Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 23/Oct/2014 às 10:32
47
Comentários

Passeata de FHC teve gritos de "viva a PM" e xingamentos contra Chico Buarque

Tentativa tucana de reeditar protestos de junho de 2013 fracassa. Ato pró-Aécio atraiu cinco mil pessoas em São Paulo, entre os quais o filho de Jair Bolsonaro e a cantora Wanessa Camargo [que cantou o hino nacional]

passeata aécio são paulo
Ato do PSDB em São Paulo teve gritos de “dilma terrorista” (futurapress)

Intitulado “Vem pra Rua” – uma referência aos protestos de junho de 2013 –, o ato convocado por lideranças do PSDB para a candidatura de Aécio Neves só conseguiu mobilizar cinco mil pessoas [projeção da PM] em São Paulo.

Aos gritos de “Adeus PT”, “Fora Dilma” e “muda Brasil”, militantes se juntaram no Largo da Batata, em Pinheiros, e se dispersaram na avenida Faria Lima.

Jornalistas do portal UOL, Guilherme Balza e Márcio Neves estiveram no ato e descreveram o que testemunharam. Leia a seguir:

Com Ronaldo e FHC, ato pró-Aécio tem “viva a PM” e “Dilma terrorista”

A quatro dias do segundo turno das eleições 2014, simpatizantes do candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) realizaram uma passeata na avenida Brigadeiro Faria Lima, zona oeste de São Paulo, na noite desta quarta-feira (22).

De cima do carro de som, o deputado federal Paulinho da Força (SD), que apoiou candidatos petistas em eleições anteriores, puxava os gritos de “fora, PT”. Ao lado dele estavam o ex-jogador Ronaldo, a cantora Wanessa Camargo, o humorista Juca Chaves e o vereador Floriano Pesaro (PSDB), única liderança tucana em cima do carro de som ao longo do percurso.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso apareceu durante a concentração, no largo da Batata, mas não continuou no ato.

Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 1.000 pessoas participaram do ato, que começou por volta das 18h. Alguns policiais que acompanharam o evento na rua falaram em 5.000 participantes.

Já Milton Flávio, presidente do PSDB paulistano, disse acreditar que cerca de 20 mil militantes estiveram no evento, que, segundo ele, não foi organizado pelo partido. “Um ato convocado pela sociedade civil, que não tem ligação com nenhum partido, mas que reuniu todos aqueles que clamam por uma mudança e pedem que o Brasil volte a ser o que era.”

Marcha anticomunista

O repertório de xingamentos a Dilma Rousseff (PT), ao PT e a símbolos da esquerda foi vasto. “Dilma terrorista!” / “Ei, ebola, leva a Dilma embora” / “Ai que maravilha, a Dilma vai pra Cuba e o Aécio pra Brasília”. Sobrou também para o compositor Chico Buarque, apoiador da candidata petista. “Chico Buarque, vai cantar Geni na m*”.

A preocupação com o comunismo permeou todo o ato: “A nossa bandeira jamais será vermelha”, gritavam os mais exaltados. Um cartaz com os dizeres “Viva a liberdade! Fora o comunismo!” foi afixado na frente do carro de som que levava as celebridades.

Os simpatizantes do tucano também fizeram uma versão de “Pra não dizer que não falei de flores”, de Geraldo Vandré, hino da resistência à ditadura militar. “Dilma vai embora que o Brasil não quer você / aproveita e leva embora os vagabundos do PT.”

Versão tucana de junho

O ato foi convocado pelas redes sociais, em especial pelo WhatsApp, como uma tentativa tucana de reeditar os dos protestos de junho de 2013. Tanto é que o local escolhido, a avenida Faria Lima, foi um dos cenários mais recorrentes das numerosas manifestações do ano passado. Um cinegrafista da campanha do PSDB pedia para os presentes cantarem o “vem pra rua”, mas a resposta era sempre “fora, PT”.

ato aécio neves são paulo
Imagem: Ato pró-Aécio em São Paulo

O clima lembrava um happy hour. Muitos vestiam roupa social e bebiam cerveja em garrafas long neck. Em cima do carro de som, um mestre cerimônia, um dos poucos negros no ato, tentou puxar o jingle de Aécio, inspirado na música “Festa”, de Ivete Sangalo. “Agora é Aécio, pra mudar, o povo do gueto mandou avisar”. Sem empolgar o público, ele lamentou. “Vocês não gostaram dessa? Ninguém me acompanhou.”

Um dos presentes era Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), filho do deputado federal Jair Bolsonaro. Recém-eleito deputado federal por São Paulo, Eduardo Bolsonaro deixou a sede da Polícia Federal na capital paulista, onde trabalha, para participar do evento.

Solitário, Eduardo não conseguia encontrar os amigos que lhe convidaram para o protesto, chamado por ele de demonstração “contra o pessoal que tá com o PT”.

No último domingo (19), Jair Bolsonaro participou de um ato de Aécio em Copacabana, na zona sul do Rio, mas não foi convidado para subir no carro, nem tirar fotos com o presidenciável, o que incomodou o deputado.

Segundo o filho, a família Bolsonaro irá apoiar Aécio de qualquer maneira. “É complicado. Ele [Aécio] aceita o apoio daquele maconheiro Eduardo Jorge [candidato à Presidência pelo PV] e rejeita o nosso, que somos representantes de três milhões de militares. Mas o Aécio querendo ou não nós e nossos eleitores vamos votar nele.”

O ponto alto da manifestação foi o hino nacional, puxado por Wanessa Camargo e cantado pela multidão em frente ao Shopping Iguatemi, um dos mais luxuosos da cidade.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Alba Postado em 23/Oct/2014 às 10:39

    é muito ridiculo,o PT esta no poder a 12 anos e esses velhacos continuam com o mesmo discurso,Pais moderno e maduro é com #Dilma13

  2. Leici Postado em 23/Oct/2014 às 10:43

    O presidente do PSDB de SP entregou a vontade dos tucanos: "que o Brasil volte a ser o que era". Quer dizer, eles sabem que Aécio não é mudança coisa nenhuma. Eles só querem chegar ao poder, porque 12 anos do governo do PT já fez acumular-se tanta raiva e desgosto, que transborda na internet e nas ruas, na forma de xingamentos a presidenta e até agressões físicas a militantes do partido.

    • Cícero Postado em 23/Oct/2014 às 11:28

      Falou tudo! O Aécio tinha carteira de policial militar na época da ditadura! Viva a PM! Vote 13! Deu hoje no G1: "Desemprego em setembro é o menor desde que se iniciou a série histórica!" Eu traduzi a reportagem porque publicaram assim: "Desemprego tem a menor taxa para setembro desde 2002, diz IBGE." Tentando insinuar que na era FHC o desemprego era menor!

    • m. canabrava Postado em 23/Oct/2014 às 15:16

      Os insatisfeitos não se conformam de terem de engolir o vexame de não conseguirem fazer nada de novo no País e, ao contrário, deixar todos o brasileiros, com fama de entreguistas e corruptos. Vergonha de não ter vingado a torcida deles p/ que o Brasil não desse certo c/ o PT; que Dima não conseguisse terminar seu mandato(torciam p/ que Dilma morresse antes de terminar os 4 anos); que a CIA americana, trazida p/ o Brasil, por FHC, p/ segurar a Polícia Militar p/ ele poder fazer as infinitas mazelas que deixou p/ o LULA e a DILMA consertarem; . . . mas, praga de gente do MAL não pega em gente do BEM.

  3. Renato Postado em 23/Oct/2014 às 10:46

    "Mas que reuniu todos aqueles que clamam por uma mudança e pedem que o Brasil volte a ser o que era" NÃO, OBRIGADO!

  4. Flávio Postado em 23/Oct/2014 às 10:52

    Diversão das elites é isso: passear dia útil e falar besteiras, nenhuma novidade...

  5. soda cáustica Postado em 23/Oct/2014 às 10:52

    O PSDB só é partido de massa em cantina chique de SP...

  6. yeah Postado em 23/Oct/2014 às 10:54

    eh, o chico que esta errado e eles que estao certos... vai nessa! É DILMA neles

  7. Cristiane Carvalho Postado em 23/Oct/2014 às 10:56

    Segundo o portal IG, a PM disse que eram 1000 (o que já seria um recorde).

  8. John Postado em 23/Oct/2014 às 11:07

    Cara, dá pra pelo menos explicar o que diabos o PT teria de comunista? Dono de banco nunca ganhou tanto dinheiro, privatizações, parcerias e etc continuam acontecendo. Não dá pra acreditar que as pessoas sejam tão toscas. Não temos só gente torcendo pra voltar à era FHC do desemprego e arrocho, voltamos à guerra fria e ninguém me avisou.

  9. fernanda bezerra Postado em 23/Oct/2014 às 11:09

    kkkkkkkkkkkkkk nunca senti tanta vergonha alheia Kd a tucanada das redes sociais? kkkk Estao no seu Iphone xingando o mundo

    • Odair Postado em 23/Oct/2014 às 13:38

      mas 70% da militância do PT também é da "classe média".

  10. Felipe Peters Berchielli Postado em 23/Oct/2014 às 11:16

    Depende dos motivos,a PM de fato tem pessoas honradas,mas não vamos ficar de joguinho,quando louvam a PM estão dizendo o seguinte,"A sociedade pode condenar o uso da força desproporcional,da paulada em pobre,da execução do meliante,MAS EU NÃO,FAÇA ISSO,EU QUERO ISSO,FODA-SE OS ESQUERDISTAS E OS DIREITOS HUMANOS",a hostilização ao Chico também é estranha,sim ele apoia o PT,aí eu que digo,e dai?Vão hostilizar pessoas por apoiar A ou B?Oque é isso? Eu não me iludo e sei que há bastante babaca petista,oh se sei,porém esse anti petismo que parece travestir de macartismo é algo assustador,vão começar a banir a cor vermelha,veja que estão até xingando a Venezuela,Cuba,etc...como se um governo definisse a pluralidade de um povo,médicos sugerindo castração quimica e holocausto por questão de voto...há um lado aí nessas eleições que me parece quere o facismo de volta.

  11. Felipe Peters Berchielli Postado em 23/Oct/2014 às 11:20

    5 mil pessoas não é um fracasso como diz o PP não... Para um evento que não é amplamente divulgado(tenho vários amigos tucanos,nenhum citou esse ato),não é um numero muito menor do que muitos protestos em Junho de 2013.

    • soda cáustica Postado em 23/Oct/2014 às 11:54

      Vc já bebeu, a essa hora ??? Não foi um fracasso ???

      • Felipe Peters Berchielli Postado em 23/Oct/2014 às 12:39

        Porque voce acha que 5 mil pessoas é um fracasso?Em um dia de semana? E porque eu bebi? Tenho outra definição de fracasso,ano passado houveram em SP alguns protestos com picos de 100 mil pessoas,principalmente no auge,porém no grosso todos os dias não davam mais que 10 mil pessoas,as vezes nem a metade disso,e consideram essa época um marco do povo indo as ruas.

    • Natalia Alencar Postado em 23/Oct/2014 às 13:07

      Em comparação com o comício da Dilma em PE (e se levando em conta que São Paulo possui notoriamente a maior população anti-petista do país) também realizado em dia útil, e que também não foi agendado com tanta antecipação, a passeata foi miada, sim. E pior que ainda jogaram essa de "não é um evento político, é um evento apartidário de cidadãos contra o governo petista"... Se cinco mil não são nem, exclusivamente, eleitores tucanos, tá feia a coisa. A verdade é que a concentração de anti-petistas em São Paulo pode mesmo ser imensa, mas é composta por pessoas apolíticas. A militância do PSDB e sua coligação é muito, muito fraca.

    • soda cáustica Postado em 23/Oct/2014 às 18:11

      Não foi um fracasso : o pessoal preferiu ir logo pra casa, pra garantir o banho...

  12. Cícero Postado em 23/Oct/2014 às 11:25

    O Aécio tinha carteira de policial militar na época da ditadura! Viva a PM! Vote 13! Deu hoje no G1: "Desemprego em setembro é o menor desde que se iniciou a série histórica!" Eu traduzi a reportagem porque publicaram assim: "Desemprego tem a menor taxa para setembro desde 2002, diz IBGE." Tentando insinuar que na era FHC o desemprego era menor!

    • Daniela Postado em 23/Oct/2014 às 16:23

      Cala a merda da tua boca! Seu bosta

      • Guidi Postado em 23/Oct/2014 às 17:25

        O Aécio tinha carteira de policial militar na época da ditadura! Viva a PM! Vote 13! Deu hoje no G1: "Desemprego em setembro é o menor desde que se iniciou a série histórica!" Eu traduzi a reportagem porque publicaram assim: "Desemprego tem a menor taxa para setembro desde 2002, diz IBGE." Tentando insinuar que na era FHC o desemprego era menor!

      • Bernardo Postado em 23/Oct/2014 às 18:30

        Olha o autoritarismo fascinazista do aébrio fezes...

      • Cícero Postado em 24/Oct/2014 às 09:57

        Dani, você perdeu o controle foi quando leu que Aécio tinha carteira de PM ou foi na parte da queda do desemprego? Esta informação é muito importante porque me ajuda a direcionar melhor meus posts!

  13. Cícero Postado em 23/Oct/2014 às 11:26

    O Aécio tinha carteira de policial militar na época da ditadura! Viva a PM! Vote 13! Deu hoje no G1: "Desemprego em setembro é o menor desde que se iniciou a série histórica!" Eu traduzi a reportagem porque publicaram assim: "Desemprego tem a menor taxa para setembro desde 2002, diz IBGE." Tentando insinuar que na era FHC o desemprego era menor!

  14. Bruna Gonzaga Postado em 23/Oct/2014 às 11:29

    Ai, preguiça eterna de quem fala em comunismo ou ditadura em relação ao PT! Ou faltaram à aula de História ou são ignorantes por natureza mesmo. Não em como a pessoa, hoje em dia, não saber o que, realmente, é uma ditadura. Não entendem que tem o maior poder já colocado em nossas mão, fruto de muita luta: o VOTO.

  15. jamile Postado em 23/Oct/2014 às 11:34

    Eles falam que o brasil voltem o que era antes,queremos mais mudanças e não o retrocesso!!!!!!

  16. Elcio Rabello Postado em 23/Oct/2014 às 12:08

    O Desespero bate a porta , com a eleição do petista Fernando Pimentel, Aécio Neves provavelmente verá seus crimes sendo investigados e punidos, caso ele não seja eleito. Dilma Rousseff sendo eleita acaba de vez com o protecionismo do STF e assim o Brasil terá condições de mostrar os crimes contabilizados, mas não averiguados e punidos dos Tucanos. E que os petistas e integrantes de outros partidos envolvidos em corrupção sirvam de exemplo da imparcialidade da justiça..... que se faça a justiça !!!

  17. Rodrigo Postado em 23/Oct/2014 às 13:07

    Mostra a falta completa de educação do pessoal envolvido nesta campanha, eles são reacionários, agressivos e mal resolvidos. Não sabem como voltar ao poder e, certamente, nunca o saberão. Só retornarão quando conseguirem provar que vão trabalhar para o povo. O que só poderia ser feito através de mentira, pois seus interesses são com uma pequena parcela abastada da população e não com sua totalidade. Lamento ver as agressões contra pessoas que lutaram, como Dilma o fez, pela liberdade, pelo fim da ditadura. Temos que nos respeitar, eu detesto o PSDB com todas as células do meu corpo, nem por isto fico falando impropéries para seus elementos. Acho que é mais democrático respeitar-se mutuamente. Mais um detalhe: não sou petista, votei no PSOL no primeiro turno e agora vou escolher entre os candidados aquele que não é violento, o que lutou para eu poder votar, o que vai trabalhar para o povo e não para a classe dominante apenas.

  18. Fabio Postado em 23/Oct/2014 às 13:17

    Não sabia que coxinhas desfilavam? A rua deve ter ficado toda engordurada....kkkkkkk Cantor e compositor que apóia Dilma: Chico Buarque "Cantora" que apóia Aécio: Wanessa Camargo. Quanta diferença...

    • Deisi Postado em 23/Oct/2014 às 13:58

      Disse tudo Fabio, o pior que não tem água para lavar, Wanessa Camargo, Ronaldo que de tão chapado não consegue diferenciar mulher de travesti, Frota ator de filme pornô e Dolabella que como o Aero bate em mulher. Muita diferença!

      • anonimo Postado em 23/Oct/2014 às 14:49

        sem contar com zeze de camargo que destruiu o casamento por causa de uma menina de 17 anos é ridiculo

      • ANONIMO Postado em 23/Oct/2014 às 15:26

        fora o conservadorismo com aécio neves psdb ,votar em aécio é ir contra trabalhadores pois ele foi contra a valorização do salário minimo ele voltou contra aos direitos dos empregados domésticos e agora mente em suas propagandas eleitorais a globo junto com aecio tenta manipular os brasileiros vamos abrir os olhos,não existe governo perfeito VAMOS REELEGER a DILMA. aecio neves apoia a liberdade economica dos bancos isso é pessimo juros ficaram altissimo quem sofre com isso somos nós trabalhadores DILMA é contra pois ela sabe que isso progidica os menos favorecidos VOTE 13 DILMA a sigla que aécio usa do partido dele psdb é mais uma tática para nos manipular pois de democrático o governo dele não tem absolutamente nada VOTE 13

  19. Deisi Postado em 23/Oct/2014 às 13:30

    A corja do psdb quer ganhar no grito ou através de um golpe, pena que são tão ridículos que não tem coragem de ir pra rua apoiar seu candidato bandido. O FHC tem muito medo que algum outro candidato do psdb ganhe a eleição, porque ele quebrou o país três vezes. Com o mesmo ministro Fraga cuidando da economia, com todos os avanços do PT, 50 milhões de pessoas saíram da linha da pobreza, o menor índice de desemprego da história, 40 milhões de famílias subiram de classe e todos programas sociais do PT. O FHC morre de medo do Aero em vez de três quebrar duas, ia ficar muito feio para o sociólogo gaga.

  20. Daniel Postado em 23/Oct/2014 às 14:10

    Nem protestar eles sabem, mds. Mal sabem ele que um protesto serve pra reinvindicar algo, pra exigir algo do governante, e não pra obter votos. Sério mesmo, eles vão fazer o que, exigir que o prefeito faça o CheiraNeves ser eleito? Exigir que a população vote e pense como eles? Nem sabem o que é um protesto.

  21. juliano Postado em 23/Oct/2014 às 14:43

    é óbvio que eles louvam a PM! a PM mete chumbo em preto, pobre e manifestante que quer direitos. Pobre apanhando é o que mais agrada a 'direita festiva'.

  22. Rosendo Postado em 23/Oct/2014 às 14:49

    Viva a PM???Que coisa mais esdruxula de se dizer,pois se nas manifestações de junho,a PM era o instrumento de repressão,como se atrevem a dizer que estão refazendo o feito,com gritos que não foram os daqueles que foram as ruas por mudança.Sinto muito mas : Tente outra vez.

  23. poliana Postado em 23/Oct/2014 às 15:04

    O clima lembrava um happy hour. Muitos vestiam roupa social e bebiam cerveja em garrafas long neck. Em cima do carro de som, um mestre cerimônia, um dos poucos negros no ato, tentou puxar o jingle de Aécio, inspirado na música “Festa”, de Ivete Sangalo. “Agora é Aécio, pra mudar, o povo do gueto mandou avisar”. Sem empolgar o público, ele lamentou. “Vocês não gostaram dessa? Ninguém me acompanhou.”. tá, ri alto aqui!

  24. Deisi Postado em 23/Oct/2014 às 15:18

    O povão não compareceu, porque eles não se misturam, só tinham coxinhas fantasiados de Urubu. Já no Recife a onda vermelha contagiou, foram 30 mil pessoas, até o motorista do ônibus subiu no coletivo e agitando uma bandeira gritou: Eu voto na Dilma porque graças ao PROUNI estou na faculdade.

  25. poliana Postado em 23/Oct/2014 às 15:18

    UM FRACASSO RETUMBANTE DO INÍCIO AO FIM!!!!!!!!!!!!!! KKKKKKKKKK

  26. Deisi Postado em 23/Oct/2014 às 15:25

    Nas foto da bandeira nas costa da loira, o ordem e progresso está de cabeça pra baixo, ela colocou o adesivo ao contrario, das duas uma a loira é burra ou está prevendo se o Aero ganhar a ordem e progresso vão virar de ponta cabeça no país.

  27. poliana Postado em 23/Oct/2014 às 15:26

    gente, e o desprezo do psdb à jair bolsonaro e sua família...e mesmo assim, os bolsonaros babando o ovo do aécio e da corja tucana!!!!!!! kkkkkkkkkk!!! qta humilhação!!! BANDO DE FRACASSADOS!kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  28. poliana Postado em 23/Oct/2014 às 15:30

    gente, e a "cantora" wanessa cantando o hino????!!! oi!!!!!!!!!!!!!!!!!/????? caramba...n tinha um artista mais qualificado, do naipe do chico ou do caetano pra cantar o hino nacional não!!??? se o psdb desembolsasse uma boa grana, a lindsay lohan aprenderia o hino e viria correndo pro brasil pra cantá-lo. seria menos vergonhoso q a filha do zezé de carmargo!!!!! qto fracasso meu deus!! so bizarrices do início ao fim!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Deisi Postado em 24/Oct/2014 às 09:18

      Poli, No movimento Diretas Já, quem cantava o hino era a Fafá de Belém era de arrepiar! Já que não tem alguém com representatividade, vai a fila do Zezé mesmo.

  29. Ahécioñ Postado em 23/Oct/2014 às 15:55

    Sempre morrendo pela boca #Dilma13

  30. Antonio Palhares Postado em 24/Oct/2014 às 09:24

    O nosso querido Brasil jamais voltará ao que era nos tempos do famigerado entreguista safado traidor FHC e PSDB.Quem não gosta do povo não ganha eleições.Chupa caterva do mal.

  31. Felipe Peters Berchielli Postado em 24/Oct/2014 às 09:53

    Até o direitista The Economist zuou essa passeata.

  32. Carlos Postado em 24/Oct/2014 às 20:15

    Essa gente que não se arme, o correto são todos armados como nos USA.