Redação Pragmatismo
Compartilhar
Geral 06/Feb/2015 às 13:16
11
Comentários

Conheça Aldemir Bendine, o novo presidente da Petrobras

Presidente do BB vai assumir o comando da Petrobras. Aldemir Bendine estava na presidência do Banco do Brasil desde 2009, no governo Lula. Executivo é funcionário de carreira da instituição há 32 anos

Aldemir Bendine petrobras banco brasil
Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil substituirá Graça Foster na Petrobras (Imagem: Paulo Fridman, Bloomberg)

O presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, vai substituir Graça Foster na presidência da Petrobras. Considerado próximo do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, Bendine foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff para a missão de salvar a empresa da maior crise de sua história. O conselho administrativo da estatal elege hoje os novos diretores da companhia, que renunciaram ao cargo juntamente com Graça esta semana, após os desgastes com as denúncias de corrupção reveladas pela Operação Lava Jato.

No comando do BB desde abril de 2009, ainda no governo Lula, Bendine é funcionário de carreira do Banco do Brasil, onde começou como estagiário aos 15 anos de idade. Foi aprovado em concurso em 1982. Formado em Administração de Empresas, foi gerente em Piracicaba (SP), assessor na Superintendência II de São Paulo, gerente-executivo da Diretoria de Varejo do BB (Soluções do mercado de cartões para o segmento corporativo), e secretário-executivo do Conselho Diretor do BB, chegando a vice-presidente do setor de Varejo do banco em dezembro de 2006.

Uma das características de Bendine, que provavelmente influenciou na decisão de Dilma, é a capacidade de gerenciar crises. Isso ficou claro quando foi escolhido para comandar o Banco do Brasil, em substituição a Antônio Francisco Lima Neto, criticado pelo então presidente Lula diante das taxas de juros praticadas pela instituição. Assim, assumiu o desafio de expandir o crédito para auxiliar a retomada da economia, reduzir as taxas de juros e consolidar a posição da instituição como o maior banco do País. Com a Petrobras, não será diferente. O objetivo, agora, é retomar a credibilidade e a força da maior estatal brasileira.

Embora não seja filiado a qualquer partido, tem proximidade com lideranças do PT. Natural de Paraguaçu Paulista (SP), Bendine tem 51 anos. É pai de duas filhas, Amanda e Andressa. Recebeu, em 2008, o título de cidadão benemérito de Paraguaçu Paulista. É torcedor do Palmeiras e, quando jovem, gostava de ouvir a banda de rock Queen.

com Congresso em Foco, Reuters e Fórum

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Priscila Postado em 06/Feb/2015 às 13:41

    Pois é, mas está envolvido em vários escândalos, inclusive de lavagem de dinheiro. A Dilma devia ter colocado um profissional que tenha a confiança do povo, além de habilidades claro. E provavelmente este é muito suspeito... Fica complicado!

    • Silva Postado em 06/Feb/2015 às 14:29

      Sim, mas ele é um grande aliado do PT e a Dilma poderá manter sua influência na Petrobras, infelizmente.

      • Adriano Postado em 06/Feb/2015 às 16:08

        Os moralistas nunca deixarão de criticar.. É a mesma ideologia daquele povo de Moisés. Nem Deus o agradava..Assim são os moralistas de "direita"..Nem Deus agrada

      • Adriano Postado em 06/Feb/2015 às 16:11

        O povo reclama de tudo. Assim era o povo de Moisés..Por isso Deus o queria exterminar.. Calma gente!!

      • Thiago Teixeira Postado em 09/Feb/2015 às 11:35

        E porque um presidente não pode ter "influência" numa estatal? Qual o problema? Se der alguma m...rda quem será o primeiro culpado?

    • Priscila Postado em 09/Feb/2015 às 08:43

      Vc realmente não leu o que escrevi! Não estou dizendo se tem provas ou não! Só que o momento que estamos passando no Brasil, exige que contratem alguém de mais confiança, sem envolvimento em escândalos de corrupção. Não sou coxinha, nunca fui de direita e vc está equivocado...

  2. Ricardo Postado em 06/Feb/2015 às 17:18

    Nada da Val ?!?!?! que matéria mais parcial...

    • Roberto Pedroso Postado em 10/Feb/2015 às 11:13

      Concordo como comentário da senhora Priscila logo acima na situação em que o Brasil se encontra devemos cobrar ética,moralidade e probidade com a administração publica de todos os partidos se quisermos realmente instituir uma republica sólida e digna de respeito o PT deve realizar um auto avaliação critica,devem isso aos seus eleitores.

  3. Rodrigo Fernandes Postado em 06/Feb/2015 às 19:23

    Aqui dizem que o PP não se proclama imparcial, logo, pode ser parcial. Mas fico pensando, se não são parciais, vão mentir tanto quanto os parciais de direita pra defender seus interesses...no fim, é tão podre quanto Veja, Globo etc...

  4. Andre Cde Postado em 06/Feb/2015 às 22:22

    E sobre o empréstimo à Val Marchiori???

    • Thiago Teixeira Postado em 09/Feb/2015 às 11:36

      E sobre a Alstom?