Redação Pragmatismo
Compartilhar
Ciência 07/May/2015 às 23:40
8
Comentários

Site permite que você acompanhe a queda da nave russa em tempo real

Sites Spaceflight101 e SatView disponibilizam a trajetória em tempo real da nave russa Progress, que deve cair na terra nos próximos instantes

queda nave russa
As linhas na imagem representam os locais onde a nave cargueiro russa pode cair. Acompanhe o trajeto da nave em tempo real nos links indicados abaixo

(ATUALIZAÇÃO 08/05 / 9:00)A espaçonave russa “Progress M-27M” alcançou o solo terrestre nesta quinta-feira (8). O foguete, que estava caindo descontroladamente em direção à Terra, desintegrou-se sobre o Oceano Pacífico nesta madrugada, sem provocar danos.

___________

A nave espacial russa Progress M-27M, sem controle desde a última semana, deve atingir a superfície terrestre na madrugada desta sexta-feira (8). O veículo não-tripulado ganhou a atenção da internet logo depois que a Rússia afirmou ter falhado em todas as tentativas de retomar seu controle e alertado o mundo inteiro que a nave pode cair em qualquer parte da Terra – ainda que, provavelmente, boa parte de sua estrutura será desintegrada após entrar na atmosfera.

A nave ficou vísivel em diversas partes do Brasil na quarta-feira (6). Nesta quinta-feira, a nave teria sido filmada cruzando o céu da Argentina por astrônomos amadores. “O cargueiro se desintegrará ao atravessar as camadas da atmosfera da Terra. Apenas alguns pequenos fragmentos chegarão à superfície do planeta”, informou a agência espacial russa Roskosmos.

É muito provável que ela caia no oceano, assim como outras cápsulas espaciais, e principalmente pelo fato que a Terra tem grande parte da sua superfície formada por oceanos. A nave, que pesa pouco mais de sete toneladas, está girando descontroladamente a aproximadamente 30 rotações por minuto. É possível seguir o trajeto da espaçonave em tempo real por dois sites confiáveis: Spaceflight101 e Satview.

Queda no Brasil?

O mundo inteiro está acompanhando a queda e é claro que as pessoas se preocupam com o lugar em que vai acontecer.

O Brasil está fora das rotas que traçam os destinos mais prováveis da queda da Progress M-27. As linhas da imagem que ilustra o texto representam os locais onde a nave cargueiro russa pode cair. Acompanhe a trajetória em tempo real da espaçonave aqui.

Annibal Hetem, professor de Engenharia Espacial da Universidade Federal do ABC, afirma que cientistas do mundo inteiro vão calcular o local onde a nave vai cair assim que ela entrar na atmosfera. Ele disse que, nessa hora, eles terão no máximo 15 minutos para informar a população de áreas habitadas, se a nave estiver em direção ao continente. Mas o mais provável é que ela caia no mar, em uma área desabitada ou no deserto.

Velocidade

A nave Progress anda numa velocidade enorme: 25 mil quilômetros por hora, aproximadamente. Ela leva menos de uma hora e meia para dar uma volta completa na Terra. Para se ter uma ideia, na tarde desta quinta-feira (7) ela foi do norte do Amazonas ao sul do Paraná em pouco mais de seis minutos.

O acidente

Em 28 de abril, algumas horas depois do lançamento da Progress M-27, que seria acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), a nave de transporte de material e mantimentos deixou de responder aos engenheiros russos e começou a ter reações incontroláveis.

A agência russa ainda tentou fazer uma manobra para o pouso seguro da nave, o que não foi possível. A perda da nave de carga vai custar cerca de 500 milhões de euros, mas não põe em risco a tripulação da ISS, que tem reservas para vários meses. Uma nave de abastecimento Dragon, da empresa norte-americana SpaceX, deve chegar à ISS a partir de 19 de junho, levando mantimentos e outros materiais necessários para a vida no espaço.

Além do material, a Progress também transporta uma réplica da bandeira soviética que o Exército Vermelho hasteou em 1945, em Berlim. Ela seria utilizada pelos astronautas russos da ISS para celebrar o 9 de maio, data que marca a vitória aliada contra os nazistas na 2ª Guerra Mundial.

com agências

Recomendados para você

Comentários

  1. Esmael Leite da Silva Postado em 08/May/2015 às 00:12

    Outro site diz que ela não vai cair no Brasil, tinha alguma esperança, mas parece que não vai cair por aqui mesmo. mais uma ajuda dos céus que não vem e o PL 4330 continua em andamento, quem irá nos salvar?

    • Ana Paula Postado em 08/May/2015 às 00:17

      Ela já passou pelo Brasil e tomara que não vokte mais! !!

    • Junio Postado em 08/May/2015 às 08:42

      Felizmente, a nave desintegrou-se ao adentrar a atmosfera terrestre! A vida não é só política partidária! Parabéns ao PP que vez por outra busca assuntos atuais sobre outras áreas do conhecimento.

  2. Janny Postado em 08/May/2015 às 01:05

    Imagina que ironia seria se a nave Russa caísse nos EUA kkk

  3. Monique Prada Postado em 08/May/2015 às 06:08

    Ficarei alguns dias tentando compreender de que modo uma nave descontrolada cair no Brasil poderia nos salvar do PL 4330... povo elege um Congresso horroroso desses e nos resta esperar que caia do céu uma solução? Mas e aí? Já caiu? Cairá onde?

    • Tião Montalvão Postado em 08/May/2015 às 12:20

      kkkkkkkkkk. boa!

  4. Eber Prado Postado em 08/May/2015 às 18:16

    O Progress(o) tá caindo, já passou pelo mundo inteiro, se desintegrando no ar...Passando pelo Brasil, perguntamos: será que cai aqui? se cair no EUA eu vou rir!..Marx diria hoje: "todo progresso se desmancha no ar"

  5. enganado Postado em 04/Sep/2015 às 23:55

    Deveria cair na cabeça do Obama=George Soros=Bestanyahu=Cameron=Merkel=Hollande=FHC=çERRA=Irmãos Koch=Aechaça=Moro=JB ... o que não faltam são cabeças premiadíssimas.