Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 12/Aug/2014 às 17:26
11
Comentários

Mensagem falsa de vírus ebola no Brasil se espalha na internet

Circula em correntes de e-mail e grupos do WhatsApp uma mensagem que afirma que o vírus ebola entrou no Brasil e já fez vítimas fatais. É mentira

vírus ebola brasil maranhão boato falso
Boatos de que vírus ebola chegou ao Brasil circulam na internet (reprodução)

Uma mensagem que afirma que o vírus ebola entrou no Brasil está sendo disseminada na internet. Sua origem é desconhecida, mas o texto já foi compartilhado milhares de vezes, sobretudo por correntes de e-mail e aplicativos de dispositivos móveis, como o WhatsApp.

A divulgação diz que um nigeriano chegou a São Luís (MA) com o vírus ebola e teria sido internado no Hospital Universitário (HUUFMA) com sintomas da doença. Ainda de acordo com o texto, o paciente faleceu no último sábado (9) e tudo foi acobertado pelo governo do Estado do Maranhão e pelo Ministério da Saúde. A mensagem falaciosa também sugere que a Polícia Federal iniciou uma operação denominada de “Fronteiras Fechadas”, com o objetivo de impedir que africanos entrem no Brasil.

VEJA TAMBÉM: Por que o ebola é um dos vírus mais mortais do mundo?

O Hospital Universitário informou, por meio de nota, que não existe nenhum caso de paciente internado na Instituição com o vírus Ebola. Esclarece ainda que a informação divulgada pelas redes sociais é de extrema maldade, com intuito de causar pânico na população. Fato reafirmado pela secretaria de saúde do estado.

Suspeitas não confirmadas

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou que já houve casos de pacientes que vieram da África com sintomas variados e que foram encaminhados para serviços de referência para verificar o risco de ser ebola.

“Tem casos de pessoas que vêm de países onde nem tem ebola e os sintomas nem são parecidos”, diz Barbosa. Para ele, isso mostra que os profissionais e o sistema de saúde em geral estão “muito sensíveis” para identificar esses casos. “Isso é bom, desde que não se caia no exagero de não observar de onde a pessoa veio, o que pode sobrecarregar os serviços de referência.”

Nenhum dos casos apresentados até o momento no país preencheu os requisitos para ser considerado suspeito de ebola. “Um era malária e o outro era infecção urinária. Como a pessoa tinha vindo da África, pensaram que poderia ser ebola. Mas no hospital de referência, essa possibilidade é descartada.”

Ebola no Brasil

A probabilidade de o ebola chegar ao Brasil é muito baixa, de acordo com Barbosa. “O ebola não se transmite pelo ar, diferentemente de outros vírus. Só transmite se a pessoa tiver contato direto com sangue ou fluidos corporais de pessoas doentes”, diz. Outra característica que dificulta a propagação da doença para outros continentes é que o paciente tem mais probabilidade de transmitir a doença quando aparecem os sintomas.

“Todo caso de ebola é grave, não tem casos com sintomas leves ou assintomáticos”, diz o secretário. Dessa forma, é mais fácil identificar o paciente que pode transmitir o vírus. Além disso, pacientes nesse estado provavelmente não conseguiriam fazer uma viagem internacional.

com agências

Recomendados para você

Comentários

  1. J.C Souza Schlesinger Postado em 12/Aug/2014 às 19:30

    Kkkkk Logo no Maranhão? Caraca o pessoal de lá se contar sobre a existência do Saci eles vão acreditar piamente kkk OBVIO que não tem ebola no Brasil pelos motivos citados ali em cima. Aff pessoal burro.

    • José Postado em 14/Aug/2014 às 12:52

      Pela tua maneira de escrever dá para perceber que tu precisas ler mais. Informação fundamentada é ótimo remédio contra o preconceito. Que informação mais sem fundamento, dizer que o pessoal daqui "vão" acreditar em Saci Pererê! Escreve errado porque pouco lê! Erro de português e erro de conteúdo! Que tal te informar antes de escrever? Já pensaste nisso?

      • Ríchard Postado em 15/Aug/2014 às 11:07

        Parabéns José, pela resposta mais brilhante e com um teor de educação digno do povo do Maranhão. Informações sérias não deveriam ser comentadas por quem não tem conteúdo. Fico triste de pensar que pessoas assim, como as do infeliz comentário anterior, é que ajudam a eleger nossos governantes.

      • J.C Souza Schlesinger Postado em 18/Aug/2014 às 01:53

        (Para o seu José do peixe) O sabichão você que é meio alienado, ou analfabeto funcional? Quem foi que acreditou nesse conto da carochinha? Na matéria explica que foi no Maranhão né. Claro que nem todos vão acreditar numa estupidez dessa, só me referi aos que acreditaram. Podia ter sido no Rio Grande do Sul eu seria irônico do mesmo jeito. No entanto vejo que você foi o primeiro a se doer com o meu comentário me dando a impressão de que tu fores um dos que, por ser leigo no assunto, caíram na pegadinha. Portanto deixe de ser o "bonzão" e fica na tua porque nem discussão eu quero iniciar. Ps: vi seu comentário no outro post. Infelizmente um indivíduo, que não conheço e portanto pra mim é uma escória, julga os outros sem conhecer. Você sabe se eu terminei os estudos? Deve ser um tiozão que vive cortando peixe na feira lá de São Luis e que só aprendeu a ler e a escrever por causa que lê jornal e assiste o PIG direto na tua tv portátil. Portanto pare de falar merda que naquele dia eu tava no celular, por isso não me dei o trabalho de escrever direito. PS: kkkk só rindo viu. Leio todo o dia e sou roteirista tá bom pra ti, quer mais? Aí vai, escrevo livro. Peixeiro.

      • José Postado em 29/Aug/2014 às 16:56

        Eu não sou bonzão, mas melhor que tu EU SOU! Veja só quantos erros na tua resposta: "Dando e impressão de que tu fores"... e que tal o "por causa que"? E ainda diz que escreve livros... KKKKK. Roteirista...KKKKKK. Coitado! Como anda a qualidade desses "escritores" e "roteiristas"... Isso é só para mostrar que eu não julgo sem fundamento! Você acha mesmo que com a minha instrução eu sou peixeiro? EU SOU MELHOR QUE TU, e estou demonstrando isso! E vê se dá resposta inteligente e não com palavras de baixo calão, que apenas te denunciam! Eu não me dou ao trabalho de responder comentários de baixo calão! E aí, quem é o melhor, EU ou tu? KKKKKKK! Responde! Parece que não é só no celular que tu escreves errado.

      • José Postado em 29/Aug/2014 às 18:35

        Senhores peixeiros, inclusive os da região de J. C. Souza Schlesinger, não me interpretem mal quando eu fiz uma relação entre instrução e a profissão de peixeiro. Foi o cidadão citado que pensou que estava me ofendendo ao me chamar de peixeiro. Vejam só, na mente dele ser peixeiro é aviltante. A profissão de vocês é tão digna quanto as outras.

      • José Postado em 02/Sep/2014 às 20:27

        Sabe, Schlesinger, desculpe-me por ter sido chato. Essa discussão não leva a nada, a não ser incitar o mútuo preconceito entre as pessoas das diversas regiões do Brasil. Eu quero é paz, não importa a religião, a região, a cor da pele etc.

  2. Sabs Postado em 13/Aug/2014 às 11:07

    Uhum...e quando é que o Ministério Público vai confirmar uma informação dessa pro povo entrar em desespero? Mentir é menos trabalhoso pra eles....O vírus ta rodando o mundo todo, e não vai rodar no Brasil, sendo que pessoas fogem pra cá sempre que dá um "B.O" no país deles?...ta bom então hein?

  3. jhuan pablo Postado em 14/Aug/2014 às 12:16

    Caraca eu moro no Maranhão e fiquei preocupado quando mi mandaram esta mensagem pelo whatts . Por isso resouvi pesquisar . Gracas a deus e alarme fauso

  4. taty Postado em 19/Aug/2014 às 00:15

    Não e impossível essa doença chegar no Brasil.........poderia sim ser alguém infectado .....Gracas a Deus nao é........... Esses comentários não são brincadeiras....... Aqui o povo esta preocupado......... Infelizmente tem gente ignorante em todo lugar........ Mas no dia que interrar um ente querido, por causa de alguma doença........ Pode ter certeza que vai lembrar desse comentário......

  5. Isabel Postado em 21/Aug/2014 às 08:50

    Taty, "poderia", não autoriza notícias falsas. Aqui, aonde o povo está preocupado? Não delira!