André Falcão
Colunista
Compartilhar
Corrupção 26/Nov/2014 às 11:59
18
Comentários

Nove empreiteiras, muitos segredos

operacao lava jato petrobras empreiteiras
Empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato (Imagem: Pragmatismo Político)

André Falcão*

Para quem torcia para a Operação Lava-Jato ser a bala de prata a ferir de morte o governo recém reeleito, o tiro está saindo pela culatra.

Dezenove poderosos diretores das maiores construtoras do país foram presos. Embora com o estardalhaço de sempre, como costuma ocorrer com as operações policiais no Brasil — e aí minha preocupação com eventuais inocentes lançados na lambança —, tem-se as melhores expectativas quanto ao seu sucesso.

Realmente, a despeito dos golpes midiáticos ocorridos durante as eleições e acirrados nos dias que se lhe antecederam — “vazamento” seletivo de suposto conteúdo que atingiria o governo federal, pinçado de depoimentos produzidos em delação premiada a delegados da Polícia Federal, os mesmos que às vésperas se prestavam a atacar agressivamente a presidenta da república e o ex-presidente Lula em seus perfis nas redes sociais (e há quem imagine estarmos numa ditadura ou caminhando para uma), até à malfadada reporcagem levada a cabo por aquela revista semanal de extrema-direita, que definitivamente enterrou o jornalismo político que já realizou há um bom tanto de anos atrás —, não dá pra não ter esperança de que se tenha inaugurado uma nova época no país.

Leia aqui todos os textos de André Falcão

Nesse ponto, não se pode ser tolo para imaginar não haja envolvimento de gente do PT ou de aliados nas maracutaias. Mas muito menos ser cínico para fingir que o muro de corrupção que se ergueu dentro da maior e mais rentável empresa do país é resultado da obra e graça desse partido, restrito aos últimos doze anos em que está no poder.

Os ladrões do erário sempre por lá meteram suas garras sujas. A diferença é que antes suas cafajestadas não vinham à tona. Para se ter uma ideia, as quatro maiores empreiteiras do país nasceram sob os auspícios da ditadura militar (1964-1985), sobreviveram sem ser incomodadas a todos os governos que se lhe seguiram, inclusive por aquele do sociólogo cujos escândalos eram abafados por uma mídia vendida e por um representante do ministério público que se tornou conhecido pela triste alcunha de engavetador-geral da república.

Das nove sob investigação — olha, só —, ao menos seis delas financiaram a campanha para presidente do rapaz xodó da “elite branca” deste país, num valor superior a R$ 20 milhões de reais.

Para o “salve-se quem puder”, a delação premiada está aí. Não existe corrupto sem corruptor. E quem for podre, meu caro leitor, que se quebre. Com o perdão pelo chavão. Não pela rima. Paupérrima, mas involuntária.

*André Falcão é advogado e autor do Blog do André Falcão. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Gustavo Postado em 26/Nov/2014 às 12:21

    Lula deve saber bastante coisa já que a maioria destas eram amigas dele. Inclusive pagavam um jatinho para as viagens dele.

    • Henrique Postado em 26/Nov/2014 às 14:00

      Depois de ter erradicado a pobreza agora o PT está entrando para a história por combater a corrupção. Coisas que o FHC poderia ter feito mas não fez. 2018 é Lula!!!

      • Carlão Postado em 26/Nov/2014 às 17:47

        Erradicado a pobreza? Amigo, você conhece o Rio de Janeiro?

    • Jose Postado em 27/Nov/2014 às 11:19

      Para irregularidades com aviões ou aeroportos, converse com o Aécio.

  2. Mallu Postado em 26/Nov/2014 às 12:43

    Só o Lula, a Dilma o PT, os eleitores do PT (como dito pelo senhor Alexandre Garcia) que sabem e são responsáveis por toda corrupção no país e quiçá no mundo. Para ter um pensamento assim é necessário muita desinformação, com alta dose de alienação da grande mídia, e nenhum senso crítico, para falar o mínimo. Pois chega a ser de uma inocência e de uma falta de lógica tal pensamento , sabemos do histórico de corrupção que é bem maior que 12 anos que o PT governa( inclusive este novo escândalo da petrobras tem no mínimo 15 anos, procure saber) sabemos que exceto alguns poucos partidos o resto está todo envolvido neste assalto à petrobras, inclusive o hipócrita que paga de "pureza" PSBD, que de puro nada tem, vide a Privataria tucava e afins, a única coisa que explica tanta desinformação sobre as maracutaias do PSDB são os conhecidos engavetamentos, abafamentos, e com apóio da grande mídia, globo veja e afins... Não estou com isso defendendo o PT, aliás creio que todos os envolvidos em corrupção sejam punidos conforme seus atos ilícitos e imorais, não importando o partido a que pertençam, estou apenas defendendo o bom senso e a lucidez, e condenando a ignorância e alienação.

    • sueli Postado em 26/Nov/2014 às 22:01

      Concordo totalmente com vc Mallu

  3. Dita Postado em 26/Nov/2014 às 12:56

    Na boa? Ou você é mal caráter ou é realmente manipulado. Na minha humilde opinião, corrupção elevada ao estado de "arte" é quando os corruptos conseguem acobertar seus malfeitos sob uma imprensa amiga e sob pessoas eleitas e indicadas, sem compromisso algum com investigações que pudessem deixar seus "queridíssimos" com sua imagem manchada.

  4. Laura Postado em 26/Nov/2014 às 13:13

    Rodrigo Constantino? é você?

  5. Laércio Postado em 26/Nov/2014 às 13:56

    PSDB: a própria arte da corrupção! Este sim roubou demais e se safou!

  6. Yuri Postado em 26/Nov/2014 às 14:02

    Qual parte do texto você não entendeu? Você leu até o fim, pelo menos? Vocês, coxinhas, dão no saco...

    • Socorro Sales Postado em 26/Nov/2014 às 15:05

      Concordo com Yuri! Vcs lêem uma frase ou outra e interpretam e vem "vomitar" chavões nos comentários! Vamos aprender a ler, interpretar, por que só assim teremos condições para criticar de verdade!

  7. AQUINO Postado em 26/Nov/2014 às 14:04

    VOCÊS , AMIGOS, PORVENTURA, NASCERAM APÓS OS GOVERNOS ANTES DO PT? DESDE CRIANÇA QUE OUÇO FALAR NESSAS EMPREITEIRAS, SEMPRE AO LADO DOS GOVERNOS ANTES DO PT. PORUQE SERÁ QUE ELAS SEMPRE ESTIVERAM AO LADO DOS GOVERNOS ANTES DO PT?

  8. Thiago Teixeira Postado em 26/Nov/2014 às 16:08

    OAS: Obras do Amigo Serra.

  9. Revolução Postado em 26/Nov/2014 às 16:59

    É triste ter que ler comentários de pessoas que desconhece a história política brasileira. Como é possível dialogar com um encéfalo. As fraudes e os desvios de dinheiro publico não está totalmente ligado ao governo, mas as pessoas que estão em volta e são corruptas por NATUREZA.

  10. Rocken Postado em 26/Nov/2014 às 18:36

    daqui a pouco essas empreiteiras só vão fazer obra do governo de SP porque la ainda tem o engavetador geral da republica paulista

  11. Thiago Teixeira Postado em 27/Nov/2014 às 11:13

    Engraçado ... tanto ódio e tanta perseguição ao "molusco" e até o momento não publicaram nenhuma acusação ou prova contra ele ... será mesmo um ladrão?

  12. SIRI Postado em 27/Nov/2014 às 11:34

    E nos estado e municípios as empreiteiras não pagam propinas???? Se investigarem tudo, não sobra nada.

  13. aleluia Postado em 11/Dec/2014 às 08:08

    Fala sério... o PT se elegeu com o discurso que ia moralizar e agora se defende dizendo que todos esquemas corruptos já existiam antes. É um partido tão lixo, uma organização criminosa, como todas as outras.