André Falcão
Colunista
Compartilhar
Corrupção 15/Apr/2015 às 08:00
34
Comentários

Sonegação não é corrupção

sonegação de impostos corrupção elite hipocrisia mídia desonesta

André Falcão*

Entre tantas abobrinhas carregadas em faixas e cartazes, ou esgoeladas pelos filhos da manipulação, do ódio, do preconceito e da ignorância histórico-política do Brasil e do mundo, a que dá título à crônica foi, digamos assim, a frase-surpresa do fracassado protesto do último dia 12/04, mas que serve para deixar ainda mais claro (como se fosse possível tornar mais visível o que já é escancarado) o baixíssimo grau de consciência moral e ética de grupos que tais, se é que têm algum.

Sonegação não é corrupção! Dá pra acreditar que a basbaquice chegou a esse ponto? Então o criminoso sonegador como tal alardeia-se, pretendendo situar-se num limbo mais asséptico do que aquele onde investido o corrupto? Há pérola maior do que esta, nesse profícuo e politizado movimento da direita? Talvez só mesmo a de pedir o golpe militar (um misto de patetice no mais alto grau, somada à apologia de crime previsto na legislação brasileira).

Por outro lado, dá tristeza imensa assistir aos jovens repetindo chavões adrede elaborados, sem a mais mínima noção do mico que na realidade estão a propagar, a repetir, a pagar. Nem as crianças são poupadas. Na internet assisti a um tão patético quanto insano vídeo doméstico, onde adultos, babando toda a sua ignorância e ódio, pisoteavam, chutavam e limpavam os pés numa camisa vermelha do PT, enquanto estimulavam crianças que os acompanhavam a fazer o mesmo.

Leia aqui todos os textos de André Falcão

Aí filosofo com minhas nunca usadas abotoaduras, inertes sabe-se lá pra quê num canto qualquer do armário: Jamais imaginei, nem nos meus mais sórdidos devaneios, que um dia iria testemunhar imensa parcela da juventude do meu país em campo oposto àquele onde situados os mais pobres, os mais necessitados, os mais injustiçados, os mais perseguidos, os mais desafortunados, os mais maltratados pela vida e por um sistema político cruel e desumano e excludente. Justamente aquele extrato juvenil que teve e tem todas as oportunidades, porque nascido em berço privilegiado. É desalentador.

Por outro lado, vem a mostrar que certo estava meu falecido avô Togo quando pregava a importância da educação enquanto maior de todos os direitos dos povos, junto com o direito ao alimento, e Paulo Freire, para quem a leitura do mundo precede a da palavra, afinal, se diploma de graduação e pós-graduação fosse sintoma de politização e conhecimento de história, certamente não estaríamos nos deparando com esse surreal 3º turno, findo no último dia 12/04.

*André Falcão é advogado e autor do Blog do André Falcão. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Luis Postado em 15/Apr/2015 às 08:42

    Podem me chamar de coxinha, mas simplesmente não enxergo o mesmo grau de degradação moral de um politico que trai a confiança do povo e rouba recursos públicos em alguém querer que parte do seu dinheiro não vá para os bolsos desses políticos. Não deixa de ser um crime, mas eu acho menos grave que corrupção .

    • Lopes Postado em 15/Apr/2015 às 09:06

      Somos dois!

      • Roberto Pedroso Postado em 15/Apr/2015 às 09:55

        Aqueles que defendem empresários sonegadores e criticam politico corruptos são adeptos da conduta insidiosa baseada no principio de que“Aos amigos, tudo; aos inimigos, os rigores da Lei” portanto diante desta ambivalência moral e ética pessoas que acreditam que deve haver dois pesos e duas mediadas para se analisar crimes de fraude e corrupção não possuem condições éticas e morais para cobrar lisura,idoneidade e reta conduta daqueles que estão no poder.Os adeptos deste pensamento defendem uma conduta ética dúbia e desenvolvem uma especie de revolta seletiva tão equivocada e deletéria ao país,sendo que este conceito sempre esteve presente em nossa sociedade e explica porque o Brasil está nesta situação desalentadora de crise ética e moral.

    • Mauro Postado em 15/Apr/2015 às 09:27

      Os grandes empresários que sonegam, não o fazem por não querer que seu dinheiro vá para político corrupto, simplesmente porque se isso fosse verdade, não financiariam suas campanhas. Isso tem 2 nomes: CRETINICE e MORALIDADE SELETIVA. Se fossem bons empresários, financiariam campanhas de bons políticos.Mas não, só defendem seus interesses por egoísmo e ganância. Ou você é ingênuo, ou tão mal intencionado quanto eles!

      • Paulo Postado em 15/Apr/2015 às 23:14

        Mauro e Roberto. Seus comentários foram tão bons quanto o texto. Parabéns. Concordo plenamente.

    • Filipe Postado em 15/Apr/2015 às 13:52

      Como se todo o dinheiro dos impostos fosse para o bolso dos políticos. E o que banca o SUS, a infraestrutura, a educação. Muito raso este raciocínio. As coisas que funcionam também são tocadas por políticos.

    • eu daqui Postado em 16/Apr/2015 às 10:33

      Acontece que a sonegação é uma das causas da corrupção: políticos e fiscais tributários em geral ficam sendo corrompidos e/ou pressionados a se corromper para simplesmente não legislar nem fiscalizar no sentido de cobrar dos mais ricos.

    • enganado Postado em 16/Apr/2015 às 13:40

      Caro Luís Dos 537 bilhões sonegados no BRASIL, quem vc acha que sonegou 99% desta grana? A favela? Eu? Classe media com carteira assinada? Os camelos do BRASIL? Pois é quem sonegou não precisa anunciar qual a Classe Social que a fez, ou será preciso? Vc escreveu que " ... parte do seu dinheiro não vá para os bolsos desses politicos. ... ". Que politicos? A grana foi para os Bancos do Anglo-Sionistas no exterior que NUNCA revelerão seus nomes sob hipótese NENHUMA. Por que? No BRASIL quem manda aqui é corja da Direita e além disso as tetas do BRASIL são fartas. Até o FHC tem conta no Cayman, apto roubado em Paris, Sarney tem uma Quinta-Castelo em Portugal, o JB tem apto em Miami-EUA no valor de 1 milhão de dólares (aguarde o MORO), Álvaro Dias dando calote na filha e no IR, Aópio tem 4 contas em nome da Famiglia em Luxemburgo, ... etc. Então como vc pode perceber o que os políticos recebem é bem pouco em relação a roubalheira que fazem. Pergunte ao Aópio o que fez com 4,5 bi da Saúde e Educaçao de M.G. qdo era Governador. Aguarde porque a gRoubo e jiz-tucano Moro vão contar TUDIIIIIINHO! rsrsrsrs ..... BRASIL país dos 4P's.

      • Pereira Postado em 16/Apr/2015 às 16:44

        Só pelo fato dos camelôs prefirirem estar na informalidade a ter que pagar impostos para o governo, ja me parece uma forma de burlar o fisco. E não tiro a razão deles.

      • Pereira Postado em 16/Apr/2015 às 16:45

        Sarney é aliado de Lula, só para lembrar.

      • poliana Postado em 16/Apr/2015 às 20:22

        jura? achei q ele tinha votado em aécio...

    • ademar Postado em 16/Apr/2015 às 14:00

      Boa Naro, é preciso separa o joio do trigo, pelo texto do André Falcão, todos que sonegam são de Direita coxinha e todos que são de Esquerda límpidos como cristal, aliás ele não citou quem foi o autor da afirmação de que: sonegar não é corrupção, e ainda que seja alguém que citou isto nas manifestações, não se pode generalizar a palavra de um como pensamento de todos, isto é falsidade de interpretação e atribuição indevida de opinião a quem não a proferiu. Só pra não perder o costume, mas uma vez André fala em Ódio, é o que ele entende de melhor

    • Pereira Postado em 16/Apr/2015 às 16:42

      Correto ! A corrupção é gerada pelo pensamento : "se eles podem roubar por uma causa.... eu também posso sonegar pelo meu negócio". Como disse alguém ali.... é o maldito relativismo. Estamos na era do reletivismo. A moral , ética e até mesmo coisas consagradas na filosofia como objetivas como a razão e a realidade já foram relativizadas por esse pessoal de esquerda.

      • Ricardo Postado em 22/Apr/2015 às 23:22

        E vc consegue relativizar até a relativização. "Coisas consagradas na filosofia como objetivas..." Não posso ter lido isso...

    • Pedro Postado em 22/Apr/2015 às 05:09

      Luis, infelizmente sao "faces diferentes da mesma moeda". O politico que trai a confiança do seu cargo, e o usa para beneficio proprio vem da mesma cultura que sonega, que emprega o "jeitinho" para beneficio próprio, e que culmina na nossa sociedade dividida, pobre e sofrível. Os politicos não monopolizam a imoralidade no Brasil (ou mesmo no mundo, o Brasil também não monopoliza a imoralidade). Cabe a cada um fazer sua parte e ser consistente com as regras e condutas que desejamos ver na sociedade. Uma sociedade corrupta produz politicos corruptos. Um comediante americano chamado George Carlin fez uma observação interessante sobre o assunto. https://www.youtube.com/watch?v=rVXekzwkz10

    • Ricardo Postado em 22/Apr/2015 às 23:19

      Corrupção = crime. Sonegação = crime. Ou cumprir as leis é um imperativo categórico ou não é. Não pode ser as duas coisas. Fim.

  2. felipe Postado em 15/Apr/2015 às 09:10

    Na visão desse senhor aí só existe um lado certo, que é obvio, é do PT, tudo o que for contrário é burro, fascista, coxinha, etc... fico imaginando se o governo do Brasil estive em outras mãos e tudo isso estivesse acontecendo, o que seria dito por esse site a respeito das manifestações e tudo o que esta acontecendo? Como ja foi dito aqui por muitas pessoas, existem pessoas ruins dos dois lados, o texto acima de baseia em um cartaz que foi visto na manifestação, e que indica o pensamento daquele que o segurava nao de um grupo, aliás, hoje vindo trabalhar me deparei com o rodoanel bloqueado me impedindo as pessoas de circular, como forma de manifestação da esquerda, isso sim é protesto inteligente, não odioso e não ignorante de se agir, impedindo a população de se chegar no seu trabalho.

  3. Felipe Peters Berchielli Postado em 15/Apr/2015 às 09:54

    Concordo que não são todos Naro. De fato não são...mas eu também acho que as lideranças desses protestos deveriam ser mais...energéticos em rechaçar qualquer ligação com intervenção,golpismo,sonegação,etc... E não é...parece até que as lideranças fazem vistas grossas.

    • Pereira Postado em 16/Apr/2015 às 16:48

      Aqui em porto alegre cerca de 100 manifestantes pró intervenção militar foram rechaçados do protesto. Foram isolados pela PM a pedido das lideranças. Eu estava lá e vi a pm negociando com os favoráveis a intervenção. Eu entrei na negociação e tentei convencer uns 2 ou 3 que golpe militar não é a saída.

    • Pereira Postado em 16/Apr/2015 às 17:06

      Como vai ter lideranças se é um movimento que tem nem 1 ano de vida ainda ? Há candidatos a liderança.

  4. poliana Postado em 15/Apr/2015 às 10:40

    naro, mera birra é a dos eleitores tucanos e do próprio psdb q não aceitaram a derrota nas urnas ainda, e insistem no pedido de impeachment! e q tal vc pedir honestidade e imparcialidade do jornalismo da grande mídia, principalmente o da rede globo, q é o grande responsável por essa "birra" nacional q vc mencionou? o pragmatismo político é um site de esquerda, simpatizante do pt. todos sabem disso! mas ele representa 1% dos veículos da imprensa nacional...vc realmente acha q ele tem tanto poder assim a ponto de vc fazer esse pedido???!!! tem certeza q é o pp q faz um estrago na sociedade com suas matérias? saindo da mídia televisiva, pense agora num confronto e no real poder entre a massa, de um lado o pp, e de outro a revista veja...quem vc acha q venceria esse embate? quem vc acha q tem mais apelo junto à massa??? e vc vem falar isso do pragmatismo político???!!!!!

    • Cleber Postado em 15/Apr/2015 às 15:00

      O texto do autor lembra o vídeo do Kim, seja, talvez, pelo número de patéticos, ou pela maneira de atacar. Enfim. Eu tinha lido um comentário contra essa poliana que não está mais aqui. Cadê?

    • poliana Postado em 15/Apr/2015 às 19:02

      cleber, eu estou aki...qual o seu problema? queria falar comigo?

  5. Vinicius Postado em 15/Apr/2015 às 11:15

    São óbvias as semelhanças entre sonegação e corrupção, apesar de serem condutas legalmente diferentes e com diferentes punições. A primeira é que a sonegação da Globo na Copa de 2002 tem o mesmo efeito aos cofres públicos do que o mesmo valor subtraído via corrupção: falta para saúde, para educação, etc. A segunda é que, em ambos casos, não há qualquer preocupação com a sociedade ou com ética e moral. O importante é ficar rico, independentemente do que for necessário para tal.

  6. Roberto Pedroso Postado em 15/Apr/2015 às 12:15

    Dados de pesquisa recente realizada pela companhia ICTS Protiviti consultoria de gestão e transparência; onde foram entrevistados quase 9 mil trabalhadores de cerca de 121 empresas o levantamento deste estudo recente apresenta uma mostra do panorama ético dos brasileiros no ambiente corporativo, segundo os dados da pesquisa : 72% dos entrevistados aceitariam algum tipo de irregularidade no ambiente de trabalho, 61% considerariam colocar medidas ilícitas em pratica no ambiente corporativo,52% aceitariam suborno,82% dos trabalhadores mais jovens(até 24 anos)tendem a ser mais tolerantes com as irregularidades no ambiente de trabalho, me pergunto se este seria também o perfil (anti)ético da maioria dos participantes das manifestações contra a corrupção no governo?fica a incomoda pergunta,lembrando que os dados desta interessante pesquisa estão disponíveis na internet para quem se interessar.

  7. Luís Postado em 15/Apr/2015 às 14:21

    Bem, esse texto já foi uma pequena evolução. André Falcão escreveu alguma coisa além de " O PT é o partido dos pobres e oprimidos, quem não gosta do PT não gosta de ver os pobres melhorando de vida, consumindo coisas e viajando de avião." A qualidade ainda é sofrível, mas pelo menos trocou o disco por uma semna..kkk

  8. José Ferreira Postado em 16/Apr/2015 às 00:16

    Será que ninguém pensou na hipótese do rapaz ter esquecido a vírgula. A mensagem real pode ser: "Sonegação, não. É corrupção".

    • poliana Postado em 16/Apr/2015 às 12:56

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....vc é hilário jose ferreira!! só rindo mesmo de suas pérolas diárias aki no pp. kkkkkkkkkkk

    • Ricardo Postado em 22/Apr/2015 às 23:25

      Para fazer sentido, deveria colocar DUAS pontuações: uma vírgula E um ponto. Meio improvável ter expressado o que não queria... Sem contar que o domínio mínimo da língua é exigível a quem quer passar a mensagem. Não posso ser condenado por ter lido segundo a norma.

  9. Thiago Teixeira Postado em 16/Apr/2015 às 12:40

    Elite branca sonega imposto, explora trabalhador, terceiriza tudo para reduzir e ridicularizar os profissionais de determinadas área e ainda veste a camisa da seleção e sai as ruas com faixa "fora Dilma", "CorruPTos" sob admiração da mídia golpista. CAMBADA DE HIPÓCRITAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. angela Postado em 16/Apr/2015 às 15:43

    Roberto você tá certíssimo em todos os comentários e todos aqueles que concordam que o que estraga a direita é sua total hipocrisia! Chega a ser tão cega que eles acreditam que vão tirar o país da "lama" ao tirarem o Pt do poder! Pobre coitados!! Como pode gente corrupta tirar alguém da corrupção? Já tô farta de tanta asneira política por parte desses alienados políticos De repente são " economistas" " sociólogos" ou seja, donos da verdade, donos do bem e do mal!! Me poupem, cada vez mais ódio e ignorância eu vejo! Isso já tá cansando!! # aceitadilmavez! E nas próximas eleições vocês terão outra chance, quem sabe!

    • Pereira Postado em 16/Apr/2015 às 17:00

      A questão não é o PT, é acabar com a estrutura de poder montada. Corrupção existe desde que mundo é mundo. Na era do FHC houve roubalheira ? Claro que sim. O PT inventou a corrupção ? Claro que não. O PT rouba para se manter no poder, para criar aparatos de perpetuação de governo. A corrupção com o PT é sistematizada e institucional. A corrupção normal(também deve ser punida) visa apenas as vantagens pessoais. Por outro lado, a corrupção instituida pelo ex partido da ética, agora sedizente iguais aos aos outros, visa um aumento de poderio político ilimitado. Com Aécio melhoraria ???? Claro que não, o povo votou no Aécio porque não tinha outro. Se fosse o zé buscapé teria levado o mesmo número de votos. O Povo já percebeu que o PT não é um partido normal, ele não quer entrar no rodízio democrático de governos, ele quer se perpetuar no governo.

      • Ricardo Postado em 22/Apr/2015 às 23:27

        Ah, sim, antes não havia "estrutura de poder". Cara, desde MAQUIAVEL política é entendida como MANUTENÇÃO DO PODER... Ou vc acha que o PSDB não vai fazer de tudo para permanecer no poder quando conquistá-lo?! Não estamos na Grécia Antiga.

  11. Roberto Pedroso Postado em 17/Apr/2015 às 10:05

    Então chegamos ao termo onde devemos estabelecer a analise da corrupção e os mecanismos a serem desenvolvidos para combatê-la,não obstante eu apenas me pergunto então porque a imprensa não se mantêm de forma verdadeiramente isenta e imparcial na tentativa de manter sua credibilidade e lisura respeitando e honrando sua condição de ser o quarto poder agindo como fiscalizador do poder publico e assim cobrar com a mesma enfase e veemência por justiça e por julgamentos céleres aos políticos de todos os partidos envolvidos em esquemas de corrupção, independentemente de sua bandeira partidária?o que revolta é a indignação seletiva de alguns, o modelo conceitual baseado em dois pesos e duas medidas, onde um partido é demonizado ao invés de se tentar usar o atual momento para escancarar as entranhas do poder e assim criar mecanismos efetivos que impeçam a manutenção destas estruturas político- partidárias arcaicas que ensejam por si só um ambiente favorável os desvios e a corrupção.Demonizar um partido não é a solução para se superar a crise politica. assim como eleger um único partido como sendo o representante máximo da conduta corrupta que mergulhou a nação em uma crise ética sem precedentes é o mais puro simplismo, é o mesmo que acreditar que o PSDB quando arquitetou todo o processo de compra de votos para se aprovar a emenda da reeleição,concomitantemente se realizou a manobra em forma de projeto de lei que retirava a Petrobras do grupo de empresas submetidas a lei 8666( que obrigava toda empresa concorrente em licitações candidatas a prestarem serviço a Petrobras deveriam, por força de lei , obedecer a critérios técnicos rigorosos,mas tal exigência foi revogada ),criando assim o ambiente adequado para os futuros desvios na Petrobras, tais manobras demonstram claras intenções do PSDB também de se perpetuar no poder por meios tortos,mas essas manobras não ficaram conhecidas como projetos criminosos de poder; pelo menos não foram chamados assim pela imprensa.todo cidadão honesto almeja por justiça e pela prisão de todos que cometeram crime de corrupção,prevaricação e leniência, independentemente de sua bandeira partidária.