Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 22/Jan/2015 às 17:22
15
Comentários

Lula aciona Justiça contra jornalista que noticiou falso câncer

Jornalista Leandro Mazzini, do UOL, noticiou falso câncer de Lula com objetivos políticos: deixar a dúvida no ar sobre um tumor cujo diagnóstico representa praticamente uma sentença de morte, visando minar o ex-presidente com vistas às eleições presidenciais de 2018

lula câncer
O ex-presidente Lula, na época em que se tratava de um câncer na laringe (reprodução)

Conceição Lemes, Viomundo

Em 4 de janeiro de 2015, o jornalista Leandro Mazzini publicou em sua Coluna Esplanada, no UOl e em outros veículos, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

* Tinha sido “acometido de um câncer no pâncreas, que teria sido descoberto no inicio de 2014”.

* “Fez tratamento sigiloso”.

” Combateu de um ano para cá um novo câncer [no pâncreas] e o controlou”.

Esta repórter desmontou o falso câncer no pâncreas de Lula. Desrespeito, má-fé, crueldade e desumanidade com ex-presidente. Canalhice sem tamanho.

Com um objetivo político: deixar a dúvida no ar sobre um tumor cujo diagnóstico representa praticamente uma sentença de morte, visando minar Lula com vistas às eleições presidenciais de 2018.

Lula não deixou passar em branco.

Nessa terça-feira, 19 de janeiro, o ex-presidente ingressou com interpelação criminal contra o jornalista Leandro Mazzini. A medida foi protocolada no Fórum Criminal de São Paulo.

A assessoria de imprensa do Instituto Lula justifica:

A reportagem acima mencionada afirma que o ex-Presidente Lula, após se curar de um câncer na laringe amplamente divulgado pela imprensa, teria sido acometido no início de 2014 de novo câncer, desta vez no pâncreas.

O jornalista faltou com a verdade ao fazer tal afirmação. Não houve qualquer diagnóstico de câncer no pâncreas do ex-Presidente Lula e, por isso mesmo, não foi ele submetido a qualquer tratamento para essa doença, muito menos de forma sigilosa. O Hospital Sírio Libanês divulgou nota em 15.11.2014 afirmando que o ex-Presidente Lula realizou naquela data “exames físicos, ressonância nuclear magnética, PET-CT, e nasofribrolaringoscopia e, ainda, que “todos os exames apresentaram resultados normais”.

A interpelação criminal está prevista no artigo 144, do Código Penal. É medida preparatória para eventual ação penal.

No corpo da interpelação criminal, foram pedidos esclarecimentos ao jornalista, que permitirão analisar a sua real intenção com a reportagem. Também aferir se houve intenção em manchar a imagem e a honra do ex-presidente Lula.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Miguel Postado em 22/Jan/2015 às 17:40

    É fácil sair dessa. É só ele provar que é verdade o que ele escreveu. Mas, se não conseguir provar, complica.

    • mani Postado em 22/Jan/2015 às 18:56

      Esse jornalista tem que ser condenado à pagar indenizacão e dizer que mentiu. É um mau caráter.

  2. poliana Postado em 22/Jan/2015 às 18:08

    O sonho da oposição eh q lula morra! Eles sabem q enqto lular for vivo, o pt se perpetuará no poder...rumo ao penta 2018...q oposição mais fracassada!!! Digna de pena!!!! Kkkkk

    • Silva Postado em 22/Jan/2015 às 22:00

      Você ao menos tem idéia do que está acontecendo no país?

      • poliana Postado em 23/Jan/2015 às 12:26

        Vc ao menos tem ideia dos projetos da oposição para o país? Vc ao menos tem ideia do q foi o (des)governo tucano em minas gerais? Aliás, vc realmente conhece a oposição desse país?

      • Silva Postado em 23/Jan/2015 às 13:35

        Essa é a sua resposta pra tudo? Tucano isso, tucano aquilo... A oposição não desempenha seu papel como deveria, o governo é incapaz de assumir os seus fracassos e os eleitores alienados demais para enxergar o caos que este governo criou nos últimos 4 anos. Ameaça de apagão, aumento de impostos, luta para manter a inflação abaixo do teto da meta. O governo mentiu descaradamente durante as eleições para encobrir seus fracassos e hoje tudo está vindo à tona, mas mesmo assim você e os demais eleitores do PT continuam defendendo-os com unhas e dentes. Em relação aos projetos da oposição eu nem preciso comentar, pois a Dilma está copiando um a um, ou você acha que essas reformas na economia foram ideias do PT?!

      • poliana Postado em 23/Jan/2015 às 14:02

        se dilma está fazendo o q o psdb pretendia, então vc deveria estar comemorando! afinal, n é essa a oposição q vc gosta?? então tá reclamando de q????

      • Silva Postado em 23/Jan/2015 às 14:35

        Comemorando o que? Você acha que essas medidas estão sendo tomadas apenas por vingança ou coisas do gênero, tudo isso esta acontecendo para que as lambanças feitas pelo governo na economia possam ser corrigidas. Volto a repetir, eu não estou orgulhoso com as medidas adotadas, mas o governo atual criou essas condições ao longo dos últimos anos, escondendo e maquiando os fatos para garantir sua permanência no poder e seus fiéis seguidores.

  3. Elvan Domingos Barbosa. Postado em 22/Jan/2015 às 21:12

    Pq não deve satisfação ao PiG, e sim ao povo!! Através de outros canais de comunicação!!

  4. Sophie Postado em 23/Jan/2015 às 00:20

    Estamos falando de calúnia da pior estirpe: usando doença de um ser humano como foco. Isso é crime, previsto em lei. Não estamos falando de liberdade de expressão.

  5. Thiago Teixeira Postado em 23/Jan/2015 às 09:28

    Calúnia é liberdade de expressão? Menos cara.

  6. poliana Postado em 23/Jan/2015 às 12:29

    Vc viu as diversas materias publicadas pelo pp criticando a falta de limites da liberdade de expressão, n só do charlie hebdo, como de toda a imprensa mundial? Vc acha ética a postura desse "jornalista" q escreveu tamanha barbaridade a respeito do estado de saúde do ex presidente lula? Eh isso q vc chama de liberdade de expressão?

  7. clovis Postado em 24/Jan/2015 às 13:49

    É fato que os governos de Lula e Dilma tiraram milhões de pessoas da fome, mas naturalmente este dado é ignorado pela oposição e pela imprensa, muita genre critica o governo traçando um paralelo com sua vida pessoal , mas esquece que no geral a situação melhorou, se hoje os casos de corrupção são investigados ,prova que no regimes militares isto nem se cogitava , que dira uma revista publicar alto a respeito , como era a revista Veja no regime militar ? Nem precisa ir longe , porque o silencio da imprensa em relação a derrota de Aecio em Minas , seu reduto eleitoral ? E o silencio sobre a licitações fraudulentas na CPTM ? "Existe algo de podre no reino da Dinamarca"

  8. Cícero Postado em 26/Jan/2015 às 08:45

    Com "U" e com "L" Um jornalista mal fazendo mau jornalismo.

  9. noel maia Postado em 04/Mar/2015 às 09:28

    Manchar a honra e a imagen de LULA ? Que honra..que imagem..Estas ja estao podres a muito tempo. Mas discordo do Jornalista..Porque o cancer esta na Alma , no Cerebro ;pois somente alguem com esta enfermidade poderia orquestrar toda essa corrupcao no Pais, e ainda existem outros cancerosos , estupidos (as) e ignorantes brasileiros ( as ) que compartem com todas essas canalhadas desses Politicos sujos do PT....Sorry ! E a minha opiniao daqui de um Pais do Primeiro mundo.....