Mailson Ramos
Colunista
Compartilhar
Direita 12/Mar/2015 às 14:19
39
Comentários

Por que a elite brasileira é burra?

A elite brasileira é ainda anacrônica. Exige golpe, intervenção militar, regresso da ditadura. Querem reviver o tempo em que todos os papéis da sociedade eram estabelecidos pelo poder estatal. Seria a volta da ordem: pobres, pretos e periféricos de um lado, a elite soberba do outro.

manifestações impeachment dilma fora pt
Manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff (Imagem: Pragmatismo Político)

Mailson Ramos*

A elite brasileira é burra. Não soa bem o adjetivo sem a posterior explicação: é burra porque jamais se preocupou com a condição do país, mas sim com a manutenção do status quo, a centralização de seu poder, de suas riquezas e de sua influência. A elite brasileira jamais derramou uma gotícula do seu valioso suor com as questões políticas desta terra, afinal, todos os problemas do Brasil foram sempre endereçados aos pobres, à classe trabalhadora. A elite brasileira conserva traços tão burgueses e vazios ideologicamente que permaneceram no ostracismo de sua acomodação perene até ser fustigada pela notícia de que um ex-metalúrgico tinha se tornado presidente da República. Odioso sempre foi o sentimento desta classe em relação aos governos petistas. Afinal, é impossível se acostumar com gente nova nos aeroportos, nas universidades, nos corredores dos shoppings e nos salões nobres dos museus.

A elite brasileira é burra porque nunca apresentou propostas contrárias aos governos instalados desde 2002. Jamais vão apresentar. Não sabem ir às ruas, protestam dos sofás, deglutem esfomeados as notícias de uma imprensa contaminada por esta mesma patologia que os faz acéfalos. Papagaios de pirata e seguidores de ideologias são eles. Deveriam se envergonhar de não conhecer a política e a democracia.

Incapazes que são de apresentar um debate sério e profundo sobre as reais condições da política nacional neste momento, confortam-se em bater panelas das janelas de seus luxuosos apartamentos. Não se ouvem e querem fazer ouvir.

Se a elite estivesse mesmo comprometida a debater a política – como a mídia e o judiciário também não estão – poderia haver espaço para um diálogo necessário. Mas não se pode esperar muito de quem ocupa espaço diariamente nas redes para afrontar até mesmo a vida pessoal de políticos. Não se pode aguardar a reação democrática de quem, sem fundamento jurídico, tenta imprimir a ideia de impeachment. A elite brasileira é burra porque se confronta unilateralmente com o povão. Não é, sem o apoio deste, que se poderá mover um só grão de areia no Planalto. Por isso, e somente por isso mesmo, houve quem aconselhasse um banho de povo aos candidatos da direita. Com o espírito tranquilo e sem nenhuma amargura no que escrevo, arrisco dizer que a elite é burra e pior: tem se tornado golpista.

Leia aqui todos os textos de Mailson Ramos

A democracia brasileira, esta jovem assediada, exala suspiros afanosos. Querem desgastá-la, instituir novos paradigmas democráticos que de democráticos só tem o nome. Quando não falam em golpe, determinam uma intervenção militar; ou numa terceira hipótese o famigerado impeachment. E se por acaso, nenhuma das três alternativas anteriores encontrarem côro, eis a renúncia de Dilma Rousseff.

Bom definir: a elite brasileira não sabe o que quer. O melhor seria mesmo se a deglutição do noticiário noturno ainda prendesse no sofá os estereotipados beócios ao estilo de Homer Simpson, como diria um célebre apresentador de telejornal aos seus telespectadores.

A elite brasileira é ainda anacrônica. Exige golpe, intervenção militar, regresso da ditadura. Querem reviver o tempo em que todos os papéis da sociedade eram estabelecidos pelo poder estatal. Seria a volta da ordem: pobres, pretos e periféricos de um lado, a elite soberba do outro. Para não alongar, devo dizer que a elite, ainda que burra, tem todo o direito de protestar e expôr suas reivindicações.

Mesmo que não conheçam a democracia devem conhecer e usufruir os direitos que têm. Mas a compreensão dos direitos não os transforma em seres dialógicos; muito pelo contrário. A elite se aglutina a uma direita ultraconservadora com o intuito de mascarar um golpe de Estado. Aliás, a elite é a própria direita.

Não será possível remodelar uma sociedade onde os mais poderosos estão com os olhos voltados para os umbigos. É um caminho cíclico, próprio ao locus brasiliensis: pobres de um lado, ricos do outro. Todas as vezes em que as políticas determinarem uma alteração deste estado, as batalhas serão iminentes. Tenho debatido sobre esta condição de ódio que prefiro adjetivar com outro conceito: ojeriza. Estamos falando de ojeriza de classe, pura e insensível. E é este sentimento que tem construído, na elite, sua face maniqueísta. Perde com isso o Brasil, a sociedade, a política, a democracia. Difícil é pensar que, quando nada dá certo por aqui, os amantíssimos brasileiros que são capazes de panelaço e buzinaço, partem para a Europa ou os Estados Unidos. Esta é a nossa elite. Burra e covarde.

*Mailson Ramos é escritor, profissional de Relações Públicas e autor do blog Nossa Política e Opinião e Contexto. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. THIAGO Postado em 12/Mar/2015 às 14:35

    É porque ela não lê pragmatismo político. Caso ela acreditasse na propaganda política do governo e no Pragmatismo Político, seria esclarecida e bem informada.

    • Felipe Postado em 13/Mar/2015 às 09:03

      inteligente é a sua resposta sem argumento, desculpe mas aqui como em qq outro lugar se prega um discuso de rico contra pobre, sou contra isso, existe uma minoria que realmente é uma elite idiota, porém grande parte das pessoas que criticam o gov federal são pessoas de bem e são uma elite branca como se anda pregando por aí, menos preconceito gente isso vale para todas as coisas.

  2. Felipe Postado em 12/Mar/2015 às 14:47

    Gente quanto ódio.... depois fala que a Elite coxinha e isso é aquilo etc.... só lamento por essas pessoas que acham q a Elite pensa assim ou aqueles que acha que os mais pobres pensam assim... eu sou uma pessoa de bem não votei no pt nem no psdb trabalho e muito para conseguir o pouco que tenho e quero sim lutar pelo meu direito e ter um governo (municipal, estadual e federal) digno e honesto se isso é ser coxinha, desculpe mas entao 80% dessa população é coxinha quanta gente ipócrita.

    • BRUNO SILVA Postado em 12/Mar/2015 às 17:36

      leia de novo e depois d uma opnião mais inteligente. A inteligencia agradece

      • eu daqui Postado em 13/Mar/2015 às 09:36

        Seja homem pra deixar a caverna de Platão pra se civilizar e aceitar a divergencia sem precisar insultar, mordacista medieval.

    • Fabio Postado em 12/Mar/2015 às 22:37

      Vc não entendeu nada do que está no texto.... esse é um dos problemas de quem é classe média e pensa que é elite. ou ainda se engana com o que ela pensa a seu respeito.

      • eu daqui Postado em 13/Mar/2015 às 09:38

        E vc finge não entender que o outro tem o diretio de discordar mesmo sem entender: esse é um dos problemas de alguns favelados que pensam que revolução social é amordaçar a discordancia. Por isso continuam eternamente favelados mesmo após uma verdadeira revolução social. Bem feito !!!!!!!!!! .

    • eu daqui Postado em 13/Mar/2015 às 09:35

      Tem ódio de ambos os lados sim. Insuflados por grupos de ambos os lados que instrumentalizam o ódio dos outros como arma política. Se os antielite ainda não perceberam que estão servindo de escada para esses grupos politiqueiros disfarçados de movimentos sociais, são eles ainda mais burros, mais interesseiros e menos idelistas e nacionalistas do que as elites.

    • luis Postado em 13/Mar/2015 às 10:07

      Olha lá Eduardo Ribeiro!!!!!!! Ele falou 80% também! Pega ele!!! hauahauhauahaua

    • luis Postado em 13/Mar/2015 às 10:09

      Burro é quem tá há 12 anos no poder roubando e ainda não conseguiu virar elite.

      • eu daqui Postado em 13/Mar/2015 às 11:26

        kkkkkkkkk não serve nem pra ser elite nem pelo meio mais fácil kkkkkkkkkk

  3. José Ferreira Postado em 12/Mar/2015 às 14:49

    Parece que estou no sítio do PCO. Só falta o "contra burguês, vote 16" ou "quem bate cartão não vota em patrão".

    • poliana Postado em 12/Mar/2015 às 14:58

      e tá esperando o q pra dar as costas e nunca mais voltar? vai pro teu mundinho coxinha q é melhor...o g1, a veja, a folha de sp e cia, estão te esperando. vá com deus!

      • poliana Postado em 12/Mar/2015 às 16:00

        naro, querido, leu minha resposta pra vc no tópico em q a marina se posiciona contrariamente ao impeachment? vc ainda acha q "má gestão" viabiliza o impeachment? leu a lei 1079/50 pra conhecer o assunto? ahhhh...e fique a vontade pra acompanhar o jose ferreira aos sítios mencionados...

    • Rodrigo Postado em 12/Mar/2015 às 15:22

      Caro coxinha, pelo menos aqui você tem a liberdade de postar suas opiniões absurdas. Na página de golpistas, como o Reinaldo Azevedo da veja, por exemplo, ele filtra os comentários opostos ao texto dele, como eu acabei de constatar. Isso só prova que essa galera de direita não tem compromisso mesmo com a democracia, deixei um comentário para ele em protesto a essa atitude: "kkkk, meu comentário denunciando o golpismo foi filtrado e este provavelmente será filtrado também. Então essa mensagem é diretamente pra você Reinaldo: Os filtros só fazem sentido quando o intuito é impedir mensagens com palavrões e baixaria, mas filtrar mensagens simplesmente porque discordam do seu texto é ridículo. Democracia é permitir que pessoas com opiniões diferentes da sua se manisfestem. Mas você jamais entenderia isso, porque não passa de um golpista narcisista e ditador."

    • eu daqui Postado em 13/Mar/2015 às 09:42

      Sou esquerda (e por isso deixei de ser petista). Mas daí a ser incondicional e generalizadamente contra burgues, acho burrice nazipobrista. Devemos historicamente a classe burguesa grandes conquistas da civilização: além de toda aquelas relacionadas à Revolução Francesa, o imprescindivel, inspirador e eterno movimento romantico. Não há grupo neste mundo que só tenha contribuido para o bem ou para o mal. Isso seria novamente burrice maniqueista...........

    • Bruno Postado em 14/Mar/2015 às 23:24

      Pela sua resposta você entende "bem" o que é o comunismo.Atribui ao PCO os lemas do PSTU.Que nem diria um a ex-candidata do PSOL se Tu estudasses um pouquinho sobre o socialismo tu entenderias melhor as propostas da esquerda socialista.

  4. Bruno Postado em 12/Mar/2015 às 15:15

    Um "artigo" que já começa considerando oposição como burrice já nem merece ler, além do mais quase metade da população é do grupo citado. Faça oposição e vire elite! A Poliana é uma pessoa completamente centrada na intolerância, é um Pereira invertido. Não consegue ver nada além da sua miopia ideológica. Reclama de ódio mas toda postagem dela a baba escorre pelo canto da boca, doida pra vociferar contra qualquer pessoa que não concorde minimamente com ela. Temos que evoluir muito na democracia ainda, entender que deve existir oposição, que qualquer pessoa, independente de posição social, tem interesses e direitos para protestar, e pasme, a elite também pode protestar, ainda não vivemos na sua ditadura de esquerda. Agora pode começar com os chavões típicos e mais uma vez prove que o "amor venceu o ódio", com chutes e pontapés.

    • poliana Postado em 12/Mar/2015 às 16:03

      falou o usuário q usa um anagrama em homenagem ao jair bolsonaro..tá certo naro e bruno, a intolerância me define, certamente. e tô tão triste com o julgamento q vcs fazem da minha pessoa q acho q vou até parar de frequentar o pp. n vou nem dormir essa noite.

    • Bruno Postado em 12/Mar/2015 às 16:22

      Não se esqueça que o choro é livre.

    • poliana Postado em 12/Mar/2015 às 17:38

      bjo narinho..vc mora no meu core.

    • Onda Vermelha Postado em 12/Mar/2015 às 18:14

      Kkkk. Dois marmanjos se sentindo intimidados pela Poliana? A verdade é que a Poli é admirável e tem uma paciência incomum para debater com pessoas que não tem um décimo do conhecimento e da sensibilidade dela. E isso incomoda, não é mesmo, meus caros? Mulher inteligente é uma dureza... Chupa é manga ou voltem a Veja! Hehehe!

    • eu daqui Postado em 13/Mar/2015 às 09:45

      eu não leio todos os posts da poliana mas me parece que ela já foi mais intolerante........

  5. Rodrigo Postado em 12/Mar/2015 às 15:33

    (Outro Rodrigo) Quem toma a parte pelo todo... Quem generaliza... Quem não vê distinções... Não faz análise nenhuma. Seria o mesmo que dizer que a esquerda gosta de fuzilamentos, de campos de concentração (gulags), de genocídios e de todos os demais crime bárbaros cometidos (também, claro, pois há ditaduras de direita e esquerda) por seus ditadores. Apoia a discriminação de homossexuais na Russia... O que mais? Já podemos falar em desespero ou ainda falta?

  6. Eduardo Ribeiro Postado em 12/Mar/2015 às 15:39

    Não é burrice. Quando um setor secularmente privilegiado se depara com os avanços que tivemos nos últimos 12 anos e tudo que se extrai deles é: 1) golpe; 2) renuncia; 3) voltem forças armadas contra o comunismo; ou 4) impeachment "contra a corrupção e contra tudo que está aí", é porque não é burrice. Já passou da hora de confundir mera burrice com más intenções, com comportamento anti-democrático, com ódio de classe, com o "olhar apenas pro próprio umbigo" típico da elite brasileira, enfim, com desvio de carater.

  7. C.Paoliello Postado em 12/Mar/2015 às 19:21

    Também acho porquê ao invés de debater política e ideologicamente, a oposição gasta todas as suas energias (o dinheiro, já sabemos, vem de fora) com tentativas de golpes antidemocráticos de todos os tipos em todos os níveis de governo. Fora isso, não passam de lobistas de grandes corporações nacionais e principalmente das internacionais. São muito atrasados.

  8. Salomon Postado em 12/Mar/2015 às 20:41

    O Autor usa a lógica aristotélica. E simples assim: Todo coxinha é burro; Ora, o Bolsonaro é coxinha; Logo, o Bolsonaro é burro.

  9. carlos Postado em 12/Mar/2015 às 23:27

    Burro é quem vota no PT ou em qualquer esquerda, vivem em outro planeta, no dia em que as pessoas fugirem para Cuba em vez dos USA eu concordo com vcs.

    • Salomon Postado em 13/Mar/2015 às 07:21

      Carlos, você fugiu das aulas de história contemporânea. Você não é burro. É desinformado.

  10. Roberto Pedroso Postado em 13/Mar/2015 às 00:10

    Faço minhas as palavras da mestra" A classe média(poderíamos alterar para as elites) é uma abominação política, porque é fascista, é uma abominação ética porque é violenta, e é uma abominação cognitiva porque é ignorante. Fim".Bravo Marilena Chaui,sempre lúcida e precisa.Vemos alguns exemplos acima de simplificações tacanhas acerca de teorias sócio-politicas com argumentos com a profundidade de um pires com uma retórica tão pueril quanto inepta,triste e trágico,pois estes elementos votam e podem decidir uma eleição mesmo sem ter a menor condição de participar de um debate minimamente maduro sobre politica.

    • Felipe Postado em 13/Mar/2015 às 09:28

      Generalizar meia duzia de pessoas é o mesmo que generalizar os esquerdistas que em grande parte são gente de bem, desculpe mas seu comentário e suas ref são preconceituosas. São pessoas como você que fazem a cada dia mais o país ser dividido e as pessoas esquecerem os verdadeiros valores, não se esqueça que todos estes políticos não dão a mínima para você, para mim e para nossa opinião e se o povo soubesse ser unido aí teriamos a verdadeira reforma política que todos esperam.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 13/Mar/2015 às 09:57

        O país é dividido, e sempre foi fortemente dividido. Somente os opressores e a classe tradicionalmente beneficiada nessa divisão (que não por acaso são os mesmos que ficam nesse "mimimi voces generalizam") ficam incomodados com o descortinamento cada vez maior dessa secular divisão. Evidentemente, não é bom para o opressor que o oprimido saiba que está sendo explorado, e pior ainda, saiba exatamente quem é aquele que o explora. E pra fechar com chave de merda jogam a culpa dessa divisão em fatores abstratos imaginários delirantes quaisquer. Mentecaptos que são, tais reacinhas juram de pé junto que o Brasil foi dividido pelo Lula num processo desencadeado nos últimos 12 anos. Como se a divisão não fosse algo intrínseco ao Brasil. É patetice demais.

      • Roberto Pedroso Postado em 14/Mar/2015 às 10:13

        Claro que entre alguns membros da elite podem existir algumas raríssimas e honrosas exceções mas não vemos os mesmos se mobilizarem para atuar no sentido de lutar a favor das liberdades democráticas e do fortalecimento das instituições,essas honrosas exceções(pouquíssimas) pecam muitas vezes por omissão,negligencia,alienação ou comodismo mas em qualquer um dos casos se tornam,com seu comportamento, parte do problema e isso não é mera generalização é apenas uma constatação, basta observar de forma mais atenta os fatos.

  11. junior maia Postado em 13/Mar/2015 às 09:44

    Essa é a nossa elite... burra e covarde. Nunca mais irei esquecer isso. rsrsrsr

    • eu daqui Postado em 13/Mar/2015 às 09:58

      E esses são os nossos pobres que a imitam: em vez de revolução, ideologismo.

      • Felipe Postado em 13/Mar/2015 às 11:06

        Bom, não adianta argumentar contra pessoas alienadas e cegas de odio, preconceituosas, com o mesmo discurso e mimi de sempre, para eles não pode existir opinião contrária nem discordancia que saem chamando as pessoas de burras desinformadas, golpista etc.... só lamento por quem pensa assim.

  12. Roberto Pedroso Postado em 13/Mar/2015 às 10:15

    De fato senhor Eduardo Ribeiro nosso pais sempre esteve dividido, basta um pretexto ou um momento de grande comoção ou mobilização para que esta divisão venha à tona,basta um pretexto!

  13. Renan Postado em 13/Mar/2015 às 17:04

    A esquerda fala mal do que ela mais ama, a ditadura. E enaltece o que ela mais odeia, a democracia. Ela faz propaganda do que ela mais repudia, a verdadeira igualdade. Finge condenar o que mais venera: a luta de classes, de credo, de "raças", de genêro, etc. Só questão de tempo pras máscaras de integrantes da BLOSTA como o Brasil171, pragmerdismo politico, diariodocudomundo cairem. Nós sabemos quem são vocês. A caravana passa, mas os cães ainda fingem só ladrar pra morder na hora certa.

  14. Otávio Postado em 25/Mar/2015 às 19:17

    ''O PT fala mal do que mais ama que é Ditadura e dinheiro e fala bem do que mais odeia, o pobre e a Democracia.'' Esse site recebe quanto de propina do PT?