se sim, pode levar o baseado para os q vc mencionou.

  3. Herivelton Postado em 09/May/2015 às 16:43

    E vc no lugar dela faria?acorda Brasil,ja nao somos adolescentes,vamos cair na real.Caminhar c/ nossos proprios pés.Pensar, lêr,ter-mos personalidade.Nao somos Maria vai c/ as outras.

  4. poliana Postado em 09/May/2015 às 17:00

    e agora, cesar maria diego souza??? o q vc diz? satisfeito ou ainda acha q mujica entendeu q lula se referia ao mensalão??!!

    • Benjamin Prizendt Postado em 10/May/2015 às 18:57

      Diego, uma pessoa que perdeu um dedo em acidente de TRABALHO não merece preconceito. Ainda tem mais: Lula, por ser um simples operário na época, não foi beneficiado por uma operação mais criteriosa que teria POUPADO cerca de 2/3 do dedo acidentado. Por ser operário, também perdeu a esposa no parto de sua filha. Vamos mais devagar com nossos preconceitos (o primeiro passo é ter consciência deles).

    • Eduardo Ribeiro Postado em 11/May/2015 às 17:18

      Diego é do tipo que mesmo se Lula tivesse transformado o Brasil numa Noruega ele estaria reclamando...se morde só de ler escrito o nome de papai...pensa em suicídio ao lembrar que esse cabeça-chata, esse semi-analfabeto, esse peão, é um dos maiores nomes da história desse país. Meu presidente incomoda demais.

  5. poliana Postado em 09/May/2015 às 17:08

    e vc, marcio ferreira, algo a dizer????? como foi q vc disse na matéria anterior mesmo? "pior cego é aquele q não quer ver"...oi?????????e então...o q vc diz agora???? satisfeito????

    • Márcio Ferreira Postado em 10/May/2015 às 10:05

      Agência Estado, do grupo Estado de São Paulo... Quando a mídia golpista fala bem do Buda de barba você engole fácil, né! Poliano, seu comédia!

      • Thiago Teixeira Postado em 11/May/2015 às 08:04

        E desde quando a mídia burguesa paulistana tem credibilidade?

      • Márcio Ferreira Postado em 11/May/2015 às 10:17

        Desde quando? Sempre que a mídia burguesa paulistana alivie a barra de um petista. Você viu de quem é a entrevista reproduzida pelo site? Agência Estado, do grupo Estado de São Paulo. Ah, essa mídia golpista! Deve ter deturpado as declarações do Mujica, como sempre! Tem que ser muito "burro, canalha, coxinha" para acreditar nessa notícia!

  6. leonardo Postado em 09/May/2015 às 19:44

    Depois de perceber a cagada , o comuna voltou atrás!

    • Ricardo Postado em 10/May/2015 às 17:13

      Vc leu o texto da biografia?! Ou só a "conclusão" publicada?! Pense pela tua cabeça.

  7. Deisi Postado em 10/May/2015 às 01:57

    A mídia golpista tenta, tenta mais só o PT é tetra, Lula em 2018 nos braços do povo. Aos reaças só resta bater panelas. O Mujica é genial, meu ídolo, amigo do Lula, mais um factoide derrubado. Quem não tem dinheiro para ir pra Miami, bate panelas e chora!

    • paulo santos Postado em 10/May/2015 às 12:36

      Não, absolutamente. Tetra seriam todos os partidos q levaram o Lula e Dilma ao poder. Neste grupo, o PT cedeu APENAS os presidentes, mas o governo não é só do PT. Elementar isso.

    • Sergio Postado em 11/May/2015 às 10:43

      É por isso que existe um exército fake pago pela direita incapaz invadindo as redes. É o desespero por saber que em 2019 assume Lula e fica até 2026. O que me preocupa é quem será o sucessor de Lula para 2026. Mas até lá, daqui a quase 12 anos, já o teremos.

      • poliana Postado em 11/May/2015 às 18:39

        sergio, se tudo der certo, marcelo freixo do psol será o sucessor do pt em 2026, na presidência da república.

  8. Gustavo Postado em 10/May/2015 às 05:00

    Mujica comentou onde? pra quem?

    • Maiquel Borges Postado em 10/May/2015 às 06:05

      Que tal aqui, Gustavo?? http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lula-jamais-falou-em-mensalao-nas-conversas-comigo,1684209

  9. Silva Postado em 10/May/2015 às 08:46

    Q que faz aqui reaça, vai ler o globo, lá encontrará tudo que procura. Mentiras e manipulação, perdeu mais uma coxinha.

  10. felipe Postado em 10/May/2015 às 17:10

    Verdade gente o Lula nunca soube do mensalão nunca soube de corrupção e de nenhum problema, gostaria muito de viver num pais assim onde o faz de conta acontece. Bobo quem acredita nisso, são tudo laranja do mesmo saco.

    • Ricardo Postado em 10/May/2015 às 17:15

      Até acho que o Lula sabe, como a Dilma sabe, como o FHC sabia das tramóias no seu governo, como QUALQUER UM sabe como funciona a política no Brasil. Isso é uma coisa. Outra coisa é obedecer o devido processo legal: quer responsabilizar?! Prova. O que vale para o FHC deve valer para o Lula.

      • felipe Postado em 10/May/2015 às 20:17

        Ta bom então porque não fizeram nada com o FHC não deveriam fazer com o Lula ou a Dilma? Absurdo pensar errou temcque pagar e pronto pode ser QQ um.

  11. Thiago Teixeira Postado em 11/May/2015 às 08:09

    maria cezar diego Souza troll, vá assistir República do Stand-up, seu poser.

  12. Eduardo Ribeiro Postado em 11/May/2015 às 10:45

    Poxa...eu nunca vi uma bomba atômica virar um estalinho. E foi tão rápido....eu nem fico muito de trollagem, porque dá um pouco de dó. Fico chateado de verdade pela direita, pelos reacinhas, pela coxinhada, pelos paneleiros, essa gente bonita que achava que ia trucar todo mundo com esse estalinho do papai Mujica. Isso tem um nome, meus caros coxinhas: ejaculação precoce.