André Falcão
Colunista
Compartilhar
Palestina 09/Aug/2014 às 17:42
59
Comentários

Lágrimas e Sangue

Busca-se dizimar 1,7 milhão de gente miserável e desarmada, espremida numa faixa de terra de pouco mais de 350 km². Apenas ódio insano, ao cínico pretexto de combater-se o “terrorismo” do Hamas.

gaza palestina israel oriente

Em apenas 25 dias, cerca de 1500 palestinos mortos e 10.000 feridos, 80% de crianças, mulheres e idosos. Milhares de lares, hospitais, escolas (inclusive a da ONU), mesquitas, igrejas destruídos.

Aterroriza-me, sem trocadilho, imaginar a quantas estará o desastre quando esta crônica for publicada.

Do lado de Israel, e depois da ofensiva terrestre, morreram pouco mais de 60 pessoas, 90% soldados.

Busca-se dizimar 1,7 milhão de gente miserável e desarmada, espremida numa faixa de terra de pouco mais de 350 km2, de quem Israel — filhote assassino do império bélico estadunidense, que o apoia e o transformou na máquina de guerra ironicamente tão cruel quanto a nazista que os vitimou em meados do séc. passado — tomou quase tudo, inclusive a vida de sua população indefesa. Não há honra, não há lealdade, não há compaixão. Apenas ódio insano, ao cínico pretexto de combater-se o “terrorismo” do Hamas.

palestina criança gaza israel
Criança palestina ferida após ataque israelense a uma escola da ONU, em Gaza. Foto: AP

Fotos de crianças dilaceradas pelas poderosíssimas armas de guerra pululam nas redes sociais chocando até o mais insensível dos seres. Famílias inteiras, ou a maioria de seus membros, mortas.

Milhares de ataques, 1/3 deles por mísseis, 2/3 por bombas. Dá pra imaginar o terror?

O governo brasileiro condenou veementemente os bombardeios israelenses com o uso desproporcional da força, além de ter chamado de volta ao Brasil para consultas o seu embaixador em Tel Aviv. O governo israelense, insolente e escancarando a sua pequenez, respondeu que desproporcional é perder um jogo por 7×1. Também chamou o Brasil de “anão diplomático”. O min. das Rel. Exteriores do país, por sua vez, respondeu que o “Brasil não usa termos que desqualifiquem governos de países amigos”, donde não teria “como comentar isso.” Mas lembrou que o Brasil é um dos únicos “11 países do mundo a ter relações diplomáticas com todos os membros da ONU” — “quando falamos somos ouvidos” —, além de incontestável histórico de cooperação pela paz internacional, donde se haveria algum “anão diplomático” não seria o país dos brasileiros. Graça Aranha deve estar revirando no túmulo.

No último dia 23 a ONU (até ela, sempre tão omissa) aprovou a criação de comissão internacional para investigar os ataques à Palestina. 29 países votaram a favor, 17 abstiveram-se (Alemanha, França, Reino Unido e Japão entre eles) e apenas um foi contra. Um doce para quem adivinhar quem. E outro para quem souber qual a revista semanal que condenou a atuação política do governo do Brasil no episódio.

VEJA TAMBÉM:
Gaza: Ignorância não é bênção. É delinquência social
Porta-Voz da ONU chora ao falar de inocentes mortos em Gaza

*André Falcão é advogado e autor do Blog do André Falcão. Escreve quinzenalmente para Pragmatismo Político

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 08/Aug/2014 às 16:55

    Olhando essa foto me fez lembrar da minha filha. É idêntica, mesma idade. Independente disso, acho que se alguém ferir uma filha minha no rosto em nome de Ala, Moisés ou Rei David, eu me alisto no recrutamento de homem bomba e entro na casa da mãe do cidadão que ordenou o ataque.

    • eu daqui Postado em 11/Aug/2014 às 12:41

      Eu costumo adverter que a penalidade pra quem se meter a psicopata com meu sobrinho de seis é me ver incorporar Vlad Tepes.

  2. J.C Souza Schlesinger Postado em 08/Aug/2014 às 18:49

    Hamas, Israel, Jihad Islamica, Hezbolah, EI, Estado Palestino, al qaeda... todos são do mau. Nenhum se salva. Mas muitos latem somente contra Israel como se fosse o único errado do mundo.

  3. J.C Souza Schlesinger Postado em 08/Aug/2014 às 18:54

    Aposto que quando em 2001 esses australophitecus disseram que os atentados do WTC foram conspiração. Ou apresenta argumentos mirabolantes para dizer que o atentado de Boston foi uma farsa.

  4. J.C Souza Schlesinger Postado em 08/Aug/2014 às 19:01

    O mais incrível que não vejo esse sensacionalismo para o lado da Síria ou no Iraque em que muitos tbm estão morrendo sob as mãos do estado islâmico. Heh isso não engulo. Coração mole com os civis de gaza e coração duro sobre os curdos? Esse disco tá arranhado ein. Ps: quero mais matéria sobre isso e não com foto do Obama. Queria a foto dos curdos sofrendo igualmente por favor.

    • Jaci Donizeti Postado em 11/Aug/2014 às 14:54

      Queria mais fotos do holocausto...seria possível..Canalha.!!!!

  5. Antimatéria Postado em 08/Aug/2014 às 20:25

    Souza, não é que elas não se importam. Mas em Gaza tem duas particularidades. Primeiro intuitivamente sabemos que somos nós ocidentais que estamos matando ali. Segundo porque na Síria é uma guerra civil onde os dois lados estão mais ou menos equilibrados. Por analogia, alguém se importa com mil traficantes mortos nas favelas pela policia ao longo do ano? Não. E se importam se forem só uma centena de uma vez, estando desarmados e sem pra onde correr, presos num presídio? Sim. Por quê? Porque a covardia fica evidente... Entendeu agora porque as pessoas ficam revoltadas? Ou seja, não se trata de implicância com os judeus como você pode pensar, mas porque as pessoas identificam que ali a covardia é maior... Como um militar de Israel falou, é como matar peixes num aquário.

  6. J.C Souza Schlesinger Postado em 08/Aug/2014 às 20:57

    Ok teve mil e uma matérias a respeito de Gaza, certo? Quando aparece uma notícia sobre os curdos adivinha quem tá na foto? Será que é alguma criança ou um inocente? Não importa se me chamam disso ou aquilo, mas uma coisa estou certo tem muita gente que está amolecendo em gaza mas não tá nem aí para os outros.

    • Antimatéria Postado em 08/Aug/2014 às 21:12

      Sim, mas isso é normal. Te expliquei o motivo acima. Mas bota a mão na consciência, você se apega a esse fato porque acha que é implicância com os judeus, não é?

  7. J.C Souza Schlesinger Postado em 08/Aug/2014 às 22:32

    Implicância com Israel. Nossa tem gente dizendo que o Hamas é uma resistência armada, isso eu discordo. Como já te falei a implicância dos outros somente para o lado de Israel é um absurdo. Eu falo isso pq não sou de direita e nem de esquerda, mas percebo que ambos os lados defendem seus gostos. Porém coincidentemente meu ponto de vista é parecido com aqueles direitistas e etc, por isso esse mal entendido. Uma coisa é certa, ninguém é santo, ninguém. Quanto a minha consciência eu sinto pena sim dessas pessoas, mas sou muito critico do meu ponto de vista talvez por eu ser novo eu acho. Tenho 22 anos, não tenho filho muito menos casado, mas meu irmão tem 9 anos e é uma criança tbm. Agora só me revolto com o sensacionalismo unilateral. É isso.

    • Antimatéria Postado em 09/Aug/2014 às 00:09

      O sensacionalismo existe sim. Mas muito pior seria não ligassem nada para o que acontece em Gaza tanto quanto não ligam para a Síria. E o mundo tá indo por esse caminho... Acabando os combates as pessoas vão se esquecer de Gaza e querer outras novidades pra discutir. Mas as pessoas lá vão continuar vivendo naquele regime de Apartheid em pleno século 21. E se esse regime não acabar o que esperar da humanidade pro futuro? Vamos continuar essa mesma porcaria de meu pirão primeiro pra sempre?

    • Thiago Teixeira Postado em 09/Aug/2014 às 07:26

      Onde você está vendo "implicância" com Israel? Só se for blogs de esquerda cuja a projeção é baixa em relação a grande mídia (golpista) na qual você muito provavelmente se mantém informado e formaliza opinião, com leituras de péssimo mal gosto como de Reinaldo Azevedo, Constantino, Boris Casoy, Merval e Jabor. Estes seus tutores estão todos do lado de Israel.

    • eu daqui Postado em 11/Aug/2014 às 13:18

      Implicancia com Israel sim. E ódio também. Com ele e todos os outros genocidas.

  8. J.C Souza Schlesinger Postado em 09/Aug/2014 às 11:42

    Não. Digo isso porque até neste site a única matéria sobre o Iraque falando sobre os curdos mostrou o Obama na foto. Se for pra fazer direito colocasse a foto dos curdos também sofrendo. Aí eu calava a boca e concordaria, firmeza?

  9. Franco Postado em 09/Aug/2014 às 19:52

    Pretexto? Estão sendo atacados, fundamentalistas estão quase dominando três países do oriente médio kkkk

  10. Carlos Postado em 09/Aug/2014 às 20:14

    https://www.youtube.com/watch?v=_Ugsv5u-sW0 Esse vídeo cala a boca de TODA esquerda.

    • Antimatéria Postado em 09/Aug/2014 às 22:50

      Vídeo com um sujeito dizendo falácias aos montes.... Falácia >> Fato: ESCUDOS HUMANOS >> Não existem provas de civis forçados a ficarem na frente do tiroteio. O fato é que eles tem o direito de resistir e não fugir das suas terras. //// DAVID CONTRA O GOLIAS >> os árabes eram colônias e não possuíam grandes exércitos; em 1948 o movimento sionista internacional lutou com 40.000 soldados e os árabes com 22.0000. /// PALESTINOS DA CISJORDÂNIA SAÍRAM LIVREMENTE >> preciso falar alguma coisa??? /// FRONTEIRAS DE 1967 SÃO INSEGURAS >> com a tecnologia militar de hoje nenhuma fronteira é segura; logo pra que serve esse argumento??? //// ÚNICA DEMOCRACIA >> Turquia é um país democrático e laico. O Irã, apesar de não ser laico, possui parlamento e eleições livres para presidente.

      • Antimatéria Postado em 09/Aug/2014 às 22:55

        Segue um depoimento mais respeitável: http://www.youtube.com/watch?v=ToYDesW47Wc

      • Carlos Postado em 10/Aug/2014 às 19:06

        Existem provas sim, basta pesquisar na net que vai achar crianças penduradas nas paredes para serem mortas nos bombardeios.

      • Antimatéria Postado em 11/Aug/2014 às 01:16

        Carlos, ótima idéia. Olha o que encontrei pesquisando “human shields hamas” no google imagens:

      • Antimatéria Postado em 11/Aug/2014 às 01:16

        1) http://www.solveisraelsproblems.com/wp-content/uploads/2012/07/Human-shield-c-620x310.jpg

      • Antimatéria Postado em 11/Aug/2014 às 01:18

        2) http://tundratabloids.com/wp-content/uploads/2011/11/pali-humanshields.jpg

      • Antimatéria Postado em 11/Aug/2014 às 01:18

        3) https://pbs.twimg.com/media/BuEbBgQIEAAziyh.jpg:large

      • Antimatéria Postado em 11/Aug/2014 às 01:21

        A foto 1 é a “prova” cabal de que os palestinos usam escudos humanos, ou seja, um desenho da propaganda israelense como muitas outras que circulam na internet. A foto 2 é um palestino atirando a FRENTE de crianças que estão se protegendo atrás de um monte de terra. A foto 3 são soldados israelenses usando dois garotos palestinos como escudo; bonito não?... Então Carlos, onde está a prova?

      • Carlos Postado em 12/Aug/2014 às 01:20

        https://www.facebook.com/photo.php?v=10204267449991209 É só ver o final do vídeo.

      • Carlos Postado em 12/Aug/2014 às 01:21

        https://www.youtube.com/watch?v=fI0esAVfw3U O final desse vídeo, vídeo de fundamentalistas errado.

      • Antimatéria Postado em 12/Aug/2014 às 14:05

        Carlos, então essa é a prova dos escudos humanos??? Um vídeo mostrando uma espécie de ato simbólico em que um grupo de crianças dispara um morteiro. Eu quero é uma foto que nem essa aqui: https://pbs.twimg.com/media/BuEbBgQIEAAziyh.jpg:large

  11. Thiago Barbosa Postado em 10/Aug/2014 às 06:26

    O melhor texto que li sobre o assunto até agora!!! Parabéns.

  12. Danila Postado em 11/Aug/2014 às 11:15

    A foto realmente é de partir o coração. Mas concordo com o Souza... as reportagens deveriam ser imparciais. Isso é o básico do jornalismo. Vamos imaginar que Israel pare com os bombardeios... e seus civis comecem a morrer vitíma do Hamas. Sabe qual seria a chamada?? "palestinos conseguem reagir ao massacre de forma heróica".

    • Antimatéria Postado em 11/Aug/2014 às 13:48

      Não me considero da esquerda, me considero um ativista da racionalidade humana. Mas não pode cobrar imparcialidade deles, só pode cobrar que não digam mentiras. E mentiras descaradas é o que mais vejo nos Blogs e sites da direita.

    • eu daqui Postado em 11/Aug/2014 às 14:54

      Imparcialidade diante de números que materializam um genocídio?

  13. Pereira Postado em 11/Aug/2014 às 11:56

    Poque a esquerda odeia tanto israel https://www.youtube.com/watch?v=fI0esAVfw3U

    • Antimatéria Postado em 11/Aug/2014 às 13:39

      Mais um vídeo com um sujeito falando o que quer... Reparem, colocam foto de palestinos fazendo manifestação, de crianças participando de espécie de paradas militar deles, de crianças que se ajuntam atrás dos combatentes para se proteger do tiroteio dos soldados israelense que entram nas ruas atirando. Mas colocar foto de criança amarrada a frente de um atirador não colocam. Sabe por que? Porque as únicas fotos que vão encontrar desse tipo são de soldados israelenses... Vamos pesquisem no google imagens “human shields Hamas” e descubram a verdade.

      • Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 08:53

        Bom, o vídeo que você me indicou era totalmente parcial. Era um sujeito falando o que bem queria também e sem fotos.

      • Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 08:55

        Assim como eric hobswan e noam chonsky que falam o que bem entendem e suas falas parecem raios de luz vindos de alguma divindade para os esquerdistas. 2 figuras jurássicas diga-se de passagem

      • Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 09:02

        Eu posso te dar um balaio de argumentos válidos para a legitimação da ação de Israel em Gaza: 1) essa população está longe de estar desarmada; 2) Tem como objetivo destruir os estado judeu(que é as pessoas e não o território); 3) Não é porque morrem civis que a ação é ilegal, exemplo : muitas crianças alemãs inocentes morreram na 2 guerra por tiros de aliados, estes deveriam parar as ações militares com o objetivo de derrubar Hitler ? 4) Quem desrespeita a convenção de genebra é a entidade militar palestina(Jihad isl.), colocando armamento em residências civis, portanto é o Hamas que comete crimes de guerra.

      • Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 09:05

        Mesmo assim antimatéria, acho que Israel deveria cassar quem financia esse grupo terrorista da faixa de gaza, esses sim deveriam ser liquidados. E tem muita gente do ocidente que manda dinheiro para esses crápulas fazerem guerra contra Israel por interesses econômicos(grupo bilderberg é um).

      • Antimatéria Postado em 12/Aug/2014 às 14:37

        Pereira, óbvio que eles estão armados. Óbvio que eles querem o fim do Estado de Israel. Óbvio que eles escondem armas nas suas casas (mas nunca em hospitais, isso não se prova). E daí? E nem vou entrar nessa questão de quem comete crime de guerra porque não duvido que se o Hamas pudessem eles dariam o troco e bombardeariam os hospitais israelenses. Mas o que interessa, que vocês apoiadores de ladrões de terra se esquivam, é o fato que Israel não poderia ter invadido a palestina em 1948 e feito a limpeza étnica contra os palestinos que naquela data estavam indefesos. A partir desse momento eles estarão errados sempre; não importa se em hipótese só matassem gente empunhando uma arma. São o lado errado porque são ladrões de terra. PONTO... E quais pontos que viu no vídeo que acha errado? Falar no geral é fácil. Quero ver argumentos.

  14. J.C Souza Schlesinger Postado em 11/Aug/2014 às 17:46

    AFF TA BOM. ESSE ARTIGO JÁ DEU, COLOCA UM NOVO AÍ. COLOCA FALANDO DA TRÉGUA.

  15. Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 12:10

    Estranho antimatéria, eu não vejo você atacar o real genocídio que se comete no iraque e na síria para formar o califado. Crianças morreram de sede e fome, mulheres são vendidas como escravas sexuais e cristãos, curdos e minorias éticas são expulsas de suas casas. Essas populações sim estão desarmadas e não há histórico de agressões por parte delas a qualquer estado legalmente constituido. Apartheid por Apartheid, o que as populações cristãs sofrem no mundo islâmico é muito pior. E ninguém fala absolutamente nada.

    • Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 12:27

      éticas = étnicas desculpe hehehehe

    • Antimatéria Postado em 12/Aug/2014 às 13:56

      Não meu chapa, esse bandidos são gente armada pela Arábia Saudita, EUA e apoio da Turquia. Tudo. Isso pra derrubar o governo na Síria, visando em ultima análise enfraquecer o Irã, o Hezbolah e a Rússia que também é aliado do Asad. Ou seja, interesse israelense. Mas a cobra criada não conseguiu se impor e fugiram para o Iraque e estão fazendo a festa lá agora. Então meu chapa, até nisso Israel tem culpa no cartório.

  16. Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 12:13

    Antimatéria, eu não vejo você atacar a rússia que arma terroristas para separar uma estado(ucrânia) e impor o socialismo. Esses terroristas estão levando terror para as populações ucranianas e tudo porque o Putin quer uma posição estratégica para guerrear no oriente médio.

    • Antimatéria Postado em 12/Aug/2014 às 13:43

      Pereira, se você estiver andando na rua e ver dois marmanjos brigando você toma partido? Agora se você ver um marmanjo batendo com um porrete numa criança, o que você faz?... Então deixa de vir com argumento escapista... Não tenho nada a ver como os problemas da Rússia e Ucrânia. Eles são crescidos e que se entendam......... A propósito, a Rússia não é socialista a décadas. Eles se tornaram capitalistas nos anos 90. Cerca de 30% das empresas alemãs estão na Rússia, por exemplo.

      • Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 14:18

        "Agora se você ver um marmanjo batendo com um porrete numa criança, o que você faz?." O caso é que tem um marmanjo lutador de MMA batendo em outro marmanjo que tem um 38 escondido na roupa de uma criança que está no meio. Isso é Israel x hamas.

      • Antimatéria Postado em 12/Aug/2014 às 14:46

        Você quer se enganar a si mesmo da realidade.... Israel é considerado a 6a força armada do mundo sem falar que conta com toda a infraestrutura de satélites espiões dos EUA. Entra no espaço aéreo de Gaza e lança bombas de precisão onde quer e vem me dizer que o favelados dos palestinos tem um 38 e Israel só punhos. Tenha paciência.

  17. Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 14:19

    Agora Califado islâmico x minorias . É marmanjo armado contra criança desarmada.

    • Antimatéria Postado em 12/Aug/2014 às 14:51

      Armado por quem? Essa é a questão que se esquiva.

      • Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 15:05

        Pois é.... Eu digo que o grupo Bilderberg(representante da elite americana) tem grande parte nisso. Aí vocês acham que é a política imperealista americana. É aquelas famílias dinásticas americanas como os rockfeller, ford , maccarthur por interesses econômicos financiam essas milícias. Claro, eles querem quebrar a economia do próprio pais deles por um governo global.

      • Antimatéria Postado em 12/Aug/2014 às 15:32

        Ok. Se isso for verdade (não duvido), os culpados seriam certa parcela da elite americana. Só não espalha. Porque ai como fica a conversa de que os demônios são os palestinos e fanáticos islâmicos???

  18. Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 14:23

    "Não tenho nada a ver como os problemas da Rússia e Ucrânia". Isso é engano antimatéria, a UE ja aconselhou o Brasil a aderir ao embargo para putin. Claro que o PT não fará isso nos próximos 4 anos de governo dilma, pois são aliados de ideologia. Imagina o Brasil, junto com os BRICS(risos) e levando embargo dos EUA e UE. A coisa ta começando antimatéria.

    • Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 14:29

      "A propósito, a Rússia não é socialista a décadas. Eles se tornaram capitalistas nos anos 90. Cerca de 30% das empresas alemãs estão na Rússia, por exemplo." Mas isso sempre foi assim. O socialismo não se sustenta sozinho, ludwig von misses ja provou isso a quase 1 século. Na união soviética grupos da elite americana sustentaram o socialismo. Era os comunistas metendo o pau nos EUA e os EUA apoiando o capitalismo clandestino na União soviética. Mais recentemente temos o exemplo da china, a elite amercana meteu grana na china a torto e a direita quando esses se deram conta que sem abrir o mercado o destino era a ruína.

      • Antimatéria Postado em 12/Aug/2014 às 14:56

        É o samba do crioulo doido. Agora nunca foram comunistas!!!

    • Antimatéria Postado em 12/Aug/2014 às 14:55

      Conversa. Quem fala isso são os políticos alinhados na UE. Os empresários europeus estão chiando e procurando moderação.

  19. Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 14:39

    "Não meu chapa, esse bandidos são gente armada pela Arábia Saudita, EUA e apoio da Turquia. Tudo Isso pra derrubar o governo na Síria, visando em ultima análise enfraquecer o Irã, o Hezbolah e a Rússia que também é aliado do Asad. Ou seja, interesse israelense. ". Antimatéria, por favor com todo o respeito. Putin está louco para invadir a Síria para ficar perto e poder destruir Israel, por isso está armando rebeldes com armas que chegam por contrabando da turquia. Veja um canal livre da band que uma professora Síria pró bashar al assad participa. Ela fala algumas bobagens, claro, contra israel, mas na questão da Síria me parece que ela está certa. O irã quer o fim do governo Sírio assim como os EUA, seria uma aliança histórica entre Irã e EUA que ninguém acredita.

    • Antimatéria Postado em 12/Aug/2014 às 15:02

      Pirou??? O principais aliado da Síria são a Rússia e o Irã.... Mas se é pra ir por esse caminho eu vou junto.....Não sei se sabe, mas na verdade tudo isso é uma conspiração marciana com o apoio de Cuba e do Brasil. No fim vamos invadir a Rússia, que vai invadir a Síria, que vai invadir Israel. assim, com o conluio da Dilma, o Macedo finalmente vai conseguir ser dono de Israel e ser coroado rei Salomão II.

  20. Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 14:56

    Só para concluir anitmatéria: Veja que essas forças ora parecem aliadas ora parecem concorrentes. São os esquemas globalistas no fundo. Os esquemas: da elite americana, comunista(Rússia-china) e a comunidade do Islã. Eles as vezes estão junto para derrotar os 3 inimigos comuns: A economia americana, israel e o cristianismo e as vezes estão se degladiando como no caso do embargo dos EUA à Rússia. É a questão mais complexa que temos no campo político atual.

  21. Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 16:14

    "Porque ai como fica a conversa de que os demônios são os palestinos e fanáticos islâmicos???" Eles usam o fanatismo islâmico para atacar israel sem sujar as mãos. É a mesma coisa que a campanha que se faz para destruir a moral cristã no mundo. Eles pegam grupos como os homossexuais(como massa de manobra) inflamam eles com "luta de classes pelos direitos GLBT" para atacar a moralidade cristã da família(modelo amplamente estabelecido em todos os tempos, que comprovadamente da certo). A mesma coisa que o feminismo, eles colocam na cabeça das mulheres que elas têm que mandar os homes ir lamber sabão, para destruir a família mais facilmente e incentivar o divórcio. tudo isso sob a bandeira dos "direitos".

    • Antimatéria Postado em 12/Aug/2014 às 17:20

      Pereira, sem problemas, você tem o direito de acreditar na teoria conspiratória que quiser. E nem duvido que possam ser verdades com o mundo doido do jeito que está.