André Falcão
Colunista
Compartilhar
Eleições 2014 02/Jan/2015 às 12:10
27
Comentários

O dia da alegria

dilma rousseff vitória presidente alegria brasil

André Falcão*

Não seria um dia qualquer. Dias antes, finda a última disputa na TV, viram-se tomados por uma sensação de relaxamento, ainda que parcial, afinal ainda se seguiria a matéria criminosa, porque falsa e eleitoreira, daquele periódico semanal.

Orgulhosamente envergada a camiseta vermelha com a imagem dela ainda jovem estampada no peito, saiu para o compromisso cívico tão esperado: ele e aquela “capitalista” mais socialista que já conhecera. Ela foi ao prédio daquela faculdade no litoral norte, cujas predileções do eleitorado não se faziam perceber. Ele, para uma zona eleitoral situada na talvez mais bonita orla marítima do país, onde, porém, instalados dos mais reacionários e politicamente atrasados eleitorados da região; o que naturalmente dava-lhe ainda mais prazer.

O horário de verão na capital federal sinalizava que a disputa se encerraria primeiramente na quase totalidade do nordeste, onde uma hora a menos. Contados os outros fusos horários, os primeiros resultados somente se fariam possível conhecer a partir das vinte horas (hora dali).

Leia aqui todos os textos de André Falcão

Com dezenas de militantes, e com ela e um dos filhos dele que se achegara, aguardou. O batuque soava animado; desbordando do prédio já invadia a rua. Os semblantes, porém, variavam do otimismo, decerto forjado pelas cervejas paulatinamente bebidas, à tensão incontida espelhada na maioria. Quanto mais a hora se aproximava, mais a crueza da realidade contida na expectativa aflita fazia-se iluminada. Ela rezava, aflita; ele cuidava, disfarçando a aflição, preocupado com ela e com tudo. “Calma… É assim mesmo… Não der, não deu”, dizia-lhe, já preocupado, fingindo não ver as lágrimas em seus olhos.

Até que a hora finalmente chegou, e com ela a primeira parcial oficial. Fosse possível coexistirem a falta de silêncio e a absoluta ausência de respiração, este seria o quadro que lá se via. Algumas vozes euforicamente excitadas, outras nervosas, mesmo, faziam-se ouvir, mas como que num quadro surreal não se percebia o respirar de ninguém; como se, ali, o silêncio e o barulho coexistissem harmonicamente, ainda que num estado absurdo de tensão.

Estava à frente! Percentualmente a diferença era pequena e não confortável, mas estava. Abraçaram-se todos. Abraçaram-se os três. Abraçaram-se os dois. E ora abraçados, ora pulando e comemorando a cada nova parcial divulgada, veio finalmente o tão aguardado veredicto: a presidenta estava reeleita! Euforia! Alegria! Emoção! O país continuaria sendo do seu povo.

*André Falcão é advogado e autor do Blog do André Falcão. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 02/Jan/2015 às 20:01

    Não será fácil este mandado. Espero que nossa presidenta de uma vez por todas suba o tom com essa mídia golpista, pois é o principal partido de oposição ao governo dela. 2015 a 2018 é paulada, cassetada, e resposta atravessada aos urubólogos (as) de plantão. Boechato da Band já deu seu recado, espera um governo sem avanços e afirmou que estará "vigiando" o governo.

    • Eduardo Postado em 02/Jan/2015 às 21:13

      Vão quebrar a cara de novo.... existe o principal um PROJETO DE GOVERNO, isto nenhum outro partido jamais teve para nosso país... não tem como dar errado e eles todos sabem disso, mesmo que torçam para isto, para dar notícias... eles vivem disso. Um Projeto de Governo é o ponto onde tudo se converge.... é só cumprir um pouco de cada promessa e manter o que já foi conquistado.... que aos poucos se consolida.... veja a FARMACIA POPULAR DO BRASIL E O SAÚDE NÃO TEM PREÇO, parece que são algo que nunca possa acabar de tão sedimentado que estão....

    • Vinicius Postado em 04/Jan/2015 às 20:59

      Não será fácil,mas o governo dela é muito forte , superou essas eleções com essa mídia golpista, políticos invejosos(Marina Silva,Malafaia e outros).Espero também que os meios de comunicação sejam democratizados logo, já está na hora do fim dessa palhaçada. O governo do PT tem pontos negativos? Sim e muitos, mas também tem vários pontos positivos,o Brasil mudou muito desde de 2003, muitas pessoas conquistaram o ensino superior, saíram da pobreza, a classe média aumentou e outras coisas. A mídia golpista tem uma força tão grande que consegue fazem com que até pessoas que se beneficiaram dessas mudanças falem que está tudo ruim. Mas esse tipo de mídia esta a serviço da hipocrisia e ignorância das elites que quer "escravizar as pessoas" além de marginaliza-las só para se sentirem no poder. E um serviço de utilidade pública a democratização da mídia. Aos "urubólogos" (gostei do termo Kk) poderiam ir para Miami e nos deixar em paz.

  2. poliana Postado em 02/Jan/2015 às 21:59

    Gente, e vcs viram q absurda e vergonhosa a cobertura q a rede globo fez da posse, com o alexandre garcia como comentarista. O cara soltou uma hora: "agora n tem mais jeito, gostem ou n, a dilma esta reeleita, será a presidente do brasil por mais 4 anos". Em outro momento, qdo ela estava chegando a bancada do cn e recebendo os cumprimentos dos politicos q la estavam, ele solta: "eh beijinho beijinho, votinho votinho". Um absurdo! Falta de etica e de profissionalismo definem esse jornalista. Um absurdo a rede globo se propor a isso. Antes n transmitir o evento!

    • Vinicius Postado em 03/Jan/2015 às 00:04

      Vi, um absurdo mesmo, a Globo perdeu a vergonha na cara de vez!

    • poliana Postado em 03/Jan/2015 às 22:22

      Querido, a questão n eh essa...foi o momento em q essas coisas foram ditas. Todos sabemos a linha politica da rede globo e de seus jornalistas, isso sempre foi cristalino. N se tratava de um programa de analises políticas, mas a transmissão da posse da presidente reeleita do país. Porém a todo instante o jornalista da casa ficava falando isso. Parecia um menininho birrentinho q perdeu o jogo e n aceita a vitoria do seu adversario, q tenta o tempo inteiro estragar a festa. Chegou a ser infantil naro, mas se vc n entende dessa forma, ok...

    • Thiago Teixeira Postado em 05/Jan/2015 às 08:01

      Você perdeu a cobertura da posse do Geraldo Alckmin pela TV Cultura. Não pouparam elogios aos secretários, sem exceção, foi uma Babação de ovo e novo total.

      • Denisbaldo Postado em 05/Jan/2015 às 11:37

        O melhor mesmo foi ouvir a Dilma dizer em alto e bom som aos golpistas: "Daqui eu não saio, daqui ninguém me tira". E o povo foi à loucura! Se o Coxinha Playboy Neves tivesse ganho teira uma multidão para vaiá-lo. Isso é governo do povo para o povo, o resto é coxinha.

      • VInicius Postado em 05/Jan/2015 às 18:30

        Nossa até a TV Cultura!! A coisa tá feia!

    • Thiago Teixeira Postado em 05/Jan/2015 às 08:01

      Toque a palavra mentira por verdade.

  3. poliana Postado em 02/Jan/2015 às 22:44

    Hipocrisia, má-fé, indignação seletiva, cinismo e derrota lhe definem!

    • Salomon Postado em 03/Jan/2015 às 08:35

      A Insurreição na Comarca do PIG faz muito sentido. Não surpreende o bombardeio diário, lastreado de infâmias, calúnias e difamações contra o governo. Os vassalos das seis famiglias que dominam o noticiário brasileiro estão em pânico. Vão continuar desbordando para a extrema direita fascista. E não é pra menos. Tudo denuncia que a democratização dos meios de comunicação já é uma realidade. Graças a Deus. Lula 2018.

    • poliana Postado em 03/Jan/2015 às 22:11

      Conheço sim querido. São alguns dos adjetivos q definem essa direita raivosa q temos no país e pessoas como vc!

    • poliana Postado em 03/Jan/2015 às 22:24

      Ah, naro, vc voltou em dilma n foi?! Ah ta...com certeza vc sabe o significado desses adjetivos!

    • Vinicius Postado em 04/Jan/2015 às 20:31

      Democratização dos meios de comunicação já! O PIG diminui a capacidade intelectual das pessoas, muitas pessoas acham que a Veja, Jornal Nacional por serem famosos acham que são sérios. As pessoas não sabem nem argumentar por que são contra o PT, e quando justificam falam ou que saiu na Veja. Nem percebem o quanto estão sendo patéticas.

  4. Aristóteles Postado em 03/Jan/2015 às 09:36

    E toda essa nossa euforia real vai se realizar nesse período 2015/2018, com a vitória do Lula e a realização ainda maior de governo do povo, pelo povo e para o povo.

  5. aquino Postado em 03/Jan/2015 às 16:33

    Não assisto mais os telejornais brasileiros, eles não sabem fazer jornalismo, assisto o jornalismo sério e ético de outros países, como posso citar, o jornalismo da TELESUR. Adeus PIG e o RESTO que se dizem fazer jornalismo no meu querido BRASIL.

    • Vinicius Postado em 04/Jan/2015 às 20:24

      Infelizmente ficamos sem opção mesmo, no Brasil poucos profissionais exercem o Jornalismo sério,felizmente temos a internet que abriu espaço para novas opiniões, tirando o poder do PIG. Se não fosse pela internet o Aécio Never teria ganhado as eleições.

  6. AQUINO Postado em 04/Jan/2015 às 15:33

    NARO E QUAL É O JORNALISMO SÉRIO? É O DA TV BRASILEIRA QUE SÓ QUER VÊ A DESGRAÇA DO NOSSO PAÍS? COMO REVISTAS VEJA E OUTRAS E O NOTICIÁRIOS, GLOBO MAIS OUTRAS?

  7. Vinicius Postado em 04/Jan/2015 às 20:39

    O dia da tristeza do PIG, das Elites Egoístas e Tucanos Hipócritas ...

  8. jarau Postado em 04/Jan/2015 às 21:54

    O que esperar da rede globo e suas filiais. Para os coxinhas de plantão, parem de falar de Cuba seus doutorados de burrice, por que vocês não falam da CHINA, maior mercado comprador do Brasil, bem então estes comunistas servem, cambada de hipócritas.

  9. Thiago Teixeira Postado em 05/Jan/2015 às 08:02

    ... e do povo brasileiro (com exceção dos coxinhas).

  10. Felipe Peters Berchielli Postado em 05/Jan/2015 às 10:49

    Sou daqueles que não enxerga no PT todos os males da humanidade,oh eu sei que haviam muitos problemas antes do PT,alguns até melhoraram,agora essa babação e cegueira pra cima do PT é risível,a Dilma está perdida,mentiu pra todo mundo,está fazendo tudo aquilo que dizia que seu oponente faria e traiu seus eleitores,de novo,em nome da governabilidade e medo até de impeachment no caso Petrobrás,tolice da parte dela,se houver algum dia algo concreto a jogariam aos lobos da mesma forma.

    • Thiago Teixeira Postado em 05/Jan/2015 às 12:39

      Impeachment? Qual a alegação? 4,2% de Desemprego?

      • Felipe Peters Berchielli Postado em 05/Jan/2015 às 14:24

        Thiago,eu coloquei um "se" na frase,até agora nada de concreto contra ela,mas e "se" houver...bem,"se" houver ela será jogada aos leões.

      • John Bennet Postado em 24/Feb/2015 às 20:57

        Petrolão, baixo crescimento, operação lava jato, inflação alta, corte no orçamento da educação...

  11. Vinicius Postado em 05/Jan/2015 às 18:25

    Você está de brincadeira né? Veja !?!