Redação Pragmatismo
Compartilhar
PT 17/Mar/2015 às 18:12
5
Comentários

O PT deve supervalorizar as manifestações

pt manifestações protestos corrupção rua direita

Delmar Bertuol*, Pragmatismo Político

Excetuando-se as do último domingo, em alguns locais (por que, será?) a polícia sempre estima o número de participantes de determinadas manifestações em menos, não raro, muito menos, do que estimam os organizadores.

Pois bem. O PT não deve pegar os números das polícias, salvo em alguns locais, para mensurar os protestos que teve contra si – sim, pois os protestos não foram contra a corrupção, uma lástima, foi contra o PT. O PT deve pegar as informações que mais dimensionaram o número de participantes, mesmo que os dados sejam fantasiosos, e dobrá-los (mesmo os fantasiosos). O PT deve crer que houve 2 milhões de antipetistas na Av. Paulista e 200 mil em Porto Alegre (o dobro do que estimou a Polícia Militar e bem mais do que estimaram alguns participantes).

O protesto era, sim, majoritariamente de brancos de classe média e classe média alta. Algumas fotos de negros e de pessoas com menor poder aquisitivo foram tiradas e jogadas na internet e para tentar desmentir isso, mas sabemos que se tratava de uma minoria muito menor do que aqueles que protestavam realmente contra a corrupção, se é que alguém protestou realmente contra a corrupção.

Leia também: Pedir impeachment é varrer a corrupção para debaixo do tapete

Mas é inegável que os protestos tomaram uma dimensão muito maior do que se esperava, além de ter uma cobertura especial das maiores emissoras do Brasil, sobretudo da Globo, que a cada chamada ressaltava o caráter pacífico da marcha, como quem diz: “esse movimento que pede o ilegal impeachment da Dilma não teve nenhum ato de vandalismo, ao contrário das passeatas dos Black Blocs, Sem-Terra, Via Campesina, e etc.”

Os movimentos alcançaram, com isso, um grande público, despertando a simpatia de muitos que prefeririam o churrasco à marcha. Viram, na televisão, famílias inteiras, incluídas as crianças, os avós e os cachorros, com a cara e os focinhos pintados de verde e amarelo, como se a hegemonia do pensamento nacional lhes pertencessem. Tal como os comerciais de margarinas, essas imagens entram no imaginário como o ideal de família perfeita. Ou seja, para que tua família seja alegre e feliz, coma Doriana e vá protestar contra o Governo.

Leia aqui todos os textos de Delmar Bertuol

As entrevistas contribuíam de igual forma para a propagação do pensamento comum. Pessoas bradavam, invocando teses e pensadores nenhuns que temos que derrubar este Governo que quer transformar o Brasil numa Cuba, aproximando-se da Venezuela e levando o País ao bolivarianismo (algo que não importa o que é, só tenha em mente que é uma coisa ruim e que o PT conseguirá, muito facilmente, implantá-lo no Brasil).

O PT merece o repúdio pela corrupção que cometeu. Eu mesmo seria o primeiro a chegar se as manifestações fossem realmente contra a corrupção. Ocorre, contudo, que o PT (nem é o Governo, é o PT) está pagando por todos. Não se viu cartazes contra o Renan Calheiros, o Eduardo Cunha, o PMDB e o PP. Viu-se, unicamente, cartazes contra o PT e contra a Dilma Rousseff, que não tem nada contra si provado. Nem mesmo acusação ela tem.

Caberá, então, ao PT cumprir (final e atrasadamente) a sua promessa de medidas extremas contra a corrupção. Medidas essas que devem afetá-lo diretamente, assim como o Congresso e as demais empresas públicas. O PT não tem mais espaço pro erro. Do contrário, um erro muito maior, um golpe, será iminente.

*Delmar Bertuol é escritor, membro da Academia Montenegrina de Letras, graduando em história e colaborou para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 17/Mar/2015 às 18:37

    Eu, milhares de brasileiros politizados, a imprensa internacional não tem dúvidas que o evento de Domingo foi a PARADA COXINHA 2015. Só eles e a mídia golpista insistem em dizer "MANIFESTAÇÃO POPULAR".

    • BRUNO SILVA Postado em 18/Mar/2015 às 10:42

      kkkkkk Vdd

    • junior maia Postado em 19/Mar/2015 às 10:31

      Concordo...

  2. Onda Vermelha Postado em 17/Mar/2015 às 19:33

    Não entendi! O articulista ia bem até o antepenúltimo parágrafo quando começou a derrapar e terminou, melancolicamente, creditando ao PT, sozinho, a responsabilidade por dar cabo de medidas contra a corrupção. Pode? Com acho 83 parlamentares num Congresso Nacional de 511? Mas não ficou claro, segundo o próprio articulista, que a corrupção não era a questão central de fato dos marchadores do dia 15 de março, mas apenas um mote para um golpismo nascente? Onde estavam os cartazes exigindo a punição dos envolvidos no Trensalão ou que citasse o AécioPorto? O Gilmar Mendes, sempre ele, acabou de dizer que não vai liberar a ADI 4650 que julgaria inconstitucional as doações de empresas privadas para campanhas políticas. E aí? Alguém acredita que sem a adoção desta providência uma Reforma Política teria sucesso? A corrupção seria extirpada? Acho que nem a aprovação de um Pacote Anticorrupção proposto na campanha pela Dilma vai deter a sanha dessa gente! Já está claríssimo! Eles querem a cabeça da Dilma e banir o PT do quadro partidário, preferencialmente, criminalizando, via Ministério Público TODAS as doações recebidas LEGALMENTE pelo PT, somente as do PT! Se as empresas “A”, “B” o “C” doaram também para o PSDB e DEM não importa! Essas são legais! Ora, ora, ora! Tá na hora de alguém de bom senso começar a falar grosso com essa turma!

    • fernando Postado em 27/Mar/2015 às 18:34

      marolinha marolinha fica quietinha q falar grosso na web eh fácil, vem pra rua q te dou um pao com mortadela...!