Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 24/Feb/2015 às 18:03
13
Comentários

Publicidade do HSBC na TV Globo está garantida

O HSBC anunciou que suspendeu a publicidade em dois jornais britânicos que estão noticiando o escândalo de corrupção envolvendo o banco. Se este é o critério, a Rede Globo não precisa se preocupar... as verbas estão garantidas

hsbc escândalo jornal nacional
Principais veículos de comunicação do Brasil estão tímidos diante do que pode ser um dos maiores escândalos de corrupção da história

Altamiro Borges

O HSBC anunciou nesta terça-feira (24) que pretende suspender os anúncios publicitários em dois jornais britânicos que têm revelado as falcatruas do banco – envolvido em esquemas criminosos de sonegação fiscal e desvio de dinheiro para paraísos fiscais. “Nós anunciamos a fim de vender mais produtos bancários. Não faz sentido colocar um anúncio ao lado de uma cobertura editorial hostil”, argumentou Stuart Gulliver, executivo-chefe do HSBC. No maior cinismo, o agiota ainda justificou: “Não tem nada a ver com a tentativa de influenciar a cobertura editorial”.

No Brasil, os três herdeiros da Rede Globo – e seus serviçais “colunistas” – não precisam se preocupar com a perda da boquinha. Afinal, a emissora não tem noticiado quase nada sobre o escândalo financeiro – considerado um dos mais graves da história recente do capitalismo. Já os “imortais” e os “urubólogos” da TV Globo, que adoram falar de corrupção no Brasil (apenas quando conveniente), também estão quietinhos. Bem diferente da postura íntegra do colunista Peter Oborne, que se rebelou contra a omissão do jornal britânico Daily Telegraph e pediu demissão. Ele acusou o veículo de defender os interesses financeiros do HSBC, um grande anunciante do jornal.

A flagrante omissão dos telejornais da Rede Globo – mas não só dela, como da maior parte da mídia privada e rentista brasileira – tem gerado algumas desconfianças. Será que ela decorre apenas do temor de perder os milionários anúncios publicitários? Ou os barões da mídia nativa temem que a lista dos sonegadores – no caso do Brasil são mais de 8 mil envolvidos no escândalo – inclua alguns impérios de comunicação?

No caso da Argentina, a lista já comprovou que o Grupo Clarín desviou milhões de dólares, sonegados do imposto, para o exterior através do esquema criminoso do HSBC. Será que a Rede Globo sonegou impostos e enviou a grana ilegalmente aos paraísos fiscais? Será?

VEJA TAMBÉM: Por que o silêncio da mídia brasileira em torno do escândalo do HSBC?

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Gustavo Postado em 24/Feb/2015 às 19:22

    A Globo segura o HSBC e este por sua vez segura a Globo. É o Toma Lá Dá Cá. kkkk

  2. Thiago Teixeira Postado em 24/Feb/2015 às 20:46

    Ahhhh ... você não consegue entender? Porque eles fazem isso com a operação lava jato? Porque o julgamento do mensalão foi ao vivo e 24 horas de repercussão? Interessante a sua indagação, pois noticiar e não repercutir é o mesmo que nada.

    • Leonardo Alves Postado em 24/Feb/2015 às 23:17

      Thiago Teixeira... São coisas díspares. O caso HSBC é algo mais genérico de um banco mundial. Já a sangria na Petrobras e o "Mensalão" são problemas domésticos, muito próximos e pertinetes aos brasileiros. Nesse contexto lógico, o JN tem sido coerente.

    • Peterson Silva Postado em 24/Feb/2015 às 23:50

      Ramphastos: 1) "a emissora tem todo o direito de se posicionar politicamente" - e ao mesmo tempo clamar por imparcialidade? E, em cima disso, não ser chamada de hipócrita? 2) "eles falaram apenas o que devia ser falado" - e quem decide o que deve ser falado? Vc acha que tudo que falaram do caso 'Isabela Nardoni' ou aquela outra de nome complicado que esqueci, deveria ter sido mesmo falado? Tinha mais pra falar? Que tipo de decisão é essa sobre o que deve ser dito e não dito? Não seria ela... Uma decisão bastante política? 3) "assim que saírem mais nomes e mais informações eles com certeza divulgarão" - se sair o nome deles, provavelmente não. Se sair de algum político do PT, certamente que vão. Se sair de político do PT e do PSDB, aí eles escondem sobre os tucanos e falam mais dos petistas mesmo. 4) "certamente sem a mesma repercussão dos escândalos políticos..." - esse É um escândalo bastante político. 5) "escândalo político dá mais audiência que lavagem de dinheiro" - então 'audiência' define a relevância de algo? Que mentalidade, rapaz. Vc (que, como disse, vê jornal) é tão afilhado do status quo que não percebe que a Globo não é dona do canal não. Ela tem uma concessão pública pra utilizar aquilo ali; o governo brasileiro deixa ela usar uma frequência aberta, e em contrapartida ela tem responsabilidades, já que é um meio de comunicação limitado, de fácil acesso, popular - não tem só a ver com audiência não, ou então passaria 18h de futebol e umas 6h de filmes (umas 2 ou 3 delas, de pornô). É isso que dá audiência. 6) "não entendo de onde vem essa raiva toda." - Então não está prestando atenção. Só o pequeno detalhe que é a sonegação monstruosa dela deveria estar deixando vc borbulhando (se vc realmente se importa com corrupção, e não apenas com a queda da oposição/Judas/Lúcifer encarnado. Essa é realmente uma condicional, não estou presumindo nada sobre você). 7) "Se não gosta não é só não assistir?" - Claro, quem não gosta de assassinatos é só não fazer. Quem não gosta de sonegação fiscal é só não sonegar. Etc etc etc. Quanta raiva quanto a discussão cultural, social, política, cara. Você quer que as pessoas virem ostras, mas esse individualismo todo é tosco. A Globo tem poder, alcance, e uma posição bastante clara pra quem não sabe ler nas entrelinhas do campo social (muitos); portanto tem sim que ser checada e contra-argumentada, pq não adianta nada alguém não assistir mas a maioria assistir. Fingir que não existe pra si não vai evitar que ela afete a realidade social à sua volta.

    • Pedro Postado em 25/Feb/2015 às 04:34

      Caralho, Peterson. Estuprality de argumento. Parabéns

    • juliano Postado em 25/Feb/2015 às 11:31

      Peterson muito sensato!

    • Cornelius Morbidus Postado em 26/Feb/2015 às 02:19

      Ramphastos, você não pode negar os beneficios de uma oposição. é sadio debater e divulgar noticias como estas do pragmatismo (um veiculo que também não é parcial né). Parcialidade por parcialidade, é SADIO que existam os dois lados, e também que ambos os lados sejam populares. --- Quanto à Globo, bom, ela em toda a sua história se posicionou claramente em algum lado e consequentemente teve forte impacto em manipular a opinião publica a seu favor (claramente muitas sendo um desfavor para a sociedade, vamos estudar um pouquinho de historia? que tal começar por "poder da midia na opinião publica" e depois "poder da opinião publica no cenario politico" e por final "poder do cenario politico na vida das pessoas"). Já que um veiculo tão enorme qnt a globo vem agindo de forma a ter forte impacto em manipular toda uma sociedade a DECADAS, é portanto SADIO que existam veiculos como o pragmatismo que batam nela, é SADIO cultura uma cultura onde muitos encherguem a Globo como inimiga, é SADIO criticar qualquer empresas q obtem monopolios e MUDAM a sociedade unicamente para o seu bem estar financeiro. Você ser contra isso é sinal que tem muito o que aprender na vida, pq afinal, isso tudo é bem óbvio.

    • Cornelius Morbidus Postado em 27/Feb/2015 às 20:40

      eu concordo em algumas partes contigo Ramphastos, mas o seu ponto todo é para pararem de criticar a globo, pararem de criticar grandes empresas, não é? eu continuo não entendendo... saiba que a coorporação globo está sim perto de uma monopolio (vc sabe como funciona o cinema nacional e o esquema da globo filmes em distribuições? qual o canal brasileiro com o maior indice de audiencia? só nisso já podemos medir o impacto dela, e tem muito mais) acredito também que o soco é não só na Globo, mas também em toda a grande midia dominadora. É extremamente ótimo socar com artigos assim, é ótimo para a sociedade que tenha gente tocando nesses assuntos (muitos não tocam né). "ah, mas quero soluções, socar por socar não adianta nada" eu ja discordo, um soco tem beneficios, pessoas vão ler e se interar um pouco mais, informação é e sempre será benefica. Respondendo as suas questões no final, bom, a ideia é descentralizar um pouco a fonte das informações, a ideia de socar a globo (e outras emissoras) é descentralizar, é contribuir para isso. a estrutura ideal é o povo buscar a internet e sites diversos, ou seja, descentralizar o poder. "como botar na pratica?" esse artigo do PP ta colaborando pra isso, na pratica. e é dificil? demais, mas se compararmos hoje com o ontem, estamos cada vez mais informados e descentralizando a midia, a internet deu a possibilidade disso acontecer.

  3. mauricio augusto martins Postado em 24/Feb/2015 às 21:42

    Poderia-se usar este mesmo "raciocínio" com as Verbas de Publicidade da Petrobras, aliás de todo o Governo Federal, que sustenta, via indireta, o mais nojento Golpe contra a Democracia Brasileira...maumau

    • Thiago Teixeira Postado em 25/Feb/2015 às 07:24

      É ridículo isso cara. Eu não entendo porque essa babação de ovo do governo com essa mídia golpista, pois nem noticiar o fim ou término do horário de verão sem receber do governo fazem.

  4. Antônio Ray Postado em 24/Feb/2015 às 21:44

    Ué, mas a imprensa inventa fofocas no caso da Petrobrás, vide matéria publicada aqui no site. O circo pega fogo lá na operação lava jato, e quando se menciona algo relativo ao tempo FHC é incrível as mil e uma maneiras de se referir a esse período que não seja usando aquela sigla que citei. Entendeu o problema? Incrivelmente não há espetáculo nesse assunto.

  5. André Ricardo Toquetto Postado em 24/Feb/2015 às 21:53

    Quantas vezes fala-se da corrupção na Petrobrás no JN (Rede Bobo)??????????? Durante as eleições vc assistiu quantas vezes o JN, Ramphastos Toco?????? Pelo jeito assistiu só uma vez!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. jose carlos savassa Postado em 25/Feb/2015 às 09:32

    Srs - Temos que LUTAR para que a UOL mostre a lista toda, ela tem os dados. Não mostram porque tem gente "FORTE" deles envolvidos. Hoje divulgaram mais um envolvidos "os baratas do Rio", se soltarem 20 nomes por mês, serão 300 ao ano, em 10 anos 3.000 em 20 anos 6.000 os 2.000 restantes (certamente da classe branca e com vestes de plumagem), somente sabermos em 2044, ou seja, quando estiverem todos mortos e nós TB... Viva os PIGs e nós por nçao OBRIGARMOS a divulgação total da lista - doa a quem doer.