Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 04/Mar/2015 às 13:23
27
Comentários

Por que Renan Calheiros se rebelou contra Dilma?

Renan Calheiros se rebelou contra o governo Dilma. Por trás da rebeldia está a tão aguardada lista da 'Lava-Jato'

renan calheiros dilma lava jato
Renan Calheiros, da noite para o dia, resolveu se rebelar contra o governo Dilma. Por trás da rebeldia, o receio de ser investigado pelo STF em decorrência da Operação Lava Jato. Renan achou que Dilma poderia intervir para livrá-lo

Agora, com a notícia de que os nomes de Renan Calheiros (PMDB-AL) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ) constam na temível lista do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, você entendeu porque Renan está afrontando publicamente a Presidente Dilma Rousseff?

Presidente do Senado e da Câmara, Renan e Cunha, respectivamente, serão dois dos investigados no processo que será aberto no Supremo Tribunal Federal (STF) em decorrência da Operação Lava Jato.

A recusa em comparecer ao jantar entre Dilma Rousseff e os senadores do PMDB, ontem, e a devolução da Medida Provisória do Ajuste Fiscal são afrontas que nem um presidente do Senado oposicionista faz, quanto mais um que diz ser da base aliada.

Renan, provavelmente, ainda acha que estamos nos tempos em que o Brasil era presidido por José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, quando um presidente estalava os dedos e um processo parava.

Dilma avisou para quem quisesse ouvir: quem tiver de ser investigado, será. Renan queria que Dilma emparedasse Janot para que seu nome fosse removido do processo. A presidente, obviamente, não o fez. Só na cabeça de Calheiros o Procurador Geral da República é um ‘empregadinho’ do Planalto

Rodrigo Janot, aliás, posou esta semana para fotos segurando cartazes levados por eleitores que estão longe de serem simpatizantes de Dilma.

Eduardo Cunha, que é muito mais esperto, já tinha recuado e mostrado prudência, tratando civilizadamente com a Presidente e recuado na ridícula regalia das passagens aéreas para cônjuges de deputados.

Os dois [Renan e Cunha] sabiam desde sexta-feira que teriam um pedido de abertura de inquérito.

Antecipação dos nomes

A presidente Dilma foi bastante criticada quando pediu para Rodrigo Janot revelar se havia algum dos seus indicados a Ministros envolvidos na Operação Lava Jato. Ao se recusar a divulgar nomes, o Procurador Geral da República atestou a independência do Ministério Público.

De todo modo, não há nada de errado em antecipar nomes envolvidos no processo, já que a medida nada influencia na decisão tomada. Revelar os nomes de Renan e Cunha foi um ato civilizado para com duas pessoas que, gostemos ou não, presidem as casas de um poder da República, o Legislativo.

Renan Calheiros, assim como outras figuras, não consegue admitir outras relações senão a de patrão e empregado, sobretudo aquelas mais mesquinhas, onde um fala e o outro obedece. Talvez porque estejam acostumados com isso.

Fernando Brito, Tijolaço. Edição: Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Adyneusa Postado em 04/Mar/2015 às 13:42

    Corretíssima a Dilma, não poupará ninguém.

    • Monstro Postado em 04/Mar/2015 às 15:37

      Opa, corretíssima ! Só poupará ela e o Lula ! E faltou o outro colarinho branco FHC, que se safou por não levarem as investigações além dos governos do PT. Ou acham que incluiriam o nome da atual presidenta no maior escândalo financeiro e politico desse pais ? O pouco de credibilidade que existe no exterior seria demolida, levando o pais a uma crise incontrolavél. Continuem acreditando e fadas !

      • bernardo Postado em 04/Mar/2015 às 17:44

        Maior escândalo da história do país...kkkk tenho umas indicações de bons professores de história se quiser. Me chame por aqui que te passo...

      • silney Postado em 04/Mar/2015 às 17:49

        Como só poupará! Você tem bola de cristal ? Não existe nenhuma investigação cujo nome de Lula e Dilma façam parte. Se você sabe de algum diga ai qual?

      • Adna Silva Postado em 06/Mar/2015 às 07:00

        Faz diferença se for o maior ou ou menor escândalo? Se roubou é ladrão

    • Diego Postado em 04/Mar/2015 às 16:33

      Vamos cair na real, é a policia federal e o MP que estão investigando, duas ferramentas do estado brasileiro, independentes dos POLÍTICOS que ali estão. Porque vincular este feito com o atual presidente da republica???? Como nas frases "Dilma já avisou: não vai ficar pedra sobre pedra. Quem tiver culpa vai pagar." ou "Corretíssima a Dilma, não poupará ninguém.". Como assim???? Estamos em um DITADURA por acaso, aonde o DITADOR manda e desmanda? Ou agora a DILMA pode simplesmente arquivar o processo??? ACORDA

      • mani Postado em 05/Mar/2015 às 18:48

        Correto!

    • marco mion Postado em 04/Mar/2015 às 18:14

      Não é que não vai poupar, ela não consegue interferir a favor de ninguem, ela está sem moral.

    • clovis Postado em 05/Mar/2015 às 09:59

      Ninguém sabe sobre os porões da PF , Procuradoria , STF, Senado, Camera, mas cada um vai querer salvar sua pele , isto me lembra o Roberto Jefferson e seu suicídio politico Para se vingar do Jose Dirceu.

    • agnaldo Postado em 06/Mar/2015 às 00:48

      Quanta sujeira no Brasil,acho que ate´o Diabo esta abismado de ver tanta s desonestidade no Brasil!

      • Brubim Postado em 06/Mar/2015 às 01:39

        Agnaldo, ele com certeza ja via muita mais muita sujeira, e ha seculos. Basta estudar um pouquinho Historia do Brasil que vera. A gente, meros mortais estamos vendo agora, e com a cobertura midiatica focada na Petrobras, assim como foi Mensalao, como se essas TIVESSE SIDO A UNICA OU MAIOR CORRUPCAO DA HISTORIA....apenas estamos tirando por debaixo dos tapetes

  2. fernando fernandes Postado em 04/Mar/2015 às 13:59

    Eu ja perdi as contas de qtos processos este cara tem nas costas. Exemplo de retrocesso, como pode ainda gente dar atencao p ele ? Fora renan, dilma, collor, serra, alckim.... eh tanta sujeira que so mesmo uma revolucao ala francesa.

    • silney Postado em 04/Mar/2015 às 17:54

      Este ala é referencia ao deus muçulmano ou a uma divisão de hospital? Deve ter vaga ainda em alguma escola de ensino médio.

  3. Paolo Benacci Postado em 04/Mar/2015 às 14:05

    Dilma já avisou: não vai ficar pedra sobre pedra. Quem tiver culpa vai pagar. Não adianta agora culpar a presidente por não livrar tua cara de safado "Reinan".

    • mani Postado em 04/Mar/2015 às 14:47

      É verdade, Paolo Benacci, a presidenta Dilma Rousseff avisou.

    • Herbert Postado em 04/Mar/2015 às 16:09

      Não sou a favor de Dilma e nem de PT, mas, acho justo o que ela está dizendo: que quem tiver culpa pagará pelo que fez.

  4. Daniel Postado em 04/Mar/2015 às 14:06

    Tomem cuidado! Pois ao citar falhas passadas, e omitir que o governo atual tem autonomia para reabrir esses ''processos parados'' então por que não o fez ? .... Cuidado com a influência em suas palavras jornalista...

  5. Alexey Madjelane Postado em 04/Mar/2015 às 14:32

    Dilma foi direta: Não vai ficar pedra sobre pedra. Quem tiver culpa vai pagar. Quem esperava que fosse haver "engavetamento" (como de praxe outrora) com influência direta do presidente da república sobre o PGR, se ferrou!

  6. Rodrigo Postado em 04/Mar/2015 às 15:04

    (Outro Rodrigo) Aparentemente rebelou-se por saber que a denúncia do PGR conteria pedido de investigação quanto ao mesmo. Já quanto a devolver a MP, o próprio ato da Presidente, de editar lei em tal sentido, já demonstra o equívoco do uso daquela. E vamos mais além, pois a demora da Presidente em indicar Ministro do STF já leva a mais uma situação absurda, na qual o atual presidente do Senado acaba de dizer que poderá vetar a indicação, caso não haja "prévia conversa" sobre o nome. Passarinho que come pedra...

  7. Felipe Postado em 04/Mar/2015 às 15:11

    Da noite para o dia? Acho que você não anda acompanhando política, caro redator. Talvez você não esteja a acompanhando o progressivo afastamento do PMDB em relacao à base base aliada. Que vem acontecendo, por sinal, desde o período eleitoral. Acredito que o senhor tenha esquecido de citar a entrega de ministérios importantes para os outros partidos da base aliada, como o PTB. Ou a relação fragilizada entre a presidente e seu vice, membro do PMDB (E cujo nome não se encontra em absoluto na lista da lava jato).

  8. antonio Postado em 04/Mar/2015 às 17:08

    Bem pode ser que a relação da base aliada já não era lá essas coisas, mas a midia sempre tratava Renan Calheiros como parte importante dos aliados de Dilma , tanto que Cunha (do mesmo partido )era o inverso de Renan:clasificaram como a pedra no sapato de Dilma.O estranho é que de um dia para o outro ele não comparece a reunião do PMDB com Dilma e em seguida devolve a medida provisoria da mesma.Algo de estranho aconteceu nessa relação poios a atitude dele mudou da água pára o vinho...

  9. silney Postado em 04/Mar/2015 às 17:56

    Saiu hoje da caverna?-Como assim protegido? - não são integrantes do PT que são investigados, julgados e condenados, sem que nada seja feito para impedir pelo governo, você deve estar confundindo com o PSDB.

  10. Julio cesar Postado em 04/Mar/2015 às 19:11

    Eu só sei de uma coisa quemé prejudicado com essa roubalheira somos nós, nossos filhos e nossos netos, pois estamos à beira de um colapso, bandidos mangando inocentes , políticos e empresas roubando muitooooo . O Brasil está às traças, quer dizer nós estamos. Daqui a pouco estamos igual a Venezuela, Cuba . Chegou a hora do brasileiro se unir pra dar um basta nessa roubalheira. Só nós brasileiros que podemos fazer isso. Verás que um filho não foge a luta.

  11. Eduardo Postado em 04/Mar/2015 às 19:37

    Como falam m.... ora se Lula tivesse algo a ser apurado contra ele já teria sido jogado aos leões a muito tempo.... ou será que todos são bonzinhos com ele Lula.... ele tem um erro sim na carreira dele... a indicação de um nome de presidente do STF que não tinha carteira da ordem para advogar, e o senado o inquiriu e o aprovou.... vocês sabem de quem estou falando... AS INSTITUIÇÕES, PARTIDOS POLITICOS, não podem ser criminalizadas por tramoias de meia dúzia de pseudos espertos, estes sim que tem que pagar pelo que fizeram.

  12. Thiago Teixeira Postado em 04/Mar/2015 às 20:19

    Espero que o PT aos poucos rompam essa aliança inútil com o PMDB e se aproxime mais dos partidos de esquerda como o PSOL, PSTU e PCO. Em 2018 temos que tentar uma chapa 100% vermelha.

    • Preto Velho Postado em 05/Mar/2015 às 18:07

      Rapaz, a esquerda brasileira é igual aquele filme, "50 Tons de Vermelho". Mais fácil o PSOL fazer par com o PSDB (como a Heloísa Helena quase fez) do que se associar ao PT. E o PCO/PSTU, ninguém gosta dos comunistas, nem mesmo os socialistas.

  13. Preto Velho Postado em 05/Mar/2015 às 18:05

    Agora o Renan Calheiros vai ter de aumentar a pensão do filho da Mônica Veloso...