Redação Pragmatismo
Compartilhar
Desigualdade Social 13/Dec/2014 às 10:00
7
Comentários

A eterna ilusão do 'sonho americano'

sonho americano desiguldade social

Revista Fórum

Um professor de Economia da Universidade da Califórnia afirma ter estudado todos os números e a conclusão é uma só: o “sonho americano” foi sempre uma ilusão.

Em entrevista, Gregory Clark disse que a mobilidade entre classes sociais no país diminuiu significativamente nos últimos 100 anos: “Os EUA possuem uma taxa de mobilidade social menor que a Inglaterra medieval ou a Suécia pré-industrial”. Vale salientar que este último, conforme o economista do momento, Thomas Piketty, disse recentemente à Fórum, era uma das sociedades mais desiguais do mundo e hoje é um país-modelo. “Essa é a parte mais difícil quando se fala em mobilidade social, pois está despedaçando o sonho de pessoas”, continuou Clark.

Leia também: Por que o Brasil é desigual?

O status de seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos será bem próximo ao seu status atual”, disse o professor, confirmando também que muitos de seus estudantes discordam dele – principalmente pelo fato de a Califórnia ter uma presença latina extremamente alta: “Meus alunos sempre discutem comigo, mas eu acho que a coisa que eles acham bem difícil de aceitar é a ideia de que grande parte de suas vidas podem ser projetadas por conta de sua linhagem e de seus ancestrais”.

Segundo a pesquisa de Clark, dois entre cinco imigrantes nos EUA vieram do México e da América Central e constituem 22% de todas as crianças no país. Até 2050, o número será de 39%, mas que o status social, até mesmo para aqueles que nasceram em solo norte-americano, é persistentemente baixo – e pouco mudará nos anos vindouros. O estudo de Clark foi publicado pelo Conselho de Relações Exteriores e pode ser lido em inglês.

Leia os 10 fatos chocantes sobre o “sonho americano”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 13/Dec/2014 às 10:06

    Tio Prates teve um surto de esquerda kkkkkkkkkkkkk, não percam: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kHSRqrkhxM0

  2. Denisbaldo Postado em 14/Dec/2014 às 18:12

    No Brasil o futebol é o ópio do povo. Nos EUA o patriotismo faz esse papel. "America, the land of the free"

    • B. Ferreira Postado em 22/Jun/2015 às 12:28

      Ópio para quem não sabe discernir o esporte em suas esferas e levam aquilo como único meio de vida de maneira cega, não enxergando o que existe ao seu redor. Abra sua mente.

  3. Denisbaldo Postado em 16/Dec/2014 às 17:30

    Os coxnhas e sua fixação eterna por Cuba. Morei 10 anos na America e acho o Brasl bem melhor pra mm pelo menos. Faça o mesko, mude para lá e tire suas próprias conclusões.

    • Carlos Postado em 19/Dec/2014 às 01:16

      Denisbaldo se morou nos USA 10 anos e acha o Brasil melhor tu é um grande retardado apenas isso.

    • Denisbaldo Postado em 21/Dec/2014 às 19:46

      E voce morou qto tempo lah para achar isso? Jah sei, vc eh o coxinha dono da verdade. Seu vira-lata de merda.

  4. Roberto Pedroso Postado em 20/Dec/2014 às 12:39

    Aviso ao navegantes que a Suécia se aproxima muito mais dos conceitos preconizados em um regime socialista com sua malha de seguridade social muito bem estruturada do que a de um regime capitalista tradicional, agora sobre o sonho americano isso sempre foi uma mentira socialmente necessária.Enfim a arte já denunciava essa situação"A morte do caixeiro viajante"-de Arthur Miller- "As vinhas da ira" -livor de de John Steinbeck- filmado por John Ford- "O sucesso a qualquer preço" -peça de David Mamet- Etc...