Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 27/Mar/2015 às 12:02
74
Comentários

Senadores do PSDB pretendem expulsar médicos cubanos do Brasil

Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Aloysio Nunes (PSDB-SP) apresentaram projeto que proíbe cubanos no Mais Médicos. Senadores ignoram a importância desses profissionais na vida de quem antes não tinha acesso a médicos, além da excelência do atendimento humanitário relatado pelos pacientes

cássio aloysio cubanos mais médicos
Os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Aloysio Nunes (PSDB-SP) | Imagem: Agência Senado

Os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Aloysio Nunes (PSDB-SP) apresentaram um projeto de decreto legislativo (PDS 33/2015) para sustar o acordo que viabilizou o ingresso de milhares de profissionais cubanos no Programa Mais Médicos.

Ao justificarem o projeto, os senadores citam reportagem da revista Veja, segundo a qual funcionários do Ministério da Saúde e da Opas admitiram que o termo de ajuste foi usado para evitar o exame do tema pelo Congresso Nacional, o que seria indispensável caso se celebrasse um acordo bilateral.

“O referido termo de ajuste, firmado entre as partes, constitui ato normativo que exorbita do poder regulamentar próprio do Poder Executivo. Além disso, usurpa competência legislativa do Congresso Nacional em matéria de tratados, acordos ou atos internacionais”, concluem os senadores. O projeto será analisado, inicialmente, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A importância dos cubanos

A relevância do programa Mais Médicos e, principalmente, dos profissionais cubanos que integram o programa já foi relatada por centenas de pacientes. O início, porém, não foi de elogios.

Vítimas de uma resistência orquestrada por grandes veículos de comunicação e bastante hostilizados pelos partidos de oposição e por boa parte da classe médica brasileira quando chegaram ao Brasil, os médicos cubanos mostraram que têm muito a ensinar.

Um dos casos mais emblemáticos ocorreu em Feira de Santana. O cubano Isoel Gomes Molina foi afastado da Unidade Básica de Saúde em que trabalhava após uma médica brasileira denunciar que o profissional teria receitado um remédio errado para uma criança de 1 ano. Toda a comunidade se mobilizou em defesa do profissional.

“Queremos ele de volta. Meu filho melhorou logo graças a ele. Estão com raiva porque os cubanos estão fazendo o trabalho que eles não querem fazer, pois os médicos brasileiros tratam a gente como se fôssemos animais”, relatou a mãe de um menino atendido por Isoel.

Uma sindicância foi aberta para apurar o caso e concluíram que o profissional de Cuba não havia cometido erro.

Benção

Moradores de Jiquitaia, um povoado do interior cercado por cactos, bodes e gado esfomeado, antes viajavam 46 quilômetros em estrada de chão para consultar um médico.

“Foi uma benção de Deus”, disse o agricultor Deusdete Bispo Pereira, depois de ser examinado por dores no peito pela médica Dania Alvero, de Santa Clara, Cuba. “Mudou 100 por cento. Todo mundo está gostando. A gente tem medo que vão embora”, disse ele.

VEJA TAMBÉM: Globo é obrigada a reconhecer, ao vivo, a qualidade dos médicos cubanos

Idosos e mulheres grávidas lotavam o centro de saúde da família esperando ser examinados por Dania, que é especializada em medicina preventiva, como a maioria dos médicos cubanos.

Em municípios do Piauí, historicamente castigados pela ausência de médicos, a mortalidade infantil chegou a zero após a aparição dos profissionais cubanos. As mudanças radicais foram celebradas pela população. “O médico cubano dá atenção a gente, pergunta, fica ouvindo, explica o que gente deve fazer, orienta os exames. Eu achei melhor do que os outros, já fui atendido por vários”

Desistência

Dos médicos estrangeiros e brasileiros que trabalham no Programa federal Mais Médicos, os cubanos foram os que menos abandonaram a missão até agora, com 0,2% de desistências. O índice de abandono de médicos de outras nacionalidades é de 0,8%. Em relação aos médicos brasileiros que participam do programa o índice de desistência ultrapassa os 8%.

A medicina cubana

Internacionalmente aclamada, a medicina cubana tem outra visão de saúde.

“A chave [da medicina cubana] está na prevenção. Tenha bons hábitos. Em Cuba, existe o chamado doutor comunitário. Como um amigo, ele acompanha as pessoas de uma determinada região e visita os pacientes de surpresa. É por isso que é comum, em Cuba, você ver idosos se exercitando na praia. O resultado é que a expectativa de vida em Cuba, a despeito das limitações econômicas impostas pelo duríssimo embargo americano, é uma das maiores do mundo”, diz o jornalista Paulo Nogueira.

No Brasil, a chegada dos médicos cubanos provocou mudança de comportamento em outros profissionais. A explicação para a mudança está na formação acadêmica: a medicina cubana incentiva laços mais estreitos com os pacientes. “Os médicos que vêm de fora colhem material para preventivo. Alguns não faziam isso. Mandavam sempre a enfermeira. Já ouvi muitos dizendo que agora vão fazer o procedimento”, conta uma funcionária de uma unidade de saúde do Rio de Janeiro.

Cuba desenvolveu há sessenta anos uma medicina única no mundo, que alia a medicina moderna à medicina natural e tradicional. A ilha caribenha obtém hoje os melhores resultados do continente em matéria de saúde. No Brasil, como já foi relatado, os cubanos estão mudando a vida de milhares de brasileiros e transformando as relações entre médicos e pacientes; são esses profissionais que os senadores Cássio Cunha Lima e Aloysio Nunes querem expulsar do Brasil.

Pragmatismo Político, com agência senado

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 27/Mar/2015 às 12:09

    tá vendo como a corja tucana se preocupa com a saúde pública e com a população carente?! sem comentários pra tamanho ato de desumanidade!!! mas vindo dos tucanos, não me choca! há muito q eles tentam acabar com o programa mais médicos! vergonhoso!

    • Félix Postado em 27/Mar/2015 às 13:19

      Tiveram a oportunidade de dizer claramente durante as eleições que eram contra o programa. Mas não o fizeram. O Aécio teve a cara de pau de dizer que ia ampliar e melhorar este e outros programas sociais. São covardes e demagogos.

      • poliana Postado em 27/Mar/2015 às 13:55

        felix, o aécio em uma determinada ocasião, durante a campanha presidencial, discursou perante uma plateia só de médicos e disse q ia "enxotar" os médicos cubanos do brasil. foi ovacionado. qdo o programa realmente engatou e teve ampla aceitação da população, tanto ele qto a grande mídia recuaram em suas críticas. mas com certeza se ele fosse eleito, o programa mais médicos já teria chegado ao fim, por pura birra partidária, por ter sido um programa extremamente bem sucedido, implantado pelo pt. esses são os tucanos do nosso país!

    • iran Postado em 28/Mar/2015 às 23:53

      Um minuto de conhecimento do povo antes das eleições e esses disgraçados não se elegem nem síndicos de cortiço.

    • Thiago Lopes Postado em 30/Mar/2015 às 09:26

      Poliana, o filósofo Paulo Arantes escreveu um artigo caracterizando isso que ele chama de nova direita, a qual o PSDB está tentando encabeçar, que consiste unicamente em causar a instabilidade no governo.A direita não quer governar, quer apenas impedir o governo, tornar o país ingovernável, e vemos isso acontecendo em outros países também.

    • Marcela Postado em 02/Mar/2016 às 13:24

      Não vai ser mais necessário expulsar os médicos cubanos... A maioria fugiu! Kkkkk

      • Julia Postado em 29/Apr/2016 às 23:53

        Nada contra os Médicos Cubanos e sim contra os valores surrupiados desses profissionais e enviados para Cuba. Eles ganham uma esmola no Brasil, são escravos e isso os petistas não enxergam.

    • Gilson do R. Viana Postado em 12/May/2016 às 00:27

      E ainda vejo pobres contra os programas do PT é hipócritas ou desenformados

  2. grego79 Postado em 27/Mar/2015 às 12:21

    Eles estão tentando acabar com o PT! Estão tentando acabar com o Brasil! Ao invés de trabalharem a favor, ou buscarem alternativas para melhorar o programa, ficam criando problemas, para desestabilizar o governo! É lógico que estão preocupados, com o espaço que perderam! E se eles conseguirem expulsar os médicos cubanos, como será?

    • poliana Postado em 27/Mar/2015 às 12:35

      NÃO VÃO CONSEGUIR!!!!!!!!!!!!! SERÁ MAIS UMA TENTATIVA FRUSTRADA DESSA MALDITA CORJA!!!!!!!!!!

      • marina Postado em 28/Mar/2015 às 00:01

        Cerco à 'Máfia dos Transplantes' atinge deputado do PSDB Justiça de Minas Gerais pede investigação de deputado Carlos Mosconi por suposta participação na quadrilha acusada de operar uma central clandestina de órgãos .. Mosconi era o braço direito do Aécio... tá tudo parado , é lógico

  3. Fábio de Oliveira Ribeiro Postado em 27/Mar/2015 às 12:29

    Os tucanos estão ficando tão insuportáveis quanto os aristocratas franceses ficaram em 1788 . Eles estão forçando o povo brasileiro a tomar uma medida drástica. Em algum momento eles começarão a ser mortos como seus duplos franceses do "antigo regime". Pequena perda, direi!

  4. MARIA Postado em 27/Mar/2015 às 12:37

    EIS AI O QUE ESTAVAM PEDINDO NAS MANIFESTAÇÕES! TÁ CHORANDO PORQUE? MENOS MÉDICOS, MENOS SAÚDE, MENOS PENSAMENTOS ETC.. QUEREM F....O BRASIL PARA DEPOIS, POSAREM DE BONZINHOS, E SAIR COMO SALVADOR DA PATRIA!

  5. Décio Postado em 27/Mar/2015 às 12:37

    Quem têm que ser expulsos do Congresso Nacional é esses dois salafrários. Cássio cassado por maracutaias quando governador. E Aloysio 300 mil, tensalão de SP.

  6. Peterson Silva Postado em 27/Mar/2015 às 12:43

    Pragmatismo, eu concordo que, pragmaticamente, os médicos devem ficar. Mas é particularmente informativo que vocês nem tentaram atacar o argumento de que o acordo é de alguma forma ilegal... É, resta ficar com a defesa de que os fins justificam os meios :)

  7. Tilt Postado em 27/Mar/2015 às 12:47

    Não entendi o argumento dos senadores contra o Mais Médicos... Alguém me explica?

    • Luis Postado em 27/Mar/2015 às 15:38

      Pelo que eu entendi - não sou estudante de direito - o ato normativo do poder executivo que regulamenta os médicos cubanos no Brasil, realizado pela Dilma, extrapolou as competências do Executivo, que deve ter sua atuação ratificada pelo Legislativo quando a questão é tratado internacional. ( por decreto legislativo se não me engano) Eu acho que o problema principal com o +médicos não é nem isso, e sim como o programa praticamente serve como um financiamento a uma ditadura.

    • João Paulo Postado em 27/Mar/2015 às 19:55

      Art. 49 da Constituição Federal: É da competência exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional; Este é o fundamento da oposição. Juridicamente, podem estar corretos ...

      • poliana Postado em 30/Mar/2015 às 21:43

        qual seria o encargo ou o compromisso gravoso ao patrimônio nacional, no caso em tela? diga lá...

  8. Deisi Postado em 27/Mar/2015 às 12:48

    Permita-me te copiar Poli, essa corja do PSDB e DEMo, faz tempo que querem acabar com o Programa Mais Médicos, só porque deu certo. Na época gritaram, mas não tiveram sucesso. Inclusive o DEMo, abrigou uma cubana oportunista, que usou o Programa para ir para o USA morar com o namorado. Com auxilio da Globo, fizeram estardalhaço mas não deu em nada, o turma fracassada essa oposição golpista. Mas dá para entender perder eleição quatro vezes dói demais!

    • grego79 Postado em 27/Mar/2015 às 13:01

      Certíssimo Deise.

  9. Wilson Postado em 27/Mar/2015 às 12:52

    Não há dúvida alguma de que esses tucanos querem o mal para o povo brasileiro e usam de falácias para tal fim. Para eles, brasileiros são apenas os ricos. Aos Pobres, escravidão. À classe média, discursos manipuladores a fim de que continuem mantendo os ricos sem que o clamor dos pobres perturbem suas comodidades. E, por fim, conquistar novamente o governo federal para prosseguirem a entrega dos bens do país ao ricos do NORTE, acima do equador.

  10. Pereira Postado em 27/Mar/2015 às 12:58

    Tudo agente secreto do serviço cubano. Em 64 havia centenas de funcionários da KGB no Brasil, agora há centenas de espiões cubanos disfarçados de médicos.

  11. Wilson Postado em 27/Mar/2015 às 12:59

    Poliana, certas cretinices como as do R. não merecem resposta.

  12. Pereira Postado em 27/Mar/2015 às 13:00

    E tome dinheiro público para financiar a ditadura cubana. Sempre tem um trouxa que sustenta esses regimes "socialistas". Acho que é a nossa vez de sustentar a pão de ló ditadores torturadores como os irmãos castro.

  13. Milton Bazoti Postado em 27/Mar/2015 às 13:02

    Relembrando....O programa adotado pelos médicos em Cuba é considerado modelo pelo ... Jorge Pontual: http://www.youtube.com/watch?v=8Qjgouol2aA

  14. Pereira Postado em 27/Mar/2015 às 13:02

    Até parece que médico sem infraestrutura como hospitais, postos e equipamentos , vai poder fazer alguma coisa pela população pobre, seja cubano, alemão ou brasileiro. Esse mais médicos é mais um engana pobre que o PT inventou.

    • tiago Postado em 27/Mar/2015 às 13:49

      os médicos cubanos são mundialmente famosos justamente por serem especializados em situações precárias, o treinamento deles é focado nisso. Pode ver que quando eclode alguma guerra civil ou conflito pelo mundo de vez em quando enviam médicos cubanos, a especialidade deles é em zonas de guerra e lugares críticos.

      • Pereira Postado em 27/Mar/2015 às 14:04

        Que eu saiba a maior entidade reconhecida nesse tipo de situação é a médico sem fronteiras. E lá é médico sem ideologia.

      • poliana Postado em 27/Mar/2015 às 14:16

        pereira, e qtos milhares de médicos cubanos participam do "médicos sem fronteiras"? vc já procurou saber isso? qto ódio e implicância com qq coisa q vem de cuba!!!! cuba tem uma das melhores e mais respeitada medicina do MUNDO!!!!!!!!! cuba exporta seus médicos pro mundo inteiro!!! e vc vem com esse mesmo discurso de sempre...será q n dá pra reconhecer ao menos um mérito desse país!! pelo amor!!!!!!!!!

      • Pereira Postado em 27/Mar/2015 às 18:01

        Que médico cubano na MSF e na Cruz vermelha ????? Fidel castro não deixa nem os cidadãos saírem por livre e espontânea vontade da ilha. E além do mais, tu acha que fidel iria ceder médicos cubanos de graça ???? Os que estão aqui estão sendo melhor remunerados que os brasileiros. 80% dos salários vão para a ditadura de castro. Nem sair da ilha sem deixar um familiar como refém os médicos podem. Acorda !

      • poliana Postado em 27/Mar/2015 às 18:57

        vc ao menos poderia reconhecer o mérito da medicina cubana, reconhecida mundialmente??? de fato, me confundi. é q me veio em mente os mais de 400 médicos q cuba mandou pra áfrica pro combate ao ebola...tudo bem q vc odeia a ditadura castrista, mas ao menos vc n consegue nem reconhecer os méritos da saúde pública de cuba e de sua medicina, q são mundialmente reconhecidos???

  15. Pereira Postado em 27/Mar/2015 às 13:09

    O PT já acabou. Agora começa a tática de dividir para conquistar. A esquerda se divide para se fortalecer. Uns vão tentar fortalecer legendas de fundo de quintal como o PSOL e PSTU e outros fundaram novos partidos.

    • poliana Postado em 27/Mar/2015 às 14:16

      ok..veremos em 2018!!!!!!!!!!!!

  16. Tilt Postado em 27/Mar/2015 às 13:10

    Não entendi o argumento dos tucanos. Alguém me explica?

    • Luis Postado em 27/Mar/2015 às 15:39

      Respondi lá em cima.

  17. Paullo R. Postado em 27/Mar/2015 às 13:19

    Não importa se os Cubanos são humanos ou não, bons ou maus médicos, médicos de verdade ou de fachada... o fato a ser considerado é: esse acorda realizado pelo Governo Federal (mais médicos) é inconstitucional, pois furtou do Congresso Nacional a competência para decidir sobre acordos internacionais (CF, Art. 49, I).

    • Pereira Postado em 27/Mar/2015 às 13:27

      Explica isso para esse bando de malucos. Eles vão te chamar de coxinha por estar defedendo a constituição. Bem lembrado por você.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 27/Mar/2015 às 17:24

        Coxinhas coxinhando sobre o Mais Médicos...

  18. tiago Postado em 27/Mar/2015 às 13:41

    uée, não é o pessoal da direita que prega a liberdade de mercado?? os médicos cubanos estão somente ocupando empregos que nenhum médico brasileiro quer

  19. bruno Postado em 27/Mar/2015 às 13:45

    se fossem um monte de médicos alemães, suecos ou norte americanos ninguém estaria de xiadeira

  20. Antonio Palhares Postado em 27/Mar/2015 às 13:51

    A única coisa que eu lamento e condeno no governo do PT foi não ter acabado de vez com esta escumalha fedorenta que é o entreguista safado chamado PSDB.Este porcaria de partido nunca gostou do Brasil nem do povo brasileiro.Tanto é que nos roubou,vendendo patrimonio do povo,sumindo com o dinheiro e não pagando um centavo da dívida.Alé de quebrar o Brasil tres vezes. O Lula tinha a obrigação de fazer uma devassa,através de uma auditoria nesta privataria, constatar as falcatruas e prender esta corja que hoje fica posando de virgens vestais do templo da virtude apoiados pelo PIG.Quando o povo outorga poder legítimo, este deve ser exercido sem titubear.Hoje estamos correndo o risco de ver parar todos os programas sociais que estão dando certo e melhorando o país.Este Brasil precisa de patriotas que defendam seus interesses a ferro e fogo.É ilusão pensar que estes tipos convivem bem com regras democráticas.Vejam so o que o Putin fez na Russia.Recuperou um país que estava praticamente perdido e o colocou onde deve estar.Sem papo furado e sem medo.

    • João Paulo Postado em 27/Mar/2015 às 20:00

      Verdade. Menos negociata e mais ação. Essa gente asquerosa não se leva no bico ou com acordos. Cedo ou tarde, a sede pelo poder exige mais, mais e mais. Acho que só bala na testa ou cabeças rolando para que as coisas comecem a funcionar sem maracutaias.

  21. tania Postado em 27/Mar/2015 às 14:01

    Isso ! Eles preferem que n tenha médicos ! N importa se são cubanos ,japoneses, franceses , em fim o que importa e que salvam vidas de pobres que nao podem pagar um plano de saúde descente ! Diferente deles que deitam e rolam sobre nossas cabeças com o nosso dinheiro ! E o cúmulo !!! Vão aprovar um projeto que benefecie os pobres e nao que ferrem mas que já são ferrados ??

  22. Antonio Palhares Postado em 27/Mar/2015 às 14:03

    O Pereira é pródigo na auto superação em tornar-se o maior "reaça" inconsequente do mundo. O Pereira não existe.

    • Silva Postado em 28/Mar/2015 às 14:30

      O pereira é reaça e fundamentalista, não merece respeito e muito menos consideração.

  23. FERNANDA Postado em 27/Mar/2015 às 14:37

    cade o número do PDL????

  24. cris Postado em 27/Mar/2015 às 16:03

    A verdade é que a tempos eles têm outros planos. Que é construir consultórios públicos, doar ao médicos brasileiros para que os mesmos possam cobrar um valor menor dos menos favorecidos. E agora obrigar todos os empregadores a oferecer plano de saúde aos empregados. A ainda, um projeto que define um piso salarial de R$ 30.000,00. E o mais médicos atrapalhou tudo.

  25. Onda Vermelha Postado em 27/Mar/2015 às 17:10

    Esse "surtado" do Pereira depois fica de mimimi quando o moderador do PP apaga essa montanha de comentários chulos dele. Vai vendo...

    • Pereira Postado em 27/Mar/2015 às 18:11

      Eles apagam porque de certa forma eles sabem que tem verdade nisso. Tipo: "Pode ser que este comentário X aqui, incentive alguém que ainda não é totalmente ligado a MAV ou que não tenha ideologia esquerdista ". Se fosse 110% baboseiras de fato eles deixavam todos. Eu não fico de mimimi quando apagam, o site é deles e eles fazem o que quiserem. Se quiserem me banir daqui, fiquem a vontade.

      • Onda Vermelha Postado em 27/Mar/2015 às 19:07

        Não sei qual razão do moderador do PP apagar seus comentários, mas de meu humilde ponto de vista soa "antidemocrático" você postar comentários em série e abundantes como se sua opinião fosse a única válida e correta dentre todos os demais. Se julga o portador da "verdade"? Tens muito que aprender cara! E penso que não sou eu ou qualquer um aqui que vai lhe ensinar. É a própria vida que vai se encarregar disso! Você está num blog que possui uma linha ideológica diferente da sua e aqui não se esconde isso. Entretanto, aqui é permitido discordar. Na quase totalidade dos blogs de direita isso não é possível. Penso que você deveria refletir e valorizar isso essa "diversidade". Mas pedir "reflexão" a você Pereira já é mesmo exigir demais. Não é não?

    • Silva Postado em 28/Mar/2015 às 15:50

      O moderador não deveria só apagar e sim não publicar!

  26. Onda Vermelha Postado em 27/Mar/2015 às 18:02

    Ministro da Saúde classificou como "lamentável" o projeto de lei dos senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Aloysio Nunes (PSDB-SP) que tenta anular o termo firmado pelo governo brasileiro com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que permitiu o ingresso de milhares de cubanos ao programa; "É lamentável. Aqueles que diziam nas eleições passadas que não acabariam com o programa agora mostram sua verdadeira face", disse Arthur Chioro. Leia em http://www.brasil247.com/pt/247/saudeebemestar/174927/Chioro-critica-tentativa-tucana-de-barrar-Mais-M%C3%A9dicos.htm

  27. Carlos Postado em 27/Mar/2015 às 19:15

    Algum senador poderia apresentar um projeto para mandar esses dois abutres para Miami!!!

  28. Thiago Teixeira Postado em 27/Mar/2015 às 20:14

    Engraçado, nunca vi um paciente dando depoimento dos serviços prestados pelo programa, nunca vi nenhum jornalista filmar uma pessoa no interior do Brasil ou nas periferias sendo atendidas ... porque? E o outro lado da história que são os enfermos, as PESSOAS que precisam de um tratamento médico? Como ficam? Se cancelarem os programas? E ai? Quem vai atende-las? Há um plano B desses Senadores morféticos e oportunistas para com estas pessoas? Não. Então vão pra PQP Sr. Aloísio.

  29. Antonio Carlos Postado em 28/Mar/2015 às 01:41

    O q me chama a atenção é o descaso do PSDB com o Brasil e com os brasileiros. O pai de Cássio invadiu um restaurante e disparou várias vzs contra o seu adversário. Já Cássio quer disparar contra o país.

  30. Rodrigo Postado em 30/Mar/2015 às 09:16

    (Outro Rodrigo) Deixe-me ver se entendi bem: 1- áudio revela que as inscrições no "Mais Médicos" teriam sido fraudadas, em privilégio de pessoas de uma determinada nacionalidade; 2- o mesmo programa permitiu a entrada, segundo o aúdio, de pessoas que não são médicos, mas "fiscais"/"supervisores"; 3- nada é dito sobre a alegada fraude e entrada de pessoas que não são médicos, mas é renovado o discurso "eles querem nos destruir!"?. Realmente, há muitos anos faltava médicos nos rincões do país, por diversas razões, sempre decorrentes da falta de investimento da União, Estados, DF e Municípios (falta de local físico para atendimento ou total precariedade do mesmo; falta de medicamentos e material mínimo de atendimento; falta de plano de carreira; falta de estrutura local para o recebimento de profissionais dos mais diversos - escola, condições de transporte, qualidade viária, inacessibilidade etc.), então havendo a carência de diversos profissionais, da medicina ou não (ao que há tantos outros que apenas vão bater ponto, mesmo em localidades com mais suporte, qualidade de vida, que integram máfias de próteses, transplantes etc.). Os governos seguiram empurrando com a barriga, é verdade, até o "Mais Médicos" que, sim, deveria servir ao atendimento a todos os profissionais que nele quisessem se cadastrar, levando profissionais a esses rincões, mas sem o intuito de acomodar os Entes da Federação, a fim de que persistissem não investindo na saúde e demais serviços públicos essenciais (já há Municípios que, contrariando as normas do programa, estão dispensando a equipe médica de que dispunham anteriormente). Assim, se é uma boa crítica ver o uso eleitoreiro, político, pelo PSDB, também é uma boa crítica enfrentar as acusações de fraude nas inscrições e entrada de pessoas que não são médicos, em nosso país, via programa de atendimento à saúde. Se ficarmos sempre a nos resumirmos ao argumento "ad hominem", às lições de Schopenhauer ("ganhar" a discussão via desqualificação do interlocutor, mas não dialogar apresentando contra-argumentos), a sempre dizer que "eles estão contra nós", a fugir do ponto, a justificar tudo com base nos atos ilícitos antecedentes, estaremos, sim - como sempre digo -, a valorar o maniqueísmo, o pensamento binário, no sentido de que "agora é a nossa vez! quem comeu, comeu!". O programa é bom, mas os fins não justificam os meios, especialmente ao vermos que há mais "fins" que necessitam de apuração. Falem dos tucanos, dos PMDBistas, DEMistas, mas é necessário lembrar de falar das próprias faltas, dos próprios erros, até mesmo a fim de o indivíduo não começar a achar-se perfeito, impassível de crítica... Totalitário...

  31. angela Postado em 31/Mar/2015 às 07:57

    É muita sacanagem desses dois, não tem o que fazer?? Queria ver eles morando nos interiores desse Brasil a fora,pra onde ninguém quer ir!! Isso é um tiro no pé deles,depois não reclama turminha de direira quando # Lula ganhar em 2018, pois o partido de vcs só faz M. O programa mais médicos com cubanos deu tão certo que agora os médicos brasileiros aderiram em peso. Antes não tavam nem aí!!Médico no Brasil quer ganhar dinheiro,raro as exceções, são a maioria mercenários!

  32. José Martins Postado em 06/Aug/2015 às 23:46

    Não é só com o Programa Mais Médicos que os tucanos querem acabar. Eles querem acabar com todos os programas sociais implantados pelo governo Lula e Dilma. Além disso querem reduzir salários e direitos dos trabalhadores. Querem entregar o pré-sal e acabar com a Petrobras. E, para isso, querem derrubar a presidenta Dilma. São inimigos da democracia, do povo trabalhador e do Brasil. São entreguistas e golpistas.

  33. Leandro Postado em 30/Apr/2016 às 23:17

    A pergunta é dirigida a aqueles que não aceitam o programa mais médicos. Poderiam por gentileza de explicarem o pq do programa não ser bom? Mas por favor, expliquem se apartando das preferências partidárias.

  34. poliana Postado em 27/Mar/2015 às 12:36

    mimimimimimi...socialismo mimimimimi..vai pra cupa, mimimimimimi...muda o disco, filho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  35. grego79 Postado em 27/Mar/2015 às 12:57

    Sr Rafael, a saúde no Brasil já uma porcaria, embora acredito que o sr não dependa do SUS. Agora, imagina se expulsarem os médicos cubanos?!!!! O PMDB pode se articular a favor do PSDB pelo interesse nas eleições de 2018, simples! E eles não estão difundindo nenhuma ideologia, até porque eles viveram na pele isso em cuba, e, o que mais matou nesse mundo e mata até hoje é a religião!

  36. hebert Postado em 27/Mar/2015 às 13:05

    E vc é escravo do capitalismo, doutrinado a sempre ser egoísta e passar por cima de outros. São médicos sim, muito melhores que muitos mimados formados pela usp que nem encostam no paciente por ter nojo, sei disso pois já fui atendido por ambos várias vezes e a diferença é gritante

  37. rafael costa Postado em 27/Mar/2015 às 13:06

    Hauahauahau boa cara, ta sabendo legal hein

  38. Thiago Teixeira Postado em 27/Mar/2015 às 20:10

    Quanta babaquice ...

  39. Pereira Postado em 27/Mar/2015 às 13:07

    Religião uma ova !!!! dê nome aos bois meu caro. Quem mata mais hoje é o fundamentalismo islâmico que ataca cristãos indefesos e tenta acabar com Israel.

  40. Pereira Postado em 27/Mar/2015 às 13:12

    O ranking da matança tem como lanterninha a Igreja católica(20 mil em 4 séculos) e o estado de Israel(que já se defendeu de cerca de 50 mli terroristas palestinos desde a sua fundação). O líder absoluto é o socialismo com pelo menos 100 milhoes de mortos no seculo XX na URSS , CHINA e outros países da ásia e europa.

  41. poliana Postado em 27/Mar/2015 às 13:58

    pereira, pelo amor de deus, em qq tema aki do pp vcs tem q vir com a ideia de capitalismo x socialismo!!!!!!!!!!!!!???? parem com isso!!! o brasil é capitalista nas últimas!!! o capitalismo é a realidade mundial..parem com essa obsessão pelo socialismo e sua "volta"..pelo amor!!!!!!!!!!!!!!!!!! virem o disco!!!!!!!!!!!!!!

  42. Pereira Postado em 27/Mar/2015 às 14:06

    eu acho que não é bom assim que eles pensam na Venezuela. E a Venezuela é alinhada com o PT. Lula era amiguinho do ditadorzinho mixuruca Hugo chavez. Onde há fumaça, há fogo. Gato escaldado tem medo de água fria.

  43. Eduardo Ribeiro Postado em 27/Mar/2015 às 17:11

    Pereira é doido de tacar pedra na lua, pelo amor de Deus...que combo fecal foi esse rapaz...nada se aproveita...

  44. Pereira Postado em 27/Mar/2015 às 17:58

    É claro que a economia brasileira é hiper capitalista !!!! Não existe economia socialista, isso é impossível. O que existe é uma psicopatia de esquerda que acha que pode implantar uma economia 100% estatizada. Só os militantes miolo mole acham isso. socialista pode dominar tudo o que quiser, menos a economia de mercado. quando é que vão aprender isso ?

  45. Pereira Postado em 27/Mar/2015 às 13:33

    Pelo menos no capitalismo tem alguma distribuição de renda, não é justa é verdade, mas pelo menos tem. Já no socialismo o partido comunista fica com todas as riquezas e o povo se ferra sem comida e serviços básicos.

  46. ebicet Postado em 27/Mar/2015 às 14:08

    Bom pereira imagina que no século passado o socialismo matou 100 milhões de pessoas, me dize por favor quantas matou o capitalismo com as bombas em Hiroshima e Nagasaki, quantos cíveis morreram no meio oriente na invasão dos USA e tudo isso para demostrar seu poder armamentístico. Saiba que que mesmo com o regímen político atual o sistema de saúde cubano é melhor que o seu que de certeza tem que pagar e muito para ser tratado como consumidor e não como ser humano

  47. Marcos Postado em 30/Apr/2016 às 09:37

    Ebicet esse nome parece fake, deve ser se gente contratada. O problema não são os médicos, mas o uso que o regime faz deles. Escravos para sustentar o regime comunista. Recebem menos de 2 mil reais e o regime 10 mil! Acorda! Outra coisa, não compare as mortes praticadas pelo comunismo com as do restante do mundo, você vai passar vergonha. A propósito, se for por idiotice, você deveria ser presa por apologia ao crime, que é o que deveria acontecer com todos que defendem esse regime.

O e-mail não será publicado.