Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 30/Sep/2014 às 15:41
11
Comentários

Por que Marina Silva mentiu sobre a CPMF?

Mesmo com os documentos do Senado Federal comprovando que Marina Silva mentiu sobre sua votação na CPMF, a candidata não reconhece o equívoco (proposital, ou não) e continua insistindo na mentira

marina silva cpmf
Marina Silva votou 4 vezes contra a CPMF, revelam documentos. Por que a candidata insiste na mentira? (Edição: Pragmatismo Político)

Marina Silva mentiu no debate da Rede Bandeirantes e, mais uma vez, não conseguiu sair da saia justa quando foi confrontada sobre a questão da CPMF no debate da TV Record.

Logo na primeira pergunta, Marina foi questionada sobre como ela havia votado na questão da CPMF – na Band, ela havia dito não fazer “oposição pela oposição”, citando o caso da CPMF, quando teria sido a favor, mesmo contrariando a vontade de seu partido.

VEJA TAMBÉM: Luciana Genro coloca Marina Silva em saia justa

Sem responder, Marina apenas tergiversou, dizendo ter sido a favor, quando se tratava de um fundo para combate à pobreza.

Na realidade, houve quatro votações sobre a CPMF, durante o período em que Marina Silva foi senadora. E, em todos os casos, ela votou contra. Por que ela mentiu?

Em 18 de outubro de 1995 e 8 de novembro do mesmo ano, quando tramitaram em primeiro e segundo turnos a Proposta de Emenda Constitucional 40/1995; e também em 6 e 19 de janeiro de 1999, quando foi a vez da PEC 34/1998. Nas quatro oportunidades, Marina Silva votou não. Os registros oficiais são do Senado Federal.

“Me estarrece que a senhora não se lembre que votou quatro vezes contra a CPMF”, disse Dilma Rousseff. Na saída, o presidente do PT, Rui Falcão, celebrou o que considerou uma importante vitória. “A Marina foi pega na mentira e isso já valeu o debate”.

Confira, abaixo, como foram os votos da ex-senadora nas quatro oportunidades:

marina silva cpmf
marina silva cpmf

Mesmo mentindo, mídia protege Marina

Pega numa situação desconfortável, Marina ontem soltou uma nota. Mais uma vez mentirosa. Disse que foi favorável à CPMF quando o assunto tramitou numa comissão do Senado. Nesta ocasião, houve apenas uma votação simbólica e quem representou o PT foi a liderança do partido no Senado – e não Marina Silva.

O fato de Marina ter sido pega na mentira foi, sem dúvida, um dos pontos altos do último debate. No entanto, chega a ser comovente o esforço dos jornais brasileiros para proteger a candidata do PSB das suas próprias fragilidades.

Na Folha, Marina foi vitimizada. Na manchete, ela, “alvo do PT”, se contradiz sobre CPMF. No Globo, também vitimizada, Marina, “após ataque”, “tenta explicar posição sobre CPMF”. No Valor, mais uma tentativa de proteção. A manchete informa que ela votou quatro vezes contra a CPMF, mas “sob orientação do PT”.

Ora, mas o discurso de Marina era justamente o de “não fazer oposição pela oposição” e de ter desafiado seu próprio partido.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Brina Postado em 30/Sep/2014 às 16:07

    No debate da RECORD o tiro foi certeiro... Dilma perguntou, ela mentiu, e no intervalo daquele bloco a propaganda mostrando os autos do senado comprovou que ela estava mentindo. Blá, blá, blá vai virar Buá, buá, buá... Depois das eleições, o choro é livre.

    • Leny Correia Postado em 30/Sep/2014 às 19:08

      Mesmo? Então pergunta ao Suplicy, a opinião dele, que é um candidato do PT e não mente. E votou como a Marina.

      • Juliana Postado em 30/Sep/2014 às 19:20

        Pode até ter votado, mas a questão aqui é a mentira que ela contou, se votou contra ou a favor, seja autêntica e mantenha sua posição até o final. Quer fazer bonito pra se eleger!!!

      • Andre FLN Postado em 30/Sep/2014 às 22:37

        Leny, não se trata do voto, mas da mentira... quantas outras mentiras ela esta contando? e vc acreditando

  2. Denise Postado em 30/Sep/2014 às 17:47

    Grande parte do eleitorado da Osmarina,estão nas igrejas, algumas proíbem os fiéis de acessar os meios de informação na net,estão condicionados à canais da própria igreja e TV aberta,uma verdadeira rede de sustentabilidade.

  3. Tatiana Postado em 30/Sep/2014 às 18:11

    ela ta cheia de mentiras, inclusive twittou p um ator de hollywood dizendo q apoia o casamento gay, vai la e confere, foi no dia 29/09, ontem

  4. mauricio augusto martins Postado em 30/Sep/2014 às 18:35

    Certa vez li uma frase, que filosoficamente remeteu-me ao Alterego, que dizia: "Hoje o Orgulho, e Amanhã o Bagulho", e num bate papo entre o "Id" e o "Alter" chegamos a máxima: "Quem Diria!!!, Greta Garbo acabou no Irajá", a CPMF fora criada para limpar as cagadas dos desgovernos do boca-de-sovaco, iria cobrir a Saúde, mas desde o primeiro momento fora desviada para "limpar" outras, sendo o criador o Dr. Adib Jatene até então Ministro da Saúde, porém este "desvio" de finalidade sempre fora "acobertado" pelo pig, que somente com o Governo LULA fora direcionada ao fim a que se destinava, mas por "ordem" do Príncipe da Ociosidade que "decretou" do último andar do Farol da Alexandria que "LULA e o PT, tinham que Sangrar(?)" e iniciou-se uma Feroz Campanha contra a "famigerada" CPMF, tirando dos Brasileiros o acesso decente ao SUS, e os medicamentos gratuitos, dai "virou moda" -"onde já se viu?" "Tratamento Digno?", e até a Fiesp do Skaf colaborou com o "abaixo-assinado" dos Ambulantes e Vendedores de Rua de Sampa, esta Contribuição que até eu recolhia, nas movimentações bancárias era Irrisória, dado aos meus vencimentos, mas servia também para FISCALIZAR as Lavagens de Dinheiro, pois dai então a Polícia Federal com LULA tornou-se REPUBLICANA e não mais "seguranças" de "otoridades", e era justamente "ESTE" o perigo, e em uma bela "colaboração" já naquele tempo da Blablarina ao Chupa-Cabras da direitona-furiosa, destoava em desafinado acorde o Duro início do Governo PETISTA, com uma imensa "Herança Maldita", mas o Cãozinho dos Teclados dizia: "Lavô, Tá NOVO", erroneamente entendido pela "Fadinha da Floresta", pois o Nobre Cantor estava se referindo a aquilo que o Levy Fidélix atribuiu como...maumau

  5. poliana Postado em 30/Sep/2014 às 19:17

    Pq ela mentiu? Pq eh uma mentirosa, mal caráter, e oportunista. E ainda assim eh acobertada pelo pig. Nojo dessa imprensa brasileira, e mais nojo ainda dessa mulher sem vergonha!!! Deus nos proteja dessa louca...vai dar tudo certo!

  6. Raquel Postado em 30/Sep/2014 às 20:37

    Marina se transformou em uma decepção eleitoral. Eu esperava mais personalidade e firmeza de seus posicionamentos, mas o que se percebe é alguém que muda de posição de acordo com a pressão! Talvez ela não esperava que concorrer à presidência fosse uma briga de foices, e todo tiro que ela dá sai pela culatra.

    • Lucas Lucco Postado em 01/Oct/2014 às 09:17

      A maior tristeza é ver alguém que não sai de cima do muro ir disputar segundo turno... Onde foi parar a consciência do brasileiro?

  7. Neuza Maria Holander Postado em 01/Oct/2014 às 08:33

    Conheço algumas pessoas que votavam na Marina e que agora não querem nem ouvir falar... Uma delas tira sarro si própria, tipo: - Santo Deus...! onde eu estava com a cabeça? Outra fica visivelmente constrangida. Dois se transformaram em militantes petistas e a que era mais radical antipetista, agora vota na Luciana... Eu, que votei nela na outra eleição, já havia descartado a possibilidade de votar de novo bem antes que ela pegasse o lugar do morto... E agora também fico constrangida e também tiro sarro de mim mesma: - Meu Deus...! Onde eu estava com a cabeça? Voto na Dilma com a certeza absoluta de que estou fazendo a coisa certa para proteger o futuro do país!