Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 20/Nov/2014 às 16:02
58
Comentários

Meia dúzia de golpistas se veem isolados

Com falta de apoio popular e sem ressonância no Congresso para reforçar teses mirabolantes, golpistas se veem isolados: ficou provado que ideias esdrúxulas como as deles não provocam o mesmo clima de crise que argumentos semelhantes conseguiram criar há 50 anos, em 1964

golpistas direita jabor merval bolsonaro
Alberto Goldman, Aloysio Nunes, Arnaldo Jabor (cima), Jair Bolsonaro, Ferreira Gullar e Merval Pereira (baixo) – Imagem: Pragmatismo Político

247 – O golpismo assoprado entre alguns colunistas da mídia tradicional, que por sua vez contaram com o incentivo prévio de políticos dispostos a radicalização, caiu no vazio. Faltou eco nas ruas e não há ressonância no Congresso para as teses rascunhadas por colunistas como Merval Pereira, de O Globo, e moralistas como o poeta Ferreira Gullar e o global Arnaldo Jabor. Não houve repercussão positiva à tentativa, feita por Merval, em texto na terça-feira 18, em O Globo, de elevar à condição de tema político sério a tese de impeachment da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer. “Isso não é golpismo”, escreveu, candidamente, o imortal que dera o roteiro para a derrubada da presidente eleita num tapetão institucional.

Antes de Merval, com um pouco mais de parcimônia, Jabor classificou o momento atual como igual “a um passado pré-impeachment do Collor”. Uma torcida evidente pela retomada daquela movimentação. Buscando destaque nesse debate, Gullar registrou no fim de semana a expressão “golpe democrático”, que sabe-se lá como pode ser aplicado, uma vez que é golpe, mas é democrático. À la Paraguai, talvez ela tenha procurado dizer.

Esses posicionamentos se esvaziaram por si mesmos, mas eles foram assoprados, antes, por chefe políticos como o senador Aloysio Nunes e o ex-governador Alberto Goldman. Ambos conseguiram ficar isolados no PDSB ao pregar o não diálogo com o governo que, efetivamente, venceu uma eleição democrática. Goldman chegou a avaliar que a presidente Dilma “não terá condições de governar”. Com essa expressão de vontade, equiparou-se ao deputado Jair Bolsonaro, que se elege pregando a negação da democracia por meio da volta dos militares ao poder.

O problema tanto para os colunistas como para os políticos é que não foi dada nenhuma atenção expressiva ao que eles escreveram ou disseram. Por duas vezes tentou-se levar, a partir de São Paulo, para dezenas de cidades brasileiras as marchas pela derrubada de Dilma. Isso representaria a montagem do cenário público para o golpe do resultado de uma eleição democrática.

O vazio das passeatas ocorridas apenas na avenida Paulista – e que sequer existiram em outras cidades – mostrou, porém, que os que pregam um atalho para tentar voltar ao poder estão sozinhos. No Congresso, o convite à instalação de um processo de impeachment não teve o menor eco.

Sem querer, a meia dúzia de pregadores da interrupção no ciclo democrático prestou um serviço à democracia: ficou provado que ideias esdrúxulas como as deles não criam o mesmo clima de crise que argumentos muitos semelhantes conseguiram criar 50 anos atrás, nos idos de 1964. Eles podem não ter percebido, mas o Brasil de hoje não se deixar enganar e está pronto para resistir às vivandeiras de plantão.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. AQUINO Postado em 20/Nov/2014 às 16:07

    TRISTE ESSES SENHORES; AINDAM PENSAM QUE ESTÃO EM 1964. MEUS CAROS , NÃO SE ESQUEÇÃM QUE O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS , PENA QUE VOCÊS NÃO ESTÃO EM NENHUMAS DELAS. O TEMPO DE VOCÊS PASSOU MEUS CAROS.

    • Tiago Silva Postado em 16/Mar/2015 às 10:07

      Acho que o texto se equivoca, pois esses pseudo jornalistas realmente incitam um ódio a apenas um partido e trabalham para que continuemos desiguais e não desenvolvidos. Acho que o governo tem a chance de corrigir o que não foi feito no passado (inclusive num passado que é muito parecido com o que ocorre hoje no Brasil): Realizar uma nova série de "Reformas de Base" para realmente melhorar o Brasil e diminuir a desigualdade e outros problemas... e assim caminharmos à índices de países desenvolvidos - espero que a mídia e os que ganham com a desigualdade, 1¢, dessa vez deixem... sob pena de vir um partido novo Syriza e as faça!!! Acho também que foi totalmente descabida a comparação dos movimentos de Diretas Já e os movimentos de Junho de 2013 (que começaram por um aumento da passagem em 20 centavos)... com a marcha que ocorreu 15/03!!! Simplesmente porque o público não era o mesmo!!! Esta "marcha anti-PT" apenas se assemelha com a "marcha da família" que ocorreu em 1964, também incentivada por uma mídia e quem lucra com a desigualdade no Brasil, temerosos e em reação a possíveis mudanças (REFORMAS: Política com proibição de financiamento empresarial, Tributária que aumente a progressividade de impostos diretos, urbana, agrária, educacional, saúde, administrativa, mídia) que podem vir a ocorrer (e que esses conservadores de ontem e hoje não querem que ocorra... ou ocorra com a cara deles - PMDB, PP, PSDB, PR - para apenas legitimar os privilégios e desigualdades que existem no Brasil e que já foram motivo de reformas desde o começo do século passado nos países desenvolvidos)!!! Espero que essa promoção do ódio ao anti-PT (e que até faz cegar contra a corrupção de todos partidos, pois quase não se fala em proibição de financiamento empresarial de campanhas)... não faça que essa parte da classe média (e que ganhou muito nos governos PT, principalmente empresários) não perca uma oportunidade de tornar o Brasil próximo dos melhores países de se morar (como países da Escandinávia), mas para isso essa parcela da população tem que se conscientizar que muita coisa que está lutando atualmente (como foi na "marcha da família" em 1964), pode funcionar apenas para manter as desigualdades existentes e postergar por ainda mais tempo as Reformas que o Brasil precisa fazer para se almejar ser desenvolvido!!!

  2. poliana Postado em 20/Nov/2014 às 16:16

    Espero q agora eles entendam o quão se expuseram ao ridículo, e aceitem q a MAIORIA optou pela reeleição da presidente dilma. Sim, a MAIORIA! A democracia venceu! Aceitem a derrota de cabeça erguida, e tentem outra vez em 2018. Mas até lá, Dilma Rousseff continuará sendo a presidente do Brasil. Ponto final!

    • MIRON Postado em 21/Nov/2014 às 09:54

      e foi uma pequena maioria apenas pq a mídia sacana deste país tem como donos, os que ainda querem um país desigual para todos...

      • Renan Postado em 21/Nov/2014 às 14:00

        A maioria? A maioria não escolheu Dilma. Uma parte da maioria escolheu Aécio, e outra parte escolheu não votar. Voto obrigatório jamais será democracia, jamais. Se os votos fossem distritais, a câmara seria mais conservadora ainda, e seria, sim reflexo da vontade do povo, por isso o PT tão democraticamente que a participação de movimentos populares, com apoio da própria mídia, chamado de golpistas que são contra os golpes do Governo. A maioria, minha querida, só que que haja uma democracia verdadeiramente justas, e se possível o presidente da república e seus apoiadores possuam menos poderes para que use os meios democráticos para criar uma ditadura silenciosa, sem armas, sem tortura física, sem morte física, apenas moral.O golpe não precisa ser dado por meia-dúzia, ele já foi dado por meia-dúzia de intergrantes do partido da situação e por meia-dúzia de BLOSTAS e MAV'S, e meia-dúzia de integrantes da mídia chapa-branca, como o CQC.

      • Elaine Postado em 22/Nov/2014 às 11:35

        Renan, só aconselho que chore na Cantareira... Chora coxinha!!! Huahuahuahua!!!

      • J. Ribas Postado em 23/Nov/2014 às 18:00

        Onde 1/3 é maioria?????

  3. Mary Postado em 20/Nov/2014 às 16:22

    Pessoal alguém sabe dar notícia do paradeiro do Lobão Sem Palavra(afirmou que iria e não foi..)? E o preconceituoso geográfico do Diogo Mainardi? E a classe médica que não tolera pobre e nordestinos?

    • Junior Postado em 21/Nov/2014 às 15:43

      Esses cidadãos não merecem qualquer menção por parte dos que possuem um mínimo de sensibilidade social! São seres falidos espiritualmente que padecem na mais profunda mediocridade. Cumprem bem a vocação que lhes resta enaltece, servindo bravamente aos reacionários mais capazes intelectualmente, que os utilizam no serviço sujo da fala e da redação.

  4. poliana Postado em 20/Nov/2014 às 16:36

    Estão recolhidos em suas respectivas insignificâncias! Fracassados!

  5. Edson Postado em 20/Nov/2014 às 19:51

    Quanto mais ouço ou leio esses reaças, mais socialista me torno

    • Elaine Postado em 22/Nov/2014 às 11:39

      Eu tb. Dá ânsia de vômito! Socialismo neles.

  6. Deisi Postado em 20/Nov/2014 às 20:37

    Esses senhores inconformados com o resultados das urnas, não tem poder e muito menos credibilidade, só resta-lhes conformarem com os resultados das urnas, aceitarem que vivemos uma democracia. Contar com elite e a burguesia desocupada é perda de tempo, 140 mil confirmaram presença no face, mas só foram alguns gatos pingados. já está passando da hora de deixarem de ser babacas e deixarem de fazer feio. Golpe nunca mais!

  7. Denisbaldo Postado em 20/Nov/2014 às 21:27

    Existe uma diferença brutal entre o momento do impeachment do Collor e este agora que estão tentando criar: Hoje a presidenta é defendida por mais da metade do país que sairiam às ruas com unhas e dentes para expressar a sua opinião. Mais uma vez digo o mesmo: Estão cutucando onça com vara curta! Podem vir, a luta armada será cruel mas a dor será breve, somos a maioria e a verdade deste país.

    • jose Postado em 20/Nov/2014 às 23:58

      Verdade denisbaldi

  8. VINICIUS DE LARA RIBAS Postado em 20/Nov/2014 às 23:50

    genial é quem fala colonista, não?

  9. John Postado em 21/Nov/2014 às 00:11

    COLONISTA BURRO? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK que antaaaa!!!!!!!

    • João Brasileiro Postado em 21/Nov/2014 às 16:17

      Anta é você, que não entende trocadilhos. Ele se referiu aos "colunistas" que atuam a serviço do império, para manter o Brasil como colônia. Daí o termo "colonista".

  10. Dalva Postado em 21/Nov/2014 às 00:30

    O texto é ótimo, mas por favor, antes de publicar corrija os erros de ortografia! É complicado compartilhar um texto com tantos erros!

  11. André Postado em 21/Nov/2014 às 00:52

    Só um parênteses, com todo respeito à matéria. Creio que é preciso uma revisão: "que os que pregão um atalho para tentar voltar ao poder". O correto seria "pregam". Ninguém é perfeito, mas esse erro é muito grosseiro.

  12. Delzalu Postado em 21/Nov/2014 às 00:55

    Esses daí pensam que sabem escrever e que convencem. Bem que poderiam usar da 'inteligência' que imaginam possuir, para produzirem textos de qualidade para a formação de opiniões sobre este momento tão importante na democracia brasileira. Mas, infelizmente, não podem - não têm cacife à altura dos MAIS da metade dos eleitores deste PAÍS - CIDADÃOS conscientes e exigentes quanto às notícias veiculadas e que realmente merecem ler no opiniões de senso e qualidade... Então 'os escritos deles' servirão, OH! - PARA Nada! X Ô... DILMA não precisa de cidadãos que não comunguem com as ideias que sejam do calibre dos verdadeiros inteligentes deste Brasil - aqueles que a escolheram 'De NOVO' para ser a PRESIDENTA do povo Brasilileiro! É ELA, E NINGUÉM MAIS.

  13. mauricio augusto martins Postado em 21/Nov/2014 às 00:57

    Perfeita a explanação. Quanto a diferença da tentativa de Golpe de agora e o pedido de Impeachment do Collor, é que, na minha opinião, queríamos naqueles tempos de enganação até por telenovelas, impechmar a Rede "grobo", por ter "vendido" um "sabonete" qualquer ainda por cima "vencido", nem saí as Ruas pois "Quem Pariu Matheus, Que O Embale", foi um dos primeiros passos, meio cambaleante de Nossa recem inaugurada "Democracia", que assim que teve a oportunidade de votar em LULA, nos enfiam goela abaixo um "coiso" que "coisava" com "coisas" escritas em Camisetas, e um infernal marketing, extremamente o Oposto do Golpe de hoje em dia, mas na boa, estes coisos supracitados, dividem-se em duas partes, a parte tucanalha que quer fazer uma Cortina de Fumaça para um Eventual pedido de Impeachment do desgovernador de São Paulo, o Mandrake que fez "evaporar" a Nossa Água, e deixou um Fundo Morto, e os que insistem em colocar Gravata em pose de "intelectualóide" tergiversar "coisas" "descoisadas", não estando antenado nos tempos de hoje, talvez os midiáticos teriam um apelo maior ao seu Público alvo ou esta fatia cada vez menor dos Desinformados, se setrajassem como Paniquetes, como as Chacretes de outrora, Jabor num Fio Dental talvez fosse mais convincente, mas com o Silêncio do POVO e a Paz na base do calar dos Oprimidos, sem poderem se comunicar diretamente, com o advento da Internet, provou-se o Quanto Pagam Bem pra Gente Que não convém, e do quanto "construíram" um mundinho porco e sem vergonha, em que sempre se Vestem com a mesma Nudez(baseado em Gil, Clichê do Clichê), ou "estes" saem, ou a TV vai sair das Casas dos Brasileiros, pelo bem do "meio", seria melhor seguirem os conselhos do Comandante Nascimento(Bope, sem o "i"), "Pede pra Sair"...maumau

    • Eduardo Postado em 21/Nov/2014 às 02:28

      vão sair não vão ser tirados no voto e no controle remoto. Jogo truco, e adora um ZAP.

  14. Cássio Postado em 21/Nov/2014 às 01:12

    pregam*

  15. Eduardo Postado em 21/Nov/2014 às 02:24

    Não é atoa que dizem que temos que jogar as tralhas velhas fora, pois elas fazem mal para saúde.... não é possível que na mente desses já passados brasileiros, possa ter verdadeiramente um pensamento que no regime militar a vida era melhor que agora.... ou esses museus são masoquistas convictos e não amam os jovens deste país. E, são todos inteligentes de formação, pena que de pensamentos muito ruins.

  16. LUIZ Postado em 21/Nov/2014 às 02:30

    ENGULAM SUA ARROGÂNCIA, PREPOTÊNCIA, ESSA FALTA DE AMOR AO PRÓXIMO. NÃO IMPONHAM SUAS LETRAS E CARGOS, POIS SE OS TEM FOI COM O CONSENTIMENTO E ARREPENDIMENTO DO POVO QUE OS DEU! E O "lobaum" ? quem é, cantava roque?

  17. Ciro Postado em 21/Nov/2014 às 02:35

    Quem escreveu essa matéria no Pragmatismo Político não enviou o texto para um revisor. Não falo pelo conteúdo e sim pela forma. Chocado com tantos erros ortográficos!

  18. Clara Postado em 21/Nov/2014 às 06:22

    "O vazio das passeatas ocorridas apenas na avenida Paulista – e que sequer existiram em outras cidades – mostrou, porém, que os que pregão um atalho" Correção: "(...) que pregam um atalho"

  19. Matheus Magalhães Postado em 21/Nov/2014 às 07:13

    Mais respeito com Ferreira Gullar, um dos maiores poetas que este País já teve. Eu sei que ele pode estar dando declarações confusas e esquisitas mas não o misturem com esta gentalha!

    • Enedino Postado em 21/Nov/2014 às 07:36

      Matheus, é ele próprio - Ferreira Gular - quem está se misturando com essa gentalha.

    • Vitor Postado em 21/Nov/2014 às 09:40

      Se tornou um lunático reacionário. Tivesse se conformado em fazer apenas poesia não passava por este papel ridículo a que vem se prestando.

      • Angela Postado em 22/Nov/2014 às 01:17

        Bravo !

  20. Ester Spiazzi Postado em 21/Nov/2014 às 07:35

    Democracia é algo que nunca está pronta, mas em constante construção, tudo que vem acontecendo no Brasil mostra ainda mais a necessidade de politicas publicas e reformas para o fortalecimento desta democracia. Em relação ao golpe, sabe quando a comunidade internacional reconheceria um golpe no Brasil? Nunca. Um pais que tem sido referência no combate a pobreza, que busca dialogo internacional , que mantem taxa desemprego baixa diante de crises mundiais, que aumentou o poder de compra do trabalhador, então esses golpistas que não são só golpistas, são um bando de otários que não está pensando nas consequências, financeiras, econômicas e sociais que o pais pode sofrer, mas só estão pensando nos status de se tornarem grandes pensadores de um golpe.

  21. Ronaldo Postado em 21/Nov/2014 às 07:51

    Denisblado, menos por favor. Luta armada?

  22. Ronaldo Postado em 21/Nov/2014 às 07:56

    Rapaz, acorda pra vida. http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2014/11/1549982-chefes-das-forcas-armadas-rechacam-pedidos-de-volta-dos-militares-ao-poder.shtml

  23. Incomodado com burrice Postado em 21/Nov/2014 às 08:21

    "Colonista" (kkkk). Voce quiz dizer alguém que pensa com o intestino, como você?

  24. Leonardo Postado em 21/Nov/2014 às 08:56

    Vamos tomar um cuidado com a língua portuguesa: "sabe-se" tem hífen; a conjugação do verbo "pregar" na terceira pessoa do plural é "pregam", e não "pregão".

    • Angela Postado em 22/Nov/2014 às 01:19

      Na falta do que argumentar / fazer , vamos encher o saco / arranjar um tanque de roupa pra lavar. Que tal ??

  25. Thiago Teixeira Postado em 21/Nov/2014 às 09:16

    Por uma diferença pífia de 3,7 milhões de votos, o Brasil correu o risco de termos uma pessoa desprezível como Aloysio Nunes vice presidente da República. Fico imaginando um cidadão desse representando o Brasil em temas internacionais. Catástrofe.

    • Rita Postado em 21/Nov/2014 às 09:55

      Perfeito.

    • poliana Postado em 21/Nov/2014 às 13:53

      Nem fala thiago. É realmente assustadora essa possibilidade. Dá um frio na espinha só de pensar em ver os psdb na presidência da república. Calma..o pior, por ora, já passou. Temos mais 4 anos livres da corja tucana. Vamos ter fé ainda vamos ficar por muitos anos livres dessa corja mal caráter!

    • Angela Postado em 22/Nov/2014 às 01:22

      Se vc considerar ajudinha da divina / celestial da rede Bobo e da Revista Óia, esses 3,7 milões podem ter peso 100. Né não ?

  26. CLAUDIO LUIZ PESSUTI Postado em 21/Nov/2014 às 09:43

    Não sejamos tão humildes: uma parte disso é responsabilidade de nós, formiguinhas ,que compartilhamos nas nossas contas nas redes sociais, dados e fatos que desmontam as teses golpistas.

  27. jorgeandrade Postado em 21/Nov/2014 às 09:45

    vomos ver o fato não veijo golpe para isto e mostrar a verdade quem e o cupado por tudo isto o dinheiro gasto em campanha refaz os hospital servidores do estado o andarari e hopital de bonssuseso eo outros quem vai da o golpe e o povo eu estou aqui sofrendo vendor tudo isto e o meu brasil sendo destruido pelo pt ai vem vcs falar não ter golpe o povo e que tem que fasser o golpe o pt e pior do que o comando vermelho e terceiro comando e do que ada este partido manda em uma cumunidade como o morro do alemão o pres.figueredo falou o povo tem o policos que mereser ai esta. e melhor entregar tudo a eles como cuba o brasil passar ser de cuba ai fica melhor para o povo brasileiro a luta de tiradente a marechal hemes e deodoro que foi o republicano rasga tudo e vamos viver como cuba e venezuele ficar enternamente a dilma como presidente e feixa o congresso ai vai fica bom demais.a princesa isabel ela era liberal a dilma tanbem e igual. a saida dela vem ai vai ser pior do que o collor pelo menos ele deixou dinheiro em caixa e foi homen de mais agora ele tanbem esta relacionado tanbem ha uma força espitual para tirar a dilma do poder por enganado o povo ouver o povo ainda ha tempo devover o nosso hospital e a diguinidade e tranguilidade para ser presidente não presisavar lotea a petrobras e o governo com seu ministro cade o dinheiro do povo

    • Angela Postado em 22/Nov/2014 às 01:23

      Que língua você fala ????

  28. Rita Postado em 21/Nov/2014 às 09:54

    Não entendi esta sua observação.... poderia explicar melhor.

  29. marcos Postado em 21/Nov/2014 às 10:05

    *pregam

  30. Monica. Postado em 21/Nov/2014 às 10:16

    "...mostrou, porém, que os que pregam**** um atalho para tentar voltar ao poder estão sozinhos. No Congresso...." Muito bom o texto.

  31. andre Postado em 21/Nov/2014 às 10:45

    Respeitem Ferreira Gullar! Ele lutou contra a ditadura, desonestidade colocá-lo ao lado de bolsonaro.

  32. Daniel Postado em 21/Nov/2014 às 11:14

    Ó a gramática!! " os que pregão um atalho..." Parabés pelo conteúdo.

  33. Gildo Postado em 21/Nov/2014 às 11:19

    Teremos que refutar qualquer tentativa de golpe que agrida essa democracia já tão fragilizada,por pessoas desse tipo que não venceram nas urnas justamente por não terem melhores propostas para o Brasil e tentam cheguar ao poder atráves de viradas de mesa.

  34. Mary Postado em 21/Nov/2014 às 11:42

    Oh meu caro ET dos tempos pós modernos!!! Cara, em qual planeta você está residindo neste momento? Ou você está sem a sua medicação de controle psiquiátrico desde quando? Precisa voltar a se medicar pois esta apresentando surtos psicoticos com estas teorias da metade do século passado Muda o disco(coisa do século passado) por favor e não se exponha mais ao ridículo. ..

    • poliana Postado em 21/Nov/2014 às 13:48

      Kklkkkkkkkk...ri alto agora mary. Kkkkk

  35. Fabio Postado em 21/Nov/2014 às 12:30

    Tá faltanda uma bixarada aí....Olavinho de Carvalho e Diogo Maynardi

  36. Celio Bernstein Postado em 21/Nov/2014 às 13:57

    62% onde? Se está iludido com aquela grande quantidade de gente que repete clichês pela internet como: ditadura comunista, bolivarianismo, petralhas e coisas do gênero, saiba que "bots" e "fakes" de internet não votam. As urnas não mentem!

  37. Claudio Postado em 21/Nov/2014 às 16:31

    "golpe democrático"...isso é poesia ? ...poeta.

  38. victor Postado em 22/Nov/2014 às 00:27

    O que mais me decepciona aí é o Aloysio Nunes. Os outros estão fazendo o que o patrão pede. Trabalham em empresas de direita, precisam expor as opiniões delas. Bolsonaro é retardado, nem vale a pena comentar. Já o Aloysio, pelo menos, tinha que aceitar a derrota. Poxa, até o Aecio já aceitou, e disse que zela pela democracia, porém esse daí insiste em ir marchas que pedem 'golpe'. VTNC!!

  39. Esmael Leite da Silva Postado em 22/Nov/2014 às 01:17

    Eles não envelheceram, envileceram.