Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mídia desonesta 29/Sep/2014 às 15:33
28
Comentários

Grande mídia é culpada pelo sequestro em Brasília

Rede Globo parece reciclar o expediente adotado no sequestro de Abílio Diniz, que mudou a eleição de 1989, para noticiar uma "ação terrorista" que acontece hoje em Brasília. Sequestrador é ex-candidato a vereador pela coligação PP, PTB e PSDB

sequestro brasília sequestrador
Sequestrador de Brasília foi candidato a vereador no Tocantins pela coligação PP, PTB, PSDB (Edição: Pragmatismo Politico)

Os produtos jornalísticos da Rede Globo parecem reciclar o expediente adotado no sequestro de Abílio Diniz, que mudou os rumos da eleição de 1989, para noticiar uma “ação terrorista” que acontece nesta segunda (29), em Brasília.

O portal G1 e a Globo News publicaram que um sequestro ocorre por motivação política no mesmo hotel que pretendia contratar o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT), condenado na Ação Penal 470.

VEJA TAMBÉM: Especial: 25 anos das eleições de 1989

De acordo com a polícia, por volta das 8h da manhã um homem com cerca de 30 anos deu entrada no hotel Saint Peter. Ele foi de quarto em quarto apenas no 13º andar e pediu que os hóspedes esvaziassem o edifício. Segundo fontes ouvidas no local, não se trata de roubo ou sequestro com a finalidade de pedir algo em troca, mas sim de “terrorismo”.

No início desta tarde, cerca de 300 hóspedes já haviam deixado o local. O sequestrador faz de vítima um dos mensageiros do hotel, que aparece frequentemente na sacada de um quarto, portando um cinto que supostamente contém explosivos. A polícia ainda não confirmou essa informação, mas estima que se de fato a carga for real, ela tem potencial para danificar a estrutura do prédio.

A polícia identificou que o sequestrador tentou uma vaga de vereador no Tocantins pela coligação PP, PTB e PSDB, mas não foi eleito. Segundo informações da Globo News, a corporação avalia que o infrator apresenta desequilíbrio emocional e diz que sua motivação é de ordem política. Em frases desconexas, ele pede a extradição de Cesare Battisti, a saída de Dilma Rousseff da Presidência e a ampliação da Lei da Ficha Limpa.

A emissora também associou o episódio ao hotel que contrataria Dirceu – algo equivalente a associar um acidente na linha do Metrô paulista ao caso Alstom.

Caso Diniz

Faltando cinco dias para o primeiro turno das eleições, a grande mídia parece insistir em uma bala de prata contra a vantagem da candidata Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas de opinião. A lembrança de Dirceu no sequestro de hoje lembra a cobertura de grandes jornais sobre o sequestro do empresário Abílio Diniz, executivo do grupo Pão de Açúcar, em 1989.

Naquele ano, o caso foi revelado às vésperas do segundo turno das eleições. Fernando Collor de Mello (PRN) e Luís Inácio Lula da Silva (PT) disputavam a Presidência. À época, a grande mídia levantou suspeitas sobre o envolvimento do PT no sequestro de Diniz. Após a vitória de Collor, as acusações foram desmentidas. A investigação apontou que os envolvidos na ação foram obrigados a vestir uma camisa da campanha de Lula.

Cintia Alves, GGN

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 29/Sep/2014 às 15:45

    Gente, q nojo dessa imprensa brasileira! Até onde o desespero dessa corja vai pra tirar o pt do poder!!! A uma semana da eleição, ela acha q isso é uma carta na manga? É a cartada final da nossa belíssima - SQN - imprensa nacional? Q bom q n estamos em 89 né? Nojo meu deus! Coloca a camisa do pt nesse cara tb..vai q cola (outra vez), né?

    • santos Postado em 29/Sep/2014 às 21:47

      Com certeza o tiro saiu pela culatra,ou senão o tiro foi dado no pé da Rede Globo.Farão de tudo para atingir a DILMA.Se a Globo fez isso, simulando um sequestro político, quem mandou foram aqueles candidatos que não querem Dilma na presidência de novo.Só pode ser coisa de tucano ou de marinetes!

  2. Vinicius Postado em 29/Sep/2014 às 16:01

    Que nojo dessa matéria, isso sim. Falando da "grande mídia" - o PIG, como vocês falan, certo? como se aqui fosse o exemplo de imparcialidade. O Pragmatismo Político é tão tendencioso quanto a Globo, a única diferença é que é para o lado oposto. Me digam como isso é diferente?

    • John Postado em 29/Sep/2014 às 16:09

      Aqui há críticas a posições e atitudes de certos candidatos, a partir de uma posição política e ideológica clara e declarada. No PIG há um fingimento de impacialidade, matérias pagas e ataques pessoais a políticos que envolvem, inclusive, mentiras deslavadas como essa relatada no texto. Se você não consegue entender como essas 2 coisas são diametralmente diferentes, sinto muito pela sua falta de senso crítico.

      • Tiago C Postado em 29/Sep/2014 às 17:22

        Exatamente, John! Não há problema em uma mídia se posicionar, desde q isso fique claro. Mas é errado se fingir de imparcial! Ainda mais qdo o seu telespectador é de uma camada mais simples e tem mais dificuldade de conseguir ver esse fingimento.

    • Vinicius Postado em 29/Sep/2014 às 16:51

      Então quer dizer que o contraponto tem que ser feito com tendenciosidade? Porque não uma imparcialidade construtiva? Sim, é notório que o PP tem uma ideologia clara mas muitas vezes vejo matérias como essa, que fazem as mesmas conexões e usam das mesmas armas do "PIG". Jogando com as mesmas armas. Vira, exatamente, o sujo falando do mal lavado. Um atirando merda no outro. Ohhh, que legal! Eu discuto ideias, e não panfletagem partidária. É diferente "sua besta".

    • Anônimo Postado em 29/Sep/2014 às 17:00

      O Pragmatismo Político não se beneficia de uma concessão pública, Vinícius. É essa a diferença entre ele e os canais de TV e Rádio do PiG.

    • Eder Lucas Postado em 29/Sep/2014 às 17:39

      O problema não é esse. O jornal o Estado de São Paulo é abertamente de direita, e chegou até a publicar edital em favor do Serra nas eleições passadas. Este site também é abertamente posicionado, agora, rede globo e folha de São Paulo tentam passar a imagem de imparciais quando na verdade não são.

    • Thiago Postado em 29/Sep/2014 às 18:01

      Vinicius, o problema é que a globo se apresenta imparcial. Se ela assumisse seu lado publicamente tudo bem.

    • rafael, BHte Postado em 29/Sep/2014 às 20:10

      canal de tv (tb radio) é concessão publica filho, é de todos. É coisa bem diferente de um jornal revista ou blog. Santa ingenuidade

    • Cristiane Carvalho Postado em 29/Sep/2014 às 21:27

      Tem uma diferença aí, Vinicius: o PIG não assume que tem lado.

    • Andre FLN Postado em 29/Sep/2014 às 21:28

      Vinicius, não gostou?? vai ler VEJA então e seja Felix! Aqui não é concessão pública, aqui tem ideologia declarada, artifícios você encontra lá no modafoqui PIG, aqui tem conteúdo e ativismo, nada desses robot coxaboot com preço tabelado e combo, como os proximos 10 coxas que comentarão em seguida

      • Rodrigo Postado em 02/Oct/2014 às 10:58

        (Outro Rodrigo) Alexandre, não partamos para o maniqueísmo, para o "ame-o ou deixe-o". Como disse acima, "enxotar" leitores não é uma postura democrática, de modo que um blog com os propósitos deste, ainda que não seja concessão pública (entendo perfeitamente a amplitude de seu contraponto, aqui), tem uma responsabilidade ao buscar informar, mas não deformar. Este é um blog de que gosto, especialmente por se mostrar democrático a ponto de permitir o debate, então busquemos agregar, dialogar, mas não o sectarismo. Somos todos cidadãos, alguns já eleitores, mas não "coxinhas e pastéis de vento", "petistas e tucanos", "mensaleiros e trensaleiros", de modo que o norte há de ser a união. Ao fim, esclareço, não estou impondo a você qualquer pecha, não estando alcunhando-o de qualquer coisa, apenas atentando para que, mutuamente, todos, não incorramos nos erros que enxergamos nos que nos precederam, a fim de que não sejamos meramente uma reação, de igual força e sentido contrário.

    • Odin Postado em 30/Sep/2014 às 11:50

      Esse blog tem um lado definido. Apoia o governo. As grandes corporações midiaticas fazem terrorismo contra o governo por serem de propriedade de uma máfia com uma posição de imparcial mas. nitidamente antigovernista e ainda por cima com altas somas de dinheiro recebidas do governo federal.

  3. ricardo Postado em 29/Sep/2014 às 16:05

    é Sério isto?!?!?!?! Culpa do sequestro, claro, é da grande mídia... dá um tempo... neste caso a esquerda está paranóica, hueuehueuehueue

    • karol Postado em 30/Sep/2014 às 09:39

      Só corrigiria o "esquerda" de seu comentário... Faz tempo que a coligação do PT não é esquerda e, como veículo do atual governo, o blog também não o é.

  4. Allynne Postado em 29/Sep/2014 às 16:16

    Aff,e tinha quer ser logo da minha terra.Nunca passa nada de bom sobre meu estado em jornais e quando repercute,é algo ruim e dessa dimensão. #Decepcionada #Chocada ;(

  5. mauricio augusto martins Postado em 29/Sep/2014 às 16:18

    Rambo 89º, A Volta dos que Não Foram!, se fosse "Paulixta", diria que é um porre da água do Pré-Lama, do Fundo do Além "Daquem", de onde "Véve" os Morto(não é isto Calunga?), a rede grobo não tem concorrente, como também não tem Nexo, fazer concorrência de Jornalismo com Stand Up, só em SumPablo Del PCC mesmo...maumau

  6. Edmundo Alves Gomes Filho Postado em 29/Sep/2014 às 16:26

    Não, Ricardo e Vinícius! Vocês não entendem de liberdade ou de democracia! O que o Pragmatismo Política e outros blogs fazem não se pretende imparcial ou acima dos confrontos ideológicos e políticos. Afinal é bom que se diga: nem o STF e seus ministros realizam a imparcialidade, quando julgam! Ou se entende isso, ou se está brincando de discutir e comentar as matérias dos blogs independentes e de esquerda!

  7. KARINA BB Postado em 29/Sep/2014 às 16:50

    Isto é comparavel à lavagem cerebral q pastores fazem na igreja,incitando o odio aos LGBTS,odio às outras religioes,odio aos q não aceitam o seu " jesus " enfim,a midia faz o serviço sujo e encontra pessoas descerebradas que ja tem algum transtorno mental,que recebem a mensagem e a praticam ,no sentido literal,daí surgem os fanaticos loucos,tanto com relacao à religiao,quanto com relaçao à politica,,,,acho lamentavel e de uma falta d xarater sem igual,,,a globo tentar fazer ligaçao do PT com esse esquizofrenico,,detalhe,a veja tb vai reverberar essa noticia e de um jeito tendencioso

  8. Araci Postado em 29/Sep/2014 às 18:26

    Esqueceram de dizer que a polícia obrigou os sequestradores estúpidos a vestir camisetas do PT e tudo ficou por isso mesmo. Ou melhor, Collor ganhou a eleição e o resultado qualquer débil mental sabe qual foi.

  9. Leici Postado em 29/Sep/2014 às 19:36

    Lembram da fracassada "Marcha da Família com Deus"? Seu líder, um tal de Bruno Toscano, incitava ao ódio, a violência contra políticos (do PT, especialmente). São pessoas assim que servem de exemplo para loucos cometerem atos como esse de Brasília. Deveriam se sentir co-responsáveis por atos como esse, assim como os homofóbicos Levy Fidélix e Malafaia pelos crimes contra gays...

  10. Müller Postado em 29/Sep/2014 às 21:43

    Nojo, repulsa, asco e derivados do que essa mídia golpista medíocre tem coragem de incitar....

  11. Linda Cristiane Guedes Postado em 29/Sep/2014 às 23:17

    Brasil um Pais de contradiçoes e grandes Desafios a serem concluidos. Entraram em desespero diante da Evidencia de que Dilma Roussef e a candidata mais preparada neste momento para assuimir esta responsabilidade.Nem A grande Midia( Ou Imprensa Marrom como se chamava antigamente) pode derrubar a verdade, porque "contra fatos nao ha argumentos".

  12. Willian Tadeu Postado em 30/Sep/2014 às 01:34

    Só discordo de uma frase: "A emissora também associou o episódio ao hotel que contrataria Dirceu – algo equivalente a associar um acidente na linha do Metrô paulista ao caso Alstom". Não é equivalente, não! Parece muito óbvio que a escolha deste hotel para esse ato de loucura foi calculada por conta da ligação com Dirceu, dadas as "reivindicações" do desequilibrado.

  13. vigilante Postado em 30/Sep/2014 às 09:31

    É a velha pregação do ódio ! Cadê o conselho de mídia como tem na UE e EU ???

  14. Rodrigo Postado em 30/Sep/2014 às 10:09

    (Outro Rodrigo) O que me deixa extremamente preocupado é a justificação de eventual adoção livre e consciente de "conduta pendular": se ele é assim, eu serei extremo oposto, de mesma intensidade e direção contrária - se um veículo de mídia "faz o diabo" para atender aos seus interesses e aos de quem o financia, eu posso, quero e vou fazer o mesmo, para atender aos meus interesses e de quem me financie (atentar para a redação da oração, antes de criticar, pois não é uma acusação, tratando de uma hipótese). E não poderia, ainda, sequer considerar, justificando, que aqui não se trataria de uma concessão (entendo as implicações constitucionais, mas estou indo mais além, à necessária boa-fé, informação que se aproxime o máximo possível da isenção), mas é também meio de informação, de modo que também deve pautar-se pelo cuidado, pelo zelo como transmite a informação. Assim, pois, sequer caberia o "se não gostou, vai correndo ler a Veja", pois redundaria em, ao final, não apenas mídia eventualmente também parcial, mas ainda excludente, autoritária, que se julga impassível de crítica. Abordando, então, diretamente o caso concreto, o autor dos fatos noticiados é alguém com transtornos mentais/psiquátricos/psicológicos (quem é da área, saberá definir corretamente) e, claramente, a mídia em geral não deveria prontamente assumir como verdadeiro o que alguém diz, só em função de tê-lo dito (visando eventual atendimento de interesses e também em função da incessante busca pela celeridade da informação e exclusividade, o que muitas das vezes vem redundando em desinformação e "trollagens", a exemplo de quando a Globo prontamente publicou que era um helicóptero que tinha caído, mas não o avião em que estava Campos, caindo em uma "pegadinha" - "O acidente com Eduardo Campos e o cuidado com as informações na internet, 13/08/2014, Aviões e Músicas" e "Barriga: Globo News e o helicóptero que virou o avião de Eduardo Campos, Contraditorium"). A "velha mídia", pois, incorre em erro crasso, quiçá de má-fé, ao noticiar indivíduo insano como ligado efetivamente a motivação política (ao que o fato ter ocorrido no hotel em questão é emblemático, sim, mas sem maiores repercussões para a notícia), ao que a "nova velha mídia" adota o mesmo comportamento, de igual intensidade e sentido contrário, ao afirmar que "a mídia é quem pôs a ideia na cabeça do indivíduo, bem como as armas em suas mãos). Menos, a fim de que um bom momento para expor um mau comportamento, em razão do exagero não seja desperdiçado e não redunde em perda de credibilidade.

  15. Marie Ribeiro Postado em 01/Oct/2014 às 09:32

    Nossa parecia mais uma novela Global ,eles estão desesperados ,mesmo até Pe.Marcelo esta fazendo propaganda eleitoral na hora da Oração ,Isso não existe !