Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 15/Oct/2014 às 10:02
55
Comentários

Colunista de O Globo diz que Dilma venceu debate da Band

Após admitir vitória de Dilma no debate da Band, texto do principal blogueiro de O Globo não aparece na página principal do site. Para Noblat, “Chamar Dilma de leviana” foi indelicadeza e não acrescenta votos

dilma aécio debate band
Principal colunista político de O Globo, Ricardo Noblat considera que Dilma venceu Aécio no debate da Band (divulgação)

De acordo com Ricardo Noblat, principal colunista político do jornal O Globo, Dilma Rousseff sagrou-se vitoriosa no primeiro embate do segundo turno com Aécio Neves. Em sua coluna, Noblat considera que a atual presidente usou contra o candidato tucano acusações de forte apelo popular no debate da band, realizado na noite desta terça-feira (14), e que Aécio não consegui rebatê-las devidamente.

VEJA TAMBÉM: O resumo do debate da band entre Dilma e Aécio

“Chamar Dilma de leviana ou de mentirosa não acrescenta votos a Aécio. Pode até soar como uma indelicadeza aos ouvidos mais sensíveis. Dizer que Aécio empregou parentes quando governou Minas Gerais é uma coisa que todo mundo entende e pode guardar na memória. Dizer que ele responde a processo por improbidade administrativa, também. Enumerar os escândalos do governo de Fernando Henrique que ficaram impunes, idem”

Com a coluna que coloca Dilma como vencedora do debate da Band, Noblat, que geralmente é o primeiro blogueiro destacado no site do jornal O Globo, foi ocultado da página, que relaciona nesta manhã oito colunistas. Noblat não está entre eles. Veja o print da página abaixo:

noblat debate band

Leia abaixo a íntegra do texto do blogueiro de O Globo, Ricardo Noblat:

Dilma venceu Aécio no debate da Rede Bandeirantes

Como conseguiu enfrentar Aécio de igual para igual, Dilma ganhou o debate de ontem à noite na Rede Bandeirantes de Televisão.

Confesse, seja você PSDB ou PT: você torcia por uma derrota de Dilma. Você temia uma derrota de Dilma.

Quem foi capaz de imaginar que Dilma atacaria com esmero e se defenderia com eficiência? Ou que deixaria Aécio, em mais de uma ocasião, acuado?

É por isso que digo que ela ganhou o primeiro dos quatro debates de televisão do segundo turno da eleição presidencial.

Onde estava a Dilma de raciocínio confuso? Apareceu – e rapidamente – duas ou três vezes, se tanto.

Onde estava a Dilma que não consegue dizer algo com começo, meio e fim? Surpreendentemente ficou em casa.

Onde estava a Dilma que aprecia citar um monte de números? Recebeu uma lavagem cerebral e esqueceu os números.

Aécio não esteve mal. Apenas foi surpreendido por uma Dilma que fez direitinho seu dever de casa com o marqueteiro João Santana.

Chamar Dilma de leviana ou de mentirosa não acrescenta votos a Aécio. Pode até soar como uma indelicadeza aos ouvidos mais sensíveis.

Dizer que Aécio empregou parentes quando governou Minas Gerais é uma coisa que todo mundo entende e pode guardar na memória.

Dizer que ele responde a processo por improbidade administrativa, também. Enumerar os escândalos do governo de Fernando Henrique que ficaram impunes, idem.

Dilma sapecou em Aécio acusações de forte apelo popular. A recíproca não foi verdadeira.

O Aécio à vontade, leve, livre e solto do debate da Rede Globo de Televisão no primeiro turno, faltou ao debate da Bandeirantes.

Nesta quinta-feira haverá outro – o do SBT. No próximo domingo, o da Rede Record. O da Globo ocorrerá na antevéspera do dia da eleição.

Para quem torce por um lado ou pelo outro, haja coração!

Atualização (10h:55min). A coluna de Ricardo Noblat voltou à página inicial do site do jornal O Globo.

com informações de 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Weslei Prado Postado em 15/Oct/2014 às 10:14

    Eu achava que em um debate não saiam vencedores ou perdedores. Eu voto Dilma, mas achei esse debate tão fraco para ambos os lados.

    • Sérgio Jr Postado em 15/Oct/2014 às 10:44

      Concordo plenamente. Muitas vezes o debate denigre a democracia... fica uma "briga educada".

    • Onda Vermelha Postado em 15/Oct/2014 às 13:52

      Háháhá! Ficou tão “escancarado” que o Aécio se saiu mal no debate da Band que ele sequer se utilizou das imagens no seu programa eleitoral exibido agora a pouco. Enquanto isso, o programa da Dilma usou e abusou do expediente ampliando a repercussão do debate reforçando a ideia de que ela foi superior a seu adversário. Perdeu Playboy! Perdeu! É Dilma, de novo, para o Brasil seguir mudando com distribuição de renda e liberdade de expressão!

      • gralha Postado em 15/Oct/2014 às 15:53

        nossa.... ficou muito escancarado... um blogueiro falou que a dilma atacou mais com apelo popular ao inves de apresentar propostas ou falar a vdd e isso é uma vitoria pra vc ?? liberdade de expressão no pt ?? acho que vc esta confundindo as coisas... e pelo jeito não manja de politica tb... mas blz.. este é o eleitor da dilma mesmo

      • Fernando Postado em 16/Oct/2014 às 10:13

        pare de gritar, gralha. vcs sempre foram acostumados a ganhar tudo no grito e agora querem desqualificar quem pensa diferente. O novo slogan depois desta eleição é: A direita é burra. E incompetente".

      • Fernando Postado em 16/Oct/2014 às 10:18

        Não sei se foi proposital ou não mas quando Dilma encarava aecim nos olhos, com olhar de superioridade, ele tremia na bases e ficava visivelmente perturbado partindo para a baixaria. Tem duas cosas que ele não sabe lidar: olhos nos olhos e uma pitada irônica nas perguntas e respostas. Ele é tão burro que acha que só ele pode ser irônico. Mas nem isto ele é. Aécio é cínico. E dissimulado.

  2. Paulo Machado Postado em 15/Oct/2014 às 10:21

    Será que vão demiti-lo?

  3. ricardo Postado em 15/Oct/2014 às 10:27

    Ataque, ataque, ataque, ataque, ataque, ataque... Discutir alguma proposta que é bom se tornou secundário...

    • Jorge Luiz Postado em 15/Oct/2014 às 13:53

      Caro Ricardo, quem apresentou mais propostas foi Dilma, ficou muito Claro, Aécio só ficou esculhambando o governo de Dilma, eu e mais sete amigos de uma turma de 10 somos Dilma, três são contra, hoje ja mudaram de ideia, viram que Aécio só Critica, não explica as coisas erradas de seu governo e não apresenta nenhuma proposta, se ele pensa que irão votar nele por causa da postura de corretinho, de bonitinho, de ético, ele se enganou, o povo não é BURRO!

      • Eduardo Postado em 15/Oct/2014 às 15:32

        "!Chamar Dilma de leviana ou de mentirosa não acrescenta votos a Aécio. Pode até soar como uma indelicadeza aos ouvidos mais sensíveis." Pra quem já deu banda em namorada, segundo Juca Kifouri, o que lhe custou até demissão de emissora de TV, xingar e ofender mulher é moleza.... pouco antes das eleições li que a esposa dele o proibiu de se apresentar com a filha, visto as companhias dele....li na imprensa não estou inventando nada, até porque acho estranho várias matérias que mostram que os editores tem medo dele por censurar seus jornais e emissoras.....

  4. sleiman v m n Postado em 15/Oct/2014 às 10:28

    Assisti ao debate. Dilma, embora não perdesse a pose, atacava seu adversário com a agressividade de quem tem certeza do que diz. Restou ao Aecim responder tentando produzir sorrisos, sarcásticos às vezes, mas principalmente de quem sente a necessidade de aparentar tranquilidade em meio ao descontrole. Uma reação pura e simplesmente afetada e artificial... Perdeu, playboy...

  5. Hein? Postado em 15/Oct/2014 às 10:31

    Achei muito tendencioso dizer isso. O que vi da Dilma nesse debate por retirar acusações sem justificativa nenhuma. DIlma foi atacada e simplesmente negou tudo sem ao menos provar. Assim fica facil;.

    • Clark Postado em 15/Oct/2014 às 11:33

      A necessidade de provar é de quem acusa, no caso, Aécio. Agora tudo que Dilma disse sobre ele é provado. Basta consultar. Tanto é que o próprio teve que se reconhecer funcionário fantasma.

      • Jorge Luiz Postado em 15/Oct/2014 às 13:56

        Clark, você esta certo, quem tem de provar é quem acusa, e Dilma, provou, tanto é que o site do Tribunal de Contas de Minas Gerais foi tirado do ar hoje pela manha, por que será? Será porque ela pediu ao povo para consultar as FALCATRUAS de Aécio em Minas?

    • Weliton Postado em 15/Oct/2014 às 12:19

      O Aécio respondeu?

      • Jorge Luiz Postado em 15/Oct/2014 às 13:57

        Nada!

    • Eduardo Postado em 15/Oct/2014 às 15:49

      pesquise no GOOGLE.... NÃO FOI DILMA QUE TENTOU CENSURAR ESTE SITE DE BUSCA.... o advogado do site quando entrevistado, disse "Ele, ......, está se mostrando muito sensível"..... será porque Hein????? Assista ao vídeo e o acusador diz ter provas.... não cabe a mim nem a você dizer se são boas ou não.... recentemente tivemos condenações por indícios em nosso país.... http://www.apn.org.br/w3/index.php/nacional/6756-policial-acusa-aecio-de-ligacao-com-o-trafico

  6. tati Postado em 15/Oct/2014 às 10:57

    Essa última frase me soou tão Galvão Bueno! Brasileiro encara mesmo eleição como futebol?

  7. Natália Postado em 15/Oct/2014 às 11:01

    O Aécio não gosta de ser contrariado, é mesmo um playboy, seu assunto favorito é a corrupção do PT, mas quando citam a deles e do seu partido, fica irritadinho e aponta o seu dedinho...Dilma tem mesmo uma oratória ruim, mas foi bem, usou bem melhor os argumentos... É 13 NELES

  8. Salomon Postado em 15/Oct/2014 às 11:01

    Quem acha que o Aécio vai melhorar o Brasil ou não entende nada de Brasil ou não sabe quem é o Aécio.

    • Eduardo Postado em 15/Oct/2014 às 15:52

      http://www.apn.org.br/w3/index.php/nacional/6756-policial-acusa-aecio-de-ligacao-com-o-trafico Esse policial diz que conhece...

    • jamir Postado em 16/Oct/2014 às 11:27

      os dois.

  9. assalariado. Postado em 15/Oct/2014 às 11:04

    Sabe o que observei, percebi e senti, em comum, quando o Aécio falou a palavra leviana,nos debates anteriores? Em comum, tem duas mulheres, Luciana Genro e Dona Dilma. Isso é sinal de que? É sinal que ele perde a rosca e as estribeiras quando lhe dão nocaute com luvas de pelica. Que tal explorar mais esse lado do candidato das elites? Se conseguirmo isso, o Aécio do retrocesso, chegará ao último debate em forma de Marina da Silva. Saudações Socialstas.

  10. Allan Marques Postado em 15/Oct/2014 às 11:06

    Realmente, o artigo sumiu dos destaques, você precisa entrar no blog dele e clicar em "artigos", só assim aparece, sem imagem associada e com nenhum destaque. Infelizmente, os maiores veículos da mídia, marcadamente de direita, dissimulam seu envolvimento e seu proselitismo.

  11. Onda Vermelha Postado em 15/Oct/2014 às 11:08

    Hehehe! A Bolsa de Valores já está despencando 3,5%! Onde estão os tucanos envolvidos com escândalos de corrupção? Todos soltos! Todos soltos! Todos soltos! A melhor da noite! Dilma tratorou o Playboy baladeiro! Tchau AecioPorto! Em 2018...você tenta outra vez!

  12. Eliza Souza Postado em 15/Oct/2014 às 11:11

    Noblat, nunca vi essa Dilma confusa que vc menciona e nem a Dilma que não responde com coerência as perguntas. Muitas das vezes não deixam ela responder as perguntas e isso é outra coisa. Acho a DILMA ótima e inteligente. Aécio Neves é muito fraco, perto dela não tem vez.

  13. Valter M. Silva Postado em 15/Oct/2014 às 11:23

    Aécio venceu disparado. Perguntas pertinentes que mereciam ao menos uma resposta que convencesse as opiniões, mas a Dilma só responde com evasivas, dizendo por exemplo que nada ainda está provado em relação às delações ...Espere aí, o cara confessa que roubou, prontifica-se a devolver o produto do roubo e entrega os demais envolvidos no esquema do PT para suja companha dela, Dilma, esse cara está falando a verdade, não precisa provar nada. O PT é que tem que sair dessa enrascada em que se meteu. Gostei da postura do Aécio do começo ao fim, e ele já foi educado demais ao chamar a Dilma " só de leviana" Não é segredo para ninguém tudo aquilo que se passa na sua gestão, no mínimo duvidosa e desleixada em relação aos recursos e patrimônio públicos.

    • assalariado. Postado em 15/Oct/2014 às 12:55

      Valter M. Silva, o que esperar de um delator corrupto abastecido por corruptores da burguesia capitalista. Aliás, o corruptor (leia- se empresário), nem sai na foto,nunca! jamais! Tudo isso recheado ao sabor das "verdades" da Rede BOBO de Televisão. Mídia essa que movimenta a roda da ignorancia dos desavisados e mau intencionados. Evasivas? Cabe a quem acusa o onus da prova. Já ouviu falar disso? Outra a Dona Dilma quer porque quer abertura de toda essa delação e o poder publico, nas várias esferas, lhe negam. Porém, deixa vazar a conta gotas seletivas, contra quem mesmo? Ah, mas é o PT!! Então foda- se, né mesmo? Você é a cara da mídia esgosto quando afirma: " não precisa provar nada". Peraí, vou ali dar uma golfada. Saudações Socialsitas.

    • Tio San Postado em 15/Oct/2014 às 16:51

      Ridículo o seu raciocínio. Como assim: o bandido não precisa provar nada? Eu queria saber porque partes do depoimento "secreto" são estrategicamente ventiladas na mídia e sempre com insinuações à base aliada. Isso para mim cheira a armação.

  14. eudaqui Postado em 15/Oct/2014 às 11:36

    FORA RETROCÉCIO...RETROÉBRIO......

  15. ex-playboy Postado em 15/Oct/2014 às 11:44

    7.6 bilhões sumiram da saúde em Minas... Viraram pó...

    • Renato Postado em 15/Oct/2014 às 12:30

      E i um pilantra mentiroso mar sono pó cima só mente e o voto em Dilma se pudesse votar 10000 e o votaria no PT foi o PT que mudou o Brasil há tá mundo tem carro graça ao PT

  16. the kid Postado em 15/Oct/2014 às 11:54

    eu gostei muito do debate a presidente Dilma tem que respeitar o PSDB quem derrubou a inflação foi o PSDB COM O PLANO REAL SÓ NÃO VER QUEM NÃO QUER MAIS TEM GENTE QUE OLHA E NÃO VÊ quando eu tinha 7 anos eu morava na Bahia e eu me lembro que já tinha o auxilio família o governo dava até veneno para matar percevejo dava o Arroz feijão leite sal farinha e rapadura e banha e sal hoje chama de bolça família a Presidente fala que a pobreza esta acabando porque teve que aumentar a entrega das bolças família de cinco mil para 50 mil então aumentou quem esta falando a verdade.

    • Eduardo Postado em 15/Oct/2014 às 16:00

      Simplesmente por que se não reajustar qualquer programa que seja baseado em recursos acabam se sucumbindo, como acontecerá com o seu candidato que diz que não acabará com os programas sociais.... ele não, seu programa de desgoverno tipo "fernandinho", e quem criou o plano real foi ITAMAR FRANCO, o mesmo ITAMAR QUE Pôs a Policia Militar de Minas Gerais para conter a gana privacionista de "fernandinho" para garantira que FURNAS foose privadoada, como foi a VALE.... o do topete peitou o guru do seu candidato e não deixou que acontecesse.... pena que esse lado ninguém lembra.... Quem é por nós é Dilma o outro é por meia dúzia....

  17. Carlos Alberto Postado em 15/Oct/2014 às 12:03

    Sr.Noblat Sinceramente ,não seja parcial...

  18. calma bichim Postado em 15/Oct/2014 às 12:05

    Quem estava a beira de um ataque de nervos mesmo ? Para de gritar com essa caixa alta...

    • Eduardo Postado em 15/Oct/2014 às 16:01

      Acabou o argumento, começou o xingamento.....

    • poliana Postado em 15/Oct/2014 às 19:26

      é um adolescente birrento..n discutam..n vale a pena.

  19. Hudson Postado em 15/Oct/2014 às 12:08

    Na verdade, aecinho só esteve livre, leve e solto por que er figurante naquela discussão entre DILMA E a fadinha da floresta. Agora ele está sendo cobrado e mostrou uma fraqueza enorme. Seus argumentos são pobres. Quem critica o debate, como o blog do josias, é por que torce pelo aecinho das neves. DILMA tem que bater mesmo e mostrar que a ideologia do aecinho é a mesma de fhc de 20 anos atrás, até o minstro é o mesmo e já aponta com arrochos e juros mais altos, principalmente qdo fala de medidas amargas. Esse é o jeito deles de governar, o povo é que se vire. Quando ele fala sobre a frase do minsitro que pediu ao povo que diversificasse mais a mesa e comesse mais ovos, frango e peixe, me lembro de uma frase que era dita no governo de fhc: o povo só comia carne quando mordia a língua. Aí, acabou!!!!!!!

  20. Onda Vermelha Postado em 15/Oct/2014 às 12:09

    Aécio garante o emprego: da família! Durante o debate de ontem (14), realizado na Rede Bandeirantes, a Presidenta Dilma acusou Aécio Neves de praticar o nepotismo ao nomear parentes para cargos públicos em Minas Gerais. O tucano negou e desafiou a Presidenta a informar onde trabalha a irmã dele. O Conversa Afiada publica, com auxílio da Rede Brasil Atual, a lista dos familiares de Aécio que Dilma citou no debate: - Oswaldo Borges da Costa Filho (genro do padrasto do governador), presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico e Minas Gerais; - Fernando Quinto Rocha Tolentino (primo), assessor do diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/MG); - Guilherme Horta (primo), assessor especial do governador; - Tânia Guimarães Campos (prima), secretária de agenda do governador; - Frederico Pacheco de Medeiros (primo), secretário-adjunto de estado de governo; - Andréia Neves da Cunha (irmã), diretora-presidente do Serviço de Assistência Social de Minas Gerais (Servas); - Ana Guimarães Campos (prima), servidora do Servas; - Júnia Guimarães Campos (prima), servidora do Servas; - Tancredo Augusto Tolentino Neves (tio), diretor da área de apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Veja em http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/10/15/aecio-garante-o-emprego-da-familia/

    • assalariado. Postado em 15/Oct/2014 às 13:01

      Onda Vermelha, se confirmado, será legal o PT mostrar isso no horario politico, ne mesmo? Rumo ao Socialismo.

  21. cintia Postado em 15/Oct/2014 às 12:24

    Acho engraçado o Aécio, reclama da forma que o PT, perseguiu a Marina, mais ele de fato só sabe fazer isso quando encontra a Dilma, fica voltando com coisas do passado querendo ganhar voto dessa forma, alguém tá mentindo nessa história pelo o que eu tenho lido nos jornais o Aécio esta sendo esculhambado em Minas Gerais. Sinceramente eu voto em Dilma que me parece mais coerente com o que diz, pois se ela quisesse de fato abaixar ainda mais o nível do debate apontando os erros dos tucanos, pode esta certo que ela ganharia fácil #dilma

  22. glaura daoud Postado em 15/Oct/2014 às 12:43

    Sr Noblat, lavagem cerebral??????? Dilma ??????????????? Hombridade e nao oratoria , faz a diferenca!

    • Eduardo Postado em 15/Oct/2014 às 16:04

      Dilma é tão superior que até que é obrigado a ser contra ela, não consegue.... NOBLAT, é colunista de O GLOBO, das organizações Globo.... e ela apoia Dilma???? Tem certeza???

  23. leonilson Postado em 15/Oct/2014 às 12:44

    esse aecio é mesmo um bandido. não se enganem brasileiros que o Brasil ira mudar com esse pilantra, ira mudar pra pior.

  24. jasm Postado em 15/Oct/2014 às 12:45

    Aécio ganhou o debate...tem que ser muito &¨%%$$ para não concordar com isso!

    • KARINA BB Postado em 15/Oct/2014 às 13:21

      Jasm,debate nao é jogo de futebol,seu escroto,ninguem venceu,,.....va ler um livro pra tentar se informar melhor,pra depois vir comentar no PP

    • Eduardo Postado em 15/Oct/2014 às 16:06

      se ele ganhou, o Brasil também ganhou da Alemanha..... acorda e pesquise no GOOGLE, qual dos dois candiditos quis censura-lo.....e porque.....

  25. Onda Vermelha Postado em 15/Oct/2014 às 12:46

    Defensor dos "méritos", Aécio foi nomeado, aos 19 anos, assessor do próprio pai na Câmara dos Deputados. O candidato da "meritocracia" - em que as conquistas são baseadas no merecimento e na competência - parece não ter um passado tão virtuoso assim. Aécio Neves, o presidenciável do PSDB, já foi assessor da Câmara dos Deputados quando jovem. Esse não seria o problema se ele não tivesse assumido o cargo no gabinete do próprio pai, o então deputado Aécio Cunha, filiado ao PDS (Partido Democrático Social). O caso, inclusive, foi admitido em nota pelo próprio candidato, que disse cuidar da agenda do pai. Além de ser contratado pela Câmara, e portanto pago com dinheiro público, Aécio tinha apenas 19 anos de idade e morava na cidade do Rio de Janeiro-RJ. É bom frisar que a Câmara dos Deputados fica em Brasília-DF e que o seu pai, o deputado em questão, representava o estado de Minas Gerais. Enquanto assessor, então, ele não estava nem em um, nem no outro. O interessante é que, na biografia oficial no site do candidato, não consta essa passagem pelo gabinete do pai. Por que será, Aécio? Veja em http://mudamais.com/divulgue-verdade/defensor-dos-meritos-aecio-foi-nomeado-aos-19-anos-assessor-do-proprio-pai-na

  26. wagner Postado em 15/Oct/2014 às 12:47

    Votar em PSDB é voltar ao passado....um passado de sofrimento , onde os ricos eram cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.....hoje todos tem praticamente a mesma oportunidade. Nesta eleição vai ficar provado se o brasileiro tem realmente memória curta...........

  27. SilD Postado em 15/Oct/2014 às 14:45

    Seria enriquecedor para a política brasileira se o PT tivesse uma oposição saudável que acrescentasse e agregasse valores ao debate. Perdemos todos nós com esta oposição medíocre que nunca cansa de espoliar o país no que temos de mais caro que é; a nossa inteligência. O seu primeiro Collor você não esquece jamais.

    • Eduardo Postado em 15/Oct/2014 às 16:07

      http://www.apn.org.br/w3/index.php/nacional/6756-policial-acusa-aecio-de-ligacao-com-o-trafico

  28. thales Postado em 15/Oct/2014 às 16:06

    Quem vota no Aécio vai achar q ele ganhou, quem vota na Dilma vai achar q ela ganhou e assim segue as campanhas ...

  29. Paulo Postado em 15/Oct/2014 às 17:22

    Não entendo como com tanta evidências de corrupção o PT ainda conquista votos. Quebrou a Petrobras com a rede de corrupção.

    • Fernando Postado em 16/Oct/2014 às 10:24

      Faça-me o favor. O PSDB quebrou a Petrobras e seus aparatos técnicos afundando plataformas petrolíferas, detonando oleodutos, poluindo mananciais de água a baía da Guanabara, sabotou navios-tanque e só não conseguiu entregar de vez a empresa para os americanos porque funcionários fiéis e patriotas sonegaram informações para que o negócio fosse concretizado. PSDB é o sindicato dos ladrões. Quem vota em tucano tem por aspiração na vida arranjar uma boquinha na quadrilha e fazer de conta que é gente "muito honesta".