Mailson Ramos
Colunista
Compartilhar
Direita 11/Dec/2014 às 22:39
70
Comentários

Bolsonaro: o show de horrores continua

Jair Bolsonaro não é controverso. É um monólito intransponível formado por uma ideologia quase que fascista. Não porque desrespeita as minorias; na verdade ele não as concebe como movimento existente.

direita jair bolsonaro facismo horror

Mailson Ramos*

Jair Bolsonaro é um militar de reserva e político brasileiro. Os textos biográficos espalhados pela internet iniciam justamente com esta epígrafe. É uma apresentação superficial do que têm representado as posições pessoais e políticas deste homem, seus embates carregados com a fúria conservadora. Bolsonaro é representante incondicional de um período amargo repudiado pelos brasileiros em geral: a ditadura. Idosos ou jovens, mulheres ou crianças, professores ou alunos, quem sentiu na pele ou leu nos livros de história, todos devem se lembrar do período sombrio que foi a intervenção golpista de 1964.

Enquanto diz não temer os processos diante das ofensas que direciona aos pares, às minorias e aos Direitos Humanos, Bolsonaro chama a atenção da mídia. Corre-se o risco de que sua figura caricata de quem sempre diz a verdade prevaleça ante sua face obscura e seus projetos de poder conservadores ligados à negação dos direitos civis e humanos.

É torpe, insensato e desmedido. Parece chamar a atenção para si de uma maneira extremada e quase totalitária. O gênio arbitrário e, sobretudo autoritário concede-lhe um posicionamento estratégico no topo das notícias. Faz bem aos veículos definir um status midiático a uma figura controversa.

Mas Jair Bolsonaro não é controverso. É um monólito intransponível formado por uma ideologia quase que fascista. Não porque desrespeita as minorias; na verdade ele não as concebe como movimento existente. E isso é muito grave. O Brasil tem na Câmara Federal de deputados um sujeito extremamente conservador que é capaz de agredir uma mulher (Deputada Maria do Rosário) de uma forma tão grotesca que é difícil analisar a debilidade de consciência do sujeito. É preciso que os parlamentares e os partidos discutam o real significado de ter Bolsonaro como legislador. Não é possível aceitar suas intervenções e posições antidemocráticas.

Leia aqui todos os textos de Mailson Ramos

O Brasil segue um caminho tortuoso para reconhecimento de todo o seu povo, com as diferenças sociais gritantes de uns e os desafios inacabáveis de outros. Quando não se respeita o direito alheio, as perspectivas de avanço são tolhidas. Há um atraso existencial quando o assunto é políticas públicas de igualdade, determinando uma longa espera pelo simples direito de ser humano e pertencer a uma sociedade digna.

O Brasil não precisa de parlamentares com a indignidade de Bolsonaro e sua ideologia ditatorial. Um sujeito extremado capaz de ofender uma mulher publicamente e incapaz de responder às críticas recebidas com críticas leais, baseadas em fundamentos políticos. Eis a diferença entre um político sério e um destemperado.

Vejamos se nos próximos dias a investida de alguns partidos contra Bolsonaro no Conselho de Ética surte efeito. É preciso acreditar na força das instituições contra este movimento conservador que faz ruir as mais simples concepções de respeito à mulher, por exemplo. Uma força intransigente e dotada da mais profunda aversão ao direito individual.

A Comissão Nacional da Verdade divulgou todos os documentos das investigações desde sua fundação em 12 de maio de 2012. Divulgaram-se os nomes dos desaparecidos e reavivou-se no seio das famílias eternamente estigmatizadas a nefanda máscara do regime militar. É deste regime que nasce o político Bolsonaro. É esta ideologia que tenta injetar á força no sistema democrático. Espero que a democracia reaja com antígenos cataclísmicos.

*Mailson Ramos é escritor, profissional de Relações Públicas e autor do blog Opinião e Contexto. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Andre CdE Postado em 11/Dec/2014 às 22:49

    Podem falar dele o que quiserem, mas procurem o nome dele em casos de corrupção, falcatruas e esquemas e vejam se acham. Já os políticos que vocês ficam babando ovo... Que comecem as agressões em 3,2,1... valendo!

    • Celio Bernstein Postado em 12/Dec/2014 às 01:06

      Não encontrar o nome dele em casos de corrupção não o faz um bom político. Aliás, se ele fosse um bom político, os seus fãs e eleitores não precisariam ir aos sites e blogs de esquerda para defendê-lo, já que o seu bom trabalho político não daria espaço à críticas de opositores.

      • Divina Rocha Corte Postado em 12/Dec/2014 às 11:22

        Você falou tudo!

      • Roberval Postado em 12/Dec/2014 às 11:36

        Defendo sim. Ele fala o que pensa pois a verdade ofende mais do que a calunia. Tem que falar mesmo. E o Marco Feliciano? Também está envolvido em casos de corrupção? Muitos só sabem defender gay e sepatão e não vêem a honestidade do cara.

      • Celio Bernstein Postado em 12/Dec/2014 às 22:02

        Há vários políticos honestos, mas são desconhecidos pela maioria dos brasileiros porque não ficam criando picuínhas ou se envolvendo em polêmicas para aparecerem na mídia e ganharem alguns votos a mais de eleitores incautos. Para mim, tanto políticos polêmicos quanto ladrões não merecem o meu voto.

    • Mazinho de Souza Postado em 12/Dec/2014 às 04:48

      Deve ter com certeza, e so procurar....., e q muitos estão mais concentrados nos euros dos partidos de esquerda.

      • Matheus Magalhães Postado em 12/Dec/2014 às 07:15

        Toda minha vida eu prefiro um ladrão que um genocida. O ladrão entra na sua casa, te dá danos materiais e causa transtornos mas não te mata e você segue a sua vida, ainda que com um trauma para lidar. Um genocida vai jogar seu corpo e os corpos de sua família numa vala comum. Tipos como o Bolsonaro empilharam corpos durante a história. Ele não pode ir tão além mas se pudesse, é óbvio que sua "filosofia" acabaria em sangue, ainda que em um porão escuro, como faziam seus ídolos.

    • Victor Postado em 12/Dec/2014 às 07:17

      Não precisa ir muito longe cara. Ainda durante a ditadura ele foi pego com a boca na butija, plantando bombas para forjar um ataque comunista no quartel em que ficava lotado. A carreira política e militar deste acéfalo é nada digna.

      • carem Postado em 12/Dec/2014 às 17:18

        Ta aí, ,um ato de corrupção !!!! r bemmm torpe , SUJOOO, e quem vai defende-lo agora???

    • Omas sensato Postado em 12/Dec/2014 às 08:32

      Poxa, nenhuma agressão ao André, somente comentários pertinentes. Por que será que ele esperava ser agredido? Felizmente leitores dos chamados "blogs sujos" costumam jogar limpo...

      • Rodrigo Postado em 12/Dec/2014 às 10:35

        (Outro Rodrigo) Espero que assim persista, haja muito mais sensatos, superando a minoria insensata.

      • Rodrigo Postado em 12/Dec/2014 às 10:44

        (Outro Rodrigo) Um dizia "estupra, mas não mata" e é da base aliada, bem afagado e justificado, afinal trouxe votos para o partido... De seu lado, a deputada Maria do Rosário defende Champinha como vítima da sociedade, em vez de prestar condolências à família da moça estuprada por ele e seus comparsas (os quais, após muito e seguidamente a estuprarem decidiram, para deleite próprio, mutilarem-na até a morte). Encontra-se parado projeto de Bolsonaro, tendente ao agravamento da pena por estupro e castração química, sem qualquer parecer de deputada petista. Assim, não aprovo, não amenizo, não justifico a reação agressiva do deputado, à palavra agressiva que a deputada lançou contra ele, mas a indignação seletiva já está caminhando para a cegueira, para a deliberada decisão por não analisar os fatos, mas apenas seguir aquilo que o "mestre mandou". Que, nós, eleitores, tenhamos um mínimo de coerência, justamente aquele mínimo que faltou a Maria do Rosário e a Bolsonaro, ao trocarem ofensas em pleno Congresso, mais uma vez, via mesmos impropérios. Não precisam votar, gostar de Bolsonaro (como eu não sou fã dele), mas também não é preciso passar a mão na cabeça de ninguém. A mudança começa pelo eleitor!

      • carem Postado em 12/Dec/2014 às 17:36

        no DOI-CODI RJ, ele nãooo estava convidado, não estava na lista e foi lá criar tumulto , desrespeitar as pessoas que foram Mortas , violentadas e TORTURADAS no DOI-CODI , inclusive pessoas que passaram por isto e estavam ali presentes, o senador Randolfe não permitiu a entrada dele, e levou um soco no estômago deste 'despreparado' , energúmeno e patife , chamado Bolsonaro!!! foi em setembro de 2o13......

    • MARIA Postado em 12/Dec/2014 às 10:09

      POR FAVOR SENHOR ! LEVE MEU DINHEIRO MAS NÃO ME ESTUPRE, NÃO TIRE MINHA DIGNIDADE, SOMENTE SENDO MULHER PARA SABER COMO O QUE REPRESENTA A " PALAVRA" ESTUPRO! eu tenho ânsia de vomito quando vejo a foto dele!

      • poliana Postado em 12/Dec/2014 às 11:42

        Pois eh maria...mas tem gente (homem) q n entende. Eh mais fácil fazer um discurso politicamente correto e amenizar o discurso desse monstro. Inacreditavel como tem gente q ainda o apoia...e assim, jair bolsonaro continuará proferindo essas atrocidades e sairá ileso disso, como sempre. Mas fazer o q? A culpa eh da maria do rosario q o provocou...n eh isso q muitos dizem? Então ta bom.

      • Bruno Postado em 12/Dec/2014 às 13:26

        Pena que o projeto desse monstro estuprador esta parado no congresso aquele que aumenta a pena para o estupro...aé a vitima do "estupro" e contra esse projeto e em vitima ela faz bem esse papel. Não sou de direito nem esquerda por isso vejo esse site tbm.

    • Barbara Postado em 12/Dec/2014 às 11:34

      Hitler era um politico extremamente íntegro no que se tratava de corrupção. Lincoln, Kennedy, e outros políticos que garantiram direitos e liberdade pro seu próprio povo tinham conexões com a máfias e políticos corruptos. Essa é uma análise limitada e fora de contexto. O que se discute no texto é direitos humanos e a mania do Bolsonaro de achar que tem gente que não merece esses direitos. Em compensação, existe mulher que merece ser estuprada, de acordo com o pensamento dele. Se ele é corrupto ou não, a relevância é zero nesse contexto.

      • carem Postado em 12/Dec/2014 às 17:21

        opartido dele tá na lista suja da petrbrás :o PP, ele se beneficia também da corrupção, além de colocar bombas e alegar que outros o fizeram: ISTO É CORRUPÇÃO!!!, engodo, crime!!!

    • poliana Postado em 12/Dec/2014 às 11:37

      Q fofo! Acho tão linda a inocência das crianças!

    • carem Postado em 12/Dec/2014 às 17:17

      ele é corrupto, só é 'blindado,opartido dele = o PP recebeu propina, e ele seaproveitou deste dinheiro para sua campanha eleitoral...deixa de ser bobinho, André, ou acha que ele tirou $$$ de onde???

      • Andre CdE Postado em 12/Dec/2014 às 22:31

        http://folhapolitica.jusbrasil.com.br/noticias/139312780/jair-bolsonaro-se-recusa-a-receber-r-300-mil-em-doacao-da-friboi-e-gera-repercussao Tá bom pra vc, Carem?

      • Andre CdE Postado em 12/Dec/2014 às 22:33

        http://www.folhapolitica.org/2014/09/jair-bolsonaro-se-recusa-receber-r300.html Que tal esse?

    • Zélia Postado em 17/Dec/2014 às 17:38

      Esquemas e falcatruas eu não sei... Mas tentou entrar com mandato de segurança para pescar em área de preservação ambiental... Pescou lá mesmo sendo proibido... Recebeu uma multa de 10 mil reais e abriu fogo contra os agentes do IBAMA quando foi autuado. "UAU, não tem o nome dele em casos de corrupção!" Isso não faz dele um parlamentar que segue as leis, a maioria das falcatruas dos políticos estão sendo descobertas agora. Todos esses esquemas que a PF e o MPF estão investigando, já vem de décadas, um mal caráter como Bolsonaro deve ter vários outros esqueletos no armário.

  2. Samael Postado em 11/Dec/2014 às 23:27

    Andre, vc está certo até um ponto, estamos em uma fase q um político que faz o minimo exigido por ele ganha destaque por honestidade. O Bolsonaro merece respeito não por isso, mas por representar uma parcela da população. O Brasil é burro por viver a ditadura do politicamente correto em vez de dialogar entre as diferentes representações populares. Impor ideologias "corretas" só geram forças opositoras mais fortes.

  3. Eduardo Postado em 11/Dec/2014 às 23:39

    volto a dizer ele fala o que quer, agride quem quer, e nada acontece, e depois falam que o Lula que é blindado.... assisti a um video onde ele diz que FHC deveria ser fuzilado, não chegaria a tanto, mas que ele merecia algo isto ele merecia..... ele, deputado diz a Jô Soares, "se eu não digo isto não estaria aqui sendo entrevistado por você...." ou seja não importa em quem doer, ele cria fatos que a mídia adora.... o dia que não derem flashs para essas bravatas, ele e elas acabam, o quarto poder mantem muitos onde não deveriam a muito não estar.

    • Samael Postado em 11/Dec/2014 às 23:54

      Imagino como o poder muda alguém, ainda mais um poder delegado, muda, impõe e da segurança de ir além. Não acho ele mâ pessoa, só acho que ele se deixa levar e vai além da coerência. Na verdade o conceito de maldade é lutar por algo q vc acha certo. Ele sabe quem vota nele, e tenta representar como eles gostariam, quem tem q mudar não é ele é o eleitorado dele, porq se ele sair, esse eleitorado pode muito bem colocar um Bolsonaro pior.

  4. Gabriel Postado em 11/Dec/2014 às 23:59

    Cheguei a conclusão que o Bolsonaro é um sujeito desesperado por mídia. O que realmente me preocupa é a quantidade de pessoas que aplaude tudo de este senhor faz ou fala, simplesmente pelo fato de ele ser "honesto" e dizer tudo que uma pessoa com o mínimo de instrução ou pesquisa quer ouvir. Realmente preocupante

  5. Samael Postado em 12/Dec/2014 às 00:08

    Gabriel, esse problema existe das duas partes. Bolsonaro é um representante de um eleitorado conservador extremista, e o Jean wyllys impondo a aceitação dos homossexuais alimenta esse eleitorado. A política no Brasil é infame é iguinorante, tentar forçar uma ideologia só alimenta uma oposição.

  6. Samael Postado em 12/Dec/2014 às 00:20

    Naro, quanto ao governo atual... Não adianta apresentar dados, históricos ou numéricos, cada um vê o que quer. Eu lembro de como era antes do governo atual e sei que está bem melhor. Não é o caso da matéria, mas nada vai mudar sua opinião a não ser vc estar aberto a saber a história do Brasil.

  7. Carlos Postado em 12/Dec/2014 às 00:23

    De fato, ele é um reflexo de seu eleitorado. Mas agora tentando olhar com uma visão positiva, ele propôs bons projetos. Neste caso especifico referente a Deputada, se você olhar o vídeo onde toda essa confusão se originou (2003 se não me engano), vai ver que quem faltou com respeito foi ela, enquanto o mesmo estava dando um entrevista. Não sou nem de longe simpatizante das ideologias do Sr Bolsonaro, mas acredito que ele exerce seu papel melhor que muitos deputados, que só estão lá para defender o interesse corporativo. Ele deve sim responder por suas declarações preconceituosas, mas pelo menos tentem ver que assim como distorcem para um lado, distorcem para o outro.

    • Samael Postado em 12/Dec/2014 às 00:29

      Carlos, é verdade, mas acredito q ele exagerou na resposta, se eu não me engano ela chamou ele de estuprador da casa verde, fazendo referencia a um joy division da ditadura, mas era uma mulher, merece respeito.

      • Lopes Postado em 14/Dec/2014 às 00:33

        Gostei da sua frase "mas era uma mulher, merece respeito". Se fosse homem, transexual, etc, não mereceria?

  8. luis Postado em 12/Dec/2014 às 01:14

    1) "O Brasil tem na Câmara Federal de deputados um sujeito extremamente conservador que é capaz de agredir uma mulher (Deputada Maria do Rosário) de uma forma tão grotesca que é difícil analisar a debilidade de consciência do sujeito." Na verdade, que agrediu primeiro foi ela, portanto a fala do deputado foi uma reação a uma calúnia. 2)"Quando não se respeita o direito alheio, as perspectivas de avanço são tolhidas." Porque então a deputada se retirou antes que o deputado começasse a falar? (está no vídeo ele pedindo para ela ficar) 3)" Um sujeito extremado capaz de ofender uma mulher publicamente e incapaz de responder às críticas recebidas com críticas leais, baseadas em fundamentos políticos." De novo, ela atacou primeiro. E não vejo diferença nenhuma entre ofender um homem e uma mulher, vai me chamar de machista, cara pálida? 4)"É preciso acreditar na força das instituições contra este movimento conservador que faz ruir as mais simples concepções de respeito à mulher, por exemplo. Uma força intransigente e dotada da mais profunda aversão ao direito individual." Aqui eu não entendi qual força é aversa ao direito individual, seriam as forças das instituições que calam quem se oponha a elas? 5)"A Comissão Nacional da Verdade divulgou todos os documentos das investigações desde sua fundação em 12 de maio de 2012. Divulgaram-se os nomes dos desaparecidos e reavivou-se no seio das famílias eternamente estigmatizadas a nefanda máscara do regime militar. É deste regime que nasce o político Bolsonaro." Não só o Bolsonaro, mas também os Sarneys e vários aliados do atual governo, incluindo muitos veículos de imprensa que o governo mantém com verbas de publicidade...

  9. Roberto Postado em 12/Dec/2014 às 01:14

    Pior que o Bolsonaro é quem defende o Bolsonaro!!

  10. Jane Silva Postado em 12/Dec/2014 às 01:37

    Matéria exagerada em "adjetivos" ao deputado. Bolsonaro desenvolve um ótimo trabalho, não se envolve em negociatas e seu comportamento se fundamenta em valores sólidos, que a sociedade atual não convive bem por estar consideravelmente subvertida. É normalmente discreto, mas não admite desaforo, mentiras e reage naturalmente quando é ultrajado. Do seu jeito espontaneamente rude fala a verdade doa a quem doer. Isso nada tem a ver com "fúria conservadora". É a forma peculiar de demonstrar sua indignação. Quanto a não conceber ou não respeitar minorias não procede, o que se pode facilmente confirmar em seus pronunciamentos e projetos. É nítido que o que ele não concebe é a hipocrisia e a desfaçatez. E isso eu o apoio sempre que for necessário.

    • zoid Postado em 12/Dec/2014 às 19:02

      O que seriam esses valores sólidos? Brancos ricos e supostamente religiosos podem tudo, mas esses "subvertidos" gays, negros ,pobres ou os que simplesmente pensam diferente, deveriam ficar quietos e aceitar que neste mundo nao tem direitos por nao se encaixarem no perfeito modelo reacionario, nascido ha milenios para defender o status de quem merece ser dono do mundo enquanto o resto da humanidade merece ser miseravel e explorada. Nojo de gente como essa Jane, que ainda vende essa velha estupidez como a verdade essencial para salvar a raça humana. VTNC

  11. Carlos Postado em 12/Dec/2014 às 01:43

    O fato é que ele tem valores sólidos como foi dito acima e isso pra esquerda que defende bandido como coitadinho é inadmissível, se a sociedade tivesse um pouco de valor as coisas seriam bem melhores.

  12. SATANÁS Postado em 12/Dec/2014 às 06:52

    defender bolsonaro é o mesmo que defender a legitimidade do estupro e da violência contra quem quer que seja! é um absurdo o que as pessoas escrevem em defesa desse podre!

    • Bruno Postado em 12/Dec/2014 às 13:32

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Isso foi piada neh?

  13. ricardo Postado em 12/Dec/2014 às 08:39

    blá blá blá Maria do Rosário chamou ele de estrupador blá blá blá Bolsonaro perde a cabeça, respondendo de forma irônica blá blá blá Esquerda se aproveita o fato quase 10 anos depois blá blá blá ressucitao pelo próprio Bolsonaro blá blá blá Bolsonaro não sabe lidar com o grande público, infelizmente... blá blá blá porque numa análise fria, ele faz mais contra os estrupadores do que a Maria do Rosário... blá blá blá Mas todos vão se ater ao micro-fato, sem analisar o contexto...

    • carem Postado em 12/Dec/2014 às 17:25

      ele agrediu um colega ,um senador, com um soco no estômago, no RJ, num lugar onde foram torturados muitas pessoa, só por isto é FALTA DE DECORO PARLAMENTAR E AGRESSÃO FÍSICA ,é crime....

    • Erick Postado em 22/Dec/2014 às 11:59

      "...Por isso que blogs chapa branca, como este (à esquerda)m e outros (à direita), vivem publicando "matérias" sobre o assunto a fim de manter gado tangido...." Então o que esta fazendo aqui, "Sr Estou acima do Bem e do Mal"?

  14. Felipe Peters Berchielli Postado em 12/Dec/2014 às 10:27

    Bolsonaro é um bosta e bravateiro,fala que é matador de bandido e nunca fico cara a cara com um,fala alto porque é isso que os direitosos extremistas na internet fazem,gritam,a diferença é que ele não é fake como a maioria na internet. Eu não espero que nada de ruim aconteça não,ele é e continuará um anão no congresso,o próprio partido só o atura porque ele da muito voto,agora essas sandices de presidente e blablabla ele não saberia nem por onde começar,partido nenhum o apoiaria.

    • Celio Bernstein Postado em 12/Dec/2014 às 22:14

      Por falar em fakes, gostaria de ver o Bolsonaro candidato à presidência só para ver o tamanho de seu eleitorado. Como fakes de internet não geram votos, acredito que seja (no máximo) do tamanho do público daquela "marchinha" da direita.

  15. MARIA Postado em 12/Dec/2014 às 10:29

    SENHORES PARLAMENTARES, VCS ESTÃO PERDENDO O RESPEITO DO POVO "SEUS ELEITORES" POR CONVIVER COM ESSE SENHOR INSANO ! POR FAVOR USEM UMA LEI QUE ELE POSSA SER ENQUADRADO, O QUANTO ANTES! EU ESTOU TRISTE E COM VERGONHA.

  16. Salomon Postado em 12/Dec/2014 às 12:07

    Bolsonaro não é um parlamentar. Bolsonaro é um militar. Pensa como militar. Age como militar. Vive e dorme como um militar. Não tirou a farda. A personalidade de um militar é voltada para a guerra. E na guerra vale tudo: dedada no olho, chute no saco... O General Patton `a seu tempo dizia: soldado não morra pela sua pátria, faça com que o inimigo morra pela dele.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 12/Dec/2014 às 12:58

      Posso falar por mim,não fui militar,nem conheço as FA,porém ja trabalhei com ex-militares,mas de grupos distintos,trabalhei com um que foi militar nos anos 70 e 80,cabeça extremamente fechada,quem não concorda com ele é comunista,uma vez o chefe perguntou se ele(chefe) desse uma ordem para quebrar o próprio monitor se o militar faria,ele disse que sim,faria,afinal é uma ordem. Porém trabalhei com outro,muito mais jovem,que serviu na missão em paz dos militares no Haiti,esse não sofre da doença do primeiro,tem a cabeça muito mais aberta,acho que os ambientes em que viveram e a forma como fouram ou não doutrinados que dizem como eles pensam e como agem.

    • Salomon Postado em 12/Dec/2014 às 16:39

      Naro Solbo, sou oficial da reserva do EB. Todos os que cerramos fileira temos muito orgulho de ter feito o juramento de sacrifício da própria vida. Ocorre que uns sabem separar a vida civil da vida militar, outros não. Bolsonaro, desgraçadamente, pertence ao segundo grupo. É o meu parecer. Continue tentando mostrar que é safo.

      • Salomon Postado em 13/Dec/2014 às 20:16

        Naro Solbo, oficial da reserva não quer dizer "militar aposentado". É outra coisa. Saudações cordiais.

  17. Omas Postado em 12/Dec/2014 às 12:08

    Felizmente ainda não vi mulheres defendendo este fascista. São estes defensores do indefensável que mantém o Brasil, infelizmente, ainda como um país machista.

  18. sleiman v m n Postado em 12/Dec/2014 às 12:09

    Bolsonaro representa muitos. Aliás, é por isso que vence todos os pleitos disputados. Embora ele seja um monstro, sua reeleição precisa ser legitimada. Cassá-lo é cassar a todos que por ele são representados. Se isso é perigoso, o que há de se fazer...? A mim me parece que a existência de pessoas como ele parece importante, na medida em que nos dá a oportunidade de percebermos a quantas anda a evolução social. Neste momento, por exemplo, acredito que ainda estamos rastejando, enquanto outras nações já voam há muito tempo.

  19. eu daqui Postado em 12/Dec/2014 às 12:30

    Bolsofardo é mais uma prova cabal do bumerangue chamado História: dê fúria e fúria receberás.

  20. Andre CdE Postado em 12/Dec/2014 às 13:17

    O Paulo Ghiraldeli disse w a Rachel Sherazade merecia ser estuprada. Não vi ninguém falar uma vírgula dele. Bolsonaro diz que a Maria do Rosário NÃO merece ser estuprada e é linchado. Impossível entender vcs, que tanto dizem se preocupar com as mulheres.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 12/Dec/2014 às 13:38

      Não viu? Eu vi,bastante,mas no fundo,a comparação Paulo Ghiraldelli x Bolsonaro é ridicula,Paulo Ghiraldelli é um ninguem com poucos seguidores,Bolsonaro por outro lado tem uma legião perigosa,ambos são escrotos mas um é perigoso,até porque o Guiraldelli inventou uma histórinha ridicula,ou seja se arrependeu da merda que fez,ja o Bolsonaro 11 anos depois repete a bosta que falou ou seja,será sempre um proto facista estuprador.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 12/Dec/2014 às 13:40

      Alias será que quem pergunta do Guiraldelli tava antenado na época que o fato ocorreu ou só se "lembra" agora baseado em outros comentários para defender o estuprador?

  21. Andre CdE Postado em 12/Dec/2014 às 13:37

    Mais uma pergunta: se for pra usar o raciocínio de vocês, quando um grupo de mulheres tirou fotos com cartazes escrito "eu não mereço ser estuprada" estariam elas, também, alegando que as OUTRAS mulheres deveriam ser???

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 12/Dec/2014 às 14:19

      Contextos meu caro Eu tenho a frase "Voce não merece ser estuprada" E ha mais de um contexto,em um eu posso falar sem desdém na voz,dizendo que voce de fato não merece(aliás ninguem) Ou eu posso dizer "Voce não merece ser estuprada",com um tom de seletividade,"não merece ser estuprada porque é muito feia"(Aliás o digníssimo justificou assim a frase dele)

  22. André Anlub Postado em 12/Dec/2014 às 15:14

    Acho que ele nem sabe que o personagem criado por ele para polemizar e angariar votos, já incorporou seu corpo, dominou sua mente, cegou seus olhos e, de quebra às vezes flerta com ele, introduz asneiras pelo seu ânus para serem soltas pela boca; assim tornando-se seu vil alterego, amante e cúmplice.

  23. Rudi Postado em 12/Dec/2014 às 17:02

    Meus caros, não moro do estado desse cidadão, não sou seu eleitor, sou contra muitas de suas ideias e não professo a religião do dito cujo. Agora convenhamos, pelo que li nos jornais, quem deu início a tudo isso foi a DEPUTADA, chamando-o de estuprador. Na minha terra tem um ditado que diz: Quem diz o que quer, ouve o que não quer. Por ocasião desse ato da deputada eu não vi nenhuma repercussão.

    • Thiago Teixeira Postado em 13/Dec/2014 às 09:01

      E desde de quando "jornais" tem credibilidade? Assista este vídeo e verá o quanto seu deputado querido é blindado e protegido pela mídia golpista: https://www.youtube.com/watch?v=Bs3OM_SleKU

      • Andre CdE Postado em 13/Dec/2014 às 23:56

        "Jornais" só têm credibilidade quando convém, né?

  24. victor Postado em 13/Dec/2014 às 23:42

    O que vão esperar pra cassar o mandato desse cara??? A ascensão de um novo Hitler em terras brasileiras??

  25. julio cesar montenegro Postado em 14/Dec/2014 às 08:29

    pela preOCUPAÇÃO com o sexo alheio, imagino como se oCU(L)pa do próprio...

  26. jarau Postado em 14/Dec/2014 às 15:08

    Bolsonaro Vai. Morar em pau grande.

  27. Onda Vermelha Postado em 16/Dec/2014 às 21:24

    Háháhá! De fato, não acredito que essa atual composição, e muito menos a próxima composição do Congresso Nacional tenham a coragem de cassar o mandato deste “fascistinha” do Jair Bolsonaro por quebra de decoro parlamentar, mas o simples fato desse RETARDADO, e seus seguidores, talvez pela primeira vez, temerem por seu destino, já me deixa imensamente satisfeito. Seu ISOLAMENTO é evidente! Hoje, esse IMBECIL com a instalação do processo no Conselho de Ética, afinou e já fez “quase” um mea culpa. Obviamente, ninguém se ilude, ele irá aprontar outra vez! Afinal, ele não se emenda! Assim como “seus admiradores” ele ainda acha que pode ofender a tudo e a todos sem qualquer constrangimento. É preciso por um freio nesse PASPALHO e nos outros parlamentares que como ele também abusam de suas prerrogativas! Será uma importante sinalização para Pit bulls como ele! Além disso, agora temos um processo, movido pela Procuradoria da República que não depende do corporativismo do Congresso Nacional, mas exclusivamente do Supremo. Por último, a petição no site Avaaz é um SUCESSO! Certamente, daqui a pouco, ainda hoje, será atingida a impressionante marca de 250.000 adesões em apenas UMA SEMANA! Participe! Faça sua parte, clique em https://secure.avaaz.org/po/petition/Conselho_de_Etica_da_Camara_dos_Deputados_Cassacao_do_Deputado_Jair_Bolsonaro_PPRJ/?dVdEcfb&pv=12

  28. Roberto Pedroso Postado em 18/Dec/2014 às 09:52

    Esse senhor é o representante da direita brasileira que é tacanha mediócre em seu raciocínio, retrograda,reacionária de visão estreita e mesquinha,sou a favor de que existam políticos de direita pois isso é salutar inclusive para o regime democrático mas o que falta no Brasil é uma direita ilustrada que de fato defenda ideais e conceitos políticos sérios; e não essa direita com discurso baseado tão somente em ódio e rancor sendo ridícula em sua atuação e defesa de teses.

  29. Carlos Augusto Postado em 19/Dec/2014 às 01:18

    Quem defende estuprador é a Maria do Rosário e não ele.

  30. Roberto Pedroso Postado em 21/Dec/2014 às 11:30

    Utilizar o plenário da câmara para proferir impropérios absurdos e sandices como fez esse senhor é ferir o regimento interno da câmara passível de punição, e ao avaliar o desempenho desse senhor nos faz repensar a prerrogativa da imunidade parlamentar que deveria ser extinta o quanto antes pois esse subterfúgio só contribui para a atuação desagregadora inapta e inepta de deputados como Bolsonaro.

  31. Wiliam Oliveira Postado em 21/Dec/2014 às 21:47

    Eu fico impressionado com o esforço que muitas pessoas empregam na defesa e na justificativa das atitudes covardes, irresponsáveis e desrespeitosas do deputado Jair Bolsonaro. Aliás, atribuo a essas pessoas os mesmos predicados que ofereço às atitudes deste parlamentar. Quando vejo "religiosos" (geralmente cristãos) legitimando as ações de um aprendiz de déspota como este eu sinto um misto de nojo e calafrio, pois é um tipo de gente que faz da religião algo que serve apenas para esfregar na cara dos outros que eles consideram ímpios. Aliás, junto a isso, existe um excesso de má vontade em pesquisar e entender a respeito dos assuntos que o parlamentar adora polemizar e total falta de bom senso nos momentos de debate e discussão. Aliás, novamente, estes não debatem. Enfim, são pessoas que seguem lógicas semelhantes a de que "todo negro pobre e favelado é bandido", "viado tem que apanhar" e "mulher tem que obedecer ao marido". Estudar faz bem, meu povo.

  32. Silvio Postado em 22/Dec/2014 às 22:03

    Em resumo, a Esquerda tem é medo do Bolsomito.