Mailson Ramos
Colunista
Compartilhar
Mídia desonesta 06/May/2015 às 18:01
40
Comentários

Lula na mira: quando o alvo é bom de briga

As ditas grandes revistas brasileiras adoram uma capa do Lula. Vende e chama a atenção, mesmo quando o conteúdo não tem uma frase de veracidade, o que não é incomum a algumas destas publicações. Mentir e criar factoides se transformou numa espécie de fetiche macabro

lula pt esquerda mídia desonesta comunicação

Mailson Ramos*

A metralhadora giratória da imprensa golpista não segue script. Desta feita, como em tantas outras, o ex-presidente Lula é investigado. Investigado por tráfico de influência. Parece que os temerosos oposicionistas perceberam a invalidade do ataque a Dilma Rousseff, uma presidente eleita democraticamente e com popularidade intocável entre as classes menos favorecidas, a quem ela mais se dedica. Enquanto a oposição divagava em sonhos e surrealismos presentes, a militância de esquerda prognosticava os sucessos de 2018. E encontrou coro nas últimas afirmativas de Lula. Bom de briga, ele jamais descartou a possibilidade de disputar daqui a quatro anos. Coloca a oposição em palpos de aranha.

As ditas grandes revistas brasileiras adoram uma capa do Lula. Vende e chama a atenção, mesmo quando o conteúdo não tem uma frase de veracidade, o que não é incomum a algumas destas publicações. Mentir e criar factoides se transformou numa espécie de fetiche macabro da imprensa brasileira, afinal, todo dia é dia de publicar um escândalo independente da apuração dos fatos ou da incolumidade dos envolvidos. O mandamento primeiro é criar a matéria e acusar. Não importa se depois a consistência das acusações subir nos ares feito fumaça. É, sobretudo, a fumaça destas acusações o combustível para alimentar uma trupe bem nascida e ignara que se presta ao desserviço da alusão ao golpismo.

Leia aqui todos os textos de Mailson Ramos

O vicioso círculo de acusações sem fundamento não parte senão da justiça brasileira. Em Curitiba existe um juiz que prende para somente depois investigar. O Brasil tem um procurador-geral da República que deixou escapar um escândalo de 5,5 milhões de reais na estatal de Furnas por não conseguir “evidências” ou encaixar a investigação noutra operação. Assim como é tendenciosa e seletiva a imprensa, também o é a justiça. Procuram-se mil motivos para fustigar o governo e as pessoas que estão relacionadas a ele. Basta ser petista para entrar em roteiro de investigação. Não cai uma folha de uma árvore sem a culpabilidade da Dilma ou do Lula.

O alvo é bom de briga

Enquanto isso, a imprensa faz mágica. Esconde do Brasil a CPI do HSBC e os sucessos das investigações sobre a Operação Zelotes. Aliás, o amigo internauta se lembra de quando foi a última vez que ouviu ou leu notícia referente a estes assuntos? Apagaram-nos da agenda midiática do dia para a noite. Afinal de contas existem outras temáticas mais interessantes e é desta maneira que se pode perceber a seletividade da imprensa dos assuntos que interessam não à República, mas às suas necessidades explicitamente hegemônicas. Além de Lula, também o publicitário João Santana foi alvejado. Mas este, assim como o Lula, parece ser bom de briga. Apresentou imediatamente as comprovações documentais de suas transações financeiras e exigiu que, tão logo a justiça reconheça sua lisura financeira, também se retrate publicamente pelos eventuais prejuízos causados a ele e à sua empresa.

É assim que se deve tratar as empresas de comunicação e a justiça pelo péssimo hábito de devassar vidas alheias em busca de crimes que jamais serão encontrados. Querem fazer crer em crimes inexistentes e utilizam, como disse o ministro Teori Zavaski, de medidas mediavalescas para extrair dos investigados aquilo que talvez nunca existiu. Se a imprensa sofre a ditadura da promiscuidade, o judiciário passa por um processo similar, já batizado por um colunista como ditadura branca. É possível pensar que estas ditaduras estão interligadas por uma lacuna da democracia. Estão posicionadas ali todas as forças que impedem a ascensão o poder popular. É neste espaço onde se mobiliza uma força ímpar capaz de girar a mira da metralhadora. Querem alvejar o líder petista. Querem. Permanecerão querendo. Porque o alvo é muito bom de briga.

*Mailson Ramos é escritor, profissional de Relações Públicas e autor do blog Nossa Política. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Roger Postado em 06/May/2015 às 18:41

    Qualquer semelhança do diego com alguns integrantes de torcida organizada é mera coincidência...vamo q vamo

  2. Silva Postado em 06/May/2015 às 20:27

    Quanto recalque coxinha, Lula ganhou do Serra, Ganhou do Alckmin, 2x, foi responsável pela eleição da Dilma, 3, foi responsável pela reeleição da Dilma, 4. Aos reaças só resta bater panelas e espumar de tanto ódio. Lula é um gênio! 28 Títulos Honoris Causas, tem um poder de convencimento, que nem outro tem, tanto é que são 4 eleições perdidas. Em 2018, será quinta, a vocês coxinhas chorem na cama que é quentinho, Já passaram seis meses da eleição aceita que doí menos, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

    • RafaeL Postado em 06/May/2015 às 21:00

      Parece-me que o 'diego' não cansa de ser nocauteado por aqui, rsrsrs... No mais, em 2018, não descarto um suicídio do mesmo ao ver Lula ser eleito.

    • RafaeL Postado em 06/May/2015 às 23:30

      Aê, 'Rodrigo', se chamar o Lula de ladrão sem provar não é ser coxinha, rsrsrs... Mas os perdoo. Afinal, estão apenas com medo de 2018.

  3. Silva Postado em 06/May/2015 às 20:28

    Inveja e ódio causam câncer cesar souza!

  4. Rodrigo Postado em 06/May/2015 às 20:53

    Um homem com a trajetória do Lula merece respeito, independentemente de partido. Alias o que as pessoas não entendem é que temos que respeitar até mesmo os desafetos. Eu, por exemplo, não estava gozando de boas condições financeiras no tempo que o FHC era presidente, estava fazendo universidade federal, e o cara queria privatizar a universidade, entre outras mazelas do indivíduo. Posso até odiá-lo por isto, mas nunca vou ficar dizendo bravatas. Muito menos falando coisas desconexas e sem o menor sentido como a coxinhada faz.

  5. RafaeL Postado em 06/May/2015 às 21:08

    Não tem como não gostar de um cara que vive a ser investigado e criticado pela mídia golpista e, mesmo assim, segue firme e forte para mais uma eleição. Honra intocável! Lula 2018!

  6. Itajaci Postado em 06/May/2015 às 21:34

    Seria bom que admitissem, lessem e ficassem sabendo a mudança de vida que a classe pobre teve, a classe média média e tmb a alta pq todos se beneficiaram com os governos de Lula e Dilma. Infelizmente essa turma é mal informada e não observa que o que está em jogo não é acabar com corrupção, sobre o retrato da corrupção tem uma cartilha do MP- PE e é do tempo dos governos antipetistas. De modo que o objetivo é tirar o PT do páreo para as eleições futuras.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 07/May/2015 às 11:10

      """""""Seria bom que admitissem, lessem e ficassem sabendo a mudança de vida que a classe pobre teve.""""""". Cara...o pior de tudo é que eles JÁ SABEM. É exatamente por saberem que agem do jeito canalha com que tem agido. É incômodo pra eles lidar com isso, eles não conseguem aceitar a empregadinha-pretinha frequentando o mesmo shopping, mesmo restaurante e fazendo a mesma viagem de férias (indo de avião inclusive), não conseguem aceitar que agora suas SUVs importadas tem que dividir espaço na rua com o carro do peão-trabalhador, que seus filhos playboys estão sentados todo dia do lado da filha da faxineira na universidade. Pra eles isso é a morte, é uma degeneração, uma ofensa imperdoável.

  7. enganado Postado em 06/May/2015 às 23:00

    dieguinho. Onde o FHC enfiou a GRANA do roubo na venda da Vale do Rio Doce? Valia 33 bi dólares e o fdp vendeu por 3 bi dólares. E aí? Pela sua defesa deste ladrão e corno da amante (Míriam Dutra) vc deve ter levado algum deste Roubo e/ou em algum outro como o PROER dos Bancos/SIVAM/Pasta Rosa/Conta do Cayman/SUDENE/Fórum de São Paulo/venda das ações da PETROBRAS na bolsa de N.Y/ ... , não consigo parar .... rsrsrsrsrsrsr

    • Seu Zé Postado em 07/May/2015 às 12:03

      É mesmo, Diego? Mostre aí esses roubos.

  8. enganado Postado em 06/May/2015 às 23:11

    maria. Vc consegue explicar as 4(quarto) contas do Aópio em Luxemburgo? E ainda o roubo dos 4.5 bi ROUBADOS do est. de Minas Gerais? E a Lista de de FURNAS? Vc já imaginou se o LULA estivesse metido em alguma roubalheira desta? Vc por acaso pensou se o LULA tivesse nomeado algum genro para a Presidência da PETROBRAS? O FHC colocou o Zilberstaein e o mesmo colocou um par de chifre na filha do FHC e foi embora com a secretária, vc já imaginou o que diria a MíRdia do BRASIL=Anglo-Norte Americana-Semita=rede gRoubo só deste episódio? Tenho pena de vc, pois se chegar perto de qq dos amores com certeza vão estuprá-la na primeira esquina. Vá lá e sinta o nível de educação dos seus preferidos.

    • Pereira Postado em 07/May/2015 às 11:23

      Como ? 4,5 bi de MG ? só o petrolão levou mais de 20 bi e o mensalão ? Fora a farra das construtoras. As contas do Aécio ? e daí ??? como se o Aécio representasse a direita e os coxinhas. Só votamos em Aécio porque não tinha outro. Se fosse o maguila, teríamos votado no maguila. Como se não soubéssemos e precisássemos da globo para saber que o PSDB é um partido de safados. Aliás PSDB = Partido Só De Bundões. Não temos um partido que nos represente, pode ser que seja criado, bem como não temos ainda lideranças políticas no CN, coisas que serão obrigatórias. A questão é a diferença de corrupções, por um lado temos a corrupção que o objetivo é apenas o enriquecimento pessoal; de outro, uma corrupção institucionalizada cujo objetivo é sustentar estruturas de poder. Sem falar, de como o PT nos anos 80 e 90 cresceu. Cresceu com o marketing do partido da ética, do partido sem corruptos e fazendo o denuncismo da corrupção dos outros; hoje é só um triste cadáver tentando dizer que nos outros também há corrupação.

    • Pereira Postado em 07/May/2015 às 11:25

      A tentativa de nos vincular com o PSDB é motivo de chacota nas rodas em que entro para deabter política.

      • silva Postado em 08/May/2015 às 08:22

        Pereira evangélico fundamentalista, homofóbico, eleitor do psdb, odeia todos que votam no Pt!,

        • Pereira Postado em 08/May/2015 às 10:02

          Homofóbico que deixou um homossexual assumido batizar seu filho. Que homofobia. heheheh

        • Ser pensante Postado em 08/May/2015 às 21:12

          Cara, cê não tem vergonha de sair comentando besteira? Sei lá, você não se sente nem um pouquinho envergonhado da sua ignorância? Gente, que incrível.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 07/May/2015 às 11:36

      """"""como se o Aécio representasse a direita e os coxinhas. Só votamos em Aécio porque não tinha outro."""""" Não é que não tinha outro. Cada partido indica UM, não tinha mesmo como haver outra opção pra vocês. Aécio era o PSDB na última eleição, de modo que por consequencia vocês coxinhas necessariamente votaram nele. Se fosse eu, ou um bode, ou um pedaço de madeira, não mudaria nada, seu voto seria em qualquer estrume que o PSDB botasse lá pra concorrer. A comédia da vez agora, pelo que estou vendo, é a coxinhada tentando se desvincular do PSDB, "ui nós nunca votamos no PSDB, o PSDB não nos representa". Estamos de olho.

      • Pereira Postado em 08/May/2015 às 09:59

        E tu queria que eu votasse em quem dos outros ? Na lunática da Luciana genro ? Qual opção que tinhamos ? A esquerda hegemonizou o partidarismo político a ponto de só agora alguém tenta levantar a direita de novo. Arrecém agora, passados 30 anos do fim do regime militar temos um movimento pequeno de direita verdadeira. A esquerda ja dominava as edições de jornais e revistas a partir dos anos 70, a censura se limitava à notícias referidas a perseguição das guerrilhas armadas. Qualquer historiador sério sabe disso. Vocês tem ódio, porque não encontram meios de distruir esse movimento, e eu digo o motivo principal : falta de intelectualidade. É aí que vocês vão perder, pois, se preocuparam muito com a militância e perderam intelectualidade. Hoje qualquer moleque que lê alguma coisa de Von mises, Dostoiévski, e coisas que nunca chegaram no Brasil como os livros de Ladislav Bitman está apto a por a nocaute gente como Marilena chauí, Vladimir safatle e sakamotos da vida. E sabemos que essa molecada lê muito mais que isso.

  9. Thiago Lopes Postado em 07/May/2015 às 09:47

    Dieguinho,vai latir em outro lugar

    • deisi Postado em 07/May/2015 às 14:02

      O cães ladram e a caravana passa! Chora coxinha o Lula tá na área, os reaças e oposição com ajuda da mídia golpista, estão em pânico, desespero total.

  10. Pereira Postado em 07/May/2015 às 10:05

    Lula é bom para mandar fazer arapongagem nos ministros do STF, comer cabritas, tentar estuprar colegas de cela e ser leva-e-traz dos DOI-CODI.

    • João do pé Postado em 07/May/2015 às 12:08

      mimimimimimimimimimi

    • Silva Postado em 07/May/2015 às 14:09

      Pereira como sempre exercendo seu lado cristão evangélico, vomitando ódio! Fico imaginando chega babar no teclado. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, chora reaça, chora. Melhor engole o choro.

  11. pedro luiz Postado em 07/May/2015 às 10:30

    LULA 2018 é nís

  12. Chora Coxa! Postado em 07/May/2015 às 11:00

    No dia em que algum desses batedores de teflon apresentarem pelo menos 01 (repito, UM) título Honoris Causa, pode ser que tenha algum crédito... Mas, como é um tanto improvável, permaneço rindo desses papagaios da Veja e da Globo... É Lula em 2018!!!!

  13. Eduardo Ribeiro Postado em 07/May/2015 às 11:02

    Reaçada pira. Bastou meu presidente dar as caras e a coxinhada já sai cortando os pulsos. Deve ser dificil demais ser vocês e viver tanta decepção. Tetra-perdedores, não vai ter terceiro turno, protagonizaram as maiores piadas de 2015 que foram as manifestações-gourmet/"passeio dos distintos e ricos homens brancos da elite", e agora terão que lidar com o retorno de PAPAI pra 2018. Que fase, coxinhas...

    • Eduardo Ribeiro Postado em 07/May/2015 às 11:31

      Esse é um que já está se rasgando, cospe no monitor e dá panelada na TV quando papai lulinha aparece. Não atente contra sua vida, por favor. Aceite de antemão a quinta derrota seguida, que assim o espírito já fica preparado e a dor passa mais rápido.

  14. julia Postado em 07/May/2015 às 11:11

    Texto excelente. O choro é livre e as panelas podem bater com mais força porque ele virá em 2018! Lula 2018.

    • José Carlos Postado em 07/May/2015 às 20:53

      Interessante é que as panelas eram de edifícios da classe coixista, não vi nenhuma imagem da globo mostrar panelaço nas periferias, por que será??

  15. Seu Zé Postado em 07/May/2015 às 12:02

    Rodrigo e Diego são aqueles do miimimimimimimiimimi

    • José Carlos Postado em 07/May/2015 às 20:46

      Ganhou, se reelegeu, elegeu e reelegeu Dilma e poderá se reeleger em 2018, caso isso aconteça, se muda para Miami, isso se você tiver grana, coxinha!!

  16. Zé Mané Postado em 07/May/2015 às 12:06

    E o Pereira no mimimimimimimimimi

  17. Thiago Teixeira Postado em 07/May/2015 às 18:16

    Tomara que o Câncer fique longe de você e de sua família.

  18. poliana Postado em 07/May/2015 às 19:17

    meu deus! q absurdo o q vc falou rodrigo!!! como o thiago falou, q deus proteja vc e sua família, e q essa doença nunca acometa nenhum de vcs. qta crueldade em suas palavras.

  19. RafaeL Postado em 07/May/2015 às 21:42

    Rodrigo, não sou cristão, mas tem uma frase na bíblia que gosto muito > "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem"... Espero que, algum dia, você coloque a mão na consciência e reflita sobre seu comentário acima.

  20. Silva Postado em 07/May/2015 às 22:35

    Se revelou Rodrigo, antes das eleições era mais contido em seu ódio, ficou tão transtornado com a derrota das urnas, que para ver seu candidato ganhar as eleições, deseja que o Lula morra. Desconfiei de do principio que esse era o verdadeiro Rodrigo. Sua mascara caiu e muito pior do que eu imaginava,´Mas para seu azar, Lula 2018, daí é só cortar os pulsos e morrer.

  21. Silva Postado em 10/May/2015 às 10:41

    Eu que sinto muita pena de você pereira, ao deitar e se levantar o ódio faz parte do seu dia, ninguém pode ser feliz cuspindo ódio. Não preciso ir longe, você é um exemplo, embora não reconheça. Como dezenas de padrinhos? Se enrosca na própria mentira! Para você aceitar um gay, só se ele se curar e se tornar um ex gay. A quem você pensa que engana, essa não colou! O se "pastô" deve ter curado né? Eu só feliz, não descrimino, não sou intolerante, respeito as diferenças. Sabe porque? Quando o padre disse:" Deus não faz distinção de pessoas", !Ame o próximo como a ti mesmo. Eu captei e tento por em pratica, não é fácil é um exercício diário, mas posso te garantir, sou feliz. quanto seu "pastô, citou o mandamento você dormiu, ninguém é feliz com ódio no coração. Tenho muita pena de você! Principalmente depois da ultima eleição, a ti só resta bater panela. Não precisa ter pena de mim! Sou muito feliz, abraços!

  22. aquino Postado em 10/May/2015 às 13:42

    esse Diego é uma mula

  23. fernando Postado em 06/Jun/2015 às 10:40

    Vejo multiplas pessoas que são desonestas, mesmo sabendo de tudo que se passa no país tem a cara de pau de alguns resumir nossa grave situação a um sentimento de inveja que uma suposta elite tem mediante os imensos ganhos financeiros e sociais da população mais pobre, população esta que será a maior prejudicada das consequencias de tamanha incopetencia e corrupção do governo dilmula (etmologia perfeita entre a junção destes dois...). Enfim, seria muito bom que aqueles que defendem o indefensavel, em vez dez de faze-lo por apoio financeiro ou cegueira ideológica, passassem a defender o Brasil como um todo...