Redação Pragmatismo
Compartilhar
Justiça 26/Nov/2014 às 14:05
33
Comentários

A Suíça está perto de descobrir que a justiça brasileira tem lado

Chama a atenção a diferença de abordagem do Ministério Público no processo da Alstom e da Petrobras. As autoridades da Suíça estão prestes a descobrir que o Ministério Público brasileiro (ou, pelo menos, parte dele) tem lado

alstom petrobras suica justica
(Imagem: Pragmatismo Político)

As autoridades financeiras e judiciais da Suíça estão prestes a descobrir que o Ministério Público brasileiro (ou, pelo menos, parte dele) tem lado.

Um ano atrás, cansados de esperar pela colaboração do Ministério Público, os suíços decidiram arquivar parte do caso Alstom, que apurava um esquema de propinas pagas pela multinacional francesa a funcionários públicos e políticos do PSDB.

Era um caso bastante semelhante ao hoje investigado na Operação Lava Jato. Havia lobistas, como João Amaro Pinto Ramos, servidores públicos, como João Roberto Zaniboni, e arrecadadores de campanha, como o grão-tucano Andrea Matarazzo. A Alstom era acusada de comandar um cartel na venda de equipamentos ferroviários e do setor elétrico.

A investigação sobre o chamado “trensalão tucano“, no entanto, parou no tempo porque o procurador Rodrigo de Grandis engavetou, durante dois anos, o pedido de cooperação formulado pelas autoridades suíças, atribuindo a demora a uma “falha administrativa”.

Operação Apocalipse

Um ano depois, a situação se inverte. Agora, são dois procuradores brasileiros que irão à Suíça, mais precisamente a Berna, para desvendar a origem dos depósitos nas contas de Paulo Roberto Costa.

Como o próprio ex-diretor da Petrobras já declarou ter sido pago pela Odebrecht e se dispôs a devolver os recursos, o caso será relativamente simples.

No entanto, chama a atenção a diferença de abordagem do Ministério Público nos dois casos. Quando o alvo era o PSDB, a Suíça cobrou providências do Brasil, que engavetou o caso. Agora, quando o PT está na mira, o MP cumpre seu papel, faz a coisa certa e pede cooperação internacional.

247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Aleluia Postado em 26/Nov/2014 às 14:21

    Pragmatismopolitico. Sugiro que vocês façam uma reportagem sobre a proposta de lei para mudar a lei orçamentária, para que o rombo esse ano seja maquiado pelo governo federal. Sobre isso vocês se calam. Eu falo que isso é uma veja às avessas.

    • Mateus Souza Postado em 27/Nov/2014 às 23:56

      A proposta de lei não é crime, são duas coisas muito diferentes, e você já sabe sobre a proposta de lei claramente. Já tinha ouvido falar disso aqui na reportagem?

    • Alcione Postado em 28/Nov/2014 às 06:15

      A readequação orçamentaria e necessária por que realmente foram investidos bilhões que devem ser considerados não como despesas, mas como investimentos... coisa que o PSDB não sabe fazer.... ele sö sabe vender o que já existe de bom...

    • Cristiane Carvalho Postado em 28/Nov/2014 às 13:59

      FHC tbm fez isso.

  2. AQUINO Postado em 26/Nov/2014 às 14:26

    MEU AMIGO , VOCÊ PARECE QUE NÃO ENTENDEU, QUE O POVO DO PSDB SÃO UM BANHO DE SANTINHOS? NADA DELES É APURADO; PORQUE SERÁ?

    • Letavares Postado em 27/Nov/2014 às 11:15

      Santinhos, não. Mas poxa: Não seja cego. Eu não sou do PT muito menos do PSDB, mas prezo pela família. Nós, simples BRASILEIROS queremos todos os envolvidos, inclusive a presidente e o messias do PT, presos e que sirvam de exemplo a todos os que assumirem cargos públicos, no futuro. Chega dessa roubalheira desenfreada e de cinismo. Os PTralhas não estão nem aí para nós. Nosso hospitais mal aparelhados, escolas depreciadas, segurança medíocre... Ai meu Deus: Dê luz a esses pobres incautos que só vêm beleza onde só há podridão.

      • marcia julita f santos Postado em 27/Nov/2014 às 14:31

        Porque será que ninguem se sentiu indignados quando nosso patrimônio foi privatizado a preço de banana e até hoje não se sabe para onde foi o dinheiro,quando se engavetou todas cpis no governo F.H.C,quando se arquivou o assalto sobre os trilhos do metrô de S.Paulo,o mensalão tucano até hoje ninguem foi preso,aécioporto com dinheiro publico em terra de tio e todos os roubos do psdb que não deu em nada ou vc é muito burro ou é conivente.

      • Letavares com cérebro Postado em 27/Nov/2014 às 14:36

        ops, petralhas?? "queremos todos os envolvidos mas só falo do pt".. onde estão os tucanalhas no seu bobo comentário? parece meu caro retardado que vc ou não leu o artigo ou direcionou seu olharzinho limitado apenas para uma questão... mas o que esperar dos tucanos pagos por comentário kkkkkkk

      • José Vilhena Postado em 27/Nov/2014 às 15:17

        Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, essa nova de não sou PT e muito menos PSDB.... Mas só quero que o PT seja alvo das investigações e seja punido, os outros partidos não precisa investigar nada.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      • Benhur Mazzocco Postado em 27/Nov/2014 às 16:06

        Comentário maquiado! É tucano sim! Eu também quero todos presos, incluindo FHC e Aecio! Dois pesos e duas medidas? Falta de caráter!

      • Roger Postado em 27/Nov/2014 às 20:46

        Quem usa o termo "PTralhas" só pode ser... tucanalhas. Cara, não tente disfarçar. Você é igualzinho o partido que idolatra: quer mais é ver a sujeira tucana - que é muito, mas muito mais grave que a petista - varrida para baixo do tapete. Você só não se toca que também está perdendo.

      • Thiago Teixeira Postado em 29/Nov/2014 às 12:10

        Que discursinho clichê ...

  3. Deco Postado em 26/Nov/2014 às 16:43

    Eu quero que ambos sejam apurados. E vocês do pragmatismo politico, também?

    • Rocken Postado em 26/Nov/2014 às 18:47

      o trem de SP é melhor deixar quieto porque senão da raiva de tanto que a mídia esconde, por mim basta apurar os casos das construtoras, pois eles estão ligadas a todos os partidos

      • Deco Postado em 27/Nov/2014 às 09:19

        Rocken, o trem de SP é fichinha... se for avaliar os metrôs construídos no país, todas essas construtoras já faziam esse rodízio de quem ganharia licitações. E tem gente de todos os partidos envolvidos. Todos esses crimes estão ligados. SÃO TODOS LADRÕES! Mas esse site pragmatismo político é pior que a revista Veja.

    • Rosario Gutierrez Postado em 27/Nov/2014 às 13:04

      De acordo...

  4. Omas Postado em 26/Nov/2014 às 16:50

    Entendo a sua raiva. Afinal foi com a ajuda de sites como esse que a gente conseguiu impedir que o playboy mineiro entregasse o Brasil de volta as elites...

    • José Ferreira Postado em 26/Nov/2014 às 17:15

      E também por conta desse sítios que foi reeleito um governo que quer passar por cima da Lei de Responsabilidade Fiscal. Curiosamente o partido que governa o país foi contra essa lei. É o "jeitinho brasileiro" oficializado pelo alto escalão do país.

      • Aleluia Postado em 27/Nov/2014 às 09:32

        Concordo José Ferreira Só o pragmatismo político tomar força como fonte de informações para que fosse apadrinhado (provavelmente financiado) por orientações políticas. Agora anda míope que só... Para umas coisas tem uma visão incisiva, poderosa. Para outras parece que simplesmente não enxerga, Espero que os controladores do site percebam que o maior patrimônio que tem são os visitantes e essa postura parcial vai comprometer isso. Só ver o tanto de gente que anda reclamando nas reportagens de quão parcial anda as matérias.

    • Mércia Brandão Postado em 27/Nov/2014 às 15:30

      Super verdade Omas!

  5. Luiz Mourão Postado em 26/Nov/2014 às 17:27

    Uma decepção esse MPF... Eu sempre o tive em altíssimo conceito, e me recusava a crer que ele também estava no desvio... Uma pena... O STF já foi, para mim, pelo mesmo caminho... O mesmo com a Polícia Federal... Das Polícias Militar e Civil já nem comento... O que acontece que o cidadão perde confiança no MPF e na mais alta corte do país??? Bem, ORGULHO de ser brasileiro já não o tenho HÁ DÉCADAS... Infelizmente...

  6. Rocken Postado em 26/Nov/2014 às 18:44

    a revista ISTOE tem grandes artigos denunciando este procurador de SP, inclusive com os documentos suíços e as desculpas esfarrapadas do procurador pra arquivar tudo, rir aqui só se for de você mesmo que não conhece o tal do Google

  7. marcus Postado em 26/Nov/2014 às 19:47

    isso é uma vergonha enquanto no nosso pais tiver uma justiça parcial nosso brasil não anda

  8. Thiago Teixeira Postado em 27/Nov/2014 às 09:17

    Concordo em grau em gênero que esse site é lixo.. A prova disso é a publicação constante de suas mensagens.

    • Iago Postado em 27/Nov/2014 às 09:40

      Tá insatisfeito, querido? Volta pro site da Veja.

  9. Luis Schnediers Postado em 27/Nov/2014 às 09:29

    Saco cheio de ver veículos da mídia de lado. Não tem mais imparcialidade nenhuma. Como falar que alguém tem lado, se os próprios veículos também tem. Ou defende o PT ou defende o PSDB, o Brasil é muito grande para sua política se resumir a isso. Assim fica complicado, quando se quer ouvir falar mau de um já se sabe qual meio procurar e vice e versa.

  10. Gustavo Postado em 27/Nov/2014 às 11:00

    Mimimi

  11. charles araujo Postado em 27/Nov/2014 às 11:13

    engraçado quanto nego se dói qndo o assunto é psdb e seus vassoroes e tapetes q nao acabam nunca...que se apure tudo e todos com o mesmo rigor e vigor..ha uma grande difença em apurar denuncias qndo o assunto é tucano,sempre foi assim desde fhc...justiça e midia parcial mesmo,só nao ve quem nao quer...

  12. eVANILDA bORGES Postado em 27/Nov/2014 às 11:46

    To dizendo que não haverá cadeias pra colocar tanto ladrão engravatados e anal-fabetos (ESTE ANAL É UMA COISA E FABETOS É OUTRA). Esta casta de mandingueiros, ladrões e pelegos é braba. O diamante do comendador tá solto aí gente de mão em mão. Quem achar tá rico. Quem quer acreditar mais nestas escritas. O que deve ter de dinheiro depositado neste banco da Suiça é brincadeira. Respeitem pelo menos a cara dos brasileiros direção deste site. Vamos precisar de mais 100 anos para que nosso dinheiro retorne. Cada pizza promovida aqui fica engavetado até a conclusão dos processos e o autor vai gastando da forma que quer. Se a Suiça liberar todo o dinheiro guardado sem ter processo concluídos REFLORESTAREMOS A AMAZÔNIA EM 1 DIA.

  13. Eduardo Lima Postado em 27/Nov/2014 às 12:23

    Tem lado e tem alvo. Aliás um alvo imóvel, mudo e plácido: O PT/Governo. O governo precisa mostrar ação, enfrentamento político, enfim, governar. Estudar e apresentar um pacote de ações para garantir e ampliar as conquistas da Classe C. Reconquistando a Classe C, especialmente a do Centro-Sul, o apoio popular será tão forte que acaba esse golpismo que está no ar e a base política reduz as cobranças estridentes. Na série de textos abaixo há uma reflexão neste sentido. O que a Classe C precisa? Recomendo a leitura. http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR3.html http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR2.html http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR.html

  14. ricardo Postado em 27/Nov/2014 às 12:33

    Por isso que o PT deveria sair do poder e virar oposição de novo... Eles eram eficientes para fazer este tipo de coisa andar, ou pelo menos virar um grande escândalo... Com eles no poder, ele pensam duas vezes antes de sair atacando os outros. Depois o PT volta, não tem problema. Em minha concepção não acho que um democracia sadia deva ter um partido a frente de um governo por muito tempo...

  15. Marcelo Postado em 27/Nov/2014 às 12:42

    Nada mais justo. A excelentíssima presidente não gostava de afirmar a incrível militância investigativa em prol da descoberta dos escândalos? Pois que o seja feita da maneira mais abrasiva possível agora! Se o caso do PSDB ficou parado, ela que tivesse tido a garra de ordenar a continuação, já que ela que deu início às grandes investigações do MP. O argumento de dois pesos, duas medidas é insustentável.

  16. Ecthor Postado em 27/Nov/2014 às 15:26

    ENTÃO N]AO ERA PRA SE INVESTIGAR ??? e engavetar como aconteceu com o PSDB?? agora eu entendo porque eles queriam tanto limitar o poder de investigação do MP