Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 15/Sep/2014 às 17:53
34
Comentários

Marina Silva, por Luis Fernando Verissimo

Luis Fernando Verissimo explica por que não vota em Marina Silva – a candidata “mais revolucionaria destas eleições, que ao mesmo tempo é a mais conservadora e contraditória”, de acordo com o escritor

luis fernando verissimo marina silva
Luis Fernando Veríssimo explica por que não votará em Marina Silva (Edição: Pragmatismo Político)

O escritor Luis Fernando Verissimo declarou, em artigo publicado no último domingo, por que não votará em Marina Silva, do PSB.

Ainda que não acredite em suas chances de chegar à Presidência do Brasil por “todas as suas contradições”, explica que prefere seguir o voto do seu coração.

Veríssimo condena as posições da candidata “mais revolucionaria destas eleições, que ao mesmo tempo é a mais conservadora”, especialmente em relação ao aborto e às pesquisas com células-tronco.

“É impossível saber quantas mulheres já morreram em abortos clandestinos por culpa direta da proibição do uso de preservativos pelo Vaticano, por exemplo”, cita. “Mas a oposição à pesquisa com células-tronco que pode levar à cura de várias doenças hoje mortais não é brincadeira. É criminosa”, conclui.

VEJA TAMBÉM: Marina Silva é a nova candidata da Assmbleia de Deus

Verissimo diz que irá votar “com seu coração”, ou seja, contra Marina. “Acho a Marina uma mulher extraordinária. Mas, como alguém que está na fila para receber os eventuais benefícios de pesquisas com células-tronco, voto no meu coração.”

Recomendados para você

Comentários

  1. Luis Giovelli Postado em 15/Sep/2014 às 19:14

    Bom, o PT teve 12 anos pra permitir o aborto e até agora nada. MAS vou votar na Dilma mesmo assim, vai que daqui a 36 anos eles resolvem de uma vez por todas essa questão...

    • Maya Postado em 15/Sep/2014 às 22:42

      O Brasil ainda é um país muito conservador, imagina há mais de uma década atrás... O foco das necessidades do povo não era a luta a favor do aborto, na época. Era o desemprego, a pobreza, etc. As atenções estão mudando e o governo está indo pelo caminho certo na tentativa de fazer algo sobre essas necessidades.

      • Carlos Andres Postado em 22/Sep/2014 às 10:05

        O Brasil não é um país conservador, essa é a forma mais bonita de chamar a população do que seria a melhor designação: Brasil é um país de ignorantes. Enquanto nosso povo não abrir a mente para o futuro ele será sempre representado por políticos aflitos em não contrariar a massa não encefálica. Um ciclo vicioso, longe de se romper.

    • Eduardo Postado em 16/Sep/2014 às 00:49

      Não é o PT que tem que aprovar o aborto, é o congresso nacional, só que este se omite e deixa tudo em cima de executivo, quando este manda uma medida provisória por falta de iniciativa congressual eles chiam horrores dizendo que o executivo está legislando.... é, bem hipócrita esta discussão.

      • Cauê L Postado em 16/Sep/2014 às 10:47

        EXATAMENTE! Eu acho ridículo esses comentários e o exagerado número de perguntas deste gênero: na televisão, por entrevistas etc etc. O Presidente veta ou aprova. Ainda que se possa cogitar a sua competência para propor projetos de lei, é o Poder Legislativo que substancia a vontade do povo no Poder de Administrar o Estado. Querem fazer perguntas, querem ouvir respostas, querem dar opiniões e palpites, mas são analfabetos políticos. Só vendo mesmo...

      • luis Postado em 16/Sep/2014 às 10:49

        bom, se o pt não tem nada a ver com isso, então vou votar na marina. pelo menos alterna um pouco o poder.

      • Amanda Postado em 21/Sep/2014 às 13:46

        É isso aí Eduardo ... Falou tudo. É muito fácil só colocar a culpa no PT

      • Deniro Postado em 23/Sep/2014 às 18:20

        Bem lembrado Eduardo! Nosso Legislativo tem grande parte de responsabilidade nessa balbúrdia toda! Legislam em causa própria e viram as costas para o país. Nem sequer temos a hábito de discutir assuntos tão importantes, devido a hipocrisia de líderes religiosos e políticos impondo sua "verdade" e opinião. Ao menos temos alguns membros que tentam trazer a tona essas discussões e forçar um diálogo.

      • Hávila Postado em 25/Sep/2014 às 18:25

        Isso de "alternar poder" é uma falácia da pior espécie.

    • Lili Maria Postado em 21/Sep/2014 às 11:36

      Luis, se você se preocupa na resolução das questões polêmicas longe do conservadorismo, por que não vota na Luciana Genro do PSOL? É a que apresenta as melhores condições para um governo não conservador. Ou até mesmo o Eduardo Jorge do PV.

      • Chris Postado em 21/Sep/2014 às 11:44

        Luciana Genro há de se tornar uma outra grande liderança política da esquerda, mas ainda não está o país pronto para gente como ela. Infelizmente, enquanto não há reforma política, pessoas como ela seriam logo depostas. AÉcioNever, Dilma e Marina estão num contexto político em que há uma viabilidade de governança, visto que teriam bases de sustentação. Independente de suas vontades pessoais e crenças, o Congresso é que de fato toma as decisões mais importantes, sejam justas, induzidas ou compradas.

    • leni Postado em 21/Sep/2014 às 13:36

      Não sei se me entende mas não é o PT que decide isso...

    • Mohini Murti Postado em 21/Sep/2014 às 22:20

      O PT não tem poder de fazer aborto legal. O legislativo tem que aprovar, porém o fato de nenhum político de nenhum partido ter proposto um PL sobre aborto e desapontador mesmo

    • Laura Postado em 23/Sep/2014 às 15:49

      Eu também!

  2. Deisi Postado em 15/Sep/2014 às 19:36

    Ser contra o aborto eu também sou, mas ser contra pesquisas de células-tronco é realmente um crime. Meu filho tem esclerose múltipla, teve o diagnóstico aos 29 anos, não sei se ele não vai precisar do beneficio das pesquisas em algum momento de sua vida. Eu já voto na Dilma por convicção e por todos avanços do governo Lula e Dilma.

    • Eduardo Postado em 16/Sep/2014 às 00:53

      Masturbação masculina, não seria uma forma de matar milhões de prováveis seres humanos. É bem incoerente esta discussão, visto que quando uma mãe poe um filho no mundo e o abandona a própria sorte, não cuida dele, não o educa, deixa que as drogas o adote, não seria isto também uma forma de aborto.... sinto muito, mas a própria Bíblia já afirma NOSSO CORPO É NOSSO TEMPLO, e sendo assim cada um é o pastor em seu templo.

      • Julio Horn Postado em 21/Sep/2014 às 11:35

        E não é só masturbação masculina que seria a opção de matar milhões. Mais, quantas ejaculações na mulher sem condição de engravidar também seria uma forma de matar... [??] Hipocrisia!

      • PAULO Postado em 24/Sep/2014 às 19:28

        SE FOR ASSIM A NATUREZA POR SI SÓ ELIMINA MENSALMENTE ÓVULOS ATRAVÉS DA MENSTRUAÇÃO. ISSO TAMBÉM É ASSASSINATO?

    • Gabriel Gabo Postado em 16/Sep/2014 às 10:07

      Você não acha sua opinião um pouco egoísta? Só é a favor do que te beneficia. E se o seu filho fosse uma garota que morreu numa clínica de aborto clandestina?

    • Carlos Eduardo Postado em 21/Sep/2014 às 13:02

      A Marina é contra a pesquisa com celulas tronco embrionárias e não com células adutas . E a Dilma não dará nenhum incentivo quanto a isso. A proposta das pesquisas deve vir e ser aprovada pelo congresso. O deputado com a proposta mais próxima desta questão é o Romário que deseja criar uma lei para diminuir a burocracia em todas as areas de pesquisas médicas e ele é da base da Marina!

    • Tiburcio Postado em 21/Sep/2014 às 15:13

      Se vc não tivesse um filho com problemas prováveis da necessidade das pesquisas de células-tronco também seria contra o procedimento? Sobre a aborto as mulheres são donas de seus corpos, logo fazem o que achar melhor, não cabe a sua opinião favorável ou não, visto que quando uma mulher quer abortar vai fazer de qualquer jeito.

  3. Antonio carlos Postado em 16/Sep/2014 às 04:47

    O aborto é um recurso para casos extremos, não é como arrancar um dente. Então orientação sexual, estruturar as famílias com informação e valores é uma boa maneira de trabalhar essa questão. Ser simplesmente contra é irresponsável e atrasado. Ser contra a ciência por causa de religião nos remete a tempos medievais de obscurantismo e ignorância

  4. Pereira Postado em 16/Sep/2014 às 11:53

    Células tronco embrionárias : Mata-se um indivíduo, para salvar outro já nascido.

    • poliana Postado em 16/Sep/2014 às 16:23

      Nossa pereira..dessa vez vc se superou! Uau!!!!!!!

  5. Pereira Postado em 16/Sep/2014 às 11:54

    Matheus B, Estou ficando cada vez mais com preguiçã de comentar por aqui.

  6. Zélia Postado em 16/Sep/2014 às 12:19

    A igreja catolica acobertou abortos forçados de mulheres judias na segunda guerra mundial... A realidade em que se esta grávida e a realidade de não estar grávida e ir fazer sexo sem camisinha, são duas realidades que despertam emoções e reações absolutamente diferentes em uma mulher. Sim, existem MUITAS mulheres que são católicas na hora do sexo, mas em um momento de desespero deixam a crença de lado porque não querem ou não estão prontas para serem mães... E isso fere apenas as mulheres mais pobres, as que tem dinheiro tem perfeitas condições de fazer seus abortos, ainda que ilegais, em clinicas particulares e com toda a segurança. Não foi ataque algum, ele até foi bem leve, foi uma mera expressão da realidade de muitas... Repito, MUITAS, não todas. Inclusive existe um grupo de mulheres "Católicas pelo direito de decidir", mulheres católicas que não são contra a legalização do aborto.

    • Matheus B. Postado em 16/Sep/2014 às 13:50

      Zélia, respeito a posição dessas mulheres, mas entendo que a defesa incondicional da vida é um dos pilares da Igreja Católica, portanto, católicos que desejam modificar isso só podem querer a destruição dessa instituição.

      • Deniro Postado em 23/Sep/2014 às 18:29

        Sou católico. Penso eu que a Igreja, assim como as demais religiões, precisam entender que os seus preceitos e dogmas são instruídos aos seus seguidores! Um católico tem seus deveres e posições claras a assumir. E quem não é fiel de nenhuma delas? Os ateus e agnósticos? Eles não professam fé nenhuma e ainda têm que submeter às imposições da maioria! Penso eu que o púlpito deve ser para os fiéis, a urna para os eleitores e as leis para todos!

  7. Natália Postado em 16/Sep/2014 às 14:58

    Pereira seus comentários não farão falta nenhuma...

  8. vigilante Postado em 16/Sep/2014 às 17:32

    L. F. Veríssimo é o cara.

  9. Julio Arruda Postado em 17/Sep/2014 às 11:40

    Sou a favor da evolução, portanto, também acho um crime ainda não podermos nos beneficiar das células tronco. É ridículo! Não consigo entender o porque da igreja se intrometer em assuntos que não lhe são pertinentes. O que um cara que tomou hóstia e bebeu vinho a vida inteira sabe de ciência ou política? Igreja é uma instituição financeira, livre de impostos, que foi inventada por um cara muito sagaz que impôs sua próprias leis, como livro sagrado, e deixou a mulher como uma insolente serviçal do homem. E que ainda por cima tem que pedir permissão à justiça para mexer em seu próprio corpo. Maravilha, não? Talvez essa nova geração de alienados seja a solução, porque com os tais pensadores não deu certo não.

  10. Olga Postado em 21/Sep/2014 às 12:07

    Revolucionaria, conservadora e contraditória!!! três palavras para definir uma candidata que não tem uma meta definida, que conserva traços antigos de militância,com influencias direitistas e com decisões não tão concretas sobre o que fazer com temas claves da sociedade..então ela vai e volta no seus enunciados..Ela é uma pessoa que não tem objetivos definidos nem concretos lutando com suas próprias ideias e deixando-se levar pelo sue objetivo mesquinho: tirar o PT do poder!!! E isso, caso ela conseguir vai levar o pais ao caos, o caos total... Agora, tendo escutado todos os candidatos, concluo que eles todos falam de continuar com a Bolsa Família, e todos os projetos já em andamento, isso não significa que o que a Dilma tem feito é correto? ou eles falam isso para não espantar votos dessa população beneficiada? e depois faram o que vem gostarem? tem muitas promessas sendo feitas mais: com que recursos serão realizadas?..é muita borboleta sedutora voando e muito pouca flores plantadas!!! A Sra. Marina ainda esta em crescimento e primeiro tem que por suas ideias em ordem para depois se candidatar, ela tem que se resolver, acho que ela optou por conseguir seu objetivo primordial, e o resto o deixa para decidir depois de logrado este...Ela tem que escolher entre o povo sedento de soluções de vida, a Bíblia, os preceitos evangélicos e os interesses dos banqueiros e empresários..porque conciliar todo isso nem no liquidificador!!! e como boa retrógrada ainda não quer o avance da ciência na busca de cura para muitas doenças, nem legislar para evitar mortes e bandidagem., Ela mulher não pretende buscar soluções para as mulheres, a favor ou contra o aborto, legislar não significa permitir, mais não legislar significa deixar um problema enorme nas mãos de delinquentes. Os fatos existem quer ela, eu, e qualquer um.... fechar os olhos não significa que os fatos deixem de existir!!! Na idade media, já muitos filósofos, cientistas, pensadores deram sua vida e lutaram contra os preceitos da igreja imperante no momento; a posição de Marina é desconhecer toda a luta dos mais grandes e jogar todo no lixo !!! E muita caretice... ficar de boa com Deus e com o diabo!!!

  11. Roque Postado em 21/Sep/2014 às 12:34

    Fico pensando...se Deus deu a capacidade de o homem chegar onde chegou...porque sempre alguém que se diz fiel, vai contra isso...??? Quer ser mais que Deus...?? Ué......

  12. José Manoel Postado em 21/Sep/2014 às 13:58

    É Dilma na cabeça e estamos conversados!!