Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 11/Feb/2015 às 21:20
25
Comentários

Por que o silêncio em torno do escândalo do HSBC?

No mundo inteiro, jornais garimparam nomes de integrantes da lista do Swissleaks – o escândalo das contas secretas do HSBC. No Brasil, onde o caso envolve mais de 15 bilhões de reais sonegados, impera um silêncio assombroso e uma discreta cobertura midiática

swissleaks hsbc escândalo

Paulo Nogueira, DCM

Simplesmente inaceitável o silêncio no Brasil em torno do vazamento das contas secretas do HSBC na Suíça. Passo pelos sites das grandes empresas jornalísticas e a cobertura ou é nula ou é miserável.

Os números justificariam barulho. Muito barulho. No caso brasileiro, são 8 667 contas num total de 7 bilhões de dólares sonegados.

Me chamou a atenção, também, a atitude dos colunistas. Onde a indignação? Onde a estridência habitual? Onde o sentido de notícia?

Passei no twitter de Noblat. Nos últimos dois dias, uma centena de tuítes. Zero sobre os chamados Swissleaks.

Também dei uma olhada em Reinaldo Azevedo, verborrágico, torrencial nos textos. Nada sobre o HSBC.

São dois entre tantos.

A ausência deles do debate mostra uma coisa que sempre tive clara. A valentia deles vai até onde não existe risco de publicar algo que contrarie interesses de seus patrões.

É o colunismo sabujo, o colunismo papista, o colunismo patronal – ou, simplesmente, o colunismo chapa branca.

E se algum patrão dos colunistas estiver na lista? Na Argentina, o Clarín encabeça o pelotão dos sonegadores.

Melhor, então, ignorá-la.

No mundo inteiro, jornais garimparam nomes de integrantes da lista. No Brasil, apareceu – parece piada de humor negro – com algum destaque um morto: o banqueiro Edmond Safra.

Graças a um site angolano, soube-se que o Rei do Ônibus do Rio, Jacob Barata, também está listado.

A última vez que vi Barata no noticiário foi no casamento de uma neta. Gilmar Mendes foi um dos padrinhos.

Imagine, apenas imagine, que haja consequências jurídicas para Barata, e que o caso chegue ao Supremo.

Como agiria Gilmar?

Jornalista, como pregava o maior de nós, Pulitzer, não tem amigo. Porque amizades interferem no noticiário.

Da mesma forma, juízes não deveriam ter amigos. Mas, no Brasil, têm.

hsbc escândalo barata
Jacob Barata, o ‘rei dos ônibus’, é um dos envolvidos no escândalo do HSBC. Nome do empresário só foi revelado por meio de um site angolano

Não me surpreende a mídia no escândalo do HSBC. Conheço-a bem para esperar qualquer coisa diferente.

Mas e o governo: não tem nada a dizer?

Estamos tão bens de dinheiro nos cofres públicos para desprezar a busca dos bilhões sonegados?

Não é o que parece.

Considere o que a Espanha está fazendo. O ministro das Finanças, Cristóbal Montoro, anunciou que estuda “medidas legais contra o HSBC por sua participação em fraudes fiscais, lavagem de dinheiro e outros atos criminosos cometidos por cidadãos espanhóis”.

Em 2010, o governo espanhol teve acesso a 650 nomes de pessoas com conta secreta no HSBC na Suíça.

Foi atrás de um por um. A família Botin, que controla o Santander, fez um acordo extrajudicial com o governo. Pagou 200 milhões de euros, cerca de 600 milhões de reais.

A oposição de esquerda na Espanha luta para que a legislação seja alterada para que sejam publicados todos os nomes de todos os envolvidos em evasão fiscal.

No Brasil, o quadro é completamente distinto – e para pior.

Pouco antes de Joaquim Levy ser nomeado ministro da Fazenda, o banco em que ele trabalhava, o Bradesco, foi pilhado numa história de sonegação no paraíso fiscal de Luxemburgo.

A Globo carrega uma espetacular história de sonegação já há dois anos – sem quaisquer consequências legais ou financeiras.

A Globo continua a receber seu mensalão publicitário como se honrasse todos os seus compromissos com o Tesouro.

Ou os espanhóis – e o mundo – estão errados, ou errados estamos nós.

Faça sua escolha.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rocken Postado em 12/Feb/2015 às 00:26

    estou prevendo que aparecerão varias propagandas do HSBC na Globo e na Veja, também sinto que vários partidos do Brasil irão receber "doações" com o proposito de incentivar a nossa "democracia" e livrar a cara do HSBC por tabela, e sim amigo coxinha que está lendo isso, eu sei que possivelmente a maior doação será para o PT, mas pelo menos o PT quer acabar com essa festa, diferente do Gilmarzão, que coleciona convites para festas de ricos enquanto faz a coisa mais anti ética do Brasil atual, ele está segurando o projeto de lei que acaba com doações de empresas já tem 10 meses, e enquanto isso a Globo anuncia em tom de alegria que o PT sofre derrotas e que essas derrotas implicam que o congresso ainda será selecionado por empresas privadas ou por aqueles que mais roubam dinheiro publico, isso definitivamente só seria diferente se o povo deixasse de se preocupar com assuntos secundários e fosse a rua até que as campanhas sejam bancadas apenas com dinheiro vindo do tesouro publico e obviamente deve ser com uma distribuição justa dependo do tamanho de cada partido

    • Beth Hajjar Postado em 12/Feb/2015 às 09:02

      Nem tinha que ter campanha envolvendo milhões e bilhões. .Deveria apenas ter direito a falar na TV demonstrando seu projeto de governo e nada mais......Este negócio de pedir grana acaba em dever favores.

    • Alessandro. Postado em 12/Feb/2015 às 09:21

      Concordo com quase tudo, meu amigo. Só discordo no tocante ao uso do dinheiro para campanhas. Acho que tem que ser o candidato e a eloquência. Porque a propaganda é a arte de enganar os bestas.

  2. Joe Doe Postado em 12/Feb/2015 às 01:01

    Por que o silencia em torno da invasao da Assembleia LEgislativa do Parana?

    • josé antonio cid peres Postado em 12/Feb/2015 às 18:06

      Qual é o partido do governador do PR?

      • Priscila Postado em 13/Feb/2015 às 09:21

        Só podia ser PSDB né José, rsrs. Isso explica o silêncio. Muito silêncio para casos assim e barulho demais para casos que envolve o PT. É muito claro a perseguição... Dá nojo!

  3. domenico Postado em 12/Feb/2015 às 05:25

    O gov. Espa hol conhuece a lista desde 2010.. nunca fez nada. Agora ta se mexendo por causa da midia.

  4. Fernando Postado em 12/Feb/2015 às 06:25

    E o governo do PT também não está fazendo nada, e quanto aos milhões que a Globo deve também nada.

  5. Thiago Teixeira Postado em 12/Feb/2015 às 07:33

    A única TV aberta que fez uma cobertura incisiva sobre o assunto foi a Rede TV nesta segunda-feira. Temos que bater neste assunto sim, pois a casa dos Hipócritas vai cair. PT, Mensalão, Petrolão, é tudo para desviar o foco da população enquanto os magnatas roubam e sonegam esse país.

    • José Carlos Postado em 26/Feb/2015 às 15:04

      Valeu companheiro, concordo com a sua colocação, sonegação do HSBC envolve muito mais gente do que podemos imaginar, mas será que o PIG irá expor isso ou vai blindar como sempre??

  6. Jaime Kirchner Postado em 12/Feb/2015 às 08:24

    A verdade quando associada ao jogo de interesses não se manifesta! Muito triste esta covardia contra a pátria brasileira.

  7. JULIO Postado em 12/Feb/2015 às 09:07

    tomara que vocês consigam os nomes e publiquem aqui no Pragmatismo Político. Doa a quem doer.

  8. jose carlos savassa Postado em 12/Feb/2015 às 09:08

    Vamos EXIGIR a lista - cadê o Zé da Justiça, cadê o PT, cadê os esquerdistas? É questão de honra sabermos dos nomes destes 6.500 que sonegam informação, não pagam impostos e desviam nossa grana como se fosse normal. Doa a quem doer, queremos a lista.

  9. Alessandro Postado em 12/Feb/2015 às 09:23

    Rombo bilionário também foi o que seu candidato, coxinha, FHC deu no povo Brasileiro de 100 bilhões de dólares quando entregou a VALE pros gringos. Isso ninguém comenta.

  10. Priscila Postado em 12/Feb/2015 às 09:28

    Se não está na mídia golpista, já imaginamos algumas caricaturas que estão nesta lista!

  11. Káki Postado em 12/Feb/2015 às 09:46

    E tem gente que acha certo manter o oligopólio da mídia.

  12. Rafa Postado em 12/Feb/2015 às 11:20

    Vai aparecer o dinheiro dos mensalões e dos políticos dos 3 grandes partidos (PT, PSDB e PMDB)? Vai aparecer Rede Globo, Record, empreiteiros e outros "prestadores" de serviços públicos? Não aparece pq todo mundo tá de rabo preso, não é conveniente.

  13. edmar Postado em 12/Feb/2015 às 11:20

    A Globo tem muita sujeira debaixo do tapete, que já se mostra pequeno para ocultar tanta coisa. Seus jornais e noticiários falam exclusivamente da Petrobras, demonstrando claramente mesmo para os menos sagazes, que a orientação de seus editores é que toda a mídia seja usada contra o governo. Fica estampada, em todos os comentários, a parcialidade e o deboche que é agora a sua linha de ação. A tão falada liberdade de imprensa deveria sim ser defendida para revelar as falcatruas cometidas por qualquer grupo partidário. O caso é que a mídia se mostra também corrompida por favorecimentos outros.

  14. Antonio Postado em 12/Feb/2015 às 11:58

    Alguns juízes do Brasil têm amigos ou comparsas?

  15. Priscila Postado em 13/Feb/2015 às 09:26

    Assuntos secundários Rodrigo? Qualquer ato de corrupção e dinheiro público deve ser divulgado. O Silêncio sobre o escândalo do HSBC, sobre o pacotaço no PR e todos os problemas envolvendo Beto Richa, isso não pode ser deixado de lado, sem contar os citados abaixo. A Petrobras não é a única que sofre rombo bilionário... Desliga a Globo, senão vc se torna um alienado.

    • Luciana Coelho Postado em 24/Feb/2015 às 15:12

      "No caso brasileiro, são 8 667 contas num total de 7 bilhões de dólares sonegados." Uma dessas contas deve ser do papai do Rodrigo.

  16. Cris Postado em 13/Feb/2015 às 10:23

    Assim como o governo da Venezuela, que tem 12 bilhões na Suíça e tb está envolvido nesse escândalo.

  17. Isaac Bezerra Postado em 13/Feb/2015 às 20:56

    Elitezinha carcomida e suja. Tenham certeza muito desse dinheiro é usado aqui e lá fora justamente para se garantir q ele esteja lá e nada seja feito.

  18. fernando fernandes Postado em 17/Feb/2015 às 04:34

    Falando em outro escandalo bilionario, tb esvaziado na midia, eh o escandalo do Niobio. Elemento fundamental p industria aeroespacial, brasil concentra 90% das reservas mundiais, mas quem define o preco eh inglaterra. Procurem no ytube e confirmem.

  19. Carlos Postado em 19/Feb/2015 às 09:08

    Silêncio? http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,policia-suica-faz-operacao-no-hsbc-e-caso-petrobras-e-incluido-no-processo,1635916