Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 12/Mar/2015 às 10:34
52
Comentários

Filha de envolvido no escândalo HSBC costuma reclamar da "corrupção no Brasil"

Novos nomes de brasileiros envolvidos no escândalo HSBC-Swissleaks foram revelados e lista traz ex-diretor do Metrô paulista, Paulo Moreira da Silva, na gestão de José Serra. Chama a atenção que a filha do ex-diretor, também citada no esquema, seja bem ativa em campanhas contra a corrupção nas redes sociais

hsbc swissleaks corrupção
Militante tucana “contra a corrupção” é filha de envolvido no escândalo Swissleaks. Fernanda Mano de Almeida também mantinha conta no HSBC

Revista Fórum

A lista dos 8.667 clientes brasileiros do HSBC na Suíça teve mais alguns nomes divulgados. Dois ex-diretores do Metrô de São Paulo– Paulo Celso Mano Moreira da Silva e Ademir Venâncio de Araújo – estão entre os clientes da filial do banco. Além deles, a esposa de ambos e as duas filhas de Silva também estão entre os correntistas.

Chama a atenção que a filha de Paulo Celso Mano Moreira da Silva, ex-diretor da estatal paulista na gestão José Serra, seja bem ativa em campanhas contra a corrupção nas redes sociais.

Ironia

Em 1997, Moreira da Silva abriu uma conta no país helvético e acrescentou duas filhas como beneficiárias da conta: Fernanda Mano de Almeida, 41 anos, e Mariana Mano Moreira da Silva, 38 anos. No período em que o Swissleaks é investigado, ele apresentava um saldo de US$ 3,032 milhões.

A ironia do caso é que Fernanda é uma agitadora das redes sociais, militante fervorosa do PSDB. Em fevereiro do ano passado, ela postou uma imagem em seu perfil no qual aparece a seguinte inscrição: “Campanha contra a corrupção no Brasil – Eu tenho vergonha dos políticos brasileiros”. Ela também compartilhou imagens de apoio à candidatura de Aécio Neves à Presidência.

Improbidade

Paulo Celso Mano Moreira da Silva é acusado de improbidade administrativa pelo Ministério Público do Estado por suspeita de corrupção com a Alstom. Em 2014, ele entrou na mira do MP após a multinacional francesa Alstom reconhecer que pagou propina a funcionários públicos brasileiros ligados ao governo de São Paulo.

Consta ainda entre os clientes, o brasileiro Henry Hoyer, envolvido na Lava Jato. Ele foi citado em depoimentos da operação e teria substituído o doleiro Alberto Youssef como repassador de propinas a políticos ligados ao Partido Progressista (PP).

Curiosidade

Há uma curiosidade em relação a Henry Hoyer. Sua conta existiu apenas por um breve período no HSBC de Genebra: a abertura foi em 20 de julho de 1989; o encerramento, em 29 de agosto de 1990. No entanto, os registros no HSBC permaneceram ativos até 2007.

Além desses nomes envolvidos no Cartel dos Trens de SP e de Hoyer, familiares da empreiteira Queiroz Galvão estão nos registros do SwissLeaks. O UOL e O Globo têm acesso aos dados dos brasileiros que mantiveram contas na filial suíça do banco britânico HSBC, movimentando R$ 20 bilhões apenas de 2006 a 2007.

Em carta enviada ao Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), blogueiros brasileiros pedem acesso aos dados, para dar mais transparência à cobertura do caso.

VEJA TAMBÉM: Tudo o que você precisa saber para entender o caso HSBC

A lista de clientes internacionais de 106 mil contas traz o grupo de mídia Clarín, da Argentina, além de nomes vinculados a governos autoritários e tráfico de armas. A investigação foi revelada pelo ICIJ baseada no vazamento de 60 mil arquivos. Foi o ex-funcionário do HSBC Herve Falciani quem forneceu o material a autoridades francesas, até que o jornal Le Monde o compartilhou com o ICIJ que reúne 140 jornalistas de 45 países.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Peterson Silva Postado em 12/Mar/2015 às 10:55

    Me desculpe, Pragmatismo, mas artigo foi ridículo e beira o tablóide. Faz o que vcs tanto reclamam de outros meios: Irresponsabilidade no jornalismo. Não interessa que a FILHA do cara - e não o cara - reclame de corrupção. Não interessa _mesmo_. Se o CORRUPTO postasse as mensagens, tudo bem - mas o que tem a ver a filha do cara? Se ela estivesse profissionalmente envolvida com o pai, mas isso não fica claro. E se ela não souber de nada? Se viver uma vida outra, em outra profissão, em outro campo, e desconhece isso tudo? (Dispenso comentários cínicos do tipo "AAAHHHH CÊ ACHA que ela não sabia de nada?"; já tem muita culpa sendo presumida no lugar da inocência hoje em dia. É tóxico isso.) Achei muito pequeno da parte de vocês postar isso. Bastava a notícia de que o cara foi citado como corrupto.

    • Marlon Bravo Postado em 12/Mar/2015 às 11:36

      Você leu a matéria ??? Você é cara-de-pau feito ela !!!

      • Peterson Silva Postado em 12/Mar/2015 às 14:24

        Peço desculpas; a parte que falava que ela também tinha conta passou batido. Well, retiro o que disse então :)

      • Junio Postado em 13/Mar/2015 às 09:04

        Desculpado cara pálida! mas vou te contar um segredo: OS TÍTULOS SÓ SERVEM PARA CHAMAR A ATENÇÃO PARA O TEXTO! Então antes de postar comentários carregados de "informações" e opiniões pessoais, procure ler o artigo inteiro, pois as vezes, o título, se que trata do assunto pelo qual ele faz a chama ok!

      • ricardo Postado em 14/Mar/2015 às 23:05

        Marlon, como beneficiária ela não tem necessariamente de saber da existência da conta. Salvo engano, a exigência de beneficiários é do banco, e não do cliente. Claro que é pouco provável que ela desconhecesse a conta. Mas isso bastaria, na minha opinião, para ser preservada a imagem da filha, até que surjam provas em contrário.

      • mani Postado em 27/Mar/2015 às 01:19

        É isso mesmo. Ela não contava com a investigação do HSBC no Brasil.

    • ALGOPI Postado em 12/Mar/2015 às 13:22

      Contra a corrupção mas tem conta na Suiça. Se ela, como o pai, é correntista na Suiça já fica estranho que seja contra a corrupção. Se e contra corrupção porque não rompe com o pai corrupto ao invés de se associar a ele na Suiça. A elite corrupta não se sustenta a não ser por blindagem midiatica e lavagem cerebral.

    • FELIPE FERREIRA Postado em 12/Mar/2015 às 13:25

      Que tal ela usar um bottom: "eu tenho vergonha do papai e de seus amigos do Metrô"

    • Celso Peixoto Postado em 12/Mar/2015 às 15:41

      Como assim, cara-pálida...? Não leu que o Moreira da Silva acrescentou as duas filhas como beneficiárias da pequena conta de 3 milhões de dólares...???

    • Otávio Postado em 12/Mar/2015 às 15:59

      Talvez o Peterson também tenha conta no HSBC na Suíça. Ele também é contra a corrupção do PT. Só do PT.

    • Cidsoares Postado em 12/Mar/2015 às 19:55

      Sabe de nada inocente!

    • Expedito Santana Postado em 12/Mar/2015 às 20:10

      Hummm... quer dizer que a conta em nome dela não é dela. Que não sabia? Aprendeu a negar com o Maluf? Agora vai fazer campanha contra o pai dela? Como vocês tem capacidade de defender corruptos! Pois eu creio que as coisas melhoraria se o último corrupto petista fosse enforcado com a tripa do último tucano.

    • José Santos Postado em 12/Mar/2015 às 22:36

      Você faz parte deste pseudo grupo de moralistas de cuecas?

  2. Alexandre Lopes Postado em 12/Mar/2015 às 11:26

    Pessoal , ela também mantinha uma conta no HSBC . A própria matéria diz isso . Quando tem que criticar , eu sou favorável ( até eu critico ) , mas nesse caso ela compactuava , segundo a matéria , com o empreendimento criminoso .

    • Oscar R. Postado em 12/Mar/2015 às 11:50

      Vou colocar o trecho aqui abaixo Alexandre, para reforçar seu comentário: "Militante tucana 'contra a corrupção' é filha de envolvido no escândalo Swissleaks. Fernanda Mano de Almeida também mantinha conta no HSBC"

      • Alexandre Lopes Postado em 12/Mar/2015 às 11:57

        Pois é , Oscar . Acho que a avalanche de notícias que a gente recebe , somada ao pouco tempo que muitos devem ter para lê-las , acaba fazendo com que as pessoas se precipitem .

    • Peterson Silva Postado em 12/Mar/2015 às 14:25

      Isso é verdade - peço desculpas por ter sido idiota e não ter lido a matéria direito!

      • Borges Postado em 12/Mar/2015 às 14:43

        É Peterson tem muita gente idiota que acha que tucanos são incorruptíveis quando na verdade muitos são dissimulados como os bons estelionatários, roubam na calada usando todo tipo de artifício de alta complexidade, inventaram sistemas como o mensalão, são especialistas em offshores e depósitos em paraísos fiscais, não são fáceis de serem descobertos nas suas falcatruas e são blindados pela mídia.

      • André Postado em 12/Mar/2015 às 16:08

        Relaxa Peterson, isso pode acontecer com qualquer um... e vc foi bacana em reconhecer e pedir desculpas - duas vezes, não precisa se auto torturar por isto... até pela qualidade do teu escrito percebe-se que vc é inteligente e crítico, quanto ao Pragmatismo, como acompanho sempre, sei que são muito sérios no que publicam, apenas leia com mais paciência, ok?

      • Sandro Paulino Postado em 12/Mar/2015 às 17:03

        Não foi idiota não caro Peterson Silva, sõ não leu direito. Se todos os que eram pedissem desculpas do jeito que você fez, estaríamos vivendo em outra sociedade. Parabéns.

      • Alexandre Lopes Postado em 13/Mar/2015 às 08:27

        Peterson, relaxa. VC demonstrou humildade e se retratou. Isso já basta. O problema é que tem muita gente chata que fica pentelhando aqui nesse blog. VC se precipitou assim como eu me precipitou às vezes, mas alguns pentelhos desse blog , por não terem senso crítico para fazer uma contextualizacao, vão na carona das matérias contundentes e calorosas desse blog ( muitas sao ótimas , inclusive ) e ficam jogando pessoas como VC na mesma panela que um reacionário, o que é, sem dúvida, uma postura idiota

  3. Marlon Bravo Postado em 12/Mar/2015 às 11:35

    Os amigos da mocinha já entraram aqui pra defendê-la ! Mas não tem jeito : cara-de pau sem-vergonha ! E essa gente dessa passeata golpista é assim mesmo : pouquíssimos resistem a uma investigação rigorosa em suas vidas pessoais ou de seus parentes e amigos ! O resto é conversa pra boi dormir !

    • Peterson Silva Postado em 12/Mar/2015 às 14:25

      EAHEAHEAhEA LOL amigo da moça. Não, só fui idiota de não ler direito mesmo :)

      • Luiz Zanoni Postado em 12/Mar/2015 às 15:45

        parabéns cumpadre... Nesses dias de truculência um atitude como esta merece todo o apoio e respeito. É tão raro ler e ouvir palavras como "desculpe", "errei" etc que ocorrem devem ser aplaudidas. Parabéns.

      • walduino Postado em 12/Mar/2015 às 18:05

        Tudo bem Peterson a coisa se concentra em outra pessoa e não em você ,tudo bem

    • Alexandre Lopes Postado em 13/Mar/2015 às 11:55

      Pessoas mal-realizadas gostam de usar os erros alheios como um instrumento de compensação das próprias frustrações. Tem uma sede de protagonismo intelectual e , para atingir esse objetivo, exploram exagerada e ridiculamente os erros dos outros, ainda que sejam erros extremamente comuns , como é o caso. Relaxa, Peterson. VC , talvez, bote no bolso todos os que te criticaram. Eles são apenas uns bobos e mal-resolvidos que estão em conflito com eles mesmos.

  4. Marlon Bravo Postado em 12/Mar/2015 às 11:37

    Leia a matéria, seu brincalhão !

    • Peterson Silva Postado em 12/Mar/2015 às 14:26

      Mereci essa, é verdade :)

  5. jose carlos savassa Postado em 12/Mar/2015 às 12:07

    SRS - esta é apenas um pedacinho da lista... A classe branca forte, os PIGs, os vampiros, os banqueiros, os milionários emplumados, os ladrões da previdência, da saúde, etc, ainda estão mascarados pelos próprios PIGS, estão lançando notícias, somente de gente morta ou que já esta fora de circulação.... pões os vivos ai ESTADÃO... Se alguém não entendeu o que a Dilma disse não sobrará pedra sobre pedra, é bom mudar do Brasil ... VAMOS EXIGIR A LISTA INTEIRA GENTE... quero ver quem é ptralha nessa história toda do Brasil... Certamente esta burguesinha estará na Paulista domingo

    • Rodrigo Postado em 12/Mar/2015 às 16:19

      (Outro Rodrigo) Perfeito. Inclusive daquele país sul-americano... Que é o top3 em depósitos... Cujo banco estatal lá depositou 12 bilhões de dólares... Vamos em frente e apurar a todos, realmente? Eu apoio!

  6. George Postado em 12/Mar/2015 às 12:14

    esse é o nível. E não me venha com "mimimi, esses petralhas estão querendo se justificar em cima dos outros", pois não cabe por se tratar da realidade. Aliás, que realidade: um caso MUNDIAL de corrupção como esse do hsbc, falado no mundo inteiro (países envolvidos no suiçalão) e "ignorado" pela mídia oligárquica bilionária brasileira. O pessoal que vai protestar dia 15 eu só recomendo que pesquisem sobre o que vão protestar pois, caso contrário, se tornarão apenas conteúdos de meme na internet.

  7. poliana Postado em 12/Mar/2015 às 13:13

    hipocrisia define a direita desse país!!

    • jarau Postado em 12/Mar/2015 às 14:21

      Parabéns poliana.

  8. Thiago Teixeira Postado em 12/Mar/2015 às 13:26

    Como diz nossa amiga POLI: HIPÓCRITA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. enganado Postado em 12/Mar/2015 às 13:30

    Quer dizer que não sobrou nada da grana para a família do pilantra? Gastou tudo com mulher de aluguel. Tá bom! Então essa esperteleca não usufruiu de nada? Me engana que eu gosto. Se o malandro desse uma cambalhota nela, na partilha dos bens, garanto que faria o mesmo que a filha do CIDADÃO-HONESTÍSSIMO-PSDB/PARANÁ-METIDO C/O DOLEIRO YOSSEF-Andava no jatinho do próprio, ÁLVARO DIAS (quis dar uma cambalhota na filha-fora do casamento e esta o dedurou na Receita Federal os bens que o ordinário não DECLARAVA-5 fazendas. Então filhota inocente de marré deci, guarde seu spin para qdo papai lhe passar a perna na hora do rachucha da grana ROUBADA.

  10. Deslandes Postado em 12/Mar/2015 às 13:55

    Ela bem poderia devolver o dinheiro do qual seria beneficiária como um exemplo de moralidade e recriminar publicamente a atitude do pai. Mas... ela já deve saber da existência da conta algum tempo... É cheiro de coxinha no ar que vem das panelas balançadas em varandas financeiramente abastadas.

  11. jose savassa Postado em 12/Mar/2015 às 13:58

    Acabei de ler algumas matérias…. A maioria dos escândalos que falamos a anos, que jogaram de baixo do Tapete, tem gente gorda envolvida e dos governos ANTES DA ERA PT/LULA … se o Brasil for sério é a justiça imparcial, pegaremos todos os atrasados e os novos encobertos pelos PIGS – Donos da globo / folha / outros – ainda ocultos….. Vamos clarear – Caso Alstom : Quem eram os governantes da Época -> Serra, Covas, Picolé e FHC Lava-Jato – Henry (olhem quando ele começou a tratar com o youssef.. propinas da Petrobras e PP) Caso Econômico / Excel: Quem era presidente brasil – FHC Roupa Suja/Sexta-feira 13: Licitações da saúde.. MÁFIA DO INSS Caso SERPROS / Into Operação Vampiro do serra / Proto cred / etc etc Tem uma coisa que vai incomodar muito os coxinhas e principalmente a classe branca. PTista não sabe abrir conta nem aqui no Brasil, imagina no exterior… ja revisaram os 9 mil envolvidos mais de 200 vezes e não acham um só nome da nossa classe por lá. Espero que DIVULGUEM todos… É isto que deveríamos fazer na Paulista, protestar para que a lista seja mostrada, ao invés de seguirem os papagaios de piratas dos PIGs

  12. Gabriel Postado em 12/Mar/2015 às 14:35

    Famoso, se eu for presa a culpa é do papai.

  13. Vertia Postado em 12/Mar/2015 às 15:01

    E eu tenho vergonha na cara!

  14. Regina Ferreira Postado em 12/Mar/2015 às 15:55

    Gente, ela odeia políticos corruptos. Ela, a maninha e o papá não são políticos de carteirinha. Preferem o outro lado da corrupção....

  15. Lucia Postado em 12/Mar/2015 às 18:50

    Mal do século: HIPOCRISIA

  16. roberto Postado em 12/Mar/2015 às 20:12

    A moça fechou a conta do Facebook. Escafacedeu! Ela deve aparecer no dia 15 com os colegas nas ruas.

  17. Paulo Carioca Postado em 12/Mar/2015 às 20:12

    O que achei mais engraçado é que o Peterson já se desculpou 3 ou 4 vezes e o pessoal só lê o erro do cara lá em cima... Alow, dá um deaconto ae. Se o cara fosse fdp, nem se desculpava!

  18. Brito Alvez Postado em 12/Mar/2015 às 20:40

    O que o HSBC fez de errado? Ajudou a evitar clientes de serem roubados pelo governo ladrão? Não vejo incoerência nenhuma

    • Onda Vermelha Postado em 13/Mar/2015 às 00:59

      Cara não paga mico aqui não. Vai lá no blog do Fernando Rodrigues do UOL lê a matéria e depois volta aqui. A grande maioria destes depósitos no HSBC suíço tem relação com falcatruas das grossas e evasão de divisas no passado. E alguns casos nunca esclarecidos e arquivados por falta de provas a época ou vontade mesmo de se chegar aos culpados. Ok?

  19. Maria Helena Postado em 12/Mar/2015 às 21:24

    Tudo bem, Peterson. Acontece. Parabéns por tua honestidade em reconhecer o erro.

  20. Sergio Postado em 13/Mar/2015 às 00:13

    https://www.youtube.com/watch?v=GUPlv2wQLg0

  21. angela Postado em 13/Mar/2015 às 09:55

    Cadê as panelas dela?? Devem estar todas amassadas!!! Kkkkkk

  22. Nelson Postado em 13/Mar/2015 às 11:55

    É uma patricinha, não gosta de pobre, não gosta Do Brasil, gosta de levar vantagem, só pode voltar nesse tal de Aécio Neves e nesse PSDB

  23. Mallu Postado em 14/Mar/2015 às 16:49

    Esse é o perfil desse pessoal pro impeachment da Dilma, aecista inveterados(inclusive após a derrota nas urnas), golpista. Eles defendem algo indefensável, inclusive do ponto de vista lógico, eles apresentam tudo de forna seletiva com os interesses deles, a ver a indignação seletiva dirigida à um único partido político enquanto não faltam provas documentais de que todo o sistema (ou quase todo) está atolado na lama. E ainda tem pessoas que caem nesse discursinho de moral ética bons costumes o brasil não presta só tem corrupto o mal se chama pt mimimi.

  24. Alexandre Postado em 27/Mar/2015 às 19:26

    Hipocrisiaaaa, eu quero uma pra viver :)

  25. Luna Postado em 02/Apr/2015 às 05:32

    Antes de mais nada, agradeço ao meu amigo Peterson, creio que já posso me referir a você desta maneira, mesmo sem te conhecer. Pela lição que você nos deu. Ainda bem que existem pessoas como você! Não quer dizer, que no futuro, se você postar algo que eu não concorde ficarei calado. Vou lhe contestar sim; mas com todo respeito! Agora, voltando ao assunto que familiazinha danada hein! a santinha botava pra quebrar, falando do alto do seu pedestal arregaçando todo mundo que estava na sua alça de mira! Dilma, Lula e quem mais aparecesse em seu caminho. Com certeza deve pegar as malinhas e se mandar pra Miami, juntando-se ao grupo dos aecistas,que por lá votaram em massa no dito cujo. Bem! dinheiro ela tem para fazer isto! Desejo-lhe: "boa viagem"!