Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 29/Aug/2014 às 09:43
35
Comentários

Racismo no jogo Grêmio vs. Santos

“Me chamaram de preto fedido, seu preto; fizeram coro de macaco. Pedi para o câmera filmar os torcedores, mas não filmaram. Dói, dói muito”, lamentou o goleiro Aranha, do Santos, alvo de racismo por parte de torcedores do Grêmio

racismo aranha grêmio santos
Goleiro Aranha, do Santos, é vítima de racismo em partida disputada contra o Grêmio, em Porto Alegre (RS). Ao menos uma torcedora já foi identificada chamando o goleiro de ‘macaco’ (Imagem: Pragmatismo Político)

Aranha deixou o gramado indignado com parte dos torcedores do Grêmio que o chamaram de macaco. Durante o jogo, o goleiro do Santos chegou a parar a partida e avisar o árbitro. Mas não deu em nada.

“Estava no gol e começaram com palavras racistas. Me chamaram de preto fedido, seu preto. Depois fizeram coro de macaco. Pedi para o câmera filmar os torcedores, mas não filmaram. Fico puto de acontecer essas coisas aqui. Dói, dói muito”, lamentou o goleiro.

“Sou preto sim. Sempre tem um racista no meio. Está dado o recado para ficar esperto para a próxima partida. O torcedor usa de várias maneiras para desestabilizar. Fiquei sentido, mas tinha que jogar e fazer minha parte”, prosseguiu.

VEJA TAMBÉM: Torcedores do Grêmio nos fazem pensar que o ser humano não deu certo

Aranha afirmou que deve registrar boletim de ocorrência. “Mais do que a ocorrência, é falar e as pessoas saberem para lutar contra. A maioria do estádio não é assim, mas não é à toa que passaram no telão propaganda contra os racistas aqui”, finalizou.

Com a bola rolando, o Santos venceu o Grêmio por 2 a 0 e ficou em vantagem pela vaga às quartas de final da Copa do Brasil. O jogo de volta acontece na próxima quarta-feira, na Vila Belmiro.

Torcedores denunciados

Nas redes sociais já circula um vídeo com pelo menos uma torcedora ofendendo o jogador do Santos.

Pelo Instagram, um dos usuários divulgou o momento da transmissão em que uma menina aparece chamando claramente Aranha de “macaco”.

informações da TV Bandeirantes

Recomendados para você

Comentários

  1. Danila Postado em 29/Aug/2014 às 10:28

    E ele ainda foi repreendido pelo juiz quando foi reclamar. Assim como em todos os lugares, tem sempre um idiota para estragar a festa. Tem que reclamar mesmo!!! Mostrar a cara de povo besta que não sabe perder.

  2. Guilherme Gremista Postado em 29/Aug/2014 às 10:41

    Sou gremista e me sinto envergonhado com a atitude da torcida. Defendo a punição não só ao criminoso mas também ao clube, pois alguém deve ter responsabilidade sobre esses atos. Pegar pesado e mostrar que o erro foi cometido e não deve se repetir. Passam dos limites esportivos e da rivalidade, atitudes que diminuem o ser humano. Lamentável.

    • Vânia L. Almeida Postado em 05/Sep/2014 às 22:02

      Parabéns Guilherme Gremista, são torcedores como você que ainda nos dão esperanças de um dia o futebol ser somente um esporte para extravasar a alegria.

  3. Gabriel Gabô Postado em 29/Aug/2014 às 11:14

    Parabéns mais uma vez aos gaúchos colonos que envergonham o meu Brasil!

    • Guilherme Gremista Postado em 29/Aug/2014 às 11:23

      Parabéns pra ti, Gabriel Gabô, que é tão preconceituoso quanto a pequena parcela racista na torcida do Grêmio.

    • Luiz Postado em 29/Aug/2014 às 14:33

      Eu sou catarinense e temos toda uma rivalidade com os gauchos, mas isso é preconceito infeliz da tua parte. Com certeza se trata de uma minoria imbecil, que existe em todo lugar, que tem que ser repreendida, punida e banida do estadio para que as pessoas finalmente aprendam a respeitar o outro ser humano.

  4. Seu Zé Postado em 29/Aug/2014 às 11:22

    Se em um jogo de futebol são assim, imagina fora do estádio...

  5. Stella Postado em 29/Aug/2014 às 11:37

    De novo??? Quantas vezes isso vai se repetir?? Que povo ridículo, medíocre! Precisam ofender os outros para se sentirem melhores??? Tem que haver punição.

    • Paulo Postado em 29/Aug/2014 às 12:36

      Povo?

    • Paulo Postado em 29/Aug/2014 às 12:40

      Que pague pelo ato (racismo ou injúria) agora não precisa ser execrada mundialmente e garanto que os verdadeiros marginais de uma parte da torcida do Grêmio não serão punidos, aliás, como a maioria dos verdadeiros bandidos no Brasil.

      • Denisbaldo Postado em 29/Aug/2014 às 13:00

        Injúria agravado pelo preconceito na verdade. De acordo com o Código Penal brasileiro crime de racismo é algo muito mais sério do que xingar alguém de macaco. É o mesmo coisa toda vez, e logo mais a mídia esquece porque não existe base legal para uma condenação severa.

  6. Stella Postado em 29/Aug/2014 às 11:50

    Como disseram em outra postagem, o pior é ver que são pessoas jovens.As novas gerações não estão melhorando, parece que o racismo não vai ter fim.

  7. poliana Postado em 29/Aug/2014 às 13:08

    vindo do povo gaúcho, n me espanta não! gaúcho é um ser extremamente arrogante, com ar de superioridade, antipático e extremamente racista! eles adoram dizer q n são brasileiros, mas alemães pq seus antepassados vieram de lá! esse povo é nojento!!! e duvido q esse caso vai dar em alguma coisa..apenas mais um!! lamentável!!! parabéns gaúchos!

    • Matheus B. Postado em 29/Aug/2014 às 13:26

      Olha, Poliana, sou gaúcho e, ao me deparar com essa tua declaração, só posso me sentir superior sim, mas especificamente a ti e a todos os racistas e preconceituosos como tu. Sinto vergonha alheia pelo que tu disse. Felizmente sei que teu sentimento não reflete o que sente a maioria das pessoas, pois sempre fui bem recebido em todos os estados que visitei, assim como recebemos bem todos que nos visitam.

      • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 13:31

        hahahahah!!! querido, o q mais conheço é gente gaúcha, e todas são exatamente como falei!! vc tá se sentindo superior a mim né?! claro, típico..e n venha se fazer de vítima de "pessoas preconceituosas (oiiiiiiiii!!!???) da internet", pq n existe um povo mais preconceituoso q o gáucho! ninguém me falou não, EU FALO por experiência própria pq conheço muitos!!!! reitero tudo q disse no meu post anterior...o comportamento da torcida gremista na partida de futebol apenas reflete a característica de sua gente! n seja hipócrita!!n se faça de coitadinho!!

      • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 13:36

        e n seja ridículo em dizer q vcs recebem bem quem vem de fora!!!! além de tudo é mentiroso!! vcs são o povo mais fechado e bairrista cego desse país!! conheço várias pessoas de diversas regiões do país q foram visitar o seu estado e foram mal tratadas! há algumas semanas o fantástico mostrou uma matéria acerca dos haitianos e outros povos negros q estavam entrando no país e ficando aí no rio grande do sul, e qdo a equipe de jornalismo entrevistou os gaúchos nas ruas da cidade, as respostas foram absurdas e desumanas. um disse q era um absurdo pq eles iam tirar o emprego de vcs gaúchos pq aceitariam trabalhar por qq merreca..outra disse q eles tinham q ser mandado embora pq só traziam doenças pra vcs! N SE FAÇA DE CÍNICO pq o povo gaúcho é sim extremamente antipático, bairrista cego, arrogante e racista!! n venha com discursozinho q vcs são legais e o resto q é preconceituosos...mentiroso!!!

      • Matheus B. Postado em 29/Aug/2014 às 15:53

        Não somos melhores nem piores do que o restante do país, e há aqui preconceituosos de todas as espécies, como há em toda a parte. Um desses tipos mais asquerosos, que tu bem representa, é aquele que vive falando em justiça social, igualdade, respeito, e é sempre o primeiro a sair em defesa das minorias. No entanto, mais cedo ou mais tarde ele acaba se revelando, pois ninguém consegue esconder a sua própria natureza por muito tempo. Basta deixá-lo falar.

      • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 18:02

        tá bom querido. eu sou a preconceituosa asquerosa evcs, pobres gaúchos são vítimas de uma grande injustiça. vide essa pobre moça do caso..tadinha...

      • Sabrina Lourenço Postado em 11/Sep/2014 às 12:19

        Poliana, que triste a sua postura! Em primeiro lugar por que você não sabe debater. Ofensas não são argumentos. Em segundo (e ainda mais grave), não se combate preconceito com mais preconceito e generalização. Sou carioca e, trabalhando com hotelaria, recebo gente do mundo todo. Em todas as cidades brasileiras, assim como em outros países, há gente boa e gente má. Gente que sabe conviver e respeitar as diferenças e gente ignorante que acha que a diversidade é uma coisa ruim. Nesse monte de gente que conheço todos os dias, estão muitos gaúchos e, posso te garantir, não são todos assim (nem a maioria). E os racistas de lá são iguais aos racistas de qualquer parte do mundo (mesmo que o discurso seja diferente). Talvez você conviva em um meio muito ruim, de gente muito preconceituosa mesmo. Pense nisso e escolha melhor as pessoas com quem convive. E pense no quanto você se identifica com essas pessoas, já que também demonstrou um lamentável preconceito em tudo o que disse aqui. E quando for conversar sobre qualquer assunto, na internet ou na vida, assuma uma postura mais respeitosa em relação aos outros . Essa questão é muito importante e o debate dela é vital para que a gente tenha um mundo melhor, mas se todo mundo gritasse como você, nunca evoluiríamos! Um abraço!

  8. Rodrigo Postado em 29/Aug/2014 às 13:13

    (Outro Rodrigo) Absurda, indigna, desumana e injuriosa (injúria racial), a conduta dessa Senhora. Não vê no outro um semelhante, ser humano assim como ela; nas imagens, ao se ver flagrada, prontamente mudou o semblante, quiçá previndo as duras consequências que, pois, já sabia cabíveis. Mas ainda pior foi ver no vídeo, em imagem aberta, outros gremistas, pardos e negros que, salvo imenso engano, engrossavam o coro de ofensas raciais, gesticulando e fazendo sons de macacos ("Aranha é chamado de 'macaco' por torcida do Grêmio ESPN.com.br - há 28 minutos Além disso, outros torcedores - inclusive, um negro - imitaram sons de macaco em direção ao atleta."). Estamos "involuindo"? Não há exclamação que baste a definir algo assim...

  9. Ingrid Postado em 29/Aug/2014 às 13:36

    Chega a me dar nojo a atitude desse grupo que ofendeu o goleiro e o mesmo nojo sinto das pessoas que estão aqui nos comentários sendo tão preconceituosos quanto eles. Certas atitudes me deixam desanimada e com dificuldade de acreditar que as coisas vão melhorar.

  10. Walter Postado em 29/Aug/2014 às 13:42

    Somos todos macacos 52% da população Brasileira é negra ou parda , e ainda somos o pais mais racista do mundo acha visto esses exemplos e outros que o vídeo não mostra.

    • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 13:47

      essa torcedora já foi identificada e perdeu o emprego. o nome dela é patricia moreira. http://esportes.br.msn.com/futebol/torcedora-racista-do-gr%C3%AAmio-%C3%A9-afastada-do-trabalho-diz-jornal

  11. Maurício Ruiz Postado em 29/Aug/2014 às 14:25

    Engraçado que ainda existem pessoas que se espantam quando vê um negro gaúcho.Eu sou negro , meu pai é branco e minha mãe é negra e nasci no RS.O Ronaldinho (pilantra) gaúcho também é negro. Sou gremista desde que me entendo por gente e posso afirmar que não são todos os gremistas que são racistas muito menos os gaúchos..Nem mesmo toda torcida da Geral do Grêmio.Hoje eu moro em São Paulo tenho ainda contatos com vários amigos muitos deles brancos inclusive, minha mulher que é loira com olhos claros e é gaúcha também.Alguns idiotas se aproveitam da situação e se manifestam com ofensas racistas.Como gremista me dói falar mas, acho que o Grêmio devia ser punido sim com mandos de jogos e até mesmo com a exclusão da Copa do Brasil para servir de exemplo.É preciso ter uma mudança radical e detalhe, os meliantes identificados deveriam ser banidos dos estádios de futebol Não vou vir aqui discutir regionalismo,como também não vou falar que TODOS os paulistas ou paulistanos se acham superiores e donos da razão perante ao resto do país inteiro.Existe sim movimentos separatistas no RS como também existe em São Paulo que soa pra mim como uma manifestação de ignorância.Nenhum ser humano deve ser julgado pelo cor de sua pela , seu credo ou orientação sexual e sim pelo seu caráter.Mas acredito,infelizmente, que o racismo no futebol não acabará mas o que puder ser feito para inibir esse tipo de manifestação deve ser feito!

    • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 15:22

      as atrizes sheron menezes e neuza borges tb são negras e gaúchas. a ex ginasta daiane dos santos. a atleta da seleção feminina de voley, a fernanda garay. akele ator figurante da globo, q foi preso no rio ao ser confundido com um ladrão, vinicius (desculpa mas n lembro o nome dele)...entre tantos outros exemplos de pessoas públicas ou anônimas q são gaúchas e negras. mas acho q o gaúcho fecha os olhos pra isso né?! são todos da raça ariana e alemães! mas adorei o seu comentário!

      • Renan Postado em 30/Aug/2014 às 17:05

        Desculpa poliana, mas tu não conhece o RS, ele é muito maior que uma região colonizada por alemães, tem muita gente preconceituosa, mas isso tem em qualquer lugar! E sobre bairrismo, existe, mas pode ter certeza que não é cego, uma vez que tu podes ver por aí a importância que damos a política e como reclamamos da mesma!

  12. Marlos Postado em 29/Aug/2014 às 15:06

    Sou Gremista, já fiz parte de torcida mas atualmente moro em SP e dificilmente vou aos jogos. Há anos é sabido que existe um pequeno grupo de neonazistas nas arquibancadas do Grêmio, sempre me posicionei contra, tive alguns desentendimentos sobre isso -inclusive com algumas torcidas de SP que simpatizavam com esses- e encontrei outros que levantavam também bandeiras contra o racismo e a opressão nos estádios. Porém, apesar de concordar que o clube não deve ser estigmatizado pelo discurso que se faz após episódios assim, é muito difícil misturar política com futebol no Brasil, e digo no Brasil pois mundo afora torcida e política correm muitas vezes lado a lado. Não entro no mérito de se o clube deve ou não ser punido, isso é especialidade da justiça desportiva, mas tenho para mim que o clube, como entidade social, bem como as torcidas -organizadas ou não- devem empenhar-se para erradicar esse tipo de manifestação, que apesar de ser um estigma social, sinal de um mal muito mais complexo que deve ser trabalhado basilarmente na sociedade, não tendo sua origem no futebol, pode muito bem ter o futebol como motor de seu desaparecimento.

  13. Jonas Schlesinger Postado em 29/Aug/2014 às 20:14

    Poli ainda bem que sou nordestino :)

    • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 20:36

      huummmm...teu sobrenome te condena! :P..rsrsrs

      • Souza Postado em 30/Aug/2014 às 00:38

        Não seja por isso. Uso com muito prazer meu sobrenome aportuguesado que minha mãe me deu. :)

      • Jonas Schlesinger Postado em 30/Aug/2014 às 01:35

        Poli vim pra cá ainda criança. Como vou adotar a arrogância gaúcha ainda com menos de 10 anos? Será que já nasci assim? ¬¬

      • Jonas Schlesinger Postado em 30/Aug/2014 às 01:38

        Ah só pra finalizar: Matheus B.=Pereira. Ambos gaúchos... pensa que não sei mané? :)

      • poliana Postado em 30/Aug/2014 às 12:51

        eu lembro jonas. vc já falou aki várias vezes. brinquei com vc..olha o "rsrs" ao final do meu post moço.

      • Jonas Schlesinger Postado em 30/Aug/2014 às 21:53

        Eu sei que era brincadeira... ei qual é o teu estado? Não me diga que é gaúcha pq senão eu vou rir muito.

  14. Luís Fernando Postado em 31/Aug/2014 às 13:33

    Tá vendo só? A moça foi chamar o afro-descendente de macaco e se fu... O Sul sempre foi racista e duvido que algum dia vá mudar. Eu já morei lá. Conheço os sulistas.