Redação Pragmatismo
Compartilhar
FHC 18/Mar/2015 às 16:23
31
Comentários

FHC detona reprovação popular de Dilma e opina sobre impeachment

FHC diz que "sem popularidade, Dilma está perdendo condições de governar". Reprovação ao governo Dilma chegou a 62%, índice ainda inferior à rejeição do ex-presidente tucano em 1999, quando era desaprovado por 65% – um recorde histórico. Mesmo assim, FHC concluiu o seu mandato

fhc dilma corrupção popularidade datafolha
(Imagem: Rodrigo Dionisio/Frame/Folhapress)

Fernando Henrique Cardoso comentou nesta quarta-feira (18), em entrevista à Rádio Jovem Pan, a baixa popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT), que alcançou seu pior patamar desde que assumiu a Presidência da República, em janeiro de 2011.

De acordo com o instituto Datafolha, a rejeição ao governo Dilma chegou a 62%. Para FHC, um índice tão elevado de reprovação é um forte empecilho para seguir governando. “Esses números expressam o descrédito do governo. A presidente Dilma tem que enfrentar a realidade, e é uma realidade de desaprovação”.

Rejeições

No passado, FHC precisou lidar com cenário semelhante. Em 1999, também no primeiro ano do seu segundo mandato, o ex-presidente tucano amargou um recorde de rejeição histórico: 65%. Na outra ponta, sua aprovação era de apenas 8%. Dilma, agora, segundo o mais recente Datafolha, tem 13% de bom/ótimo.

A reprovação ao governo FHC, à época, se deu pela desvalorização do Real, alto desemprego e crescimento da inflação. O tucano foi reeleito em 1998 após a compra de votos para aprovar a emenda da reeleição no Congresso Nacional.

“Mesmo em 1999, eu nunca perdi a grande maioria do congresso. Não perdi a credibilidade. Uma coisa é a popularidade, outra coisa é credibilidade”, afirmou FHC, ao ser confrontado com os dados.

Em seus piores momentos, além de FHC, outros ex-presidentes alcançaram índices ainda mais preocupantes que o de Dilma Rousseff. Itamar Franco, em 1993, tinha 12% de aprovação na época do escândalo do Orçamento. Fernando Collor, às vésperas do impeachment, tinha apenas 9% de avaliação positiva.

O ex-presidente Lula, por sua vez, é quem herda as melhores avaliações nas medições históricas. Em seu pior momento, no auge do escândalo do mensalão, o petista teve 28% de aprovação.

Impeachment

Questionado sobre um possível impedimento do mandato da atual presidente, FHC disse que, por enquanto, não há razões para tirar Dilma do poder através de meios que não sejam democráticos, embora não tenha descartado completamente a possibilidade.

“Nós temos que respeitar as instituições democráticas e a presidente Dilma foi eleita, mas ela está perdendo as condições políticas de governar […] Se aparecerem provas de que Dilma está envolvida nos crimes investigados pela Lava Jato, a lei deve ser cumprida”, disse FHC.

Corrupção

Fernando Henrique se mostrou incomodado diante das recentes declarações do atual presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que afirmou que o ex-presidente tucano ‘abriu as portas da corrupção na Petrobras’ após baixar decreto com o qual a estatal não precisava mais passar todas suas compras por licitações.

Cardoso disse não se considerar o culpado, defendeu o decreto, afirmando ser ‘inviável’ uma empresa do porte da Petrobras agir no mercado apenas com licitações e culpou o PT: “O governo do PT está aí há 12 anos, era só mudar o decreto”.

Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 18/Mar/2015 às 16:36

    FHC .... Porque não te calas?????

    • Tchekowski Postado em 20/Mar/2015 às 12:36

      Eu particularmente gostaria de assistir em 2018 a disputa entre LULA e FHC para a presidência. Poderia ser anunciado assim: LULA VS FHC: o confronto final ! Mas não acredito que isto possa acontecer, pois se o FHC já está gagá hoje, imaginem daqui a 4 anos...

      • poliana Postado em 20/Mar/2015 às 16:50

        hahahaha..e nem o psdb é louco de cometer esse suicídio político!!!!!!!!!!!!!!

  2. Pereira Postado em 18/Mar/2015 às 16:36

    Era a "elite branca" que desaprovava, a mesma que desaprova agora. Esse aí nunca me enganou, uma esquerdista sempre esquerdista.

  3. Maria Cristina Postado em 18/Mar/2015 às 17:50

    Homem desgraçado. Cala essa boca de caçapa. Quando te vejo lembro de uma madrasta horrorosa que atrapalhou a vida da minha família.

  4. Alex Postado em 18/Mar/2015 às 17:53

    Olha o "santo" FHC privateiro, cínico, fez compra de votos para aprovar reeleição, para aprovar CPMF (e não investiu o $ na saúde), aprovou a nova lei de direito de patente de medicamentos, acabou com as escolas técnicas federais, vendeu as estatais por valor irrisório (doou os bens da nação), queria privatizar as Universidades Federais, era parceiro de Marco Maciel, Antonio C. Magalhães, agora quer dar pitaco... Só quem não conhece essa desgraça é que cai nesse engodo.

  5. poliana Postado em 18/Mar/2015 às 18:01

    Esse velho eh um oportunista!!!! Depois q o psdb o retirou do limbo político (de onde nunca deveria ter saído), ele tá se achando o paladino da etica e da honestidade. Fala como se nós brasileiros n tivêssemos memória! Ô velho nojento!!!!! Há umas semanas a cara de pau e má fé desse crápula foi impressionante, qdo afirmou em uma entrevista q NUNCA QUIS PRIVATIZAR A PETROBRAS! Q A PETROBRAS EH UM PATRIMÔNIO NACIONAL. Q FOI O PT Q INVENTOU ISSO!!!! O q falar dpois de um absurdo desse???!!! Esse velho eh um monstro!! Já passou da hora de morrer!!!

    • Eduardo Postado em 18/Mar/2015 às 19:44

      passou não Poliana, ainda vai fazer raiva em muita gente, pois não sabe ficar calado e não vê que seu tempo passou... aliás, fica ruminando besteiras para ver se consegue voltar para acabar com sua obra.... FALIR O BRASIL.....

    • thales Postado em 19/Mar/2015 às 09:47

      Depois dessa só espero que você não fique brava quando alguém disser que o Lula ou a Dilma já deviam estar mortos

  6. angela Postado em 18/Mar/2015 às 19:20

    E filho da hipocrisia!! Ridículo!! Só viaja,pra falar mal da economia do Brasil lá fora! Borra botas pediu arrego a Bill Clinton qd era presidente e ainda foi chamado de incompetente!

  7. Eduardo Postado em 18/Mar/2015 às 19:42

    ... NO BRASIL TEM CADA UMA, UMA rei QUE QUASE FALIU O BRASIL FICA DANDO PITACO NO GOVERNO QUE MULTIPLICOU AS CONDIÇÕES DE VIDA POR 3... insignificante, entreguista, e coitado.

    • poliana Postado em 18/Mar/2015 às 20:14

      quase faliu não, eduardo..ele faliu o país por 3x...o q o fazia sempre recorrer ao fmi...e pra cobrir o rombo, apelava pras privatizações do nosso patrimônio a preço de banana, e sem dar qq retorno à população em políticas públicas. um monstro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. deisi Postado em 18/Mar/2015 às 19:58

    FHC, um velho velhaco, corrupto e gagá!

  9. jarau Postado em 18/Mar/2015 às 20:04

    FHC estes mesmos que tua apoia, foram os mesmos que te exilaram. Gaga gaga gaga gaga gaga ...

  10. Salomon Postado em 18/Mar/2015 às 20:09

    Esse cara só conversa miolo de bode. Passou 8 anos inflando o volume da bolsa escrotal do povo brasileiro. Sacaneou e ferrou todo mundo. Deu de graça tudo o que podia. Aumentou a pobreza e a miséria. Deu a circunferência da cavidade anal para o Clinton se divertir. Não construiu uma única obra que tivesse tijolo e cimento. Mas é o maior cabo eleitoral do Lula. Toda vez que esse sociólogo de merda aparece o pessoal pensa logo em votar no metalúrgico. Continue assim, seu zé ruela. Vida longa.

    • poliana Postado em 18/Mar/2015 às 20:17

      ainda preferiria q ele estivesse no limbo, como sempre esteve depois q o psdb saiu da presidência, salomon. nas campanhas de 2002 e 2006, o psdb nem mencionava o nome desse homem..mas aécio veio pra recussitá-lo, INFELIZMENTE! mas blz, ele já tem 83 anos...já já ele parte...ele morre, mas seu partido n retoma á presidência da república!!!!!!

    • Luís Fernando Postado em 18/Mar/2015 às 20:26

      Excelente resposta, Salomon!! É isso mesmo.

  11. Deisi Postado em 18/Mar/2015 às 20:18

    Com certeza terá vida longa, considerando tudo que plantou, sua colheita será árdua!

  12. jarau Postado em 18/Mar/2015 às 21:04

    O Genro de FHC, DAVID ZYLBERSZTAJN é consultor da Agencia Nacional de Petróleo, para o exterior na área de petróleo, A MIDIA NÃO FALA NADA, mas José Dirceu não pode, isto tudo é uma vergonha. Armindo Fraga, governo do PSDB, esta na lista do HSBC, 4,4milhões de dólares, sonegado.

    • JS Mill Postado em 19/Mar/2015 às 19:38

      Cuidado, companheiro. Não que eu julgue o Armínio Fraga como inocente, pode muito bem ter feito tantas besteiras quanto vcs imaginam. Mas 4,4mi em uma conta na Suíça, no caso de um economista de renome internacional que morou e trabalhou muito tempo fora do país podem ser LEGAIS. Não são necessariamente sonegados, ou mesmo tem sua origem no Brasil...

  13. aquino Postado em 18/Mar/2015 às 21:33

    Esse safadao não sabe ficar calado , ta doido pra ser pego. Quase acabou o país quando foi presidente, e fica pousando de bom moço. Sai do Brasil carniça.

  14. jose carlos savassa Postado em 19/Mar/2015 às 09:31

    Vejam de onde vem a grana dos emplumados.... VAMOS EXIGIR A LISTA TODA.... só tem tucano gordo e PIG nesta lista, estão soltando aos pouquinhos no meio de nossa crise para confundir. http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/03/19/alguns-doadores-provam-legalidade-das-contas-outros-negam-ou-nao-falam/

  15. Márcio Postado em 19/Mar/2015 às 10:32

    Peço perdão se estiver falando bobagem, mas existe uma diferença entre estar descontente com o governo Dilma e estar descontente com a situação de corrupção do país como um todo, incluindo Estados, Municípios, Escolas, Hospitais, Tribunais, Times de Futebol, Prédios Residenciais, etc, pois sabemos desde sempre que a corrupção está em todos os cantos do país desde 1500. Será que essa pesquisa de popularidade leva em conta a avaliação do Governo Dilma ou a insatisfação do povo, levando em conta que a pesquisa foi realizada em meio ao espancamento público que a grande mídia vem promovendo contra o PT e a Presidenta? A meu ver há um vício enorme de avaliação dessa pesquisa, e o intuito dela todos nós sabemos qual é....

  16. George Postado em 19/Mar/2015 às 11:27

    finalmente eu concordei com o eduardo cunha "governo fhc abriu as portas da corrupção da petrobrás", além disso barrou uma lei que combateria a corrupção. http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/07/17/primeiro-ato-do-fhc-matar-investigacao-sobre-a-corrupcao/

    • Thiago Teixeira Postado em 19/Mar/2015 às 12:10

      Cara, eu assisti o Roda Viva na TV Cultura desta semana com Eduardo Cunha e vinha visão sobre ele mudou completamente. O cara foi muito homem, extremamente democrático e deu patada em todos os jornalistas golpistas que durante todo o programa só repetiam a pergunta: "Mas ... deputado, quando o senhor dará início ao processo de Impeachment?".

      • George Postado em 19/Mar/2015 às 13:15

        pois é. A conclusão é que nossa mídia é um partido em prol dos próprios interesses, não há altruísmo por parte deles e ainda burlam a constituição com monopólios e oligopólios de comunicação distribuídos nas mãos de políticos influentes para cada região do país. Isso tem que acabar, o ovo da corrupção é chocado nessa situação.

      • JS Mill Postado em 19/Mar/2015 às 19:46

        Amigo, Eduardo Cunha é um parlamentar. A profissão dele é falar, discutir, debater. Muitos dos parlamentares tem um carisma e uma capacidade de argumentação incrível. Vc pode odiar o Aécio Neves, mas, pelo mesmo motivo, se conversar pessoalmente com ele durante algumas horas provavelmente vai mudar muita de suas opiniões. Falar bem e agir bem são coisas bem diferentes uma das outras. Eu vi o Roda Viva, também vi ele sendo entrevistado pelo Mário Sérgio Conti na GloboNews. O cara se sai muito bem nas entrevistas, mas não consigo mudar minha opinião sobre ele...

    • JS Mill Postado em 19/Mar/2015 às 19:52

      "Aquilo foi uma exigência natural do sistema econômico. Como a Petrobras deixou de ser um monopólio, para ela poder competir com as outras empresas ou tem mais agilidade ou não consegue. Foi condição para viabilizar a flexibilização do monopólio e favorecer a Petrobras. Agora não foi com o propósito de se fazer o que se fez depois. Foi para competir. Se a carta-convite fosse a causa, toda empresa privada teria malandragem porque elas têm essa flexibilidade. E se estava errado porque deixaram aí por 12 anos? Era um decreto. É só mudar e deixar a Petrobras sem condições de competir com a Esso ou com a Shell." (Fernando Henrique Cardoso falando sobre a acusação de E.Cunha)

  17. MARIA Postado em 19/Mar/2015 às 13:02

    ELE ESTA TENTANDO SALVAR O DELE! BOM A VERDADE É QUE ELE SABE MUITO BEM O INTERESSE DOS QUE ESTÃO DE OLHO EM NOSSO BRASIL! " SE VC NÃO PODE VECER, JUNTE-SE A ELES!"

  18. Luiz Souza Postado em 19/Mar/2015 às 17:16

    R$500.000.000,00 pela reeleição em dinheiro de 1997. Só para lembrar. Feira de Hannover, privataria, etc.

  19. Aristóteles Postado em 19/Mar/2015 às 17:54

    Mas, esse elemento não falou que iria se afastar da vida pública, de uma vez por todas? Por que já não se mudou para Miami, oh boca de bater bozó?