Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 29/Aug/2014 às 18:11
31
Comentários

Discurso do PSDB conduz programa de Marina Silva

Marina Silva apresenta programa com fio condutor tucano. Documento de 250 páginas propõe enxugar o Estado, facilitar lucros, reaproximar-se dos EUA e confirma Banco Central independente

marina silva programa de governo
Apresentado nesta sexta-feira (29), programa de governo de Marina Silva tem política econômica tucana (divulgação)

A presidenciável Marina Silva (PSB) lançou seu programa de governo nesta sexta-feira 29 com uma política econômica igual à defendida pelo PSDB nesta eleição e em anteriores. Marina propõe diminuir o tamanho do Estado com o corte de ministérios e gastos públicos, medidas facilitadoras dos lucros empresariais, reduzir a ação dos bancos estatais para que os privados possam fazer mais negócios e a busca de uma reaproximação comercial com os Estados Unidos, entre outras coisas.

Ao contrário dos tucanos, porém, Marina comprometeu-se a com uma ideia polêmica: “Assegurar a independência do Banco Central o mais rapidamente possível, de forma institucional, para que ele possa praticar a política monetária necessária ao controle da inflação”.

Caso uma lei como a proposta por Marina seja aprovada, o BC não terá mais de se subordinar ao presidente da República ou ao ministro da Fazenda. Terá liberdade para tomar decisões sobre, por exemplo, as taxas de juros. Era uma bandeira de Eduardo Campos, morto em 13 de agosto. Quando Campos e Marina se uniram e começaram a desenhar o programa de governo do PSB, ela discordava da ideia, segundo Maria Alice Setúbal, amiga da ex-ministra, herdeira do banco Itaú e uma das responsáveis pelo programa. Marina acabou, porém, se convencendo a defender a proposta.

Roberto Amaral, presidente do partido pelo qual Marina concorre à Presidência, é contra a proposta. Já tinha essa posição quando o candidato do PSB ainda era Campos, mas foi derrotado em debates internos, pois o falecido ex-governador era o então dirigente máximo da sigla. Amaral também discorda das posições econômicas liberal-conservadoras dos dois principais assessores de Marina no tema, André Lara Resende, um dos idealizadores do Plano Real, e Eduardo Giannetti da Fonseca.

Com a promessa de independência ao BC, Marina tenta conquistar o apoio do sistema financeiro e do alto empresariado, especialmente o paulista. Os dois grupos não querem a reeleição de Dilma Rousseff (PT), mas hesitam em aderir à campanha marinista. Não sabem ao certo que tipo de governo ela faria. Preferiam apoiar o candidato Aécio Neves, do PSDB, partido com quem têm mais afinidade. A entrada de Marina na eleição, contudo, mostrou que ela tem mais chances de vencer Dilma – ao menos conforme se vê nas mais recentes pesquisas.

VEJA TAMBÉM: O que é um Banco Central independente?

Na terça-feira 26, assessores marinistas reuniram-se com banqueiros e investidores estrangeiros em São Paulo para tentar mostrar como seria um governo Marina. O encontro foi promovido por Maria Alice, conhecida como Neca, e pelo Itaú BBA, um dos braços do banco Itaú.

Ao encampar a política econômica tucana, Marina forçou Aécio Neves a defender mais abertamente a agenda histórica do PSDB. Desde o início da campanha, o senador mineiro tinha evitado se expor tão abertamente, por receio da propaganda petista. A comparação entre os dados de emprego e renda nos governos Dilma e Lula com os oito anos da gestão Fernando Henrique era o centro da estratégia dilmista. Uma proposta de lei de independência do BC está em discussão no Senado por iniciativa de um tio de Aécio, o senador Francisco Dornelles, do PP do Rio. O tucano preferiu, contudo, evitar o tema, com medo da propaganda do PT, segundo a qual a independência do BC dará mais poder os banqueiros para aumentar os juros e estimular o desemprego.

Principal assessor econômico de Aécio, Armínio Fraga, presidente do BC na gestão FHC, andava sumido desde o início da eleição, em 6 de julho. Com a ameaça representada por Marina a sua candidatura, Aécio liberou Armínio para voltar à cena. Esperava convencer o sistema financeiro e o alto empresariado de que o PSDB ainda seria a melhor aposta contra o PT. Nos últimos dias, Fraga deu entrevista à revista Veja e publicou artigo no jornal Folha de S. Paulo. Ao participar do primeiro debate televisivo entre os presidenciáveis, na terça-feira 26, na Band, Aécio anunciou que Fraga será seu ministro da Fazenda, caso ele seja eleito.

O programa de governo de Marina também propõe uma reaproximação comercial com os Estados Unidos, a exemplo do que consta da agenda econômica do PSDB. A filosofia é a mesma que vinha sendo defendida por Campos. Enquanto esteve na campanha, o falecido candidato dizia defender “negociações maduras” com o governo norte-americano. A relação entre os dois países está em marcha lenta desde a descoberta da espionagem praticada pelos EUA contra Dilma, cidadãos e empresas brasileiros. Quando Campos morreu, a Casa Branca divulgou uma nota lamentando o fato.

André Barrocal, CartaCapital

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 29/Aug/2014 às 18:24

    alguém duvidou q isso fosse acontecer???!!!! olhaí a farsa e o perigo q essa mulher representa!!!! a máscara já caiu há muito tempo, e só n ver quem não quer!!!!!!! pra quem dizia q ela não tinha nenhuma proposta concreta pro país, taí as propostas PSDEBISTAS! satisfeitos??? NOVA POLÍTICA!!!!!!!????

  2. KARINA BB Postado em 29/Aug/2014 às 18:48

    KKKKKK O psdb consegui voltar ao poder kkk por WO no tapetao rsrs,

    • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 19:11

      nem fala karina...qdo a gente dá uma respirada de alívio achando q o psdb se tornou um cachorro morto como o dem, olhaí a reviravolta!! como os tucanos são insistentes! além de n reconhecerem seu fracasso, pongou nessa marionete...pelo menos agora já sabemos as propostas políticas da marina silva pro país!!! NOVA POLÍTICA????? já sabemos quem vai governar o país né?!

  3. Natália Postado em 29/Aug/2014 às 18:50

    Quer conhecer um homem? De poder a ele,isso é Marina Silva,trocou a Natureza pela Natura e Itaú...

  4. Onda Vermelha Postado em 29/Aug/2014 às 18:58

    Pelos menos agora temos algo palpável para que nós possamos nos "divertir" nas próximas semanas. Vamos esmiuçar esse "programa de governo", fazer o debate público e demonstrar a sociedade que a “nova política" é tão velha que já cheirando a mofo. Sim porque, convenhamos, um programa de incorpora propostas tucanas de “estado mínimo” e economistas tucanos é, antes de mais nada, TUCANO. Agora, a candidata Marina Silva poderá deixar as platitudes de lado, como "vou governar por princípios" e “vou governar com os melhores” e apresentar propostas CONCRETAS que permitam a sociedade fazer um a escolha por projetos de país. Ao debate senhores! Ok? PS: Caraca! Só mulher no pedaço comentando....Poliana, Karina bebezinha que um "namorado" reaça e a Natália. Todas politizadas. Taí , eu realmente gostando do PP. Daqui a pouco chega o "mala" do Naro. Hehehe!

    • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 20:12

      onda, pena q provavelmente o pig n vai divulgar amplamente isso né?! só pq tem o dedo dos tucanos no meio eles vão acobertar. nojo dessa imprensa brasileira!

      • Onda Vermelha Postado em 29/Aug/2014 às 21:37

        Poliana. Tudo leva a crer que os tucanos, principalmente os de São Paulo, já jogaram a toalha, ou seja, abandonaram o “companheiro ferido na estrada”, conforme profetizou Paulo Preto. E o Aécio, cada vez, mais se torna carta fora do baralho. Basta ver o comportamento dos tucanos da oposição vibrando a simples possibilidade da vitória da Marina. E ela "espertamente" está agindo para conquistar esse eleitorado.

      • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 21:52

        pois é onda..mas de qq forma, marina se elegendo, n deixa de ser vitória do psdb tb. eles vão retomar o poder. isso fica claro pelo teor da matéria. a marina é apenas uma marionete nas mãos dos tucanos. triste isso, mas a mais pura verdade! qdo viram o tiro no pé q deram ao escolher o aécio pra concorrer as eleições, depois de 3 tentativas frustradas com os candidatos da elite paulistana, viram na marina a última esperança de derrotar o pt e retomar o poder. vc acha mesmo q a rede globo, a band, a veja ou a folha de sp vão divulgar essas coisas?! claro q não! só n entendo pq marina n se aliou ao psdb desde o início, se agora já está bem próxima da visão deles de governo! e o pessoal ainda acredita q ela representa a nova política! faz-me rir viu!

      • Fernando Postado em 30/Aug/2014 às 11:34

        poliana, má-rina não se aliou de cara aos tucanos porque ela tem que representar o papel de terceira via para o povão desinformado. E ela tem todo o perfil pra isto: carola evangélica, "protetora" dos bichinhos e plantinhas, bicho grilo anacrônico Y otras cositas más. O povo adora ser enganado e vai votar nela pelo que eles imaginam, como foi a eleição de Collor. Depois virá a fase Collor 2 e pode ser que tenhamos um impeachment, a exemplo do que aconteceu em 1992 mas até lá as raposas já arrombaram o galinheiro e estaremos ferrados novamente. O que sempre critiquei o PT em não enfrentar à altura as acusações levianas levantadas pelo PIG agora se tornam uma triste realidade: o PT, a exemplo do que aconteceu com o Titanic, achava que a estrutura era muito sólida e que não haveria problemas mas o rasgo no casco e a água entrando em proporções alarmantes desmentem sua lógica. Acreditaram demais no sucesso - não reconhecido pela população facilmente enganável pelo PIG - e não se prepararam para a briga de cachorros grandes que envolve muito mais interesses estrangeiros do que nacionais, propriamente dito. A continuidade de Dilma representa a solidificação do mercosul, dos BRICS e da política de liderança do Brasil na América Latina, justamente o que os sionistas anglo-americanos não querem. Má-rina é só uma cobrinha amazônica que está ligada a tudo de ruim que o sionismo internacional tem, a começar pelas seitas neopentecostais, e vai se mimetizando com os ambientes por onde passa até chegar a hora de dar o bote, daí saberemos da extensão da letalidade de seu veneno.

  5. Natália Postado em 29/Aug/2014 às 20:04

    As pessoas que votam em Marina acha que o “novo “ é sinônimo de bom.Querer institucionalizar o Banco Central é no mínimo assustador...

  6. Natália Postado em 29/Aug/2014 às 20:27

    Pesquisa Datafolha: Marina empata com Dilma, subiu 13% em 11 dias.Sabe de nada inocente

  7. poliana Postado em 29/Aug/2014 às 21:02

    naro, q tal esperarmos até outubro? tudo bem?

  8. Ana Maria Postado em 29/Aug/2014 às 22:29

    Você realmente é um direitista ridículo. Tenho pena de você com ese discurso medíocre. A casa ciu a festa acabou. Já vi isso em um comentário de um adolescentes do ensino médio.

  9. Thiago Teixeira Postado em 30/Aug/2014 às 10:47

    A Casa caiu mesmo, agora você terá por mais 4 anos uma presidenta mulher, e NEGRA!!!!!! Há males vem pra melhor.

    • poliana Postado em 30/Aug/2014 às 12:48

      é, pelo menos reconhecemos q ela é negra né thiago? pior q já tem gente aki dizendo q ela é morena! rsrs

      • Thiago Teixeira Postado em 30/Aug/2014 às 13:29

        Meus deus ... retire que eu disse, os coxinhas são ligeiros mesmo. Agora embranqueceram a Marina? Nussssssssssssssssssa

        • poliana Postado em 30/Aug/2014 às 15:57

          sim, já a apelidaram até de marina "morenaça"! kkkkkkkkkk

          • KARINA BB Postado em 30/Aug/2014 às 16:17

            Éhhhhhh depois ninguem tem preconceito racial,a marina é NEGRAAAA qual o problema??????? Morena neh ,isso é q é fomentar o preconceito ,chamar um negro d mulato ou moreno ou escuro,PRETO É COR NEGRO É RAÇA

          • José Ferreira Postado em 30/Aug/2014 às 23:57

            Ela é uma mestiça de pele morena. Só a Dilma, e os movimentos afrorracistas, dizem que pessoas como ela são negras para não admitir que são apenas 8% da população. Marina tem sangue branco-negro-índio como a maioria dos ditos "pardos".

          • poliana Postado em 31/Aug/2014 às 16:53

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • KARINA BB Postado em 31/Aug/2014 às 17:42

            KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • José Ferreira Postado em 30/Aug/2014 às 23:54

      Ela não é negra!!! Ela é mestiça. Tem sangue branco-índio-negro, como a maioria dos ditos "pardos".

  10. Thiago Teixeira Postado em 30/Aug/2014 às 10:50

    Estou imaginando a foto do próximo encontro do G20, teremos um novo lateral direito no time, Marina Silva, pois o posto de meia, camisa 10, "o cara sentado ao lado da rainha" só foi ocupada pelos executivos do PT. Daqui uns 2 anos, vamos conversar.

  11. mauricio augusto martins Postado em 30/Aug/2014 às 14:56

    Nossos maiores Inimigos, do POVO Brasileiro, são os Bancos Privados e a mídia pig, ambos amplamente defendidos com Dinheiro&Vantagens(antigo "unhas e dentes") pelo "Sistema" "Judiciário" e seu maior representante o STF de então, onde Grilagem de terras é "sublime" e terra para Reforma Agrária e Assentamentos de Famílias no Campo é uma "espécie" de satanismo, portanto Navegantes numa Disputa Presidencial, normal numa Democracia, esta está tornando-se a eterna Luta do Bem contra o Mal, pois a Luta da Ignorância contra o Saber, repousa como toneladas nas costas do Incauto Eleitor, que como caído do Caminhão de Mudanças por "Desinformação" pig, nem sabe mais qual sua verdadeira Nacionalidade, optante por um Gorduroso e Cancerígeno Sanduíche e um refrigerante que Dissolve seu estomago, por um Delicioso e Saudável Sarrabulho, se a oposição lança os escolhos da verdadeira "Velha Política" a Mentira, devemos ensiná-los da Nova Ordem, a Verdade...maumau

  12. Thiago Postado em 30/Aug/2014 às 15:11

    Quando o Aécio faz um discurso, a Veja acha que foi o melhor discurso do mundo. Quando a Dilma discursa, o pragmatismo e a carta capital acham que foi o melhor discurso do mundo. Quando a Marina discursa, a Veja e a Carta Capital acham que foi o pior discurso do mundo. Uma terceira via incomoda muita gente...

  13. Stella Postado em 31/Aug/2014 às 09:11

    É onde se escreve "nova Política", leia-se "Novo PSDB". Marina é só mais uma farsa para enganar o povo. Mais uma vendida...já estou vendo o povo se decepcionar novamente com mais um salvador da pátria. Como é que Marina quer se unir apenas aos mais justos e honestos, se até o marido dela teve o nome envolvido em escândalos? Nem o casamento Gay a mulher quer aprovar. Nova política, né?

  14. Onda Vermelha Postado em 31/Aug/2014 às 11:26

    Está aqui a primeira e melhorar análise do "mostrengo" do Programa de Governo da Marina Silva. É do jornalista Ricardo Amaral. Por favor, leiam até o final. Vale a pena! Veja em http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/151885/Pacote-de-Marina-%C3%A9-%E2%80%9Cantigo%E2%80%9D-e-%E2%80%9Creacion%C3%A1rio%E2%80%9D.htm

  15. Thiago Postado em 31/Aug/2014 às 14:55

    Que anti-americanismo bobo dessa esquerda tupiniquim! Então temos que nos contentar com o comércio com a China, que só tem interesse em importar produtos sem valor agregado? Agora quanto à independência do Banco Central, concordo com vocês: Qualquer concessão aos urubus bilionários do mercado financeiro é preocupante.

  16. RsouzaDuraes Postado em 31/Aug/2014 às 18:39

    Entenda de uma vez: não existe economia Socialista Porra!!

  17. Repik Postado em 02/Sep/2014 às 05:21

    É muito divertido ver essa tucanada votando em peso na Marina apenas no intuito de tirar o PT do governo. Isso demonstra claramente o despreparo e o quanto são movidos unicamente pelo ódio e a desinformação. Se fosse o Pastor Everaldo na condição, iriam todos na missa no final de semana??? Aécio se foi, bye bye, e a Dilma ainda terá mais 40 dias do segundo turno para desmanchar essa ilusão chamada Marina, tempo esse que Aécio não dispõe. Na verdade o cara que vota apenas no contra, demonstra claramente que não tem princípios, que não defende idéias e que topa qualquer parada, mesmo que essa venha prejudicar o Brasil. Mas ver a elite dançar antes do primeiro turno e ainda correr em massa para apoiar a Marina, que é muito, mas muito mais radical e de esquerda que o PT, está muto divertido e mostra que os valores desses simplesmente não existem, não passam de marionetes na mão da mídia!!!

  18. Antonio Carlos Bueno Postado em 02/Sep/2014 às 12:53

    - Não questiono a honestidade de Marina Silva, mas ela não tem e não terá forças para resistir às pressões desses famigerados partidos políticos, a exemplo do PSDB que apoia Aécio, mas não deixa de cortejá-la. Acorda, eleitor brasileiro!