Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 05/Mar/2015 às 18:31
23
Comentários

Dilma não está na Lava Jato com Aécio, diz Valor Econômico

'Globo', 'Estadão' e 'Folha' dizem que Procuradoria Geral recomendou, assim como fez com Aécio, arquivamento de investigação contra Dilma Rousseff. Jornal 'Valor Econômico' diz que não há pedido de investigação ou arquivamento contra a presidente. Quem está com a verdade?

dilma lava jato valor
Folha divulgou que PGR pediu arquivamento de investigação contra Dilma na Lava Jato, assim como fizera com Aécio. Valor Econômico, ao contrário, disse que a presidente sequer consta na lista e, portanto, não há pedido de arquivamento (Reprodução/Capa/Folha)

De acordo com informações veiculadas pelos jornais O Globo, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal que arquive o pedido de investigação contra a presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), no âmbito da Operação Lava Jato.

Segundo o Estadão, Janot teria recomendado o arquivamento da investigação porque as citações feitas a respeito de Dilma se refeririam ao período anterior a sua eleição como presidente. Como a Constituição proíbe a investigação do chefe do Executivo durante o mandato por qualquer ato que não se refira ao período no cargo, não seria possível prosseguir as investigações. O jornal O Globo afirma, por sua vez, que as citações a Dilma “seriam apenas referências ao nome da petista” e que o MPF avaliou não existir “envolvimento direto” dela nos fatos.

O Valor Econômico, no entanto, contraria o que os outros jornais disseram e informa que não há pedido de investigação contra Dilma na Lava Jato. Segundo o jornal, “Dilma não será investigada e tampouco foi pedido arquivamento quanto a ela” [veja aqui].

Quem está com a verdade?

O trio Estadão, O Globo e Folha ou o solitário Valor Econômico, quem está com a verdade? De acordo com o jornalista Eduardo Guimarães, autor do Blog da Cidadania, a verdade já poderá aparecer nesta sexta-feira (6) caso Teori Zavascki, ministro relator da Lava Jato no STF, divulgue os 54 nomes que figuram na lista do procurador-geral da República.

VEJA TAMBÉM: A lista dos políticos confirmados, até agora, na Lava Jato

“Segundo o conjunto da imprensa está informando, nesta sexta-feira (6) o STF irá divulgar os 54 nomes que figuram na lista do procurador-geral da República. Aí o público saberá quem tem razão, se o Valor ou os outros jornais. Caso Dilma não figure na lista, haverá desmentido em destaque igual à informação veiculada incorretamente?”, questiona Guimarães.

valor dilma lava jato
(Reprodução/Valor Econômico)

Investigação

Na noite de terça-feira (3) a PGR protocolou no STF a lista com os pedidos de abertura de inquérito da Lava Jato, a fim de investigar pessoas suspeitas de envolvimento no caso de corrupção da Petrobras. Constam, no total, 54 nomes de investigados, 28 pedidos de abertura de inquérito e sete pedidos de arquivamento, entre eles o do senador Aécio Neves (PSDB-MG), candidato à Presidência derrotado em 2014.

SAIBA MAIS: Entenda por que Aécio Neves foi citado na Lava Jato

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 05/Mar/2015 às 19:04

    será q os veículos citados pedirão desculpa a dilma, publicamente!!!??? mais uma mentira deles pra tentar desmoralizá-la, hein!!!??? q corja!!!!! é por essas e outras q meu voto continua com o pt.

  2. Thiago Teixeira Postado em 05/Mar/2015 às 19:04

    E ai Pereira? Quem está mentindo?

    • poliana Postado em 05/Mar/2015 às 19:08

      thiago, e o pereira insiste na ideia de q a globo é pro pt...tu acredita nisso?!

      • Thiago Teixeira Postado em 05/Mar/2015 às 19:34

        Globo é petista?????? AAAAAAAAAAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

      • poliana Postado em 05/Mar/2015 às 21:34

        na kbça do pereira sim! sempre foi pro pt! aí ele cita o exemplo das novelas da emissora q são de esquerda!!!

  3. Carlos Correa Postado em 05/Mar/2015 às 19:17

    Ser coxinha não tá nada fácil viu. A passeata dos lunáticos do dia 15 vai ser hilária.

    • Macunaíma Postado em 06/Mar/2015 às 05:56

      Lunáticos? Está mais para passeata dos zumbis da Zumbilândia!

  4. Deily Postado em 05/Mar/2015 às 20:18

    Segundo O Globo, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, a Procuradoria Geral não fez uma pedido FORMAL de arquivamento.

  5. Ronaldo Postado em 05/Mar/2015 às 20:20

    Explique de que modo esta matéria é partidária. Em que ponto do texto se apoia um lado em detrimento de outro. Não basta apenas acusar, tem que mostrar evidências.

  6. erivaldo ferreira Postado em 05/Mar/2015 às 20:44

    Vivemos tempos difíceis onde um grupo de mídia faz uso de um simulacro, para esconder seus verdadeiros interesses ideológicos, substituindo os partidos políticos, mudando o jogo democrático e deixando o Brasil mais fragilizado. É uma vergonha que jornais como Folha e Estadão, sobretudo o Globo faz uso desse artífice para desvia atenção de leitores incautos, na tentativa de anular o nome de Aécio Tudo isso é somente uma cortina de fumaça areia nos olhos dos leitores incautos, para desviar o centro da verdade. Com a investigação da Operação Lava-jato, começo a acreditar que Mensalão e Petrólão nunca existiram.

  7. Onda Vermelha Postado em 05/Mar/2015 às 21:23

    E ainda existem aqueles que insistem em negar óbvio: o viés desequilibrado da cobertura jornalística do PIG ao atacar sistematicamente sem qualquer embasamento o Governo do PT e a Presidente Dilma formando uma legião de zumbis que não entende o seu próprio país. Uma pena! E aí Naro quem vive mesmo num "universo paralelo"? Saia desta Matrix meu chapa!

  8. jarau Postado em 05/Mar/2015 às 22:13

    Esta é a liberdade de imprensa, fala o que quer, mente, nada acontece. Vivemos numa ditadura de uma mídia burguesa. Hoje foi o cumulo dos apresentadores travestidos de palhaços do noticiário da rede globo, dito: Não podemos mais viajar para o exterior, com este valor do dólar. PARA OS COXINHAS FOI TRANSFERIDO O PIQUENIQUE PARA O DIA 1 ABRIL, NOSSO GRANDE DIA DOS BOBOS.

    • Eduardo Postado em 05/Mar/2015 às 22:29

      dinheiro que estão em bancos no exterior estão é em dólares e não em reais, então quanto mais caro aqui, mais vale o que tem lá fora... se honesto tudo bem, mas se for de safados também valoriza.... tem que se ter um jeito de fazer esta grana roubada voltar para os cofres do país....

    • poliana Postado em 05/Mar/2015 às 22:46

      jarau, agora vc imagine: se com o psdb sendo oposição, a mídia o blinda de todo jeito, e cria no telespectador a ideia de que a corrupção é exclusiva do pt, agora vc imagina com o psdb no governo! imagina o qto eles aprontaram, com o aval da grande mídia, de 94 a 2002, enqto estiveram na presidência da república, hein!!! os fatos apresentados no livro "a privataria tucana", são apenas alguns exemplos, a pontinha do iceberg...dá pra entender o pq do meu pânico só de pensar no psdb ocupando a presidência da república outra vez? me dá calafrios só de pensar nisso, moço! deus nos proteja da corja tucana...q depois do pt, o psol consiga sucedê-lo na presidência. posso estar sendo inocente em achar q o psol chegará lá, mas tenho muita fé na luciana genro ou no marcelo freixo...espero q num futuro próximo, os dois tenham uma imagem bastante forte perante o eleitorado nacional e sejam nomes fortes para suceder o pt na presidência da república. a era pt vai chegar ao fim, mais cedo ou mais tarde. isso é inevitável..e qdo isso acontecer, espero q o psol esteja pronto para sucedê-lo. mas psdb, pelo amor de deus, NUNCA MAIS!!!!!!!

  9. Eduardo Postado em 05/Mar/2015 às 22:26

    NÃO É POSSÍVEL QUE O PT NÃO FARÁ NADA.... ISTO É NO MÍNIMO UMA FORMA DE MISTURAR DILMA NUMA COISA QUE NÃO TEM NADA A VER COM ELA.... eles tucanos estão doidinhos para manchar sua história(de Dilma) e por isto umas notícias desta forma..

  10. Eduardo Postado em 05/Mar/2015 às 22:26

    NÃO É POSSÍVEL QUE O PT NÃO FARÁ NADA.... ISTO É NO MÍNIMO UMA FORMA DE MISTURAR DILMA NUMA COISA QUE NÃO TEM NADA A VER COM ELA.... eles tucanos estão doidinhos para manchar sua história(de Dilma) e por isto umas notícias desta forma..

  11. lucy Postado em 06/Mar/2015 às 01:27

    Existem detalhes despercebidos. O que o procurador está fãzendo é deixando de indiciar, quando deveria por omissão, está prevaricando e deve ser punido na forma da lei. E o que foi feito com a presidenta é dano moral de pessoa pública. Alguém tem que pagar por isso, tem que ser atribuída culpa aos pseudo jornalistas, com reparação inclusive monetária.

  12. Rocken Postado em 06/Mar/2015 às 01:55

    é complicado esses nossos neo-coronéis, e desta vez eu realmente acredito que esta vindo direto do comando do PSDB as ordens sobre essas manchetes cuidadosamente elaboradas, pois eles estão enrolados, e como só agora sabemos que eles estão diretamente envolvidos neste caso, e como eles já sabiam disso antes, SIGNIFICA QUE COM CERTEZA FORAM 6 MESES DE HIPOCRISIA ABSOLUTA NA CARA DE PAU e agora eles tiveram que ir pra defensiva, isto é muita falta de honestidade. Geralmente eu não aponto dedos sem ter certeza, mas neste caso a grande mídia esta descaradamente distorcendo a realidade, é agora tudo um joguinho pra tentar envolver a Dilma e aliviar o Aécio, que misteriosamente esta recebendo tanta atenção por ter tido seu caso arquivado, mas percebam que geralmente casos arquivados saem em notas de rodape, inclusive nos casos de ministros e senadores, ai vem a Folha que faz o jogo de palavras pra dizer que a Dilma estava na mesma situação, mas na verdade, segundo o Valor Econômico, não há inquerito pra ser arquivado, e nem poderia existir um inquérito sobre ela NESTE CASO, é simplesmente ilegal

  13. Jozan Gomes de Andrade Postado em 06/Mar/2015 às 07:17

    Dilma não está na lista do Janot nem tem pedido de arquivamento pois segundo o art. 84 da CF ela não pode ser investigada por fatos anteriores ao mandato e segundo o doleiro alberto youssef ela teria recebido propina em 2011, antes de ser presidenta. Portanto o MP não pediu inquérito contra ela devido a uma restrição da Constituição, e não pediu arquivamento, para poder investigá-la quando acabar o seu mandato.

    • roberto Postado em 06/Mar/2015 às 10:23

      São todos farinha do mesmo saco mas isso vai acaba um dia quantos todos mentirosos e corruptos forem pro inferno e lá vão arde eternamente por fazerem mal as crianças velhos tenho certeza que Deus jamais vai permiti cobrar viobras ficar em pune

  14. Ivonildo Cezar Postado em 06/Mar/2015 às 10:37

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL – ARTIGO 86 E NÃO O ARTIGO 84 Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade. § 1º - O Presidente ficará suspenso de suas funções: I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal; II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal. § 2º - Se, decorrido o prazo de cento e oitenta dias, o julgamento não estiver concluído, cessará o afastamento do Presidente, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo. § 3º - Enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito a prisão. § 4º - O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções. Ela não pode ser investigada até o término de seu mandato, suspende-se a prescrição e esta é relativa.

  15. carol Postado em 06/Mar/2015 às 15:55

    http://dolarhoje.com/

  16. Marta Postado em 06/Mar/2015 às 21:40

    Quanto ao Aécio é certeza que estava na lista porque foi pedido o respectivo arquivamento. Sobre a Dilma , a certeza e que ela não estava mesmo na tal lista. Tanto não estava que ninguém esta dizendo que foi pedido o arquivamento para ela.