Redação Pragmatismo
Compartilhar
Juristas 02/Dec/2014 às 19:42
34
Comentários

Gilmar Mendes barra investigação contra procurador do caso Alstom

Gilmar Mendes suspende processo sobre procurador do caso Alstom. Conhecido como “engavetador” da corrupção tucana, procurador Rodrigo De Grandis foi acusado de atrasar as investigações a respeito do pagamento de propina a políticos e servidores ligados ao governo do PSDB de São Paulo

ministro gilmar mendes procurador engavetador rodrigo
Ministro Gilmar Mendes e o Procurador Rodrigo De Grandis (Imagem: Pragmatismo Político)

Revista Fórum

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu um processo administrativo sobre o procurador federal Rodrigo De Grandis no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Em outubro, o processo foi aberto para apurar o atraso de De Grandis na investigação a respeito de propinas durante a aquisição de trens para o Metrô de São Paulo.

O procurador foi acusado de não facilitar um pedido de cooperação da Suíça para investigar três pessoas ligadas à empresa francesa Alstom, acusadas no país europeu de subornar políticos e servidores do governo do PSDB, de 1998 a 2001. O episódio ficou conhecido como “trensalão tucano”.

Leia também: A Suíça está perto de descobrir que a justiça brasileira tem lado

Em decisão liminar divulgada na segunda-feira (1º) pelo STF, Gilmar Mendes afirma que o procurador não teve direito ao contraditório e à ampla defesa no CNMP, já que o órgão levou em conta uma defesa que ele havia apresentado em uma sindicância arquivada em abril pela Corregedoria do Ministério Público Federal.

Leia também:
Cartel do metrô de SP: inquérito está parado há 1 ano
Cartel tucano no metrô de SP daria cadeia no STF
Ministério Público sobre escândalo do metrô: “bilhões envolvidos”
Por que escândalos de corrupção envolvendo tucanos não avançam na Justiça?

Na abertura do processo administrativo, em 24 de outubro, o corregedor do CNMP Alessandro Tramujas indicava “violação, em tese” dos deveres de “cumprir os prazos processuais”, “desempenhar com zelo e probidade as suas funções” e “adotar as providências cabíveis em face das irregularidades de que tiver conhecimento ou que ocorrerem nos serviços a seu cargo”.

À época, em resposta à acusação, o procurador Rodrigo De Grandis afirmou que o gabinete dele cometeu uma “falha administrativa” que levou as informações relativas à investigação a serem arquivadas em uma pasta errada e, por isso, ficaram paradas por quase três anos.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Rocken Postado em 02/Dec/2014 às 20:20

    cade os dementes da veja e as Olavetes falando sobra ditadura "bolivariana" do PSDB? segundo a revista istoe já foram 8 engavetadas do tal procurador, isto em processos com autoridades suiças entregando informações e inquerito da PF, engraçado que só saiu na mídia a que conseguiram dizer que foi uma falha administrativa

    • poliana Postado em 02/Dec/2014 às 21:16

      Esquece rocken! Nessas horas a tucanalha simplesmente desaparece do site do pp.

  2. poliana Postado em 02/Dec/2014 às 21:15

    Gilmar mendes eh uma piada meu deus! Só um cego n vê o quão corrupto esse cara eh. Pessoas como ele só ajudam a manchar a imagem do poder judiciário brasileiro. Pena q um dia ele foi indicado a corte pelo tão corrupto qto, fernando henrique cardoso. Q os 70 anos desse indivíduo chegue logo e q ele se aposente compulsoriamente. A mais alta corte de justiça do nosso país, n merecia um ministro como ele. Uma pena!

  3. jarau Postado em 02/Dec/2014 às 21:27

    Fora rede globo,folha sp,rbs,recort,veja a revista oficial dos coxinhas.isto e uma vergonha,fora ministro indicadado.povo brasileiro estes da toga preta querem dar o golpe na democracia brasileira.

  4. Thiago Teixeira Postado em 02/Dec/2014 às 21:33

    Reacionários de plantão? Estou esperando vossos comentários ... E ai? Engavetar pode?

    • silva Postado em 02/Dec/2014 às 23:50

      Os coxinhas estão todos escondidos com rabinho entre as pernas, recolhidos em sua sua insignificância. Coitados! Pode engavetar, tudo que compromete os Tucanalhas.

  5. Eduardo Postado em 02/Dec/2014 às 21:58

    Vocês não estão vendo direito.... é normal quando se trata do partido envolvido....

    • Rocken Postado em 03/Dec/2014 às 22:58

      oque não estamos vendo direito? o PT recebeu 1,1 bilhões de empresas este ano e o PSDB recebeu um pouco mais de bilhão também(com bem menos deputados), qual a explicação? o do PT é dinheiro sujo certo?e o do PSDB é dinheiro de doações espontâneas e de esperança no partido? é essa a explicação?

      • diego Postado em 21/Sep/2015 às 14:15

        Que prendam todos os partidos. O problema é quando somente querem pegar um lado. Daí não é justiça, é safadeza.

  6. jose savassa Postado em 02/Dec/2014 às 22:28

    Este Gilmar Mendes é o mesmo político da praça é nossa do sbt? Este senhor , se podemos dizer isto, é uma brincadeira NACIONAL.... Acho que nós da esquerda deveríamos fazer umas passeatas para derrubar esta encrenca ... FORA MENDES, vai cuidar dos netos, tucano do cacete

  7. Alesss Postado em 02/Dec/2014 às 22:30

    Esse Gilmar é um sapo do PSDB ..sem comentários....esse tipo de cidadão que atrasa nosso País.

  8. Deisi Postado em 02/Dec/2014 às 23:46

    Engavetar pode quando se trata de corrupção do PSDB, só o PT merece ser julgado e instaurar CPI. Enquanto Gilmar Mendes não aposentar,os corruptos do PSDB estarão todos soltos.

  9. enganado Postado em 03/Dec/2014 às 01:53

    Como todos já sabemos as Leis da CONSTITUIÇÂO só são aplicadas para os 4P's (vou repetir): Pobres, Putas, Pretos, PETISTAS (incluindo todos os cariocas, mineiros, Nordestinos e o Povo Brasileiro e quem votou na DILMA). Claro que o Gilmar Mendes Dantas Marinho está no cargo (bem pago) para fazer jus as aplicações das Leis da Constituição e não poderia ser diferente suas decisões, pois o alto salário pago pela gRobo e toda Direita é para isto (JB fez escola). O que mais assusta é que TODA CORRUPÇÃO do PSDB/DEM são escondidas SEMPRE e agora fazendo isto uma pessoa nova, esse procurador federal Rodrigo De Grandis, já VENDIDO para Direita. Dá para imaginar o que uma pessoa desta vai fazer qdo estiver nos seus 60? O fim de mundo um cara novo já VENDIDO para essa podridão de Direita. Tem mãe? Pai? Família? Com cara chega em casa para beijar os entes queridos? É muita sem-vergonhice para uma pessoa nova e já venal. No caminho que vai, no futuro será um JB, Gilmar, Marco Aurélio, Ayres Brito, Fux, Moro, Dias Toffoli ...etc. Uma Orquestra! Pobre BRASIL!

  10. nanorj Postado em 03/Dec/2014 às 08:11

    É esse lixo que esta sentado no mais alto titulo da justiça no Brasil ... vergonha essa plantada por FHC o fumador mor ..

  11. Pereira Postado em 03/Dec/2014 às 09:09

    Só resta saber se a corrupção do partido esquerdista PSDB é tão grande quanto a corrupção do revolucionário PT. Para o PSDB vencer tem que roubar mais de 21 bilhoes de dólares.

    • Denisbaldo Postado em 03/Dec/2014 às 11:42

      Soh na privatizacao da Vale sumiram mais de 100 bilhoes de reais. Agora essa eh a desculpa, o PSDB rouba, mas eh menos. Hahaha. Seu coxinha escroto.

  12. Pereira Postado em 03/Dec/2014 às 09:11

    Os 8 ministros indicados pelo PT fazem de tudo para livrar a cara desses vagabundos que roubam o dinheiro público. Antes Gilmar mendes do que Tofoli, o advogadozinho de porta de cadeia do PT.

  13. Pereira Postado em 03/Dec/2014 às 09:14

    Zavascki, outro militante petista dentro do STF manda soltar o vagabundo do Renato duque e ninguém fala nada.

  14. Pereira Postado em 03/Dec/2014 às 10:03

    So para lembrar : EU QUERO QUE O PSDB SE FODA !!!!!

    • poliana Postado em 03/Dec/2014 às 11:56

      Ah taaaa..o psdb de esquerda ne? Acorda pereira! Vc so fala isso pra provocar msmo. So pode! Agora vc quer q o psdb se foda, mas sempre o defendeu aki, e votou no aecio. Mas vc n eh de direita? Pq votou no psdb de eskerda então? Agora vc n gosta mais do psdb? Agora kem te representa eh o bolsonaro ne? Eh dele o seu voto em 2018 ne?

    • Andre Postado em 03/Dec/2014 às 14:34

      Pereira quer enganar quem? Vai ler a Veja ou o que Olávo deCarvalho disse. Voutou no Aécio, no Serra, no Alkmim E no FHC e ainda fala que quer que o PSDB se foda. Você não nem coragem de falar em quem vota?

  15. Priscila Postado em 03/Dec/2014 às 11:42

    Pereira, só pra constar, a Privataria Tucana trata-se de desvio de 124 bilhões! Ou seja, supera os 21 bilhões do PT, e como supera!!! Independente de partido, todos tem que ser julgados e condenado.

  16. Pereira Postado em 03/Dec/2014 às 11:49

    "Soh na privatizacao da Vale sumiram mais de 100 bilhoes de reais. Agora essa eh a desculpa, o PSDB rouba, mas eh menos. Hahaha. Seu coxinha escroto." Com que base tu diz isso moleque ? 21 bilhoes de dólares é quse 100 bilhoes de reais. Fora o que não está descoberto, Privatizaram a petrobras em favor de uma quadrilha chamda PT

    • poliana Postado em 03/Dec/2014 às 12:03

      Pereira, por favor, refaça essa conta. O dolar comercial hj esta a 2,58. Tem uma grande diferenca, em Bilhões, ate chegar a 121bi de reais. De qq forma isso n importa. N se trata de roubar mais ou roubar menos. Q se invesrigue e puna os culpados. Mas a gente sabe q no brasil, os crimes cometidos pelo psdb são todos engavetados ne? N tem um mensaleiro ou trensaleiro tucano preso ou sequer processado. Ha qto tempo ocorreram as privatizações tucanas? Olha qtos bilhoes foram desviados e olha no q deu...vc leu o livro "a privataria tucana"? E vc vem posar de inconformado e reviltado com os escandalos de corrupção envolvendo o pt??? Escandalos esses q vem sendo investigado e muitos foram processados, condenados e estão na cadeia. Pq n fazem o msmo com os escandalos do psdb e dem????? Pelo amor de deus pereira..vc so pode ser mal intencionado com suas colocações msmo. N tem outra explicação não.

  17. Pereira Postado em 03/Dec/2014 às 11:51

    Antes o Pt era o partido da ética. Agora eles querem dizer que corrupção tem em todos os partidos. antes queriam a hegemonia da ética; agora querem a igualdade da corrupção. O PT é uma piada !

  18. Pereira Postado em 03/Dec/2014 às 11:55

    Ontem a Globo tentava esconder de tudo que é jeito a participação de Dilma no Petrolão. Chegou ao rídiculo quando Jo soares disse : "Talvez o impeachment seja ruin para o Brasil" e o que é bom ? Manter ladrões como Genoíno, duque , josé driceu soltos ??? Nem a globo aparelhada pelo governo consegue esconder mais o envolvimento de Dilma e Lula na roubalheira da Petrobras.

  19. Pereira Postado em 03/Dec/2014 às 12:01

    "Eh dele o seu voto em 2018 ne" . Eu não tenho qem que votar, ou eu voto no bolivariano, socialista stalinista e castrista PT ou na centro-esquerda PSDB. Qualquer dia a gente tem que votar no PT para não votar em coisas como PSOL, PSTU e etc. Depois talvez tenhamos que votar no PSOL, PSTU e etc para não votar no PCC, FARC e CV, MST e MTST. E assim a esquerda vai matando e agredindo a democracia.

  20. Pereira Postado em 03/Dec/2014 às 12:09

    o psdb privatizou meia dúzia de empresa sucateadas. Apenas para que o comunista gramsciano FHC aparentasse um defensor incondicional da economia de mercado. Se houve roubalheira, e houve, não chega nem aos pés que o PT roubou e vem roubando.

    • poliana Postado em 03/Dec/2014 às 15:33

      Meia dúzia pereira? Q eh isso cara..reveja essas fontes de notícia q vc usa...ha bem pouco tempo vc tb disse q torcia pra q o psdb, se ganhasse, privatizasse os correios. Vc tb acha os correios sucateados? Cara, realmente vc eh mal intencionado..

  21. Rodrigo Postado em 03/Dec/2014 às 12:51

    O sistema está aparelhado pelo PSDB, isto é no mínimo estranho.

  22. Pereira Postado em 03/Dec/2014 às 14:39

    Eu quero que o PSDB SE FODA !!!! Um partido omisso, que escondeu junto com a mídia o Foro de São paulo. Um partido que aceita tudo que o PT fala e faz sem um processo judicial. Não processa ninguém da esquerda, enquanto a esquerda nos enche de processos que só servem para denegrir e assassinar reputações. Processo que não visam uma condenação e sim a encheção de saco. Não levanta um líder que preste para combater essa máfia que usurpa a democracia sistematicamente. Só voto nessa MERDA de PSDB porque não tenho opção.

    • edson tadeu Postado em 04/Sep/2015 às 23:30

      O gilmar faz o que quer no supremo e lewandowski simplesmente desaparece, Joaquim Barbosa deitou e rolou passou por cima de procedimentos, escondeu processos, xingou todos advogados e ate juizes, pintou o sete ENTAO PORQUE LEWANDOWSKI NAO PODE SER PELO MENOS UM POUQUINHO PRESIUDENTE DO SUPREMO. tudo indica que ele foi ameaçado pois so anda calado. feito ummudo que nao serve pra nada.

    • edson tadeu Postado em 04/Sep/2015 às 23:31

      perweira voce é mentiroso , quem usa desse espediente é justamente seu partido deixa de ser canalha.

  23. jarau Postado em 03/Dec/2014 às 21:29

    Pereira vai num urologista fazer exame, pede tres dedos seu coxinha.