Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 29/Oct/2014 às 17:40
44
Comentários

O medo do comunismo e a paranoia de pessoas supostamente bem informadas

Executivos, advogados, médicos etc., pessoas que se consideram "bem informadas" pela mídia tradicional estão, pasmem, com medo da "invasão bolivariana": comunistas escondidos nos telhados, prontos para atacar a noite e articulados pelo Foro de São Paulo

dilma comunismo lula bolviariano

Luis Nassif, GGN

Converso com um advogado, de um grande escritório, liberal e de cabeça aberta. E me surpreendo com seus receios: o de que a vitória de Dilma Rousseff possa ser o início de uma república bolivariana no país.

Por e-mail, um ex-executivo de banco me escreve manifestando o mesmo receio.

São pessoas supostamente bem informadas pelos meios convencionais de informação: os velhos jornais e revistas do eixo Rio-São Paulo.

Esclareço que os problemas do PT são os mesmos dos partidos convencionais: acomodamento trazido pelo poder, apego aos cargos públicos, burocratização, fechamento às manifestações da opinião pública.

Nada que o PSDB e mais partidos também não pratiquem em estados onde são poder.

Digo a ambos que o papel dos partidos é o de civilizar a disputa política, abrigando os diversos segmentos sociais dentro do esquadro partidário. Onde não acontece esse trabalho, a disputa política torna-se selvagem. Hoje em dia, a maioria dos movimentos sociais ganhou uma institucionalização, porque representados na esfera partidária. E o PT teve papel relevante nessa ação civilizatória.

SAIBA MAIS: 7 erros que você comete quando fala em Comunismo e Capitalismo

Seu defeito de hoje foi ter fechado as portas aos novos movimentos e burocratizado sua estrutura. Mas esses movimentos buscaram o Rede, de Marina – infelizmente servindo de escada para as ambições menores de Marina, que abriu mão de criar um partido pelo canto de sereia de um cargo em um futuro governo Aécio.

Do lado do governo Dilma, houve o mesmo fenômeno do PT, do abandono dos conselhos de participação e outras formas de interação com a sociedade civil – incluindo os conselhos empresariais, que se manifestavam no Conselhão (o Conselho de Desenvolvimento Social) e nos conselhos reunidos em torno da ABDI (Agência Brasileira para o Desenvolvimento Industrial).

Então o que assusta meus interlocutores? O advogado explica que foi a reação de Dilma às ofensas do Itaquerão, quando generalizou e atribuiu as grosserias à elite branca. E também as manifestações populares, durante sua campanha.

Seria o mesmo que considerar que a adesão a Aécio do submundo dos preconceitos e da intolerância transformaria sua vitória em uma Noite de São Bartolomeu,

Na verdade, já era hora de ambos os partidos se desvencilharem desse radicalismo que só se manifesta na retórica dos palanques.

Por trás desses medos recíprocos, há um enorme déficit informacional, devido ao proselitismo cada vez maior do jornalismo atual e à incompetência cada vez maior dos partidos. A insistência em se falar de venezuelização do país mostra que o único ponto de convergência com a Venezuela é o nível de ambas as mídias.

Os tropeços da política econômica de Dilma não podem ser comparados ao populismo desbragado do chavismo. A busca de relações comerciais com a América do Sul, ou com os BRICs, se prende a uma estratégia geopolítica – que pode e deve ser criticada enquanto estratégia, não como uma tendência bolivariana.

O país cheio de comunistas escondidos no telhado das casas, prontos a atacar de noite, articulados pelo Foro São Paulo é uma criação midiática, pirações da sociedade do espetáculo, roteiros novelizados, assim como foi o fantasma da guerra fria que gerou o macartismo nos anos 50 nos Estados Unidos ou a Guerra dos Mundos, de Orson Wells.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Francisco Postado em 29/Oct/2014 às 19:47

    Essa confusão vem de longa data. Como Hugo Chaves, Evo Morales, Rafael Correa, declararam seus respectivos países "república bolivariana", faz que no Brasil o termo seja sinônimo de socialismo. Simon Bolivar tinha tinha ideias fortes sobre injustiça, esclarecimento popular, liberdade. Estas eram as coisas básicas nas quais ele acreditava. Simon nunca foi socialista , nunca tentou excluir as elites no processo das revoluções nesses países, pelo contrário, falava em união, como nossa presidente fala e espero não fique somente na retórica.

    • Ed A Postado em 30/Oct/2014 às 16:11

      Crueldade de Evo Morales? Rafael Correa? Quais?

  2. Natália MS Postado em 29/Oct/2014 às 19:55

    Esse povo que fica nessa celeuma inútil insistem em achar que,o Nazismo é de esquerda e que Karl Marx era operário....Não tem nem como dialogar com essa galera!

    • rick Postado em 30/Oct/2014 às 11:32

      Marx nunca trabalho, fia...

      • Thiago Postado em 30/Oct/2014 às 14:53

        Trabalhou como jornalista por longos anos

    • rick Postado em 30/Oct/2014 às 11:48

      Curiosamente vários são os relatos (gabeira, eduardo jorge, etc) de que o que se queria na verdade em 64 era implantar a ditadura do proletariado. Também constam vídeos em que Fidel afirmava o mesmo: que não eram comunistas e que eram muito bonzinhos (até subirem no poder e executarem sumariamente 10 mil pessoas só no primeiro ano)...depois foram dizer que eram leninistas e que iam fuzilar até que fosse possível. O alinhamento com a Venezuela não é um perigo, a aproximação com Cuba, sim! Pergunto-me agora se este site, a Carta Capital, o Diário do Centro do Mundo, Caros Amigos e outros menos votados não se prestam a esta "cortina de fumaça"...sei que não vão publicar...mas estaremos de olho...ainda criticam a Veja...

      • Brubim Postado em 04/Nov/2014 às 13:41

        Em resposta ao grande jornal de circulação de SP, a Carta Capital responde. É sempre bom termos dois lados, ou melhor vários lados. Pena, que isso no Brasil está acabando, pois temos os meios de comunicação de massa controlados pela oligarquia, pela Direita. http://www.cartacapital.com.br/politica/por-que-o-novo-decreto-de-dilma-nao-e-bolivariano-8992.html

  3. Denisbaldo Postado em 29/Oct/2014 às 20:16

    Toda vez que o Brasil começa a avançar de verdade, a elite vem com essa conversa de comunismo e a direita mortadela cai como um patinho. Resultado: Golpe e ditadura! Cuidado Brasil, isso já está indo longe demais.

    • MIRON Postado em 30/Oct/2014 às 18:53

      Acho, também... eles só querem ostentar, não querem uma sociedade justa e com paridade social... são incensíveis... totalmente incensíveis á dor alheia... a da fome de comida, de cultrua,, de saber, de ser digno, de ser humamo civilizado e não apenas um simples coadjuvante de da civilização... Essa raça não presta, realmente... é duro falar, mas sua incensibilidade histórica não lhes dá outra condição...

  4. KARINA BB Postado em 29/Oct/2014 às 20:21

    Eu tambem assisti de perto pessoas com MBA,pos graduaçao,empresarios,medicos cirurgioes,,repetirem essa ladainha ridicula de comunismo,bolivarismo e etc, sabe de onde eles tiraram isso ???!!! Da veja e do globo,se vcs acessarem esses portais constatarao que esta tudo la......e esse povo se diz bem informado,com toda essa lavagem cerebral........eles nao tem o contraditorio,,,sao ridiculos e nem se dao conta disso,o que é pior.

    • Bruno Postado em 30/Oct/2014 às 09:32

      Esse é o grande problema do atual sistema educacional que insiste em formar apenas uma máquina de trabalho e não um cidadão ativo e com visão crítica do mundo.

      • Diogo Romero Postado em 30/Oct/2014 às 11:44

        Adorei, Bruno. Acho a mesma coisa!

    • rafael Postado em 30/Oct/2014 às 12:43

      A globo e a veja fazem lavagem cerebral e são parciais nas decisões... O certo mesmo é seguir o pragmatismo político que é totalmente imparcial né.

  5. Leici Postado em 29/Oct/2014 às 20:43

    Esse pessoal é muito medroso. "Eu tenho medo" é o mantra deles. Outro equívoco é considerar que quem se denomina comunista (por pertencer a partidos como o PC do B, por exemplo) não deva possuir bens.

    • Bruno Postado em 30/Oct/2014 às 09:36

      PCdoB deixou de ser comunista há muito tempo.Partidos que ainda são verdadeiramente socialistas:PCO,PCB,PSTU e PSOL.O resto é farsa.(Embora tenha lá minhas dúvidas quanto ao PSOL).

  6. Sabrina Postado em 29/Oct/2014 às 20:52

    Concordo totalmente com Denibaldo, essas propagandas generalista que comunista come criancinhas e o PT vai instaurar uma ditaduta do proletariado, etc. .. São mais que propícias à táticas golpistas que visam inflar o medo das pessoas, trazendo seu discurso fascista (disfarçado de familia, moral e semelhantes) como baluarte de salvação. E os coxinhas caem na paranóia, porque não tem o mínimo conhecimento nem do que receia, irascíveis.E como Natália disse, o diálogo se torna impossível, como dialogar com achismo? Sem falar na truculência com que defendem essas idéias absurdas.

  7. AQUINO Postado em 29/Oct/2014 às 21:21

    ESSE POVO PARECE QUE PAROU NO TEMPO. É BOM ELES VOLTAREM A ESTUDAR CULTURA GERAL E VÊ QUE A HISTÓRIA NÃO PAROU EM 1964. PARABÉNS DILMA POR SUA VITÓRIA.

  8. Rocken Postado em 30/Oct/2014 às 02:23

    os historiadores do futuro vão dizer que o seculo XX foi o seculo da esquerda, saímos de sociedades exploradores e sem direitos humanos para estados de bem estar social, da uma repensada nesta ideia de esquerda que perdeu a guerra, é simplista demais dizer isso, e lembre que quem explorou o espaço primeiro de verdade foi a URSS

  9. Carlos Postado em 30/Oct/2014 às 10:28

    Gostei do texto, muito pertinente. Só poderiam corrigir o "paranoaia" no título.

  10. The Devil Inside Postado em 30/Oct/2014 às 10:44

    Carlos, tá com medinho do "golpe comunista"? As pessoas gradativamente perceberem que o discurso que costumavam entoar diassoava das coisas em que realmente acreditava consiste então num golpe socialista gradativo e não em uma revolução no pensamento? És desses que preferem que os miseráveis do país passem fome desde que o preço da gasolina para sua BMW não suba?

  11. Pereira Postado em 30/Oct/2014 às 10:49

    impressionante que essas pessoas como Luis nassif não leram uma linha de gramsci e marcuse.

  12. Pereira Postado em 30/Oct/2014 às 10:53

    Não é que os comunistas estejam escondidso em baixo da cama. Eles já estão em cima da cama , já estupraram a sociedade, já jogaram fora a camisinha , já tomaram banho e ja estão voltando para a cama exigindo que a sociedade saia porque eles querem dormir. É como o desenho do piu piu : "eu acho que vi um gatinho". Tem uns que reclamam de dor: "alguma coisa ta ardendo aqui em baixo no C....".

  13. Dorete Postado em 30/Oct/2014 às 10:54

    Entendo pouco de política ,mas uma coisa é certa se o povo quis a Dilma deve ser porque para uns é pouco ou não vale ,para outros é muito ,e esses que falaram absurdos do povo nordestino e que se dizem pessoas educadas,quero dizer famosas educadas não.ATÉ AS PESSOAS APRENDEREM A SE RESPEITA continuara as polemicas e os chingamentos.

  14. Pereira Postado em 30/Oct/2014 às 10:55

    A propósito tem um ministro venezuelano no brasil discutindo "participação social". O cargo do cara : Ministro das Comunas venezuelanas. Hehehehehe, e tem gente que acha que o comunismo acabou. acho que se Stalin voltasse do inferno, nem assim essa gente acreditaria que o comunismo estáa todo o vapor.

  15. Pereira Postado em 30/Oct/2014 às 11:09

    Carlos Prado, o único julgamento contra comunistas que se tem notícia foi no Camboja de Pol Pot. O pior regime em proporcionalidade de mortos. Os nazistas foram quase todos punidos, a patota de Sadam hussein também bem como esses terroristas islâmicos que atormentam Israel e o cristianismo. Agora, Fidel Castro e Che guevara são mártires e heróis. Stalin é tido como libertador da europa, mandela ganhou prêmio nobel da paz e por aí vai. Não só esses socialistas não foram punidos como ficaram multibilionários por conta do sangue inocente do povo, pois quando a URSS caiu ao invés de irem para a cadeia, dividiram as riquezas que restaram.

  16. Pereira Postado em 30/Oct/2014 às 11:18

    Se Stalin voltasse do inferno, certamente iria aparecer algun petista dizendo: "É para o bem do povo."

  17. Patrocinio Postado em 30/Oct/2014 às 11:50

    Sou advogado e ontem estive no Fórum em São Paulo e um grupo de colegas advogados estavam discutindo a eleição de Dilma, por estarmos em SP a MINORIA ABSOLUTA estava apoiando Dilma. No decorrer do conversa ficava claro a indignação da maioria que se diziam esclarecidos, foram os avanços sociais do governo Dilma e Lula que incluiu o pobre aos serviços que antes era só da elite. Por essa inclusão social eles insistiam em comparar o Brasil a Bolívia, Cuba,etc. Falei pra eles que um pais para ser de primeiro mundo não pode ter essas diferenças gritantes de classes sociais, poque eles ão comparam o Brasil a Alemanha, França, Inglaterra onde todos os cidadãos tem boa qualidade de vida, onde a classe mais pobre recebe incentivos do governos no mínimo 30 vezes mais do que os oferecidos no Brasil, pois eu havia morado no exterior e presenciei essa situação, tenho amigos ( brasileiros, italianos, poloneses, portugueses que vivem no legalmente na Inglaterra e lá recebem em torno de 6 mil reais mensal de ajuda do governo e ninguém compara a Inglaterra com a Cuba. Como estava em SP a minoria concordou comigo.... Daí descobrir que daquele grupo de advogados, só os mais inteligentes e esclarecidos votaram em Dilma.

  18. AQUINO Postado em 30/Oct/2014 às 13:22

    TEM PESSOAS QUE NÃO SE CONFORMAM, NÃO ADMITEM QUE PERDERAM,TE MANDA PEREIRA. TU NÃO CABE NO DEBATE AQUI NÃO; VAI PRA MIAME.

  19. raphael_subversivo Postado em 30/Oct/2014 às 14:15

    Olha o nivel de esquizofrenia de caras como esse Prado ou o Pereira, eles vivem num mundo totalmente paralelo onde existem os malvadões comunistas donos de tudo, conspirando sobre como destruir a humanidade para abrir um portão direto do inferno e libertar Stalin e sei la mais o que. Meus Deuses, vamos estudar um pouco, vamos entender as correlações de força, vcs parecem viver num mundo de fantasias onde empresários são comunistas, mesma coisa que ciganos e judeus nazistas....

    • raphael_subversivo Postado em 05/Nov/2014 às 15:16

      O modelo soviético colapsou por diversos fatores realmente, e se isso prova que algo falhou, prova que o conceito Stalinista de ''socialismo'' não conseguira enfrentar a grande maquina burguesa, o formato de consolidação da revolução em um só país, burocratização etc etc...a esquerda continua viva, fraca, mas viva. O capitalismo eventualmente abre brechas com suas crises, a roda da historia continua.

  20. Fernando Postado em 30/Oct/2014 às 14:57

    Se ela perdeu, porque vc ainda está lutando nela?

  21. Natália MS Postado em 30/Oct/2014 às 16:43

    Rick: em momento algum eu citei o trabalho de Marx,não sabe interpretar uma ironia? afff

  22. Natália MS Postado em 30/Oct/2014 às 16:50

    E para sua informação Marx trabalhou sim, por sinal seu trabalho foi uma das maiores revoluções no mundo...Sem Marx o mundo estaria bem mais atrasado!

  23. Pereira Postado em 30/Oct/2014 às 17:28

    Mrax era um bebado que batia na mulher, teve várias amantes, fez filhos que não assumiu, bem como ser filho de pai rico. Belo personagem histórico.

  24. Natália MS Postado em 30/Oct/2014 às 19:41

    Pereira, na última biografia de Karl Marx diz que ele teve um filho fora do casamento,agora o fato de ser bêbado e bater em mulher,tenho a impressão que você está o confundindo com um certo candidato derrotado.Não precisa xingar também né!kkkkkkkk

  25. Sabrina Postado em 30/Oct/2014 às 21:14

    EU REALMENTE NÃO SEI QUAL A LIGAÇÃO QUE TEM ENTRE A VIDA DE UM ESCRITOR E SUA OBRA. ISSO, CASO VOCÊS NÃO SAIBAM É UMA FALÁCIA AD HOMINEM, AQUI VAI UMA DEFINICAO SIMPLES PROS IGNORANTES DE PLANTÃO QUE SE ACHAM INTELECTUAIS- Um Argumentum ad hominem (latim, argumento contra a pessoa) é uma falácia identificada quando alguém procura negar uma proposição com uma crítica ao seu autor e não ao seu conteúdo. Um argumentum ad hominem é uma forte arma retórica, apesar de não possuir bases lógicas. Não foi só Marx que teve uma vida diferente do que dizia sua obra ( isso se chama práxis, no sentido grego da palavra), se você estudasse mais um pouquinho, talvez soubesse.

  26. Sabrina Postado em 30/Oct/2014 às 21:22

    Isso é que dá só ler VEJA, paranóia comunista eternamente. Blabla bla se stalin voltasse do inferno, NOSSA, falou o jenio da raça né. Não sei se o senhor sabe, parece que não, a maioria das informações sobre stalin, URSS e afins, foram produtos de uma propaganda disseminada principalmente pelos EUA - a quem você deve venerar como todo coxinha que se preze- na época da guerra fria. Deixando bem claro que não estou defendendo stalin, apenas estou esclarecendo as circunstâncias a qual essas informações chegaram a público.

  27. Natália Postado em 30/Oct/2014 às 22:24

    Sabrina: alguns comentários aqui postados se referiam a algumas características de Marx,fato comum com pessoas públicas,mas em nenhum momento foi feito analgia disto com sua obra.Menos Sabrina, menos!

  28. Natália MS Postado em 30/Oct/2014 às 22:25

    analogia!

  29. Sabrina Postado em 30/Oct/2014 às 22:34

    Sim Natália, contudo esses fatos da vida pessoal foram usados (não por você) para ler (interpretar) a obra de Marx, e é contra isso que me coloquei. Apenas, pois caímos assim numa falácia ad hominem. ...

  30. Keko Cwb Postado em 31/Oct/2014 às 00:30

    É preciso tomar cuidado. Os políticos sérios do PSDB precisam abrir o olho e se declarar logo contra esse tipo de bobagem. Duvido que Alckmin, Serra e Aécio sejam remotamente favoráveis a golpes, separatismos,etc. Mas pra mim eles estão subestimando até onde isso pode chegar, acreditando que apenas desgastarão o PT de tal modo que vencerão as próximas eleições e manterão o poder com facilidade. Mas a quantidade de malucos está aumentando, até entre deputados. "Não alimentem os animais, eles podem fugir do controle".

    • Miguel Matos Postado em 10/Nov/2014 às 04:41

      E existem políticos sérios no PSDB?

  31. raphael_subversivo Postado em 06/Nov/2014 às 09:40

    Que distorção mais desonesta, o que ocorreu na URSS foi causado por diversos fatores, mas nenhum deles se encaixa no ''contexto revolucionário'' que Marx apontará, isso tudo que vc disse é a mais pura falácia, entre sabotagens e ingerências do estado soviético o que aconteceu foi o colapso de tal estrutura, em nada se aplica essa teoria sociológica já que nem se esforçando muito dá para compreender a queda da URSS como processo revolucionário ou contradição na luta de classes....

  32. Nicolau Postado em 07/Feb/2015 às 20:08

    "Karl Marx" é o burguês judeu Kissel Mordekay!