Redação Pragmatismo
Compartilhar
PSDB 03/Mar/2015 às 22:00
19
Comentários

Beto Richa amarga queda de popularidade no Paraná

Popularidade de Beto Richa desaba no Paraná. Levantamento revela que 76% dos paranaenses desaprovam a gestão do governador tucano

beto richa aprovação paraná
Beto Richa (PSDB-PR), governador do Paraná [divulgação]

Passados três meses da posse no segundo mandato, a avaliação do governador Beto Richa (PSDB) despencou entre os eleitores. Conforme levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pela Gazeta do Povo, 76% dos paranaenses desaprovam o atual governo. O número é quase 50 pontos porcentuais maior do que os que avaliavam negativamente a gestão estadual no final do primeiro mandato do tucano.

Em dezembro do ano passado, Richa já havia amargado sua pior avaliação desde 2011, segundo o Paraná Pesquisas. Na ocasião, 65% dos paranaenses aprovavam sua administração.

Agora, em meio à crise financeira e política do estado, o índice caiu para quase 20% de aprovação. Em novembro de 2011, o tucano havia atingido quase 74% de aceitação entre os eleitores – os índices praticamente se inverteram desde então.

A perspectiva dos eleitores paranaenses em relação à atuação do governo do estado nos últimos meses também é negativa. Em dezembro, 46% dos entrevistados pelo instituto apontavam que Richa estava conduzindo o primeiro mandato melhor do que o esperado. Na pesquisa divulgada agora, apenas 3% fizeram a mesma avaliação, enquanto 71% dos pesquisados disseram que o governo do tucano está caminhando pior do que a expectativa.

beto richa paraná aprovação
(Imagem: Gazeta do Povo)

Para quase 23% dos paranaenses, Richa está mantendo a perspectiva dos eleitores – há três meses, o índice era de 35%.

Richa correria sério risco de não se reeleger – ao menos no primeiro turno. Isso porque 57% dos eleitores que votaram no tucano afirmaram ao Instituto Paraná Pesquisas que mudariam de posição, ou seja, não votariam em Richa novamente.

Apenas 38% dos entrevistados disseram que manteriam o voto. No final do primeiro mandato, quase 91% dos que se autoproclamaram eleitores de Richa disseram que votariam no governador novamente e apenas 6% haviam mudado de posicionamento.

Entre os que não votaram no governador, o índice é ainda mais baixo: apenas 4% dos eleitores pesquisados escolheriam o tucano nas urnas se a eleição fosse hoje. Em dezembro, 24% dos entrevistados disseram que votariam em Richa mesmo não tendo escolhido ele há quatro anos.

VEJA TAMBÉM: Beto Richa quebrou o Paraná?

Gazeta do Povo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 03/Mar/2015 às 22:10

    não é pra menos..mas não quiseram entregar o estado nas mãos dos tucanos? agora aguentem! o estado do paraná está indo pro buraco! vamos ver até qdo os paranaenses vão permitir q os tucanos continuem a frente da gestão do estado...

    • poliana Postado em 04/Mar/2015 às 15:03

      Naro...em nenhum momento disse q a solução seria o paranaende entregar o estado ao pt. E qto ao psdb...bem, n tenho muito o q dizer. As provas estão aí, escancaradas, ainda q a grande midia tente blindar o partido ao maximo. Veja sp, o pr e minas, nos 12 anos q ficou entregue a gestão tucana...todo estão indo ou ja foram pro buraco. Eh isso q o psdb faz qdo fica a frente da gestão de qq estado...e nem me faça lembrar da era tucana a frente da presidência da republica...mas se vc diz q eh tudo relativo, mesmo diante dessa realidade, tudo bem. Continue deixando o seu estado nas mãos dos tucanos, e boa sorte!!!!

    • poliana Postado em 04/Mar/2015 às 16:33

      paranaense*

  2. jarau Postado em 03/Mar/2015 às 22:17

    Qual o partido PSDB, e aquele senador o tal paladino da moral, ALVARO DIAS sumiu, nojento.

  3. José Ferreira Postado em 04/Mar/2015 às 00:15

    Ele ainda não é pior do que o i.d.i.o.ta do Requião, que tratou o Paraná como o seu feudo.

    • Luiggi Postado em 04/Mar/2015 às 10:57

      Requião foi um bom senhor feudal. Não quebrou as finanças, não espancou os súditos, não quebrou portos, não sucateou a economia local nem deixou a polícia à pé por falta de combustível nas viaturas. E no Paraná, pela ignorância da maioria da população - sempre se achando muito superior por ser "europeia" kkkkkkkkkk - tem mais é que governar com mão de ferro mesmo porque senão a polacada apronta.

      • José Ferreira Postado em 04/Mar/2015 às 11:06

        Poderiam censurar esse comentário preconceituoso.

      • poliana Postado em 04/Mar/2015 às 15:06

        E ele disse alguma mentira? Vcs ppdem ofender o tempo inteiro os nordestinos, mas criticar o sulista, jamais!!!??? Kkkkkkkk...só rindo msmo. Ele n disse nenhuma mentira nos post dele jose ferreira.

  4. Aristóteles Postado em 04/Mar/2015 às 07:20

    Infelizmente teremos que amargar quatro longos anos de penúria, com o (des)governo do Beto Richa. Mas, nas próximas eleições... Requião, neles e nelas!

    • Luiggi Postado em 04/Mar/2015 às 11:09

      Requião deveria ser canonizado como o primeiro santo paranaense: cada vez que assume o governo é para arrumar as cagadas que o sionista lerner e seus cupinchas ladrões - como esse office-boy dele, o playboy richa - deixam para trás como resultado de suas maracutaias com o dinheiro público: bancos quebrados, privatização até de latas de lixo na rua, a festança com as empresas públicas entregando-as a grupos judeus estrangeiros e o investimento de dinheiro público em empresas do grupo dos amiguinhos do sionista lerner, este sim um câncer no PR. Só quem vive no estado para saber...

  5. Thiago Teixeira Postado em 04/Mar/2015 às 07:43

    E dizem que a mídia não tem poder. Deixa o SBT, GLOBO, BAND 24 horas por dia elogiando o caráter do governador. Agora coloque todos os dias notícias negativas. Façam a pesquisa, e vejam o resultado.

  6. jose carlos savassa Postado em 04/Mar/2015 às 09:01

    Esta pesquisa é da Folha? Saiu em algum PIG conhecido?

  7. Rodrigo Postado em 04/Mar/2015 às 09:29

    (Outro Rodrigo) Agora levemos o mesmo para o nível Federal e pronto: perceberemos que insatisfação não se confunde com facismo, nem com golpismo, fazendo parte de um regime democrático.

    • Thiago Teixeira Postado em 04/Mar/2015 às 09:50

      Sem comentários ...

      • Rodrigo Postado em 04/Mar/2015 às 10:48

        (Outro Rodrigo) Comente, Thiago. Argumente, pois o espaço é livre. Ou seguiremos com pensamento binário e maniqueísta? Sartre, há muitos anos, já disse: "O inferno são os outros", por isso minha provocação à autocrítica.

  8. Marcos Vinícius Postado em 05/Mar/2015 às 09:22

    Vão pedir o impeachment dele também?

  9. Luiz Souza Postado em 19/Mar/2015 às 20:14

    Ainda tem que comer muito feijão e violar muitos preceitos básicos dos Direitos Humanos para chegar ao nível do Mussolini de Pinda.

  10. Alex Postado em 19/Mar/2015 às 22:49

    Aqui no Paraná prederam um comissionado do Beto Richa por pedofilia e corrupção, o pior é que o cara tinha tatuado no braço 100% Beto Richa (Comédia né), o governador disse que não sabia quem era... dia 18/03 prenderam o primo do Governador por licitação fraudulenta e mais 5 comparsas, temos manifestações todo dia no PR, pois tem várias escolas q não tem professores outras não tem cadeiras para os alunos sentarem, as universidades estaduais estão em ruínas, aqui o PSDB vai cair. Não tenho mais nada a falar do Beto, pois não tem nada que funcione do Estado. Sinônimo de Beto Richa = Estado de calamidade pública (Desastre de grande intensidade, não suportável, não superável sem ajuda externa, prejuízos muito vultosos e consideráveis).

  11. Alex Postado em 20/Mar/2015 às 09:41

    Quem quiser saber das peripécias do PSDB Paraná veja o link abaixo: http://esmaelmorais.com.br/2015/03/e-de-perder-as-contas-gaeco-prende-mais-16-por-corrupcao-na-receita-estadual-do-parana/