Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 12/Mar/2015 às 20:11
42
Comentários

Grupos que pedem impeachment de Dilma entram em conflito

Fogo cruzado. Os diferentes grupos que organizam os protestos contra Dilma Rousseff no próximo domingo batem boca e cabeça e trocam acusações. Impeachment e críticas de oportunismo dividem líderes das manifestações

movimento brasil livre

“O ‘Vem pra Rua’ não defende o impeachment, então a gente considera que eles não sejam bem-vindos no dia 15. Sem foco, fica a bagunça dos protestos de 2013”, diz Kim Patroca Kataguri, coordenador nacional do Movimento Brasil Livre (MBL).

“O Marcello Reis (fundador do ‘Revoltados On Line’) já defendeu militarismo e um projeto absurdo de restrição a cinco partidos: extrema direita, direita, centro, esquerda e extrema esquerda”, continua o ex-estudante de economia de 19 anos, em entrevista à BBC Brasil por telefone. “Imagina isso. Liberal, só a gente.”

Unidos pelo descontentamento comum com o governo Dilma Rousseff e pela habilidade em agregar seguidores nas redes sociais, Vem Pra Rua, Revoltados On Line e Movimento Brasil Livre contam juntos mais de um milhão de fãs só no Facebook.

Em contagem regressiva para a série de protestos marcados em vários Estados no dia 15 de março, eles se revezam entre até 200 postagens diárias de fotos, vídeos, memes e reportagens críticas ao governo federal – além de convites para os protestos.

Mas a reta final para as manifestações também revela disputas, críticas mútuas e a ausência de uma agenda política comum entre os grupos.

O fogo cruzado começa em torno da autoria dos protestos.

“Outros movimentos participarão como convidados, mas não estão na organização”, diz o porta-voz do MBL, que reivindica para si a criação das manifestações do dia 15 e critica os “oportunistas que queiram promover pautas em cima do nosso movimento”.

O administrador de empresas Marcello Reis, de 40 anos, fundador do Revoltados On Line, discorda. “Não é verdade. A iniciativa do dia 15 veio pelo Whastapp espontaneamente, foi popular. O MBL só foi o primeiro a protolocar.”

Também por telefone, Rogério Chequer, 46 anos, sócio de uma consultoria “especializada em apresentações corporativas” e criador do Vem Pra Rua, questiona:

“Algum grupo confirmou a você ter sido convidado?”, perguntou. “Ninguém foi convidado. A manifestação é absolutamente livre e começou por em mensagens SMS para milhares de brasileiros, mas ninguém sabe a fonte”, diz.

marcello reis revoltados online impeachment
Marcello Reis ao lado de Lobão (reprodução)

‘Fogo amigo’

Com tom pausado e didático, pronunciando bem cada sílaba, Chequer é voz mais moderada entre os três grupos. Na última terça-feira, chegou a publicar um vídeo pedindo o fim do “fogo amigo”.

“Nós não vamos entrar nessa de gastar tempo e energia tentando gerar um fogo amigo dentro de uma oposição que deveria estar muito unida”, diz no filme, curtido por 5 mil pessoas. “O importante agora é a gente ir para a Paulista em torno de uma mesma causa: pedir pela mudança nesse nosso país querido que está sendo tão prejudicado pelo governo atual.”

O empresário ironiza a polêmica sobre a autoria dos protestos. “Não fomos os primeiros a convocar e não pretendemos ser os maiores, os mais bonitos. Queremos aglutinar as pessoas que estão em torno da mesma causa”, diz.

Com estratégia distinta, apresentando-se apenas como “colaborador do protesto de domingo”, o Revoltados On Line tentou mobilizar seus 700 mil seguidores para o que chamou de “gigantesco ‘abre alas’ das manifestações”.

Sem a adesão dos outros grupos, a caminhada promovida na quarta-feira, no Rio de Janeiro, reuniu menos de 50 pessoas em frente à sede da Petrobras.

Vandalismo

Após reunião na segunda-feira com a Polícia Militar, os três grupos decidiram que irão manter seus carros de som em pontos distintos da avenida Paulista, em São Paulo.

Diferente dos protestos promovidos por setores ligados à esquerda em 2013, a manifestação da direita se manterá parada, sem circular por diferentes pontos cidade.

“É para manter a ordem acima de tudo”, diz Reis, do ‘Revoltados’, que no passado pregou a intervenção militar e hoje diz “ter estudado e encontrado outros caminhos democráticos para derrubar o PT”.

“Não vai ter vandalismo e black bloc, é um manifesto para a família”, afirma.

Patroca Kataguri, do MBL – citado em fevereiro pela revista The Economist como defensor do livre mercado no Brasil –, explica que o ato será “uma ação pontual, não uma união dos grupos”.

“Defendemos o impeachment, mas não somos apenas anti-PT”, ele diz, defendendo a privatização da Petrobras e o uso de ‘vouchers’ (ou cartas de crédito, como ocorre em alguns locais dos Estados Unidos) para saúde e educação.

“Liberal (entre os movimentos), só a gente”, afirma.

Partidarismo

Rogério Chequer, do Vem Pra Rua, disse em entrevista ao #salasocial considerar as diferenças entre os grupos “indesejáveis, mas compreensíveis”.

“É natural que no calor das emoções as pessoas acabem talvez querendo um pouco mais de protagonismo”, diz.

movimento brasil livre impeachment
Representantes do Movimento Brasil Livre

Ele explica porque não defende o impeachment ou a renúncia de Dilma Rousseff.

“Não somos a favor porque não acreditamos que exista ainda tese jurídica para que ele aconteça”, diz.

Questionado sobre os efeitos que espera das manifestações, Chequer aponta “mais foco no interesse do povo e menos nos interesses de perpetuação do poder e compra de controle”.

Após comentar nas redes sociais sobre um suposto vínculo com o PSDB – sugerido por outros grupos envolvidos nas manifestações de domingo –, ele voltou a frisar à reportagem que seu movimento é “suprapartidário”.

“Comecei a ver mensagens e vídeos nesta direção”, diz. “O vínculo com o PSDB não existe. A gente os trata do mesmo jeito que trata os demais partidos.”

Durante as eleições, o Vem Pra Rua apoiou publicamente o então candidato Aécio Neves – que nesta quarta-feira afirmou que o “impeachment não está na agenda do PSDB”.

“Não quero ser leviano e não reconhecer que por três semanas apoiamos o candidato do PSDB”, prossegue Chequer. “No segundo turno, nos deparamos com o desafio: como nos manter suprapartidários se somos contra a reeleição e votos brancos?”, explica.

À frente do único entre os movimentos a não pedir doações financeiras de seus seguidores nas redes, o empresário afirma que as vinhetas, músicas, vídeos e pagamentos feitos ao Facebook para promoção de sua página – “feitos para direcionar melhor as postagens’ – são financiados coletivamente por membros do movimento.

“As doações são espontâneas de pessoas envolvidas na coordenação do movimento”, diz. “São centenas.”

SAIBA MAIS: Pedir impeachment é varrer a corrupção para debaixo do tapete

BBC Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 12/Mar/2015 às 20:27

    Vem Pra Rua + Revoltados On Line + Movimento Brasil Livre = ELITE BRANCA COXINHA PERDEDORA DAS ELEIÇÕES DE 2002, 2006, 2010 e 2014.

    • Roberto Postado em 12/Mar/2015 às 21:52

      Esqueceu a UDN , Thiago.

    • Eduardo Postado em 13/Mar/2015 às 01:10

      e 2018..... coitados

    • Luiz Postado em 13/Mar/2015 às 05:07

      Talvez eles esteja dizendo que são contra os corruptos e a impunidade. Por isso são contra esse movimento que até agora só juntou estelionatários, golpistas e eternos torturadores.

      • Dinio Postado em 13/Mar/2015 às 11:56

        Certo Luiz! E esqueceram três integrantes do movimento -os mais fortes- O PIG, a TFP e a CIA.

    • Cecília Postado em 13/Mar/2015 às 08:11

      Escreve "corruPTo", já sei que é retardado

    • Junio Postado em 13/Mar/2015 às 08:47

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk depois ainda dizem que os comunistas estão se organizando para tomar o Brasil... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.......... uma amiga minha me falou que recebeu uma msg do whats app, dizendo que um general das forças armadas estava mandando o povo estocar comida, pq seriamos invadidos pelas forças comunistas da Bolivia e Venezuela, então eu disse a ela, vdd neh, e vão entrar em guerra conosco armados com a mais alta tecnologia de facas e porretes! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é cada uma que a gente é obrigado a ouvir!

      • Natalie Postado em 13/Mar/2015 às 13:40

        O Junioi, esses dias assisti 2 documentários no Youtube, sensacionais. Chamam: War On Democracy e outro é Ao sul da fronteira. Pra mim foi bem esclarecedor sobre a América Latina. Mas não é vídeo tosco não. É documentário bom e não tem nada dessas coisas de invasão comunista. Abraços e paz.

      • Junio Postado em 13/Mar/2015 às 16:26

        Obrigado pela indicação Natalie, vou procurar... ao meu ver, os últimos anos de governo brasileiro, não foram bons apenas para o Brasil, mas também para a América Latina que precisava de um líder que fosse inclusivo, que conseguisse juntar os cacos do Mercosul e ainda tivesse reconhecimento e prestígio internacional a ponto de colocar em uma só mesa e em tons igualitários tanto nossos queridos vizinhos de fronteira quanto as mega potencias mundiais, e querendo a mídia ou não, esse cara foi o presidente Lula! Por isso vemos afirmações do tipo "Chaves era brasileiro de coração"! Abraços, paz...

    • the devil inside Postado em 13/Mar/2015 às 11:07

      Lê "A Privataria Tucana", vê quanto dinheiro público o Serra e os seus amigos desviaram. Aproveita e procura também quem está por trás do "Vem pra rua". “As doações são espontâneas de pessoas envolvidas na coordenação do movimento”, diz. “São centenas.” Podem ser centenas, sim, dentre eles três dos cinco homens mais ricos do Brasil.

  2. Salomon Postado em 12/Mar/2015 às 20:37

    É como diz o PHA: se não fosse pelo PIG esses coxinhas não passavam da avenida paulista.

  3. Salomon Postado em 12/Mar/2015 às 20:51

    Conflito entre coxinhas? Não faltava mais nada. Deve ser algum tipo de conflito existencial, do tipo: "mil meu, com mil seu, é a comissão, que o tesoureiro se assusta, mas passa o recibo, diz que não está por dentro, e tira dez por cento... Vá entender. Esse pessoal tá meio perdido, não?

    • sonia divina Postado em 12/Mar/2015 às 23:07

      Revolta das coxinhas!coxinha com catupiry X coxinha gourmet com cheddar!coxinha de carne seca X coxinha de picanha !coxinha de frango caipira x coxinha de galinha velha!MAS uma vez coxinha Sempre coxinha! só coxinha e ousam dirigir um Gigante de 200 milhoes de pessoas...mesmo que entre esses existam algumas milhares de coxinhas!

  4. jarau Postado em 12/Mar/2015 às 20:55

    Ainda tem gente que acredita nestas pessoas, são uma turma de malucos que já estão disputando a tal marcha, não sabem o que querem, perigo avista no tal dia 15, vai ter inocentes nesta jogada de débil mentais.

  5. Paulo Postado em 12/Mar/2015 às 21:07

    Se agora já está assim,imagina na hora,tomara que não vire tragédia e as ovelhinhas coxinhas não sofram as conseqüências .

  6. Olvide Postado em 12/Mar/2015 às 21:22

    Sou PT,nao corupto e sim oPTEi pelo Brasil com S e nao com Z

  7. graca castro Postado em 12/Mar/2015 às 21:40

    Dia 15 ficarei em casa,para não sentir vergonha pela pessoa

  8. Dr. Braz Postado em 12/Mar/2015 às 22:27

    Incrível com tem idiotas no Brasil dos coxinhas, o REVOLTADOS ON LINE , mais exatamente , o Marcelo grande lider dessa idiotice está ganhando mais dinheiro com essa estoria que o Bispo Edir Macedos da Universal e a Apostolo do Chapelão, ele vende a camiseta dos Revoltados on Line por 157 reais, dá pra acreditar.

  9. Jane Postado em 12/Mar/2015 às 22:28

    Tem corrupção pra caramba em diversos partidos, estados, prefeituras, câmaras, congresso, senado… Se te faz bem acreditar que é só do PT, vá lá. Mas não se manifeste, por favor, porque culpar duas letras por um problema gigantesco desse muito atrapalha e não ajuda.

  10. Fábio Postado em 12/Mar/2015 às 22:28

    Os caras são tão otários que na camisa deles tem a palma de uma mão ESQUERDA!

    • Gabriel Postado em 12/Mar/2015 às 22:44

      An? A Palma está virada para quem vê, e é da mão direita!! kkkkkkkkkkkkk na na... que vergonha!

    • Pedro Postado em 12/Mar/2015 às 23:33

      hahahahaha!!!

    • Cassiano Postado em 13/Mar/2015 às 01:01

      Acho que a intenção deles é que a mão direita seja vista como se viesse de dentro deles, sei lá, algo do tipo, mas esperar o que de pessoas que acham que só há corrupção no PT. kkk

    • eumesmo Postado em 13/Mar/2015 às 02:36

      Bem observado

    • Cecília Postado em 13/Mar/2015 às 08:12

      kkkkk morri

  11. Luiz carlos Postado em 12/Mar/2015 às 22:45

    Antonio aproveita a oportunidade que o governo oferece e vá pra escola.Mas ,agora é só pra contribuir com todos;Como sabemos o Brasil foi o ultimo país a abolir a escravidão ,e se olhar a história verás que outros governos que ousaram dar prioridade aos + carentes,amentando seu poder aquisitivo, tambem foram taxados de comunistas, a gritaria dos abastados, inconformados com a ascenção dos pobres foi geral, agora tudo estás a se repetir, temos hoje o maior salário minimo dos ultimo 50 anos e de quebra o PT passa a ser chamado de comunista, as varandas enormes de frente pro mar a elite abastada bate panela como se estivesse esfomeada., mas na verdade raivosa com os direitos trabalhistas das empregadas domésticas.

  12. Aderlindo Fonseca Postado em 12/Mar/2015 às 22:46

    Se estão contra os Programas sociais revolucionários, se defendem a fome e a miséria, contra a redistribuições de rendas, pobres nas universidades, contra domésticas nas praias e shoppings, pobres trabalhadores terem motos, carros, casas próprias, etc... e tal, quem são e o que querem esses malucosw

  13. Marcelo Postado em 12/Mar/2015 às 23:50

    Vamos fazer assim. Coloquem todos eles numa ilha deserta. Quem sair vivo ganha o direito de ser o coxinha mais babaca.

    • Eduardo Postado em 13/Mar/2015 às 01:17

      tão tão doidos que se, disse se conseguirem o que querem, mesmo assim estarão sendo perdedores, pois quem assume é o Temer, PMDB... e eles continuam de fora.... coitados.

  14. Eduardo Postado em 13/Mar/2015 às 01:14

    que palavra é esta que tentaste escrever... só pra lembrar... dentro da Petrobrás a coisa começou em 1997, e não existe livro falando sobre este tema nos governos de Lula e Dilma, mas no entanto tem vários falando do des governo liberal anterior.... aPTos também tem PT na sua formação.

  15. Túlio Postado em 13/Mar/2015 às 02:05

    Cara dá pena desses pobres coitados, dia 15 vou beber uns chopes comer coxinhas e ler uns textos pras aulas e vou dormir! Na segunda vou rir muito dos comentários idiotas do BONNER na globinho charando por que o Ali Kamel não deixou ele sair pra brincar lá fora kkkk...

  16. douglusa Postado em 13/Mar/2015 às 08:09

    O Marcello Reis (fundador do ‘Revoltados On Line’) ex-estudante de economia de 19 anos. Ex-estudante de economia - tá explicado.

    • Gabriel Gabo Postado em 13/Mar/2015 às 08:40

      Se esse cara da foto tiver 19 anos eu tenho 5.

    • Carlos Correa Postado em 13/Mar/2015 às 23:05

      Tudo c u zão

  17. douglusa Postado em 13/Mar/2015 às 08:11

    Coxinhas com catupiry X coxinha gourmet - não passarão!!!

  18. Marcos Castro Postado em 13/Mar/2015 às 08:27

    detalhe, o cara tem 19 anos e já é ex-estudante de economia.

  19. Cecília Postado em 13/Mar/2015 às 08:30

    Só eu que quando leio "revoltados online" penso em adolescência ?

  20. Junipero Postado em 13/Mar/2015 às 08:38

    Diversos grupos com ideologias totalmente diferentes, querendo a mesma coisa, mas cada um reivindicando a razão para si. Na verdade a sociedade se viciou em elitismo e em nome do orgulho próprio se nega a entender que todo cidadão brasileiro esta fadado as ações do mesmo governo. Obviamente haverá conflitos entre esses grupos, o que será algo deprimente e fará os acusados rirem da população, por sequer conseguirem se unir. A carta foi lançada, e todos foram bem treinados para odiar ideologias diferentes. Isso até lembra a cena cômica de Monty Python a vida de Brian, onde vários grupos diferentes lutam contra os romanos e acabam se encontrando acidentalmente numa de suas investidas e em vez de se unirem, acabam lutando entre si. Black blocs, horda de Malafaia, sem teto, globistas, cegos midiáticos, vândalos, descontentes, revoltados contra partidários, e toda sorte imaginável de grupos podem se reunir numa manifestação tensa e instável, que pode explodir sem direção definida. O resultado parece meio imprevisível.

  21. Junipero Postado em 13/Mar/2015 às 08:38

    Diversos grupos com ideologias totalmente diferentes, querendo a mesma coisa, mas cada um reivindicando a razão para si. Na verdade a sociedade se viciou em elitismo e em nome do orgulho próprio se nega a entender que todo cidadão brasileiro esta fadado as ações do mesmo governo. Obviamente haverá conflitos entre esses grupos, o que será algo deprimente e fará os acusados rirem da população, por sequer conseguirem se unir. A carta foi lançada, e todos foram bem treinados para odiar ideologias diferentes. Isso até lembra a cena cômica de Monty Python a vida de Brian, onde vários grupos diferentes lutam contra os romanos e acabam se encontrando acidentalmente numa de suas investidas e em vez de se unirem, acabam lutando entre si. Black blocs, horda de Malafaia, sem teto, globistas, cegos midiáticos, vândalos, descontentes, revoltados contra partidários, e toda sorte imaginável de grupos podem se reunir numa manifestação tensa e instável, que pode explodir sem direção definida. O resultado parece meio imprevisível.

  22. eu daqui Postado em 13/Mar/2015 às 09:53

    Reitero insistentemente meu apoio à livre manisfestação dentro de limites legais como conquista irreversível da democracia mesmo que seja para apoiar petralhahas ou tucanalhas.

  23. Joao Silva Postado em 13/Mar/2015 às 10:51

    Não entendo essa de coxinha.. Não pode fazer panelaço, que obrigatoriamente é porque a despensa tá cheia? Tá na moda ser pobre? Você verdadeiramente acha que 100% da classe média se incomoda se uma pessoa que antes não tinha condições, agora anda com frequencia de avião? Não seria melhor se todos fossem ricos? E você da direita, acha que toda pessoa que votou no PT é burro, pobre e analfabeto e mora no norte ou nordeste? A pessoa não pode simplesmente achar que as idéias da esquerda são melhores para o país?? Essa intriguinha de defender partido A ou B vale a pena? Tá ficando igual a fanatismo de futebol, onde ser o juiz roubar pro meu time, não tem problema...

  24. Thales Postado em 13/Mar/2015 às 11:13

    Por que cazzo dão tanta voz pra esse Kataguri? O garoto não sabe o que fala, só diz bobagem e até a BBC dá espaço pra essa avalanche de groselha. Os três grupos são absolutamente patéticos. Não me misturaria com essa turma de acéfalos nem numa fila pra comprar sorvete.