Redação Pragmatismo
Compartilhar
Dilma Rousseff 18/Mar/2015 às 11:06
21
Comentários

Governo Dilma bate recorde de reprovação, diz Datafolha

Datafolha: Índice de rejeição ao governo Dilma Rousseff é o mais alto desde setembro de 1999, primeiro ano do segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. Pesquisa foi realizada logo após as manifestações de domingo

dilma datafolha reprovação recorde
Governo Dilma tinha aprovação recorde antes das jornadas de junho, em 2013 (Reprodução: Folha de S.Paulo)

A avaliação ruim/péssima do governo de Dilma Rousseff subiu de 44% em fevereiro para 62% após as manifestações do último domingo. É o que mostra a pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quarta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo. Já a avaliação dos que consideram o governo petista ótimo ou bom caiu de 23% no mês passado para 13% agora.

Resultado da pesquisa de avaliação do governo de Dilma:
– Ótimo/bom: 13%
– Regular: 24%
– Ruim/péssimo: 62%

Essa é a mais alta taxa de reprovação de um mandatário desde setembro de 1999, no segundo mandato do então presidente Fernando Henrique Cardoso. À época, a reprovação de FHC era de 65% [relembre aqui].

No sentido oposto, a taxa de aprovação chegou ao ponto mais baixo desde o início de seu primeiro mandato. Os que julgam sua gestão como boa ou ótima somam 13%.

Este patamar é comparável com o pior momento do ex-presidente Itamar Franco, que teve 12% de aprovação em novembro de 1993, época do escândalo do Orçamento, na Câmara. Além de Itamar, tiveram desempenhos piores que o de Dilma os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (8% de aprovação em setembro de 1999, quando a população sentia os efeitos do desemprego, alta inflação e desvalorização do Real). Além do próprio Collor na fase pré-impeachment (9%).

Durante os dois mandatos do ex-presidente Lula, a pior taxa de aprovação foi de 28%, em dezembro de 2005, logo após a cassação do mandato parlamentar de José Dirceu (PT-SP) na Câmara, acusado de corrupção no mensalão.

A pesquisa entrevistou 2.842 eleitores logo após as manifestações do último domingo (15) que levaram milhares de pessoas às ruas do país para protestar contra Dilma.

Congresso Nacional

A pesquisa Datafolha mostra ainda que 9% dos entrevistados consideram “bom” ou “ótimo” o desempenho de senadores e deputados no Congresso. Outros 50% acreditam que a atuação dos parlamentares é “ruim” ou “péssima”.

com Folha de S.Paulo

Recomendados para você

Comentários

  1. Marlon Bravo Postado em 18/Mar/2015 às 11:11

    Com a Globo fazendo apologia ao confronto até no intervalo da missa, era pra esperar o que ???

    • Gustavo Postado em 18/Mar/2015 às 12:29

      Protestos de brancos contra os avanços sociais! Com o apoio da Globo muitos desinformados da real intenção dos golpistas também compareceram.

  2. Félix Postado em 18/Mar/2015 às 11:13

    A mídia golpista saiu na frente.

    • Gustavo Postado em 18/Mar/2015 às 12:32

      Queda da popularidade nunca foi motivo para impeachment! O golpe terá que ser nas urnas em 2016 e 2018. Cavalo paraguaio.

  3. Luís Postado em 18/Mar/2015 às 11:15

    Datafolha diz que havia 210mil pessoas nos protestos em SP. "tão vendo coxinhas?" Datafolha diz que Dilma tem recorde de reprovação. "mídia golpista, mentirosa, vendida pro capital internacional" kkkkkkkkkkkkkkk

    • Luis Postado em 18/Mar/2015 às 11:33

      E ainda editaram meu comentário, removendo minhas referências sobre a CIA e os judeus - sendo que já cansei de ver posts aqui no PP do "assalariado" e do Onda Vermelha defendendo que tudo não passa de uma conspiração sionista. Se não querem posar de antissemitas PP, não deixem esse tipo de comentário passar também!

    • Orlando Postado em 18/Mar/2015 às 12:20

      Foi o Obama que removeu os comentários do Luís. Foi para evitar a terceira guerra mundial!

    • Orlando Postado em 18/Mar/2015 às 12:26

      Lulu, libera seu face pra galera. Ou será que lá também editam seus comentários? Melhor não. Que meda!

    • Marlon Bravo Postado em 18/Mar/2015 às 13:19

      Ninguém está dizendo que o datafolha mentiu, mas que a lei de Goebels está aí : uma mentira repetida mil vezes vira uma verdade !!! País de midiotas hipnotizados por Rede Globo! Hammelin é aqui !

  4. José Ferreira Postado em 18/Mar/2015 às 11:56

    Eu achava que essa reportagem não iria sair nesse sítio.

    • Orlando Postado em 18/Mar/2015 às 12:23

      Aqui só não publicam os comentários bombásticos do Luis. Mas é por um bom motivo: evitar uma guerra mundial.

  5. Félix Postado em 18/Mar/2015 às 12:22

    Idiota, ninguém disse que o Datafolha é golpista ou deixa de ser. Estamos falando da Globo chamar repetidas vezes para o protesto.

  6. Salomon Postado em 18/Mar/2015 às 13:26

    Ora, venhamos e convenhamos, ou a Dilma é muito incompetente ou a Globo é muito competente. Lula, 2018, para desespero da oposição. Oposição?

  7. Silva Postado em 18/Mar/2015 às 13:38

    Naro como você é puritano, só porque o felix te chamou de idiota, já julga sua índole. Quantos aninhos você tem? Já saiu da adolescência? Ou é um típico filhinho de papai, que solta pipa no carpete com auxilio do ventilador? Com certeza foi criado com todynho, chama mijo de pipi e merda de cocô. Que belezinha de menino! Também jamais falaria que anus é cu.

    • Silva Postado em 18/Mar/2015 às 14:06

      Cheguei a conclusão que é exatamente como te defini, mimadinho criado com todinho! Um hipócrita em tempo integral. Perto do papai e mamãe santinho, mas longe um safado de marca maior. Graças a Deus não é da minha laia, prefiro ser normal do que hipócrita.

    • Silva Postado em 18/Mar/2015 às 14:32

      Graças a Deus Naro eu não sou da sua laia, digamos um hipócrita em tempo integral, sem bola de cristal consegui definir, você é o tipo que perto do papai e mamãe é santinho mas longe só Deus sabe. Deixe de marra, vai me dizer que nem na hora que bate o cotovelo, não sai um palavrão mesmo que tímido? Se a resposta for não é mentiroso não só hipócrita bebê.

  8. Deisi Postado em 18/Mar/2015 às 14:14

    Não adianta pesquisa dois dias depois da marcha dos eleitores do Cheirador, só teremos eleições para presidente em 2018. E a Dilma não será candidata. Essa pesquisa é tão relevante quanto a marcha do domingo. Infelizmente coxinha vão ter que esperar por quatro anos, o terceiro turno já foi.

  9. poliana Postado em 18/Mar/2015 às 14:18

    N vi ninguém aki dizendo q o datafolha eh golpista, naro. E dpois das manifestaçoes do domingo, vc esperava o q? Q a popularidade de dilma batesse recorde positivo? Pára neh? Essa pesquisa retrata o atual momento da nossa política, foi feita sob a égide dos protestos. Isso n quer dizer nada: nem q ocorrerá impeachment, tampouco q dilma renunciará. Apenas um momento. Mas ninguem aki disse q o datafolha com essa pesquisa era golpista!

  10. Eduardo Ribeiro Postado em 18/Mar/2015 às 14:50

    Rapaziada é burra ou se faz, não é possível. Midia golpista e oposição, juntos como de praxe, capitalizando fortemente em cima da micareta "contra a corrupçaum e contra tudo que está aí". Nem o mais insano, ingênuo e cego PTista esperaria HOJE algo diferente de uma queda vertiginosa na aprovação dela, assim como aconteceu logo após a outra micareta, a de 2013, conforme é claro através de uma simples e banal observação ao gráfico. A correlação é óbvia. De resto, a coxinhada tá se doendo por coisa que nem foi falada. "mimimi datafolha só é golpista quando convem". Alguem está questionando o resultado da pesquisa aqui? Coxinha ouve o galo cantar, não sabe nem onde foi, e vem correndo desesperado com discurso pronto pra cima dos demais, no melhor estilo "agora eu si consagro, agora eu pego eles na contradição". Ridiculos.

  11. Silva Postado em 18/Mar/2015 às 15:21

    Mas foi eleita Coxitonio, já o Cheirador perdeu e os inconformados querem ganhar no grito. Aceita mocinho que dói menos.

  12. Thiago Teixeira Postado em 19/Mar/2015 às 12:24

    A pesquisa foi feita no domingo em Copacabana certamente, como a de Junho de 2013 que foi feita em frente a prefeitura.