Mailson Ramos
Colunista
Compartilhar
Eleições 2014 13/Oct/2014 às 14:43
33
Comentários

O ‘sim’ de Marina Silva

Não é preciso entender muito de política para saber que Marina Silva foi irremediavelmente retrógrada, contra seus próprios valores e sua história pública, uma demonstração clara que ela não faz jus ao que chama de nova política

Marina Silva apoia Aecio Neves
Apoio de Marina Silva a Aécio Neves não faz jus ao que ela chama de nova política (Reprodução)

Mailson Ramos*

Marina Silva atirou na lama o apoio recebido pelos mais de 22 milhões de votos; e fez muito pior: confundiu propositalmente o capital político pelos interesses imediatistas. A adesão à campanha tucana foi uma clara demonstração de que a candidata derrotada do PSB não faz jus ao que chama de nova política. Sua ação foi irremediavelmente retrógrada, contra seus próprios valores e sua história pública. Aliás, Marina, que agregou do falecido Eduardo Campos um valor simbólico especial nestas eleições, flertou e travou aliança com um projeto de governo estranho à sua ideologia política.

Não há caminhos naturais para esta aliança, sobretudo pela diferença entre os perfis dos partidos e dos candidatos. É forçada e exige de Marina a adaptação a um sistema nada análogo de proposições políticas. As barganhas deram início ao diálogo logo após o final do primeiro turno. Aécio ponderou aceita-las com a complacência digna de quem anseia por uma boa parcela de votos no segundo turno. Dita adepta duma nova política que representa mudança Marina apoia Aécio em nome de poder, cargos ou prestígio e não por alteração no programa de governo tucano que certamente não acontecerá.

A Rede Sustentabilidade, através de alguns correligionários, publicou um manifesto em reação à nova adesão de Marina. Segundo eles, a ação de apoio a Aécio “destoa do projeto original” e representa um “grave erro político”. Não é preciso entender muito de política para saber que Marina Silva tem um histórico de lutas populares marcado pelo enfrentamento dos grandes interesses hegemônicos: em 1985 fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre ao lado do seringueiro Chico Mendes. Naturalmente seus colaboradores esperavam a neutralidade de Marina.

Leia aqui todos os textos de Mailson Ramos

Neutra, a peesebista rejeitaria a polarização entre PT e PSDB. Assumindo esta posição, corre o risco duplo de cair em contradição, negar sua ideologia histórica, atropelar o projeto de ‘nova política’ engendrado desde a idealização da Rede. De qualquer modo, o sim proferido por Marina a Aécio fundamenta um casamento arriscado, cuja separação e derrota penderão tão somente para o lado mais frágil.

Alguns jornalistas entendem que Marina decidiu apoiar o candidato tucano por vingança à candidata petista. Esta é uma análise rasa e nada política; no jogo pelo apoio eleitoral existem interesses superiores ao duelo dos candidatos, mesmo diante de afrontas que parecem ser pessoais. Na verdade foi o coordenador da campanha de Marina e porta-voz da Rede, Walter Feldman, que a aproximou da candidatura tucana. Feldman fez carreira política no PSDB. Logo, a aliança era iminente, favas contadas.

Na imprensa começa o ataque à aliança; começa também o fortalecimento da simbologia da mudança. Marina pediu revisão do programa no que dizia respeito à diminuição da maioridade penal; não houve acordo. Não haverá. Como eu citava a condição de Marina no artigo anterior sobre os destaques do primeiro turno: ‘o fôlego da metade da campanha resultou em suspiros compassados a caminho das urnas. Mas há nisso algum valor ou mesmo vitória. Os mais de 22 milhões de votos são a demonstração de que um dia a polarização possa não mais resistir’.

A própria Marina, decretando sua inércia política a partir de então, alimentou o sistema polarizado que ansiou destruir.

*Mailson Ramos é escritor, profissional de Relações Públicas e autor do blog Opinião e Contexto. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político. Contato: [email protected]

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 13/Oct/2014 às 15:15

    Aécio x Dilma. A escolha de maçonaria x comunismo ou ainda, a escolha entre satanás x belezebu.

    • patricia Postado em 13/Oct/2014 às 18:16

      vc sabe o que comunismo? como fala besteira!

    • patricia Postado em 13/Oct/2014 às 18:17

      Meu marido cresceu em um pais cominusta e te garanto que nao tem nada a ver com o Brasil!

  2. Rafael Postado em 13/Oct/2014 às 15:16

    Alternância de poder! Nada mais justo!

    • mARCELO Postado em 13/Oct/2014 às 16:21

      É mais ou menos como alternar uma roupa, uma calça pra ir a escola?? Quando se fala de governar um país, não se pode encarar a regra mudar por mudar. Nem toda mudança é positiva. Se quer mudar para Aécio, por acreditar que ele vai acabar com a corrupção, tais enganado. É só observar a história do PSDB, como forma feitas as privatizações, a compra de votos pela reeleição de FHC, etc. É bom se informar sobre as difíceis condições qme uqe os mais pobres viviam antes. O atraso no pagamento do funcionalismo público, sobretudo dos professores. Enfim, repense o seu conceito de alternância de poder relacionando-o a realidade dos fatos e não como um conceito abstrato.

    • angelina Postado em 13/Oct/2014 às 23:29

      Então por que não em São Paulo a alternância de poder?Lá pode?

  3. Pereira Postado em 13/Oct/2014 às 15:26

    Só voto em Aécio mesmo pela alternância de poder que se faz necessária. O fim da reeleição me parece muito bem vinda. A redução da maioridade penal é qeustão dfe tempo também(ainda bem). Aguentar estuprador de 17 anos solto é dose.

    • Maria Postado em 13/Oct/2014 às 17:28

      O fim da reeleição eu duvido que consiga a aprovação pq o FHC lutou muito para conseguir ela, alternar poder com o Aécio acho que iremos para pior devido ao histórico dele aqui em MG ele é playboy vida louca por mais que queira apagar essa imagem e o que ele é, maioridade penal para estupro concordo, mas me preocupo de diminuir para 16 anos e os aliciadores começar a recrutar de 11 a 15 anos para o crime e depois com 22 já serem PHD no crime tinha que mudar o sistema da fundação casa colocando esses moleques para estudar, trabalhar, dar princípios moral e social, pq nesse país dificilmente vão trancafiar eles para o resto de suas vidas tendo 16 anos de idade.

    • padilha Postado em 13/Oct/2014 às 18:31

      kkk e os 24 anos do psdb em SP ja secaram até agua kkkkk!!!!! ai nao preisa de alternancia

  4. Onda Vermelha Postado em 13/Oct/2014 às 15:32

    Sem meias palavras! Vamos ser simples e diretos! Esse é o candidato Aécio Neves flagrado bêbado nas ruas do Rio de Janeiro. Dirigindo com habilitação vencida apreendida pela Operação Lei Seca! Reflita! Agora analise e pense se é este playboy baladeiro que você quer ver na Presidência da República de seu país e como "exemplo" para nossos filhos e netos. Veja https://www.youtube.com/watch?v=4VZwLHDioS8

    • Eduardo Postado em 13/Oct/2014 às 16:13

      Nossa, ele é um ser humano.

      • Raquel Postado em 13/Oct/2014 às 21:08

        Mas se fosse candidato do PT era imoral e irresponsável! Dois pesos e duas medidas!

    • Paulo Jr Postado em 14/Oct/2014 às 07:27

      Melhor um sindicalista cachaceiro e acobertador de trapaceiros. Não é playboy é ptboy. Mas dá tudo no mesmo.

  5. Eliseu Postado em 13/Oct/2014 às 15:35

    Alternância por alternância é um valor inócuo, se a alternância de poder não garante avanços nas conquistas obtidas até agora. Não se está falando de revesamento entre crianças, mas de projeto político para o país. E, sem dúvida, para a média da população brasileira, o governo do PT representa avanço. São dados objetivos que o demonstram. Por isso, acho que é razoável que a Dilma, pelo que fez, tenha direito à sua reeleição.

  6. Salomon Postado em 13/Oct/2014 às 15:44

    É isso aí, o eleitor tem que mexer em time que está ganhando. Tudo pela alternância de poder. Tenha a sacrossanta paciência! Depois de tirar a Dilma, o povo brasileiro vai colocar um monóculo no terceiro olho, só pra ver a cagada que fez. Nós, mineiros, sabemos muito bem quem é o Aécio.

  7. Geovani Camelo Postado em 13/Oct/2014 às 15:47

    Nós mineiros sabemos muito bem quem é o Aécio²

  8. sleiman v m n Postado em 13/Oct/2014 às 16:02

    A mudança pela mudança? É isso que os lobotomizados pela mídia desejam? Então continuemos com este governo por mais 500 anos, pois ainda estamos no meio da mudança, se considerarmos a idade de nossa nação... E não é esse o tempo que a oposição ao povo ficou e durante o qual fez o que fez? Quando o Partido dos Trabalhadores assumiu a presidência, havia mais de 50 milhões de miseráveis. Hoje, segundo a ONU, essa parcela desapareceu da sociedade. Os ávidos por mudança querem o retorno dos milhares de crianças sem pai nem mãe que, há doze anos, perambulavam pelas ruas? Porque é isso que acontecerá. Basta vermos as propostas mudancistas da Direita. Que a vida nos seja leve...

  9. Pereira Postado em 13/Oct/2014 às 17:27

    50 milhoes de miseraveis ? Lula certa vez disse que tinha 25 milhoes de crianças de rua . Imagina só a dificuldade de andar na rua com tanta criança na calçada. hehehehhehehe

  10. Deisi Postado em 13/Oct/2014 às 18:57

    Com certeza a Tartaruga sem Casco só vem demonstrar com apoio ao playboy, que além de oportunista é vingativa. A história de nova política era coisa da velha Marina, depois de 2010 ela conseguiu jogar sua maravilhosa história de vida no lixo. Se transformou em uma mulher que pelo poder vale tudo até morrer abraçada com o capeta.

  11. poliana Postado em 13/Oct/2014 às 20:18

    Alguém duvidou q esse dia chegaria gente? Era obvio q a marina silva apoiaria o aécio neves. Se serve de consolo aos q acham um absurdo esse apoio, bem, com isso ela simplesmente jogou fora toda sua historia politica; só mostra o quão falsa, hipocrita, oportunista e vingativa essa senhora eh! Fazer o q? Se ela queria emplacar com uma historinha de "nova política", o tiro saiu pela culatra. Qto a nós pessoal, só nos resta irmos as urnas no dia 26. Q façamos valer o nosso voto! Esse discurso hipocrita e oportunisya de alternância de poder, realmente dá nojo viu! Tenha santa paciência!

    • poliana Postado em 14/Oct/2014 às 14:08

      naro, então dê esse discurso ao pessoal em sp, onde o psdb está há 20 anos no governo do estado, e ficará por 24!!! n seja hipócrito, nem venha com esse discurso demagógico! é fácil falar isso qdo seu candidato está na oposição! engraçado q no "foro" de sp, n vejo nenhum paulista/paulistano usando esse discurso. e pra que alternância qdo a mesma no brasil, diante do nosso quadro político atual significaria um grande retrocesso???? menos ok naro, bem menos! hipocrisia e discurso demagógico tb me enojam!

    • poliana Postado em 14/Oct/2014 às 18:44

      Eu te ofendi? N entendi naro!

    • poliana Postado em 14/Oct/2014 às 19:40

      eu usei tais adjetivos pra me referir ao discurso, n a sua pessoa. mas enfim..e sim, sou baiana e moro aki..pq?

    • poliana Postado em 14/Oct/2014 às 20:17

      naro, eu me referi ao discurso da "alternância de poder". achoo extremamente hipócrita e demagógico, pelo q expus aí em cima. mas enfim...e sim, sou baiana...pq?

    • poliana Postado em 14/Oct/2014 às 20:26

      moço, o site do pp tá doido...uma hora respondo e o post n é publicado, depois respondo de novo e ambos são publicados. q doideira...rsrs

    • poliana Postado em 14/Oct/2014 às 23:27

      n..sou do estado....mas meu sonho eh o tre! Kero tribunal federal...estado eh dureza! Rsrs...mas pq vc relacionou minha baianidade com o trt? N entendi..Hehehe

    • poliana Postado em 14/Oct/2014 às 23:30

      E como tu supôs q eu era baiana? Descobriu como? Ja falei aki? Rs..

    • poliana Postado em 15/Oct/2014 às 18:27

      ah tá..é q realmente viro bicho qdo falam mal do meu nordeste e da minha bahia! rsrs..pelo amor...e sim, conheço bem ilhéus e itabuna...lembro q vc até falou do seu pai em ilhéus, um problema de saúde q ele teve...algo assim..mas enfim...

  12. Lindsay Postado em 14/Oct/2014 às 02:24

    Alternancia? Faz me rir! FHC vendeu a alma ao "diabo" na compra de votos para a reeleicao. Como estao.longe do Poder Federal ha 12 anos mudaram de ideia! Essa Marina ja entrou como "segunda via" do PSDB, assim como fez o finado Dudu, se candidataram apenas para garantir o Segundo turno para o tucano. Se Aecio ja esta eleito, me parte o coracao ver novamente o desemprego crescer, o poder de compra do cidadao diminuir, e sobretudo nossa liberdade de expressao. Vou ainda mais longe: seremos governados por um sub Collor de Mello, vida louca, irresponsavel ! E com aeroportos na fazenda do titio. Acordem Brasil, a corrupcao tucana coloca qualquer outra no chinelo, e tudo longe dos holofotes. Aecinho desrespeitou medicos, professores (adoraria perguntar a Marina se ela agora compactua com a situacao do Vale do Jequitinhonha), isso sem falar nas estradas de Minas. A elite agradece os votos para o "Netinho do vovo", e a classe mais pobre sentira os efeitos do retrocesso. Um brinde a mediocridade e hipocrisia dos tucanalhas!

    • Deisi Postado em 14/Oct/2014 às 14:25

      Lindsay, essa de alternância de poder dos coxinhas só vale para presidente, em São Paulo não precisa, respeito resultados das urnas, não gosto nem de pensar quanto vamos retroceder. Se isso ocorrer, vou achar pouco não para ricos ou classe média que para eles não tem importância que ganha eleição. Mas sim para pobres e até beneficiário de algum programa do governo federal, que não só vota no psdb como odeia o PT. Conheço uma pessoa que odeia o PT, mas vai para Europa através do Ciências Sem Fronteiras. Isso sim que me irrita! A coxinhada para mim é insignificante, principalmente a do sudeste e sul, uma vez reaça sempre reaça. O cruel e ver pobre votar no Aero, isso sim que eu não aguento!

  13. Jonas Schlesinger Postado em 14/Oct/2014 às 02:36

    Kkkkk se a Marina tivesse apoiado a Dilma o artigo seria outro, mesmo assim ela estaria aceitando a polarização. Enfim dia 26 tá chegando aqui em casa Aécio ganhou mais três votos e a secretária daqui vai apoiar essa causa kkkk n é só classe média q vota no Aecio não. Agora falando sério já me deu nojo o Partido das Trevas se perpetuando no poder, eu acho que a Dilma vence mas se isso acontecer só o PSOl mesmo pra salvar o Brasil da arrogância petista...

    • Osvaldo Postado em 22/Oct/2014 às 18:20

      Seu sem informação, marina teve 2 milhões de débitos do IRRF ( se quiser eu traduzo ) na candidatura anterior passada porque não é vencimento, ela que vai trabalhar pra ver o que é "vencimento" e Aécio, vc tem carteira profissional??? nunca trabalhou, é dog igual o dog avô

  14. Osvaldo Postado em 22/Oct/2014 às 18:10

    Come ovo com farinha com 8 irmãos, quem é vagaba? Acre tem rios peixes, caça, mandioca, frutas oito irmão vagal e ela junto fora o pai e a mãe até índio vive bem lá e ela passava fome