Redação Pragmatismo
Compartilhar
Revista Veja 30/Sep/2014 às 17:25
21
Comentários

Carta aberta a um blogueiro da Veja

Presidente da Apeoesp, Maria Izabel Noronha divulga carta aberta a Reinaldo Azevedo: “O senhor é mal informado e mente”

reinaldo azevedo revista veja
O blogueiro Reinaldo Azevedo, também conhecido como o ‘cão raivoso’ da revista Veja (divulgação)

A presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Azevedo Noronha, conhecida como Bebel, escreveu uma carta de resposta à nota publicada por Reinaldo Azevedo em sua coluna na revista Veja na última semana.

VEJA TAMBÉM: Blogueiro da Veja reclama da ‘falta de machos’

No texto, Azevedo se refere às manifestações realizadas pela APEOESP e pelo MTST em São Paulo na quinta-feira (25). Chama Bebel e Guilherme Boulos, coordenador nacional do MTST, de “esbirros do PT”. Diz que a líder sindical, em 2010, coordenou uma greve na qual pela primeira vez se pediu “extinção de benefícios” – e classifica, ainda, as reivindicações como “boçais”.

Em resposta, Bebel afirma que Azevedo é “mal informado e mente” e que sua função é “achincalhar pessoas”.

Leia a carta na íntegra:

“Senhor Reinaldo Azevedo,

Vergonha deveria ter a imprensa brasileira por dar abrigo a um pseudo-jornalista como o senhor.

Não me surpreende que a Revista Veja o mantenha como um de seus colunistas, porque o senhor e essa revista se merecem, tal o baixíssimo nível de vossos textos.

Sou líder, sim, reconhecida e reconduzida pelos professores e professoras à Presidência da minha entidade, o maior sindicato da América Latina, pela quarta vez.

Quanto ao senhor, é assalariado de uma empresa jornalística e sua função, que o senhor executa com muito gosto por ordem de seus patrões, é achincalhar pessoas.

O senhor é mal informado e mente. Luto por um plano de carreira justo para a minha categoria. Luto por salários dignos e não por bônus. Luto por formação continuada em serviço, no próprio local de trabalho e me opus, sim, a um curso de formação que criava mais um obstáculo desnecessário para a aprovação dos professores em concurso. Graças à nossa luta, hoje o curso de formação está no local correto, dentro do período de estágio probatório.

Tanto tínhamos razão em nossa greve de 2010 que o Secretário Voorwald, tão logo tomou posse, retirou as restrições para que os professores pudessem assumir aulas, tornando a prova de seleção de professores temporários classificatória. Fez também outras modificações na rede, muitas delas negociadas, porque lutamos para isso.Hoje continuamos lutando por novos avanços. Mas o senhor não sabe disso porque nada entende de educação e não conhece nada da rede estadual de ensino.

Não perderei mais meu tempo polemizando com uma pessoa como o senhor. O Poder Judiciário, ao qual recorro, tomará as providências cabíveis para recolocar as coisas em seu devido lugar. Se o senhor não sabe, recentemente venci disputa judicial contra seu grande amigo José Serra.

Desejo que o senhor permaneça em sua insignificância e eu me manterei na minha luta.

Maria Izabel Azevedo Noronha – Bebel
Presidenta da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo)”

Fórum

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Estelita R. Borges Postado em 30/Sep/2014 às 18:15

    Uau! Muito legal. Parabéns a Maria Izabel por colocar essa pessoinha no seu devido lugar.

    • jogma Postado em 01/Oct/2014 às 11:36

      se eu fosse da classe, me sentiria muito orgulhosa de ter alguém tão combativa, lúcida e inteligente me representando!

    • Francisco Postado em 02/Oct/2014 às 13:26

      Dona Maria , a senhorra é professora? De portugues por suposto não é. Misturar senhor com vosso, tá danado dona Maria. Em tempo é pseudojornalista, não pseudo-jornalista. Faz tempo que não encara uma sala de aula hein?

  2. KARINA BB Postado em 30/Sep/2014 às 19:16

    Sra maria izabel,nao de tanta atençao a esse nazista nojentoda mesma " extirpe " de Rod.Constantino e Jabor,,,,esses caras se acham melhores do que os outros em tudo,sao preconceituosos ao extremo ,,,,,e nao suportam gente,sao frustrados internamente ,,e no fundo sabem que sao um esgoto ambulante,por isso agem assim,a revista veja tem um leitor " qualificado " ainfa bem

  3. poliana Postado em 30/Sep/2014 às 19:28

    Receba seu insignificante! Quer q ela desenhe pro senhor entender?

  4. André Postado em 30/Sep/2014 às 21:21

    Parabéns, força nesta luta!

  5. Rebello Postado em 01/Oct/2014 às 08:38

    Até entendo o desespero da midia impressa em "chamar a atenção com algo mais radical", a noticia ou critica dada nos limites da razoabilidade não prende o leitor, não faz ele comentar na esquina, perde-se no tempo. Agora, o q estes colunistas estão criando ? quem são esses seguidores q infestam numa admiração irracional ao "Tio Rei"? Pq partir p/ a xenofobia pura e semear o ódio ? a quem interessa ? é realmente o conceito de qto pior melhor ? pq essa polarização de PT x não PT? Pq q qdo se le colunistas como esses existem elucubrações semeadas com ódio e qdo se entra nos blogs sujos se tem provas / documentos ? até qdo quem os lê se conformaram na derrota na eleição com comentários do tipo "...esse povo merece..." ? ou vão partir p/ as vias de fato... O odio so cresceu de 2002 p/ cá, perco a admiração e mtas vezes amigos q considero por varias razoes por causa da politica.

  6. Farias Postado em 01/Oct/2014 às 10:00

    Eu fico me perguntando: Como pode existir pessoas que ainda leem essa tipo de revisa (VEJA)?

    • Fernando Yanmar Narciso Postado em 01/Oct/2014 às 11:51

      meu pai existe...

      • Joao Paulo Postado em 01/Oct/2014 às 21:57

        Pô cara, meus pêsames. Eu ainda consegui dar uma desenrreaçada nos meus pais.

  7. MARCO TESSARI Postado em 01/Oct/2014 às 11:50

    Sua mãe deve ter orgulho Maria Izabel -BEBEL Tomou Reinaldo Azevedo!!!!!

  8. Danilo Postado em 01/Oct/2014 às 12:07

    vendo nessa perspectiva a Bebel até parece uma pessoa exemplar que luta com garra e determinação para com a educação.

  9. mauricio augusto martins Postado em 01/Oct/2014 às 12:31

    Professora BEBEL como sempre Educando-nos através de "Quasímodos", não fosse as Verbas do Dinheiro Público do Estado de São Paulo, esta (p)revista que só foi Revista em sua Criação pelo MINO, e após cair nas Mãos, o certo seria Garras, de Bancos e a Empresa que Financiou e Difundiu o Apartheid na África do Sul, não sobreviveria a 01(Uma) Edição, pois é fácil o desgovernador Assaltar a USP e mandar a PM bater nos "maconheiros" para desviar o foco, mas com isto, levantou-se um Grande Movimento para a Liberação da Maconha para fins Medicinais e Chapa-Côco(recreativo), e este insigne juntamente com seu meio vai apressar com absoluta certeza A Ley de Médios, isto para meios de comunicação que se adequarem ao seu propósito Constitucional à saber: Direito a Informação a Verdade e a Liberdade de Expressão enquanto CONCESSÃO Pública, porém esta revista o que pratica é CRIME simplesmente, já inscritos e consagrados em nossos Códigos Cível e Penal sob ordenamento Constitucional...maumau

  10. Simone Postado em 01/Oct/2014 às 12:39

    Não só mente como oculta informações; por várias vezes fiz comentários com dados que o desmentisse e nunca tive um comentário publicado! Parabéns pela iniciativa!!!

    • KARINA BB Postado em 02/Oct/2014 às 08:49

      Simone, a maioria aqui tambem tentou fazer isso,sem sucesso,inclusive eu fiz o teste,e qnd postei 2 coments elogiando o aecio,SURPRESAAAAA !!!!! Os dois foram publicados A VEJA É REPUGNANTEEEE

  11. Bruna Postado em 01/Oct/2014 às 12:43

    Muito bom!!! Só não se chame de "presidenta" pelo amor de Deeeeeus!

    • Joao Paulo Postado em 01/Oct/2014 às 21:59

      "Existem as duas formas. Sim! As duas formas são registradas pela Academia Brasileira de Letras (no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), pelo respeitadíssimo dicionário Houaiss, pelo Aurélio e tantos outros." Retirada de http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/presidente-ou-presidenta-qual-o-certo

  12. José P. o. Fagundes Postado em 01/Oct/2014 às 15:20

    Tem algumas empresas, que se dizem jornalísticas ou de informação que devem ser colocadas no devido lugar. Abril, Globo, Record ou seja quem for, deve em primeiro lugar respeitar e conhecer. Senão, um escracho deste tipo ainda é pouco!

  13. Charles Postado em 01/Oct/2014 às 15:50

    Parabéns Maria Izabel por colocar este energúmeno no seu devido lugar. Ontem mesmo, este imbecil fez uma matéria defendendo a fala do homofóbico Levy Fidelix no debate de domingo. Entre tantas verbalizações do "tendencioso", ele afirmou que liberdade de expressão é justa neste caso. Mas por incrível que pareça, o blog dele de liberdade de expressão não tem nada, já que os comentários estão TODOS alinhados com o pensamento dele e NENHUM, contradizendo o texto dele, inclusive o meu que apenas quis expor minha posição em relação as sandices desta "inutilidade pública de informação". Agradeço a você por agir contra uma pessoa que envergonha a comunidade jornalística brasileira.

  14. luiz carlos Postado em 01/Oct/2014 às 18:01

    São de pessoas como Lula, Dilma, Maria Isabel, que nossa política e o país precisa. Líderes por ideologia. Não de lacaios, obtusos e mercenário dignos de 30 moedas. .

  15. Fernanda Postado em 01/Oct/2014 às 21:53

    Tacalepau! Até que enfim alguém pra falar a verdade na cara desse oportunista.