Redação Pragmatismo
Compartilhar
Meio Ambiente 22/Jan/2015 às 12:16
7
Comentários

O primeiro país do mundo que só permitirá produção de alimentos orgânicos

Butão se tornará, antes de 2020, o primeiro país do mundo que produzirá todos os seus alimentos com práticas de agricultura orgânica

butão agricultura orgânica
Butão só permitirá agricultura orgânica (Imagem: Pragmatismo Político)

Butão, um país com cerca de 750 mil habitantes, se tornará, antes de 2020, o primeiro do mundo que produzirá todos os seus alimentos com práticas de agricultura ecológica.

O ministro da agricultura, Pema Gyamtsho, que também é agricultor, anunciou essa medida ao mundo na Cúpula Sobre o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu na capital indiana, Nova Delhi. Ele também declarou que o desejo do país é exportar alimentos naturais para China, Índia e outros vizinhos continentais.

Nesta data estará proibido o uso de pesticidas e agrotóxicos químicos e os agricultores butaneses utilizarão em seu cultivo somente adubos orgânicos naturais, obtidos de seu gado. Grande parte da agricultura do país já é orgânica por conta do alto custo dos produtos artificiais e para a manutenção da qualidade do solo

O ministro ainda advertiu para os efeitos nocivos dos componentes químicos nos valores nutricionais de frutas e legumes e na contaminação das águas subterrâneas. Para que o prazo seja cumprido, a intenção do governo é aumentar as terras irrigadas e usar variedades de alimentos imunes a pragas.

Pressenza IPA

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Murilo Postado em 22/Jan/2015 às 13:18

    Enquanto no Brasil não existe legislação para uso correto de agrotóxicos e transgênicos, em grande parte da Europa por exemplo os transgênicos não são aceitos por ceticismo da própria sociedade e existe estudos franceses sobre transgênicos, mas para Brasil e EUA a mídia teima em afirmar que não se sabe nada e a nova ministra Katia Abreu diz que sem agrotóxicos e os "trans" não há capacidade para alimentar todos, e então vem a pergunta. Por que o Brasil é um dos maiores exportadores de commodities do mundo?. Se ele exporta toneladas de grãos ao mesmo tempo que seus filhos padecem com os olhos esbugalhados de fome. Os políticos e as multinacionais não querem que nosso país seja autônomo/soberano, estas empresas perderiam muito dinheiro junto com senhores que habitam o Planalto, congresso e etc. Parabéns Butão!.

  2. Gespenst von Canterville Postado em 23/Jan/2015 às 00:01

    Enquanto isso, por aqui a gente continua se envenenando e tomando no butão...

  3. Pedro Postado em 23/Jan/2015 às 08:15

    Leici, e se um presidente "que tem consciência dos maleficios causados pelos agrotoxicos" chegasse a casa branca, ou a presidência do Brasil, você acha que ela ou ele seria capaz de convencer toda a naçao a uma agricultura estritamente "organica"?

  4. Foda-se Postado em 23/Jan/2015 às 15:19

    Chove Chove pesticida, é hora de almoçar. Morra contaminado depois do jantar...

  5. Alexandre Bolfarini Postado em 23/Jan/2015 às 15:25

    Compostagem, galera, compostagem!!!

  6. Vando Juvenal Postado em 24/Jan/2015 às 02:52

    Será o primeiro a VOLTAR a cultivar o solo assim, na verdade, ressalva feita aos neologismos. Pois as aceroleiras do quintal da minha mãe não são "orgânicas": são apenas pés de acerola, de onde colhemos frutos pra comer, quando queremos, sem vender ou trocar. E uma delas inclusive brotou espontaneamente.

  7. Tânia Aguiar Postado em 25/Jan/2015 às 14:35

    o Brasil ainda está timido, mas já temos no MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Plano Nacional de Agroecologia. Vamos caminhar, sim. Agora, achei preocupante, quando a noticia diz que usarão variedade imunes a pragas. Seriam transgênicos?