Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 05/Sep/2014 às 18:13
41
Comentários

Marina recua e defende anistia para torturadores da ditadura

Novo recuo: Marina Silva muda opinião histórica contra a anistia aos agentes do Estado que torturaram, assassinaram e sumiram com corpos na ditadura. Desbotada precocemente, a “nova política'' já se parece com a "velha''

marina silva lei da anistia
Familiares dos torturados na ditadura cobram que presidenciáveis se pronunciem sobre lei da anistia (Imagem: Pragmatismo Político)

Marina Silva recuou algumas vezes em seu programa de governo. A primeira vez foi com relação ao casamento homossexual, a segunda foi no quesito energia nuclear. Esse vai e vem suscitou críticas. Um escreve-não-lê de grande monta. No entanto, agora o assunto pode render muito mais gritas: direitos humanos. Segundo a coluna Painel, da Folha, Marina diz ser contra a revisão da Lei de Anistia. Antes de ser candidata, Marina defendia a punição de militares. Hoje, candidata, declara-se contra a revisão da lei.

Quem promete mudanças na área é o programa da candidata à reeleição Dilma Rousseff. Apesar de publicamente a petista ter se manifestado a favor da manutenção da lei, o PT aprovou por unanimidade, no 14º Encontro Nacional do partido em maio, a inclusão da revisão da Lei que anistiou os militares. “O PT, como principal partido da coalizão da candidatura de Dilma, tirou por unanimidade posição favorável pela proposta de revisão da Lei de Anistia ”, afirmou a presidente da Comissão da Verdade do Rio, Nadine Borges.

Procurado, Aécio Neves reiterou ser contra a mudança na legislação. Aécio informou por meio de nota que “vai manter e apoiar os trabalhos que vêm sendo realizados pela Comissão Nacional da Verdade”.

Cobranças

“Acho que os candidatos à Presidência deveriam se posicionar sobre esse assunto. Não podemos parar. Não apenas por conta do caso específico da minha família, mas especialmente porque estes casos não punidos, não investigados, servem de mau exemplo para as nossas polícias que são treinadas para funcionar como na ditadura”, defendeu Vera Paiva, filha do deputado federal cassado Rubens Paiva, vítima do regime.

Mário Magalhães, blogueiro do UOL e autor da biografia “Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo”, comentou o recuo de Marina Silva na questão da impunidade aos torturadores da ditadura. Leia o texto abaixo.

Por Mário Magalhães

A “nova política” da candidata Marina Silva (PSB) perdeu ainda mais o viço com seu pronunciamento a favor da impunidade de agentes do Estado que torturaram, assassinaram e sumiram com corpos de opositores durante a ditadura que vigorou no Brasil de 1964 a 1985.

A mudança da opinião histórica de Marina contra a anistia aos violadores dos direitos humanos se tornou pública em entrevista da ex-senadora ao G1 (assista aqui).

“Defende a revisão da Lei de Anistia?”, indagaram-lhe. Ela respondeu: “Não”.

Em novembro de 2008, Marina havia publicado na “Folha” um artigo defendendo opinião oposta (leia aqui): “A tortura é crime hediondo, não é ato político nem contingência histórica. Não lhe cabe o manto da Lei de Anistia. À justiça aqueles que, por decisão individual e intransferível, utilizaram esse instrumento torpe. Seu ajuste de contas não pode se limitar ao contencioso direto com suas vítimas. Somos todos atingidos duplamente, em nossa humanidade e em nossa cidadania. O Estado, que nos representa, deve agir tendo em conta essa dimensão”.

Foi o repórter Bernardo Mello Franco quem informou sobre mais essa reviravolta de Marina Silva (aqui).

Na sexta-feira, a candidata divulgou seu programa de governo. Um dia depois, mudou passagens relevantes sobre emprego de energia nuclear, casamento de pessoas do mesmo sexo e criminalização da homofobia. Alegou ter havido “falha processual na editoração” do texto.

VEJA TAMBÉM: Militares conservadores dizem que Marina é “fio de esperança”

Ao pregar que a anistia política de 1979 também ampara criminosos a serviço do Estado, Marina, em vez de se diferenciar entre os mais fortes postulantes à Presidência, adotou a mesma plataforma de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).

Esgrimindo palavras menos cruas, os três consideram que, ao contrário do que ocorre ainda hoje na Alemanha, Argentina, Camboja e Sérvia, funcionários públicos autores de crimes contra a humanidade merecem ser protegidos pela aberração da impunidade.

Desbotada precocemente, a “nova política” já se parece com a “velha”.

Recomendados para você

Comentários

  1. KARINA BB Postado em 05/Sep/2014 às 18:30

    E assim ...osmarina vai mostrando sua verdadeira face ao Brasil.................................

    • katia telles Postado em 07/Sep/2014 às 00:50

      E os tais Black bloc querem votar nela.. Se presos, como foram, serão torturados dessa vez, porque a candidata que eles querem eleger, está apoiando os ditadores e torturados da pior laia.

  2. poliana Postado em 05/Sep/2014 às 18:38

    pq será hein???? NOJO dessa infeliz!!!!!!!!!!! hipócrita e oportunista!

  3. Jonas Schlesinger Postado em 05/Sep/2014 às 18:44

    Regina Duarte. :)

  4. Thiago Teixeira Postado em 05/Sep/2014 às 18:58

    Marina, faça o seguinte ... jogue no lixo o plano de governo e diga que sentará com Malafaia, Bolsonaro, Feliciano, Serra, Simon, Suplicy, Neca e os Marinhos para fazer um plano definitivo. É mais digno, ninguém é obrigado a fazer planos de cunho social ou esquerdista, assuma a Direita liberal reacionária fundamentalista de vez.

    • Diego Postado em 08/Sep/2014 às 11:50

      Essa reunião deve ter acontecido no mesmo dia da morte do Eduardo.

  5. Onda Vermelha Postado em 05/Sep/2014 às 19:05

    Hehehe! A "nova política" é um "museu de novidades". Tá ficando "divertido" isso aqui! E os reaças do Clube Militar já declaram apoio a Marina Silva! Alguma novidade? Nenhuma! Ei, psiu? É você aí mesmo! Você que acreditou na "nova política" saiba, agora, que você foi ENGANADO! A Marina Silva, a "fodinha da floresta" está "trilhando" um caminho seguro para unir tudo de mais conservador e reacionário que existe na face deste país. Mas ainda cabe mais gente nesse hospício: Olavetes, TFP, CCC, Opus Dei, etc, etc, etc. E até os “socialistas” do PSB! Háháhá! Por favor, fiquem livres e façam uso da vossa “criatividade” para sugerir mais integrantes para esse “circo de loucos”! Voltarei aqui para conferir mais tarde. Ok?

  6. André Anlub Postado em 05/Sep/2014 às 20:01

    Macaco Tião teria uma chance enorme em cima da Marina, e com certeza absoluta uma opinião muito mais centrada e imutável.

    • Thiago Teixeira Postado em 06/Sep/2014 às 08:22

      Graças ao trabalho árduo da mídia golpista, se Macaco Tião ou Tiririca concorresse as eleições presidenciais, estariam a frente de Dilma. Os votos da Marina não tem militância ou fundamentalismo, são votos de protesto e birrinha para tirar o PT!

  7. Thiago Postado em 05/Sep/2014 às 20:48

    "Segundo a coluna Painel, da Folha…" e o Link? Gostaria de ler a declaração completa dela.

  8. Rita Postado em 05/Sep/2014 às 22:27

    Essa 'Nova Política" já tem mofo, já tem o cheiro da podridão. Marina é mais uma farsa criada pela elite brasileira e o povão já comprou a ideia.

  9. André Postado em 05/Sep/2014 às 22:43

    E os guerrilheiros? Na opinião de vcs, deveriam ser investigados tb??? Tadinhos! Eles não, né?

    • SORAIA Postado em 07/Sep/2014 às 10:09

      Ate se pode investigar os "guerrilheiros" mas antesTEM QUE INVESTIGAR O SEU CU PRA SABER o porque da merda esta saindo pela sua boca e nao pelo fiofó ,o que seria o normal neh

      • André Postado em 07/Sep/2014 às 18:44

        Isso é falta de argumento ou apenas falta de educação? Tu é o estereótipo da maioria aqui. É uma pena uma mulher usar esse tipo de vocabulário e ainda exigir respeito...

  10. João Postado em 06/Sep/2014 às 00:46

    Tempos atrás o Pragmatismo Político fez uma matéria intitulada "JORNAL NACIONAL SURRA DILMA POR 82 A 3". A matéria era sobre um estudo que revelava a desproporcionalidade entre o número de reportagens contrárias e o número de reportagens favoráveis ao governo de Dilma. Fiz uma pesquisa parecida: Verifiquei as matérias do Pragmatismo Político sobre Marina Silva vinculadas após a primeira pesquisa indicando a vitória desta candidata no segundo turno. O placar? Posso ter errado por dois ou três, mas acho que 33 a 0 é um placar bem aproximado. Cada macaco no seu galho..

    • Jose de Elancor Postado em 06/Sep/2014 às 07:45

      E o que você esperava, que eles fossem defender essa arma perigosa da direita? A máscara dessa mulher já caiu faz tempo, pra mim desde que ela saiu do PV e fundou aquele partido de crente fundamentalista, isso tá bem claro pra qualquer idiota entender, mas o povão é claro vai continuar pensando que ela é uma boa opcão por que não é PT e PT é o inimigo, como diz a mídia.

    • poliana Postado em 06/Sep/2014 às 08:36

      Rede globo x pragmatismo politico. Ambos exercem o msmo impactp sobre a massa ne? Claro!

      • João Postado em 06/Sep/2014 às 11:44

        Em nenhum momento eu disse isso. O fato de ter menos impacto tem que importância nisso?

    • Onda Vermelha Postado em 06/Sep/2014 às 14:52

      João. Existe um pequeno "detalhe" nesse debate. A Rede Globo é uma concessão pública que é, ou deveria ser, "regulada" por uma legislação segundo o interesse público. Já o Pragmatismo Político não! O que, realmente, teme a Globo? É explícito! Não se iluda! Todos nós sabemos que o objetivo real é atacar o Governo Federal do PT. A Vênus Platinada teme é que num segundo mandato da Presidente Dilma Rousseff, ela resolva levar a frente o projeto de Lei das Comunicações, regulamentando os artigos da Constituição Federal de 1988, e que tratam, exatamente, do monopólio da Globo. E isso seria fatal para as pretensões da emissora de continuar dando as cartas na política nacional e “fazendo as mentes” por estes trópicos! É aqui que o “bicho verdadeiramente pega”! E a Piguenta-Mor, e suas coirmãs, farão de tudo, do possível ao impossível, para tentarem impedir um segundo mandato da Dilma, e o quarto mandato consecutivo do PT na esfera federal. Já se anuncia uma guerra! Onde a isenção, a ética e o equilíbrio da cobertura, pilares do bom jornalismo, foram jogados, literalmente, no lixo! Ok?

      • poliana Postado em 06/Sep/2014 às 16:41

        Perfeito onda!

      • João Postado em 07/Sep/2014 às 01:59

        Sr./Sra. Onda, obrigado pelo comentário. Minha intenção foi de mostrar que cada um defende o seu interesse. Foi que tentei fazer quando escrevi a última frase: "Cada macaco no seu galho..". Quanto à ética em si; um site que defende um partido com vários crimes nos últimos anos cobrar ética da globo é meio forçado. É o "sujo" falando do "mal lavado".

      • João Postado em 07/Sep/2014 às 02:00

        Poliana, você por aqui? Não te achei mais naquele tópico sobre as pesquisas do Ibope/Datafolha. Se estiveres disposta, gostaria de continuar aquele assunto.

    • Pablo Postado em 06/Sep/2014 às 21:46

      Olha, pode ser que o site esteja divulgando mais conteúdo negativo do que positivo com relação à Marina, mas eu gostaria de fazer as seguintes considerações: Sabemos do viés à esquerda do site, não é dissimulado. As informações não demonstram as características de terem sido vergonhosamente adulteradas, como acontece visivelmente no tal "pig". Marina é, determinantemente, o "assunto da vez", com relação às eleições 2014. Está praticamente impossível dar notícias favoráveis à Marina. Talvez se fossem aquelas "notícias" "café com leite" que não dizem nada. Ela só dá bola fora! Eu mesmo gostaria de saber qual poderia ser uma notícia positiva sobre ela. Você poderia citar alguma?

      • João Postado em 07/Sep/2014 às 02:05

        Caro Pablo, essa é sua opinião, obrigado por compartilhá-la. Não concordo com ela, mas de qualquer forma a respeito.

      • SORAIA Postado em 07/Sep/2014 às 09:58

        Pablo eu endosso e concordo com vc,,Marina silvaesta em evidencia e concorre ao cargo mais importante do pais,por isso é nossa obrigacao e da midia confronta la a fim d saber a que veio,temos que saber a quem ela representa,quem a apoia,o que ela pretende.ela pode e deve ser inquirida sim,em suas posicies,pois o Brasil nao é um brinquedo ou parque d diversoes pra ser entregue a qualquer pessoa,portanto a grande midia ja se encarrega d devassar Dilma Roussef ,ja Aecio é o INTOCAVEL,logo resta a blogosfera inquirir marina silva,ora

      • João Postado em 07/Sep/2014 às 22:02

        E mais, Pablo. Minha intenção não é enaltecer a candidata. Dando minha opinião pessoal, não acho que ela seja a pessoa ideal para o cargo. O que quero colocar em debate aqui é a falta de coerência. Reclamar da globo é fácil. Já admitir que faz o mesmo, aí já é outra história. É gritante o desespero em tentar difamar a candidata. Não voto nela, mas também não concordo com o ímpeto dos ataques frente à possibilidade da vitória dela.

      • João Postado em 09/Sep/2014 às 00:00

        Exatamente, Naro Solbo. Com facilidade vemos aqui pessoas que, pelo simples fato de discordar duma mínima coisa que seja, são logo chamadas de "tucano". Como se precisasse ser "tucano" para criticar o PT. Isso é extremamente irritante.

    • SORAIA Postado em 07/Sep/2014 às 10:06

      Joao,ate jornalistas de outras emissoras e jornais ja constataram todo esse massacre em cima de Dilma,inclusive jornalistas esses que tambem a contestam dioturnamente,independente d o PT ser corrupto ou nao,ocorre que a grande midia disseminou q so o PT é corrupto enquanto partidos como PSDB iniciaram toda essa roubalheira no governo FHC inclusive o mensalao se iniciou la atras com o psdb,o DEM nao era mais pra existir d tao sujo q é e tantos outros q rou bam quietinhos e acobertados enquanto a grande midia so destaca o PT,se vc tem odio do PT e direito seu.mas seja ao menos coerente neh,

      • João Postado em 07/Sep/2014 às 21:41

        Soraia, disseste que "a grande midia disseminou q so o PT é corrupto". Caso tenhas interesse, em 30 minutos te mando uma lista de links de videos do youtube (com emissoras mostrando corrupção em vários partidos) que provam que isso que falaste é bobagem. Falo de novo, cada macaco no seu galho. Cada um defende seus interesses. A incoerência está em criticar alguém sem notar que faz o mesmo! Concordo contigo, PSDB e DEM são tão podres quanto o PT. Só não entendi porque dizes que estou sendo incoerente. Podes me explicar melhor? Obrigado pelo comentário.

      • Onda Vermelha Postado em 08/Sep/2014 às 00:35

        João, existe um notório desiquilíbrio da cobertura da "grande imprensa" em relação a Dilma e ao PT. Você pode encontrar, por exemplo, 10 links com críticas aos partidos de oposição, mas certamente, encontrará 100 outros dirigidos ao PT ou Dilma. Fato! O trabalho científico denominado de "manchetômetro" conduzido por professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro(UERJ) não deixa dúvidas quanto a isso e acho que você já conhece essa informação, mas você parece querer desmentir o estudo ou desqualificá-lo, embora não o faça diretamente. Estarei certo? Além disso, um levantamento com base em "dados oficiais" do TSE de 2012 comprovou que na prática o PSDB liderava a lista de partidos com maior número de candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa. E o PT era "somente" o oitavo. Ou seja, diferente do afirmado por você esses partidos não são iguais ao PT, mas são mais corruptos SIM. Fato! E não há razões para acreditar que tenhamos tido grandes alterações nisso de lá para cá, mas é certo que essa informação que é relevante para todos nós cidadãos não foi nem será divulgada pela "grande mídia". Afinal, ela "tem lado" e não é como já afirmado o do PT. Ok? Veja em http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/152525/Manchet%C3%B4metro-de-capas-18-pr%C3%B3-Dilma-234-contra.htm

      • Onda Vermelha Postado em 08/Sep/2014 às 00:40

        João. O PSDB, que se vende como “o paladino da moralidade”, está lá liderando com folga esse pelotão com o maior número de políticos barrados pela lei da ficha limpa. Lembra? Não? Para refrescar sua memória postei link abaixo! Veja em http://www.brasilpoder.com.br/wp/psdb-e-o-partido-com-maior-numero-de-politicos-ficha-suja-brasil-aponta-justica-eleitoral/

      • Onda Vermelha Postado em 08/Sep/2014 às 00:46

        João. Postei outro link porque o primeiro não abriu. Veja em http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/09/psdb-partido-mais-sujo-brasil-ranking-justica-eleitoral.html

      • João Postado em 09/Sep/2014 às 00:24

        Sr.Sra. Onda Vermelha Disseste: "você parece querer desmentir o estudo ou desqualificá-lo". Entendeste errado. Leia meu comentário novamente. De qualquer forma vou aqui resumi-lo: - A globo "queima" a dilma e o PP "queima" a marina. Cada um com seus interesses. - Não leia as "entrelinhas", pois elas não existem. Não quero ser irônico. Em relação aos links, leia novamente. Foi uma resposta à Soraia que disse: "ocorre que a grande midia disseminou q so o PT é corrupto". Repare na palavra "só"! Tu realmente acredita nisso?? Outra coisa, na tua comparação PSDB/PT: corrupção é corrupção. Pouco me importa que é "menos safado". O cara que vende fumo na esquina da tua casa responde por tráfico, assim como o Marcola. Sobre a frase: "O PSDB, que se vende como “o paladino da moralidade”. Todos fazem isso. Tu já viu um político reconhecer um escândalo envolvendo seus conchavos? Nem o Lula fez isso. Obrigado pelo comentário.

  11. Deisi Postado em 06/Sep/2014 às 19:01

    Essa mulherzinha oportunista é a maior farsa, só coxinha não enxerga, dai essa corja não quer se chamada de analfabetos políticos.

  12. Jonas Schlesinger Postado em 07/Sep/2014 às 02:21

    Oportunismo é esse governo de bandidos que lavam os dinheiros da Petrobrás que o PT, PMDB e o PP estão envolvidos até o gargalo. O homem começou a abrir a boca e não adianta mais falar que é mentira, que ele não tem provas e tal. Hehehe a casa tá caindo, aos poucos, mas tá. Um bom feriado meus amigos.

    • Onda Vermelha Postado em 08/Sep/2014 às 00:53

      Hehehe. Quem investigou o Paulo Roberto da Costa foi a PF subordinada e reestruturada pelos Governos Lula e Dilma. Já no tempo dos tucanos e nos governos tucanos país afora...bom você já sabe. Boa essa PF, né? Republicana! Doa a quem doer! Nada é varrido para debaixo do tapete! Quem comete malfeitos tem o que merece. Por isso queremos manter Dilma e o PT na presidência.

  13. Jonas Schlesinger Postado em 07/Sep/2014 às 22:28

    A mamata acabou hehe... Delação Premiada. Essas duas palavras parece título de sorteio de loteria. Parece que ganhei na MegaSena hehe... ansioso para que se gunda-feira chegue logo e olha que apesar do homem abrir o bico isso nem é a ponta do iceberg. Só tomara que ele continue vivo até o fim do interrogatório. Foi um verdadeiro tapa nas Costa :)

  14. Jonas Schlesinger Postado em 08/Sep/2014 às 01:54

    "Hehehe não foi só no PT que teve mensalão e o Paulo Roberto Costa tá desde 1999 na Petro" não quero saber se os tucanos, coxinhas e reacionários são os piores ladrões da história pelo simples fato que a era PSDB já era há 13 anos. Hoje e há 12 anos estamos no governo PT, então é óbvio que quando surge um escândalo dessa magnitude atinge o governo que está administrando o país no momento. E pode ter acontecido o mensalão tucano, mas alcançou 10 bilhões? Enfim o que importa pra mim é o atual, o que passou passou. E o mais engraçado é que quando o atual governo derrapa feio a primeira coisa que acontece? Dizer que também houve falcatrua no governo do FHC, que a PF prende pq o governo atual deu mais autonomia, dizer que vai tomar as providências cabíveis, demitir um ministro no frigir dos ovos, dizer que vai ser rígido depois que a merda foi jogada no ventilador, dizer que o delator tá mentindo que suas declarações são repulsivas, dizer que não sabia de nada... hehe pérolas. Cresci ouvindo tais.

  15. Carlos Postado em 08/Sep/2014 às 13:58

    Que eu saiba o exercito tem mais de 70% de aprovação enquanto o congresso de esquerda não fica nem com 5% deve ser porque cidades inteiras brasileiras estão sendo destruídas pelo trafico de drogas e a esquerda está preocupada com traficantes e com a "ditadura" de 40 anos atrás.

  16. Pereira Postado em 08/Sep/2014 às 16:14

    Por que será que todo o esquerdista fica brabinho quando alguém pede comissõa da verdade para guerrilheiros que mataram e torturaram muito mais que os militares ? Por que será que esquerdistas ficam brabinhos quando se pergunta o porquê que defendem a ditadura de fidsel castro qeue matou muito mais que a brasileira ?

  17. Natália Postado em 10/Sep/2014 às 16:51

    A questão é você tem três opções de votos válidos para a presidência: Dilma, Marina e Aécio. Pode votar branco, e teu voto somará a maioria... O resto nem tem porcentagem para concorrer... Pode chiar, esperniar, gritar, mas não tem saída... o negócio é ruim e nesta eleição já não há muito mais o que fazer... Comece do básico, pense em qual deputado irá votar, há várias opções por ai, você pode pensar que o cargo deles não tem importância, pensou errado... (esses fazem os projetos de leis, algo muito importante e que precisa mudar nesse país). Na próxima eleição escolha corretamente o seu prefeito, ele é tão importante quanto a presidência, a câmara municipal tem suas leis próprias, é o que mais afeta no seu dia - a - dia , o que acontece com a tua cidade.Quer hospitais melhores, creches e afins, pense no seu candidato a prefeito! Trabalho em órgão público, e tenho uma noção de como as coisas funcionam, se quer que o Brasil comece a melhorar, comece pelos deputados, senado e vereadores, para assim tentar mudar as leis antiquadas que regem esse país, quando isso acontecer, o voto para presidência haverá mais importância...