Redação Pragmatismo
Compartilhar
Terrorismo 03/Feb/2015 às 18:01
23
Comentários

Piloto jordaniano é queimado vivo pelo Estado Islâmico

Jordânia confirma morte de piloto que foi capturado pelo Estado Islâmico há mais de 1 mês. Exército da Jordânia promete vingar o ato bárbaro. EUA também se manifestam e pedem 'libertação imediata' de reféns

estado islâmico queima piloto vivo
Militantes do Estado Islâmico ateiam fogo em piloto da Jordânia que era refém do grupo terrorista (Divulgação: Estado Islâmico)

Um vídeo publicado na internet por militantes do grupo “Estado Islâmico” mostra o que seria o piloto jordaniano Moaz al-Kasasbeh sendo queimado vivo. As informações são dos diários The Independent, Haaretz Online e das agências internacionais.

O vídeo mostra o homem de pé dentro de uma gaiola com o corpo tomado pelas chamas. O tenente Moaz al-Kasasbeh foi capturado após o caça que pilotava ter sido abatido perto de Raqqa, na Síria, em dezembro do ano passado. Ele atuava na missão que apoia a coalizão militar liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico.

VEJA TAMBÉM: A luta dos EUA contra um monstro que eles próprios criaram

A TV estatal da Jordânia confirmou a morte, que teria ocorrido há um mês. O vídeo foi publicado por uma conta do Twitter conhecida como fonte de propaganda do Estado Islâmico.

Um parente de Kasasbeh afirmou à agência de notícias Reuters que as Forças Armadas jordanianas confirmaram a morte à família do piloto.

O vídeo, que tem 22 minutos de duração, inclui uma sequência que mostra o piloto caminhando até o local onde foi morto em meio a destroços provavelmente resultantes dos ataques aéreos da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra jihadistas.

Desde o anúncio da captura de Kasasbeh, a Jordânia vinha tentando viabilizar a libertação do piloto como parte de uma troca de prisioneiros.

O governo jordaniano aceitou libertar Sajida al-Rishawi, que está no corredor da morte na Jordânia pelo envolvimento nos ataques a bomba na capital, Amã, em 2005, em troca da libertação de Kasasbeh.

Familiares de Kasabeh vinham se reunindo todos os dias em um centro comunitário nas proximidades do palácio real em Amã.

O vídeo veio à tona três dias depois de outro vídeo mostrar o suposto corpo do jornalista japonês Kenji Foto, também refém do Estado Islâmico.

EUA se manifestam

A Casa Branca afirmou que as agências de inteligência dos Estados Unidos estavam trabalhando para autenticar o vídeo.

“Os Estados Unidos condenam fortemente as ações do Isil e exigimos a imediata libertação de todos aqueles mantidos reféns pelo Isil”, disse a porta-voz da Casa Branca, Bernadette Meehan, em comunicado, usando outra sigla para identificar o grupo.

“Nos solidarizamos com o governo da Jordânia e o povo da Jordânia”, disse ela.

SAIBA MAIS: EUA financiaram Estado Islâmico e agora querem dizimá-los

com Agências, Reuters e BBC

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Gabriel Turetski Postado em 03/Feb/2015 às 18:37

    Lei de talião cara, a Jordânia disse que haverá retaliação e que provavelmente matará os prisioneiros do Estado Islâmico. Com terroristas não dá pra negociar, tem que agir. Todas as tentativas de conversas e negociações terminaram com a execução dos prisioneiros pelos fundamentalistas.

    • Luiz Alberto Pires Postado em 12/Feb/2015 às 12:07

      Sim, o estranho são os Brasileiros que se acham livres e democráticos.....criticarem as culturas em que as leis funcionam, não deve haver negociação de presos que se infiltram em uma cultura apenas como espiões e jornalistas....Penso que as mortes são necessárias, pois os mesmo que morrem estavam la tentando ferrar seus algozes...Temos que respeitas as culturas milenares e deixarem eles vivera de seu jeito.....e aos que tentam se infiltrar e espionar...que morram.....como na Indonésia.

  2. Carlos Postado em 03/Feb/2015 às 18:57

    Mas são pobres oprimidos na Europa, os direitos humanos estão preocupados com a opressão a essa minoria na Europa, a Dilma com toda sua sabedoria quer dialogar com eles. Ainda não chegaram no nível do Brasil, isso ae é algo comum faz é muito tempo.

    • Maria Inácia Postado em 03/Feb/2015 às 19:42

      TIRA A DILMA DISTO, CARA. QUEM VENDE ARMAS PROS JIHADISTAS EXREMISTAS SÃO OS ESTADOS UNIDOS, TÁ?

    • Thiago Teixeira Postado em 03/Feb/2015 às 19:54

      As vezes tudo isso esteja acontecendo por falta de diálogo e intolerância de ambas as partes.

      • Tarick Postado em 03/Feb/2015 às 19:58

        Quando um não quer, dois não conversam.

      • eu daqui Postado em 04/Feb/2015 às 10:52

        E quando chega nesse nível será que ainda existe possibilidade de diálogo? Vc quer tentar dar um pulinho lá no Oriente Médio pra tentar esse diálogo?

      • Maria Clara Postado em 04/Feb/2015 às 15:44

        Concordo com você. Acho que infelizmente, como chegou nesse ponto, essas pessoas têm que ser paradas de alguma forma. Onde já se viu tamanha crueldade com outros seres humanos? Mas eu concordo que talvez esses grupos não teriam tantos adeptos cheios de ódio se não existisse tanta intolerância. Amor gera amor... Violência gera violência...

      • Luiz Alberto Pires Postado em 12/Feb/2015 às 12:09

        Temos que lembrar que todos que estão morrendo, entraram la para espionar e fazer mau a eles.....portanto se não querem morrer fiquem em seus países.

    • Advogada Militar Postado em 03/Feb/2015 às 20:55

      O mais trágico de seu comentário é que é VERDADE.

  3. Paulo Rozendo Ferreira Postado em 03/Feb/2015 às 19:20

    Quem é que está abastecendo esse povo com armas, armas não nasce na areia, alguém mercenário está enricando com essas barbarias que eles cometem, SE VOCÊ CORTAR O SANGUE DE UM CÂNCER ELE MORRE, VEJAM QUEM ESTÃO VENDENDO ARMAS PARA ESSES ASSASSINOS VEJAM QUAL É O PAÍS.

    • VALDIR ROHWEDER Postado em 03/Feb/2015 às 23:47

      Estados Unidos,amigo.

  4. AMSS Postado em 03/Feb/2015 às 20:39

    Se ler a matéria, não leia os comentários.

  5. Giulio Zaitsev Postado em 04/Feb/2015 às 00:48

    Eu sou a verdade e o que eu digo por mais falacioso que seja, é credito da minha doutrina, eu crio o problema e eu te apresento a solução. Nada mais.

  6. Anônimo Postado em 04/Feb/2015 às 02:04

    Enquanto tolerarmos esses mulçumanos, será sempre isso que estamos vendo. Adormecidos pelo mundo prontos a entrarem em ação, homens e mulheres bombas, ameaçando o mundo.

  7. Anônimo Postado em 04/Feb/2015 às 02:12

    Pobre deles, não herdarão o que mais desejam : As bençãos de seu deus.Não existe sofrimento pior do que viver errado achando que esta certo, e quando chegar no dia final, descobrir que disperdiçou a unica chance de fazer certo.

  8. Antonio Postado em 04/Feb/2015 às 02:18

    sera que toda essa crueldade terá um fim? .. Ou vai almentar? Dilma fala em dialogo ,mas esta com medo de perder a cabeça..

  9. guigocarneiro Postado em 04/Feb/2015 às 05:47

    profecia biblica fala de uma grande perseguicao contra cristaos no mundo inteiro e sao malaquias teve uma visao de que o papa 112 nosso papa francisco sera o ultimo papa e a cidade das 7 colunas provavel roma onde fica o vaticano seria destruida estamos vivendo os ultimos tempos todas as profecias biblicas ja foram cumpridas tragedias naturais guerras sinais no ceu nos astros fenomenos diversos

  10. clademir Postado em 04/Feb/2015 às 08:23

    O mundo precisa sair de cima do muro e acordar de seu estado de estupor e de sua fantasia. Os terrorristas do estado islamico já mostraram de que lado estão!

  11. Gabriel Gabo Postado em 04/Feb/2015 às 08:54

    Parabéns, você ganhou o título de conspirador mais podre que eu já vi.

  12. aldo Postado em 04/Feb/2015 às 10:42

    FOI criado um monstro e alimentaram com armas modernas, e o mundo ver esse câncer se alastra . em nome da religião tudo pode,"quem foi o louco que armou esses terroristas pra si da bem; de outros loucos é agora ???????????" O MUNDO NÃO MUDOU NADA!!!!

  13. Monique Postado em 04/Feb/2015 às 11:29

    Isso foi Horrível cara! vc não pensa que as pessoas de ambos países estão sofrendo ! Acorda e para de fala bobagem ! vc está sendo injusto Preconceituoso e acima de tudo um cego que não ver o que está acontecendo a sua volta crianças mulheres idosos morrendo! começa a ver jornal ! !!

  14. Anis Postado em 04/Feb/2015 às 14:31

    Nada de generalizações, se todos os muçulmanos fossem terroristas a maioria de nós nem estaria aqui pra comentar esse vídeo. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. Nenhum muçulmano, mas muçulmano mesmo concorda com esse ato abominável, se trata de mais um caso onde se usa o pretexto da religião para praticar esses atos. Se todos se importassem em estudar os livros esse tipo de ignorância não mais existiria. Senhor Anônimo, nós muçulmanos toleramos pessoas desenformadas como vc todos os dias.