Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 29/Sep/2014 às 12:35
34
Comentários

Luciana Genro coloca Marina em saia justa

Luciana Genro expôs as contradições da “nova política” aclamada por Marina. “Tu tens dito que defendes uma nova política, mas teus economistas são ligados ao PSDB… e tua campanha é financiada por bancos e empreiteiras. Como é que tu vais fazer uma nova política com esses aliados?”, questionou

luciana genro marina silva debate
Luciana Genro questiona ‘nova política’ de Marina e diz que candidata sempre muda de posição quando é pressionada (Pragmatismo Político)

A uma semana do primeiro turno das eleições, os três principais candidatos ao Palácio do Planalto – Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) – buscaram e conseguiram estabelecer um confronto mais direto no quarto e penúltimo debate na campanha deste ano, realizado pela TV Record na noite deste domingo (28), em São Paulo (SP). Mas não só de Dilma, Marina e Aécio vive as eleições de 2014.

Luciana Genro (Psol) e Eduardo Jorge (PV), a despeito do pouco tempo de televisão e rádio que dispõem, conseguiram utilizar os debates presidenciais de forma proveitosa, subvertendo a lógica dos discursos pouco ousados e, consequentemente, muitas vezes enferrujados dos candidatos favoritos.

VEJA TAMBÉM: O desabafo homofóbico de Levy Fidelix e a reação de Eduardo Jorge

Em um determinado momento em que Luciana Genro e Marina Silva se enfrentaram no debate de ontem, a candidata do PSOL conseguiu expor, em poucas palavras, as contradições da “nova política” tão aclamada por Marina. Luciana afirmou ainda que Marina muda de posição sempre que é pressionada.

“Tu tens dito que defendes uma nova política, mas teus economistas são ligados ao PSDB… e tua campanha é financiada por bancos e empreiteiras. Como é que tu vais fazer uma nova política com esses aliados?”, questionou Luciana.

Marina levou um minuto e meio para dizer que Luciana não entendia nada de nova política, que “está sendo feita pela sociedade brasileira”. Luciana rebateu: “A nova política da Marina é assim: ela recebe a pressão do agronegócio, cede e diz que nunca foi contra os transgênicos. À pressão dos banqueiros, ela cede dizendo que vai dar autonomia pro Banco Central. À pressão dos reacionários do Congresso, […] ela cede e joga na lata do lixo o seu programa de defesa dos direitos LGBT. Essa é a nova política da Marina. Mais velha do que a história.”

Nas cordas, Marina fez para a [candidata] nanica Luciana a mesma pose de vítima que faz para a [candidata] peso-pesado Dilma: “A nova política que eu pratico é exatamente para evitar esse tipo de atitude, que espalha boatos, que espalha calúnias, sem nenhum compromisso com a verdade. Isso é velha política.”

O debate da Rede Record foi, até agora, o de maior repercussão da campanha presidencial de 2014. Na próxima quinta-feira (2) os presidenciáveis se enfrentarão pela última vez neste primeiro turno no debate da Rede Globo.

VEJA TAMBÉM: Danilo Gentili deveria assistir a entrevista de Luciana Genro para Rafinha Bastos

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodolfo Postado em 29/Sep/2014 às 13:00

    Marina Silva foi nocauteada.

  2. Salomon Postado em 29/Sep/2014 às 13:03

    Ao responder à pergunta, fazendo-se de vítima, a Marina cedeu a um impulso natural, ao temperamento, aos hábitos do ofício. Mas, vítimas seremos nós, se ela ganhar as eleições.

  3. poliana Postado em 29/Sep/2014 às 13:42

    Cara, a luciana genro foi BRILHANTE!!! e a imbecil da marina silva ainda tem a cara de pau de se fazer de vitima! É uma amadora msmo! So mostra o quão despreparada é pra exercer a residência da república! Essa mulher é um equívoco do começo ao fim! Pobres de nós brasileiros se essa louca ganhar! A luciana genro foi brilhante em suas colocações. Sonho com o dia em q ela venha a ter chances d se tornar presidente da república. Votaria nela de olhos fechados!

    • Percival Postado em 29/Sep/2014 às 14:12

      Vc gosta dela e aprova suas idéias, mas só votaria nela se mais gente votasse e ela tivesse chance de se eleger, é isso mesmo?

      • Rodrigo Stücker Postado em 29/Sep/2014 às 14:38

        Votar apenas em quem tem chance é tão omisso quanto votar em qualquer um.

      • poliana Postado em 29/Sep/2014 às 16:29

        N percival..eh q gosto da dilma e do pt..um dia qdo a era pt acabar, e isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde, aí voto na luciana genro.Entendeu?

      • Nilk Postado em 30/Sep/2014 às 19:44

        Concordo com Poliana tbm sou PT mais quando o pt n estiver no poder meu voto sera da Luciana Gênero com toda certeza.

    • Daiana Postado em 29/Sep/2014 às 14:45

      Se tu curte as ideias e acha que ela te representa, tu tens que votar nela. Não é voto jogado fora. Com chance ou não de se eleger, não importa. Com nosso voto esse sonho pode se tornar realidade.

      • poliana Postado em 29/Sep/2014 às 16:32

        Daiana, por enqto prefiro a dilma e opt..n tem nada a ver com "n querer perder meu voto", ou votar em quem tem chances. É q hj, eu ainda gosto do pt e reconheço os avanços q ele trouxe pro brasil em 12 anos de gov. Por isso ainda continuo com ele e com a dilma..mas quem sabe em 2018...

    • Guilherme Postado em 29/Sep/2014 às 14:51

      Vote nela mesmo assim! Só assim ela terá chances de se tornar nossa presidenta!

    • Giovanna Postado em 29/Sep/2014 às 15:54

      Se votaria porque não vota? Esses são os piores, que vão na onda da mídia e joga o voto fora para quem não merece.

    • tulio Postado em 29/Sep/2014 às 22:35

      Mais um ponto para Luciana Genro, inteligente fazer perguntas como aquela pro candidato Bigodes, nem quero saber o nome daquele monte de estrume, assim a gente fica sabendo de onde vem boa parte dessa herança preconceituosa, se ele pensa assim de gays, bigodes deve também ter alguma herança preconceituosa em relação a descendentes africanos e por aí vai...

    • Fernando Postado em 30/Sep/2014 às 02:00

      O motivo dela ter poucas chances são pessoas iguais a você. “Jogar o voto fora é votar em alguém que pode ganhar e te decepcionar” (Luciana Genro)

    • Guilherme Postado em 30/Sep/2014 às 10:49

      Vote em Dilma somente no segundo turno, é um conselho, provavelmente eu farei isso. Mas no primeiro votarei na melhor, votarei em Luciana

      • renata Postado em 01/Oct/2014 às 22:42

        Voto na Dilma pra garantir que Marina não vai ganhar.

    • Fernanda Postado em 30/Sep/2014 às 13:03

      Claro que vc quem sabe, mas a Dilma vai estar no segundo turno de qualquer forma, votando na Luciana você fortaleceria a luta dela :)

  4. Natália Postado em 29/Sep/2014 às 13:58

    Não acreditei na resposta que Marina deu a pergunta do Heródoto Barbeiro,ao ser questionada em defender os programas sociais,sendo sua equipe econômica não muito adepta a essas politicas,em um possível governo quem decidiria a senhora ou sua equipe??resposta de Marina: a sociedade.....comédia...comédia

    • Onda Vermelha Postado em 29/Sep/2014 às 16:04

      Natália também me chamou a atenção essa resposta pífia "a sociedade!", absolutamente, bisonha da Marina Silva para algo que merecia uma colocação mais assertiva. Não transmitiu a "autoridade" que o questionamento do Heródoto Barbeiro exigiria. Acho que a Marina perdeu mais uns votinhos ali para a Dilma, principalmente dos beneficiários dos programas sociais ou daqueles que os apoiam, mas não queriam votar na Dilma por alguma razão. Agora ficaram mais desconfiados de que a "fOdinha da floresta" pode não cumprir com suas promessas. Hehehe!

    • KARINA BB Postado em 29/Sep/2014 às 17:04

      Natalia,tambem bao entendi essa resposta d marina,acho ela muito despreparada,ontem luc,Dilma ,Aecio e Ed Jorge e ate p eceraldo apresentaram alguma propista,mas marina nao,ate agora nao sei o que essa mulher pretende

  5. Neemias Amancio Postado em 29/Sep/2014 às 14:18

    Luciana Genro deu um show, sinceramente, sonho no dia em que nosso sistema eleitoral for democrático, e todos tenham o mesmo tempo de exposição no rádio e televisão, ai todos terão a chance de conhecê-la.

  6. vigilante Postado em 29/Sep/2014 às 14:39

    Marina é um blefe. Uma fraude.

  7. Alex Paiva Postado em 29/Sep/2014 às 14:56

    É engraçado a repercussão que se tem quando o assunto é financiamento de campanha, O banco Itaú tbm já financiou o PT e o PSDB , nas últimas eleições a Dilma foi financiada por diversas empreiteiras que hj estão envolvidas em escândalos e por aí vai ... a única coisa a se discutir é quem tem o maior e menor teto de vidro, mas os 3 candidatos que tem chances de ganhar a eleição, são financiados por bancos empreiteiras e empresas com interesses escusos ... oq realmente deve ser discutido nesse sentido é a reforma política, mas disso ninguém fala

    • Belizário Gonçalves Postado em 29/Sep/2014 às 15:30

      Você está certo... porém o discurso da Marina é que é contraditório. Ela tenta iludir o eleitor dizendo que está fazendo diferente, quando na verdade está fazendo a mesma coisa.

    • John Postado em 29/Sep/2014 às 15:39

      Eu concordo com sua argumentação, mas isso não esvazia a crítica à Marina. Ela está fazendo campanha baseada no discurso de que é diferente quando é igual. Isso deveria ser óbvio, mas não é e está puxando votos. Nesse sentido que eu acho a crítica a ela válida.

      • Químico Postado em 29/Sep/2014 às 20:40

        A política dela é simplesmente uma fachada que ta caindo e já deveria ter caído ha muito tempo john e eu concordo plenamente com seu comentário.

    • Onda Vermelha Postado em 29/Sep/2014 às 16:13

      Alex,ok! Tens razão, mas a Dilma e PT são os únicos que pregam, aberta e publicamente, a meses, a necessidade de uma Reforma Política que dê um fim a farra do Poder Econômico, ou seja, que elimine o financiamento de campanhas políticas por empresas privadas, fonte primeira dos indícios de corrupção em todos os níveis. Tudo isso com a chancela popular de um plebiscito. Do Aécio(PSDB) e da Marina(PSB) não se houvem propostas com tal nível de ousadia. Não concorda?

  8. Matheus Postado em 29/Sep/2014 às 14:57

    Ao ver as atitudes de Marina que acho a Dilma uma mulher extremamente forte. Ela sofre com ataques da mídia desde o início de seu governo, ataques intensificados na reta final. Isso sem contar no que passou nos anos de ditadura e não desistiu de ter um país melhor. Sempre sendo acusada de um crime que não cometeu, afinal qual sua ligação com o mensalão? E ontem quando ela disse que deu total autonomia a PF para investigar os casos de corrupção, ela simplesmente estava se referindo aos governos tucanos que sempre abafaram e arquivaram milhares de casos de corrupção. Ou alguém acha que ela não teria poder para abafar isso se realmente quisesse?

    • CRIS Postado em 29/Sep/2014 às 15:16

      O problema é que a Marina se diz de uma nova política, mas utiliza os mesmos meios que os outros candidatos usam e que são antigos. Sacou?

  9. patrocinio Postado em 29/Sep/2014 às 15:08

    Se a Maria e o Aecio vao manter os programas já existentes, então pra que tirar a Dilma da Presidência?

  10. Onda Vermelha Postado em 29/Sep/2014 às 15:26

    Hehehe! A "nova política" é um "museu de novidades". Tá ficando "divertido" isso aqui! A Marina Silva foge do debate público que questionam suas propostas absurdas de arrocho dos trabalhadores e que põe em risco os programas sociais. E nada fala sobre o apoio dos reaças do Clube Militar! Alguma novidade? Nenhuma! Ei, psiu? É você aí mesmo! Você que acreditou na "nova política" saiba, agora, que você foi ENGANADO! A Marina Silva, a "fOdinha da floresta" está "trilhando" um caminho seguro para unir tudo de mais conservador e reacionário que existe na face deste país. Mas ainda cabe mais gente nesse hospício: Olavetes, TFP, CCC, Opus Dei, etc, etc, etc. E até os “socialistas” do PSB! Háháhá! Todo o apoio a Dilma! Fora MariNeca e leve o Malacheia e o Itaú junto!

  11. Stella Postado em 29/Sep/2014 às 15:27

    Adorei Luciana genro nesse momento!!! Ela falou tudo o que eu queria dizer pra marina,rsrsr.

  12. mauricio augusto martins Postado em 29/Sep/2014 às 15:52

    É simples a candidata da Rede poderia emendar a resposta, inclusive em inglês que é chique-no-úrtimo a "Nova política" terá o New-Box-Two, a New-Bribe, a New-Alca(ralho by Glorioso Chàvez), a New-tucanagem, a New-Privataria, a New-Dope(sonsismo), o New-Deal, o New-Juros Bancários, o New-pig, o New-Sacrosanto Inspetores e Zeladores de "S"(self), e as New-Porradas nas Minorias, em suma uma New-Besteira sem tamanho, pois o Nosso Futuro repousa no Passado esquecido, ou que se fizeram "satanizar", o New-Golpe não encontra na Sociedade orelhas de Burros suficientes para serem "hipnotizados" a não ser claro com "ecos" do Fundo das Cavernas Medievais do pig, ai Lascaux...maumau

  13. Marco Antonio Rodrigues Postado em 29/Sep/2014 às 16:52

    A marineca que volte prá floresta tirar leite de pau...

  14. Silvio Postado em 30/Sep/2014 às 01:09

    Meu voto é da Luciana, já faz tempo!