Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 25/Feb/2015 às 11:58
24
Comentários

Ato pela Petrobras é marcado por discurso inflamado de Lula

"Dilma ganhou a eleição democraticamente, tem que levantar a cabeça e cuidar do país. Eu quero paz e democracia, mas se eles querem guerra, eu sei lutar também". Em ato, Lula disse que está pronto para defender a Petrobras, defender a reforma política e a democracia.

lula petrobras
Lula acompanhado de petroleiros em ato pela Petrobras (Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula)

“Somos 200 milhões de petroleiros”. A frase estampada na faixa aberta por militantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) retrata o espírito que animou o ato em defesa da Petrobras realizado na noite de ontem (24) na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no Rio de Janeiro. Com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ato contou com expressiva presença de representantes de sindicatos, movimentos sociais e entidades de classe, além de estudantes, artistas e jornalistas.

Recebido aos gritos de “guerreiro do povo brasileiro”, o ex-presidente Lula fez uma comparação entre o atual momento político brasileiro e as campanhas de desestabilização contra Getúlio, Juscelino Kubitscheck, João Goulart e ele próprio (em 2005, na época das denúncias sobre o mensalão): “Querem punir a Petrobras e criminalizar a política. Essa empresa é motivo de orgulho para mim e para todos os brasileiros. A gente não pode jogar a Petrobras fora por causa de meia dúzia de pessoas em uma família de 86 mil trabalhadores”.

“O que estamos vendo é a criminalização da ascensão social de uma parte da sociedade brasileira. Como vimos na campanha eleitoral, para eles é ofensivo as pessoas receberem Bolsa-Família, é ofensivo as pessoas participarem do Pro-Uni. A elite não se conforma com a ascensão social dos pobres que está acontecendo neste país”, completou o ex-presidente.

Lula defendeu a reforma política: “Qual a regra da democracia? Querem mudar, vamos mudar. Podemos começar transformando o financiamento privado de campanha em crime inafiançável”, disse.

Lula disse que a presidenta Dilma Rousseff tem que “levantar a cabeça e dizer: eu ganhei as eleições e vou governar. A Dilma não pode e não deve ficar dando trela, senão o país fica paralisado”. Outro recado foi dirigido à militância: “Sou filho de uma mulher analfabeta. de um pai analfabeto. E o mais importante legado que minha mãe deixou foi o direito de eu andar de cabeça erguida e ninguém vai fazer eu baixar a cabeça neste país. Honestidade não é mérito, é obrigação. Eu quero paz e democracia, mas se eles querem guerra, eu sei lutar também”, desafiou.

O ex-presidente também criticou os grandes veículos de comunicação do Brasil: “Não precisa mais de Justiça. Se a imprensa falou está falado. Mas cheguei à Presidência [da República] duas vezes sem ela.”

Confronto

Antes de começar o evento, manifestantes a favor e contra o PT se enfrentaram nos arredores da sede da ABI. Enquanto militantes petistas e membros da CUT e da FUP, a maioria com camisas vermelhas, reverberavam o ato na entrada da associação, um grupo de pessoas protestava contra o governo, inclusive pedindo o impeachment de Dilma. As divergências, manifestadas em uma movimentada avenida fluminense, culminaram na troca de ofensas e agressões físicas.

Manifesto de intelectuais

O movimento em defesa da Petrobras e do Brasil já havia sido esboçado em outra frente, na semana passada, em manifesto divulgado por intelectuais e personalidades de diversas áreas [relembre aqui]. Subscrito por 48 nomes em defesa do “governo legitimamente eleito” da presidenta Dilma Rousseff, o texto denuncia o que chama de “campanha” para enfraquecer a estatal e, consequentemente, a gestão da petista.

Vídeo da íntegra do discurso de Lula no ato da Petrobras:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 25/Feb/2015 às 12:14

    LULA PARA PRESIDENTE DA PETROBRAS JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Coisa linda esse sorriso no rosto dos trabalhadores, motiva essas imagens, o resto é resto.

  2. Gustavo Postado em 25/Feb/2015 às 12:44

    Lula para presidente em 2018. Para o sorriso continuar no rosto dos brasileiros.

    • Guilhermo Postado em 25/Feb/2015 às 14:23

      De uma parcela de brasileiros, você quis dizer.

      • Gustavo Postado em 25/Feb/2015 às 15:40

        Óbvio. No rosto daqueles 36 milhões que saíram da pobreza e de mais alguns que se alegram com isto.

    • Junior Postado em 26/Feb/2015 às 08:26

      Que sorriso? Você deve ser cego e mudo ou finge ser!

  3. Félix Postado em 25/Feb/2015 às 12:48

    Lula, filho de pai e mãe analfabetos precisa vir a público e explicar aos coxinhas que 54.501.118 > 51.041.155.

    • Otavio Postado em 25/Feb/2015 às 12:55

      Os que tomaram porrada na manifestação são os que não aprenderam isto na escola. Meu avô dizia, a escola da vida é o mundo!!!!

      • Gustavo Postado em 25/Feb/2015 às 12:59

        Ficaram uns coxinhas amassados. Não tinha recheio! kkkkk

  4. Félix Postado em 25/Feb/2015 às 13:06

    Tem duas operações básicas da matemática que tento ensinar aos coxinhas. Quem souber responda. 1) 290 x 365 x 8 = ? 2) 54501118 - 51041155 = ?

    • José Ferreira Postado em 25/Feb/2015 às 13:10

      Faltou contar os nulos e os "em branco". Petista fanático é assim: quando aparece alguém para confrontar, vai partindo para as vias de fato.

      • Félix Postado em 25/Feb/2015 às 13:49

        Você quer contar os nulos e brancos pro Aécio... e eu sou o fanático. Você é um típico defensor do terceiro turno. Vou te ajudar porque sei que é difícil pra um coxinha. 1) 290 x 365 x 8 = 846800 8 anos de FHC x 365 dias no ano x 290 crianças mortas por desnutrição 2) 54501118 - 51041155 = 3459963 54501118 votação da Dilma 51041155 votação do Aécio

      • poliana Postado em 25/Feb/2015 às 14:04

        kkkkkkkkkk!!! faltou contar os nulos e os brancos??? querido, bem menos tá?! votos nulos e brancos n são considerados pela legislação..muito menos o são em favor do candidato derrotado! qto mimimi...vcs perderam querido, aceitem isso!!! e vão perder de novo em 2018 com a volta do maior estadista do seculo XXI!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 25/Feb/2015 às 15:19

        Olha esse coxa...querendo subverter a matemática. Aliás, onde houve "confronto"? Bater o pé, espernear, fazer beicinho e fechar os olhos para a massacrante verdade matemática de que 54>51 é "confronto"? Quer contar voto branco e voto nulo pra que, menino? Que bisonhice é essa? Isso já não é burrice. Porque ninguém é burro a este ponto. É proposital. É desonestidade intelectual. Independente da quantidade de votos brancos/nulos, sempre, sempre a matemática vai dizer, em qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer planeta de qualquer sistema, que 54>51. Se dependesse desses coxinhas imbecis, toda partida de futebol acabaria 27x22, pois iam contar os gols e tambem as bolas que passaram perto, as que o goleiro defendeu, as na trave...porque querer equiparar voto branco e nulo a voto válido pra inverter o resultado de eleição, é mau caratismo mesmo, tem outra palavra não. E engole o choro que já se passaram 4 meses, já deu pra superar.

  5. Ricardo Postado em 25/Feb/2015 às 13:34

    Taí alguém que tá reinventando o direito eleitoral. Brancos e nulos não contam, querido. Aqueles que não votaram em ninguém são indiferentes; indiferentes não contam. É uma questão de lógica: branco e nulo não é a favor da Dilma, mas também não é a favor do Aécio. Logo, se posso somar aos votos do Aécio, posso, pelas mesmas razões, somar aos votos da Dilma. Isso, sim, é fanatismo. Aceita a derrota e trabalha pra ganhar as próximas eleições. O resto é perfumaria (ou retórica de perdedor).

  6. Eduardo Postado em 25/Feb/2015 às 13:38

    R$88.000.000.000,00 sumiram da contabilidade oficial da empresa. Onde será que esta este dinheiro??? Realmente a Petrobrás esta precisando de ser defendida.

  7. Guilhermo Postado em 25/Feb/2015 às 14:18

    Cruzes. Esses discursinhos cheios de clichês sempre animam uma certa parcela da população. Daqui uns dias vão querer fazer uma estátua desse senhor e idolatrá-la assim como fazem com os líderes norte coreanos. Vi só uma pequena parte do vídeo, mas já deu pra ter uma ideia das palavras vazias pronunciadas com um entusiasmo digno de Lênin. Ainda assim, gostaria que a Petrobrás se recuperasse e o fim da corrupção no país.

  8. henrique Postado em 25/Feb/2015 às 14:29

    Esse espirito de partido e culto ao líder, sempre é um mau presságio,não importa o grau de veracidade da manifestação.Quando as pessoas depositam sua confiança e esperança no partido como única solução para os males do país,é o início de uma cegueira coletiva, que até assassinatos são justificados.Existem numerosos exemplos na história.(ademais,ser eleito democraticamente,não significa que o governo será democrático,afinal Hitler também foi eleito democraticamente.)

  9. Ricardo Postado em 25/Feb/2015 às 15:04

    Tá, então democrático é colocar quem o povo não escolheu, é isso?! Cuidado! A escolha pelo povo é pressuposto, embora não seja o único critério (o eleito deve se pautar pelo respeito às instituições democráticas e aos direitos fundamentais - isso torna o governo de Hitler antidemocrático). Só que ninguém quer entrar nessa discussão, porque imporia a todos os governos o dever de cumprir a Constituição (que, no caso brasileiro, é dirigente - o que os neoliberais não aceitam). Em resumo: quer-se uma democracia apenas liberal (formal), mas, quando se perde, ela não vale. Assim não dá.

  10. MARIA Postado em 25/Feb/2015 às 15:05

    O LULA NÃO CHEGOU ONDE ELE CHEGOU PARA MORRER NA PRAIA! ELE ENTRA PARA A HISTORIA DO BRASIL COMO UM DOS, OU O MELHOR PRESIDENTE DE TODOS OS TEMPOS, E O RECONHECIMENTO É MUNDIAL! ELE SABE COMO FOI DIFÍCIL, NÃO TER NASCIDO EM BERÇO EXPLÊNDIDO, JÁ OUTROS POLITICOS!

  11. Antonio Postado em 25/Feb/2015 às 19:05

    É preciso libertar-se do domínio da mídia da classe dominante que faz a cabeça dos anti-petistas. Mas é difícil quebrar paradigmas. Não sou defensor incondicional do PT, sou de esquerda, e tenho orgulho de afirmar que sou ex-direita. Era manipulado pela TV Globo e Veja, então votei em Collor por acreditar na Globo. Fui demitido da Caixa pelo ministro de administração de Collor. Tive que ser demitido pra acordar. Comecei a ler a história contada não pela mídia da classe dominante e descobri que havia outras versões dignas de credibilidade. Atualmente sou assinante do Le Monde Diplomatique Brasil e da Caros Amigos e, leio mídias de esquerda. A Petrobras deveria ser 100% pública, pois é uma empresa estratégica para o Brasil. Infelizmente a privataria tucana entregou nossa riqueza.

  12. Regina Nóbrega Postado em 25/Feb/2015 às 19:16

    Dilma Roussef venceu as eleições, é claro! Matematicamente, ela venceu, para satisfação da companheirada e uma razoável parcela corrupta da população brasileira. OK! A presidente tem a legalidade para investidura no cargo. O que ela não detém é a legitimidade para representar o povo brasileiro, num país manifestamente esfacelado e engalfinhado numa evidente luta de classes, amplamente patrocinada pelo planalto e seus aliados. Sabendo que as denúncias que foram expostas ao povo brasileiro, sobre o local da Petromerda são suficientes para desacreditar a sua eleição, Dilma arma o palanque e parte para o 3 turno. O confronto constantemente defendido pelo líder-mor do lulo-petismo, nem provoca mais orgasmos nos companheiros da republica vermelha, tampouco assusta a direita entronizada em seu pedestal, porque está claríssimo que o destino histórico do exército vermelho é a derrota.

    • Thiago Teixeira Postado em 25/Feb/2015 às 20:01

      A presidenta não tem "legitimidade" para representar o povo? O que é "povo" para a senhorita? Só a elite branca que assina a revista Veja? Petromerda? É assim que vocês coxinhas chamam a maior empresa do Brasil e uma das maiores e respeitadas do mundo? Fico imaginando o país nas mãos de mentalidades tão arrogante e carregada de uma viralatisse aguda como a sua.

      • Junior Postado em 26/Feb/2015 às 08:35

        A presidenta? Cara na boa tu vai na onda de dicionario português(Portugal) e fala uma merda dessas? E a estudanta como vai? A adolescenta vai bem? Tem gente que ainda força justificando algo que não existe. Lula é outro sem cérebro n se leva em conta o que ele diz, alem do mais a Dilma já esta queimando ele de uma certa forma. Aécio é um comédia bate em mulher e vive andando bêbado como o Lula... Sabe o que é engraçado nessa historia um bando de idiotas como vcs que estão ai se matando por quem nem os conhecem, que não estão nem ai para vcs, alias estão, metendo a mão no seu bolso e vcs trouxas defendendo esses vermes!

  13. Angela Postado em 27/Feb/2015 às 14:07

    Dia 13 tô na Rua!!Defender a Petrobras é defender o Brasil!! #LULAMELHORPRESIDENTEDOBRASIL