Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 22/Jan/2015 às 23:31
12
Comentários

Evo Morales: "Na Bolívia mandam os índios, não os gringos"

"Na Bolívia mandam os índios, não os gringos", disse Evo Morales em sua cerimônia de posse. Reeleito com mais de 60% dos votos, Evo destacou ainda a enorme redução do abismo entre ricos e pobres no país: "Isso é Socialismo!"

evo morales bolívia índios
Evo Morales foi reeleito para a Presidência da Bolívia com mais de 60% dos votos

Evo Morales assumiu nesta quinta-feira (22) o seu terceiro mandato consecutivo como presidente da Bolívia. Ele foi eleito no ano passado com mais de 60% dos votos válidos.

Depois de ser empossado, Evo admitiu estar emocionado por comandar novamente os destinos do país sul-americano. “Tenho a enorme responsabilidade de estar à frente do país por mais cinco anos, graças à luta do povo boliviano e ao apoio dos movimentos sociais”, disse.

O presidente ressaltou os avanços democráticos alcançados pela Bolívia nos últimos nove anos. “Hoje temos democracia e estabilidade política e isso me comove”.

Avanços da gestão

Entre os pontos a serem destacados, Morales citou a economia boliviana, que teve uma média de crescimento do PIB de mais de 5% ao ano durante os nove anos de sua gestão e recebeu o reconhecimento do Banco Mundial. Apesar dos avanços sociais e econômicos, Morales afirma que ainda há muito espaço para aprofundar as conquistas.

Quando Evo assumiu a Presidência da Bolívia, em 2005, os 10% mais ricos tinham renda 128 vezes maior que os 10% mais pobres. Hoje, a diferença entre ricos e pobres já caiu mais de 40%. “Isso é Socialismo”, comemora, lembrando ainda que o salário do trabalhador aumentou 227% durante o seu governo.

“Todas essas políticas, programas sociais e econômicos permitiram que a Bolívia não seja apenas conhecida, mas também respeitada. Essa é a luta dos movimentos sociais. Hoje temos um Estado Plurinacional digno”.

No que se refere a educação, Evo informou que a evasão escolar caiu 1,5% no primário e 4% no ensino médio. Morales também ressaltou que a Bolívia deu saltos importantes na área de Ciência e Tecnologia, com a criação de um satélite próprio.

“Aqui não mandam os gringos, mandam os índios”, finalizou Evo, que é o primeiro presidente de origem indígena a comandar a Bolívia. O atual mandatário é, portanto, tão somente a cara do povo boliviano.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Joao Pedro Bif Postado em 22/Jan/2015 às 23:52

    "Isso a globo não mostra." Não por essa perspectiva pelo menos.

  2. Thiago Teixeira Postado em 23/Jan/2015 às 09:17

    "E vão ai" costurar as roupas que você veste. E qual o problema deles receberem benefícios?

    • eu daqui Postado em 26/Jan/2015 às 10:10

      E qual a solução em receberm beneficios e continuarem escravos?

  3. Elizabeth Postado em 23/Jan/2015 às 11:35

    Quem não sabe governar todo o povo seja "gringo" ou não ...Não sabe governar uma Nação ...Que não é só composta por índios ...

    • Jaques Nations Postado em 23/Jan/2015 às 18:26

      Você já governou uma nação?

      • eu daqui Postado em 26/Jan/2015 às 10:09

        Vc já governou a si mesmo?

  4. Cebolão Postado em 23/Jan/2015 às 11:50

    Naro, imagine que você mora na aldeia, de repente, chegam outras pessoas ali. Bem, será essa pessoa que se tornará um membro da aldeia, ou você que se tornará o membro de uma cultura externa?

  5. Pedro Postado em 23/Jan/2015 às 17:43

    E as refinarias da Petrobrás que foram nacionalizadas por Evo? Ele tem razão, os índios que mandam nas terras sem lei mesmo.

  6. Diogo Postado em 23/Jan/2015 às 18:17

    Esqueceram de comentar que a Bolívia, mesmo com uma infra estrtura super precária, conseguiu ser o terceiro país da Amércia Latina a conseguir erradicar o Analfabetismo, em 2008! O Brasil, na contra mão deste verdadeiro socialismo, ainda tem em 2015 seus 16 milhões de analfabetos.

  7. enganado Postado em 23/Jan/2015 às 22:03

    " ... Evo Morales: "Na Bolívia mandam os índios, não os gringos" ... ". Então no BRASIL mandam os GRINGOS=FHC-Aópio-PSDB-DEM-PF_DB-STF_DB-juiz Moro-GAFE-rede bunderantes-donos de bancos-FIESP-Clube Militar-... (a fauna é vasta). Entretanto Nós ÍNDIOS=Cariocas-Mineiros-Nordestinos-votantes do PT-pobres-prostitutas-pretos-petistas- ... . Não faltam desgraçados como EU, que não somos senhores do solo que vivemos e vivemos para obedecer os EUA/iSSrael-banca internacional anglo-sionista e ainda ter que engolir goela abaixo rede gRoubo e seus asseclas. Parabéns EVO!

  8. Carlos Postado em 23/Jan/2015 às 22:40

    Na verdade mandam os traficantes de drogas, os gringos prenderam boa parte do governo dele, +- isso.

  9. eu daqui Postado em 26/Jan/2015 às 10:08

    Em qualqure país deveria mandar o trabalhador e não essa ou aquela raça. E depois brancos é que são racistas.